A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Av1 e Av2 - Análise Textual

Pré-visualização | Página 10 de 11

diz respeito à participação do entrevistado em um programa de televisão do tipo "reality show".
		
		O texto exposto tem como característica principal demarcar a fala do entrevistador e do entrevistado. 
		
		Clodoaldo Araújo e o repórter do site 'Administradores' são interlocutores diretos da entrevista.
		
		Uma característica do gênero textual entrevista é apresentar uma moral da história.
		
		
		 4a Questão (Cód.: 24423)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		Leia o texto:
"A luta contra a poluição e em favor da preservação do meio ambiente é mundial. Em todo o planeta, multiplicam-se as associações de pessoas conscientes de que, se não houver uma interrupção do processo poluidor e uma recuperação das zonas, tanto na terra, quanto no ar e no ambiente aquático, já desvastados, o mundo se tornará inexequível dentro de muito pouco tempo. O tema vem crescentemente ganhando adeptos e motivando a formação de uma coinsciência crítica em relação ao fenômeno, embora esteja ainda longe de poder produzir resultados compatíveis com as necessidades". (Revista INTERIOR, Ano VII, n. 38) 
A expressão "...resultados compatíveis com as necessidades" significa: 
				
		
		resultados que não alcançam as necessidades
		
		resultados que se conciliam com as necesidades
		
		resultados que se distanciam das necessidades
		
		resultados que anulam as necessidades
		
		resultados que superam as necessidades
		
		
		 5a Questão (Cód.: 24411)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		Leia o texto:
"A luta contra a poluição e em favor da preservação do meio ambiente é mundial. Em todo o planeta, multiplicam-se as associações de pessoas conscientes de que, se não houver uma interrupção do processo poluidor e uma recuperação das zonas, tanto na terra, quanto no ar e no ambiente aquático, já desvastados, o mundo se tornará inexequível dentro de muito pouco tempo. O tema vem crescentemente ganhando adeptos e motivando a formação de uma coinsciência crítica em relação ao fenômeno, embora esteja ainda longe de poder produzir resultados compatíveis com as necessidades". (Revista INTERIOR, Ano VII, n. 38)
 Informe a opção INCORRETA com relação ao texto. 
				
		
		A poluição é um fenômeno contra a qual vem-se despertando a consciência mundial.
		
		Preservar o meio ambiente é uma preocupação mundial.
		
		muitas pessoas se empenham em conservar o meio ambiente livre da poluição
		
		Devido à formação de uma consciência crítica, o fenômeno da poluição já começa a diminuir.
		
		Pessoas do mundo inteiro estão conscientes da ameaça da poluição.
		
		
		 6a Questão (Cód.: 171091)
		Pontos: 1,5  / 1,5 
		Sabe-se que o processo de coesão envolve mecanismos de relação entre os elementos que constituem a superfície textual: a coesão revela-se através de marcas linguísticas, organizando a sequência do texto. A partir dessa afirmativa, analise o uso do conectivo PORQUE no período a seguir. Qual é o tipo de coesão que temos? Qual o significado trazido pelo conectivo PORQUE ao período?
A colheita foi muito boa porque o clima esteve bastante adequado este ano.
				
		
Resposta: O conectivo PORQUE, transmite o sentido de explicação e consequência. Se caso o clima não estivesse adequado a colheira não estaria boa.
		
Gabarito: 
Temos coesão sequencial, ou seja, um tipo de coesão que permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais. O conectivo PORQUE promove a articulação sintática entre a oração 'A colheita foi muito boa' e a oração 'o clima esteve bastante adequado este ano' e traz o sentido de explicação.
		
		
		 7a Questão (Cód.: 12436)
		Pontos: 0,5  / 0,5 
		Os estudos sobre TEXTO nos apresentam algumas possibilidades de comunicar as informações. Quando temos, por exemplo, uma ideia que é defendida pelo autor e pretende persuadir o leitor a pensar como ele, temos um texto predominantemente:
				
		
		Dissertativo/ argumentativo
		
		Descritivo
		
		Narrativo
		
		Narrativo e descritivo
		
		Texto de informação
		
		
		 8a Questão (Cód.: 12302)
		Pontos: 0,5  / 0,5 
		Diante de uma afirmação como: "Aceitamos como a melhor língua a que se encontra ligada aos melhores escritores e consideramos como melhores escritores os que melhor escrevem a língua. Assim não vamos longe." (Otto Jespersen, 1925. In: MATEUS, M. Helena e CARDEIRA, Esperança. Norma e Variação, Lisboa, editora Caminho, 2007). Percebe-se a discordância da prática evidenciada pelo autor. Tal discordância deve-se ao fato de:
				
		
		Considerar que a língua dos melhores escritores é a melhor resultaria numa posição elitista que é correta em relação aos estudos linguísticos. 
		
		O fato de não se concordar que exista uma modalidade de língua melhor que a outra reside no fato de a língua se comportar diferentemente em cada situação e ser considerada correta se está devidamente adequada à situação em que está sendo usada.
		
		Como a língua é um fenômeno homogêneo, não se comporta da mesma maneira para toda a comunidade. Por isso termos de eleger a melhor forma de utilizá-la.
		
		A língua dos melhores escritores pode ser considerada a melhor porque comunica sem nenhum problema em relação a uso de vocabulário, concordâncias etc., de modo que todos entendem melhor também.
		
		Como a língua é um fenômeno variável, seria natural que se considerasse a língua dos melhores escritores como a melhor. 
		
		
		 9a Questão (Cód.: 23120)
		Pontos: 0,5  / 0,5 
		Leia o texto:
ISSO É QUE DÁ QUERER SER O CERTINHO
 Inversão de valores é a expressão que se usa para descrever a sensação de que está errado quando se faz o que é certo. Hoje em dia, o aluno aplicado é "CAXIAS", o funcionário leal é "PUXA-SACO", quem respeita filas é "TROUXA". E existem pessoas que até se constrangem em devolver um troco recebido a mais. Estamos perdendo o controle sobre o certo e o errado. Ser "CERTINHO" é uma acusação depreciativa. Quando tudo parece dizer "SEJA ERRADO VOCÊ TAMBÉM", "VOCÊ ESTÁ QUERENDO SER O JOÃOZINHO-DO-PASSO-CERTO?", "DEIXE DISSO!", só podemos afirmar uma coisa: Não existirá dignidade - nem qualidade de vida - num mundo em que a honestidade seja motivo de vergonha (propaganda da RBS/TV, Zero Hora, 16/08/92). 
Compreender um texto implica apreender os valores que são defendidos por quem o redige. Assinale a opção que apresenta a afirmativa valorizada pelo anunciante. 
				
		
		o melhor procedimento é tirar partido das situações, mesmo quando tudo está parecendo desfavorável.
		
		ser "certinho" (linha 6) é elogio compatível com os dias atuais, em que tudo está erradinho. 
		
		o mundo é dos espertos e dos oportunistas, que são os legítimos vencedores.
		
		é necessário que as pessoas ajam de maneira correta, mesmo que aos olhos dos outros isso pareça ingenuidade. 
		
		a honestidade e a dignidade esgotaram-se no passado, por isso hoje são desvalorizadas.
		
		
		 10a Questão (Cód.: 41901)
		Pontos: 1,5  / 1,5 
		Considere a seguinte ideia: "A festa foi boa, APESAR DE ter doces e salgados maravilhosos e ainda boa bebida". Explique a incoerência da frase. 
				
		
Resposta: A expressão "apesar de" está incoerente com o contexto da oração. "Apesar de" remete no sentido de oposição. A frase estaria mais coerente : "A festa foi boa, POIS havia doces e salgados maravilhosos e ainda boa bebida." A expressão POIS, no sentido de justificativa, explicação.
		
Gabarito: Como uma ideia decorre da outra, temos uma incoerência sintática que compromete o sentido. Logo, APESAR DE não é um conector adequado. Para o exemplo, seria : 'A festa foi boa PORQUE tinha doces e salgados maravilhosos e ainda boa bebida." O professor pode considerar os seguintes pontos na correção: - abordagem