A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Av1 e Av2 - Análise Textual

Pré-visualização | Página 5 de 11

Assinale a alternativa em que a linguagem cumpriu o objetivo e realizou a intenção de atingir um público mais popular e menos erudito. 
Pontos da Questão: 1 
		Nove entre dez estrelas do cinema usam LUX. 
		CONGA tá no pé, tá na moda 
		O Itaú Uniclass oferece a você muito mais vantagens para quando for viajar. 
Confira. Fale com o seu gerente 
		Agora a pista pode até ser escorregadia. Freios ABS da Bosch 
		A gente se vê na FENAC 
		
Questão: AV1-20112-20 (157670)
7 - Em geral, alguns critérios são selecionados como necessários para a construção textual do sentido. Um deles é crucial para elaboração do sentido textual.Se o texto fala de coisas que o receptor ignora, este terá dificuldade em detectar o sentido daquele. O enunciado parecerá incoerente para ele. 
Chamamos este fator responsável pela coerência de: 
Pontos da Questão: 0,5 
		intertextualidade; 
		inferências; 
		conhecimento de mundo; 
		coesão 
		repetição. 
		
Questão: av1-2011-2-31 (157624)
8 - Leia o relato a seguir: 
Jose e Maria formam um casal de surdos. Fruto de seu casamento, nasceu Aline. Como os pais não falavam, mas somente gesticulavam, Aline também não falava, já que ela não tinha acesso a língua portuguesa, apesar de não apresentar qualquer deficiência auditiva. 
Aos 6 anos de idade, Aline foi ao colégio, completamente “atrasada” em relação a seus colegas de turma, pois todos falavam e ela não. Em 6 meses de aula, Aline havia aprendido a falar a língua da comunidade, demonstrando competência na comunicação oral e bom desempenho da articulação dos sons da fala. 
O fenômeno ocorrido com o comportamento linguístico de Aline se explica porque: Pontos da Questão: 1 
		Como todos os filhos de pais surdos, Aline não aprendeu a se comunicar oralmente, independentemente de ter contato com falantes ou não. 
		Apesar de Aline não ter contato com a língua oral quando vivia com seus pais, sua capacidade de linguagem permaneceu; assim, quando teve acesso a língua falada, desenvolveu tal capacidade 
		Aline representa uma exceção, já que filhos de pais surdos, mesmo que não o sejam, perdem a capacidade de linguagem. Nesse caso, Aline conseguia emitir sons, mas não sabia seus significados. 
		Aline acabou sofrendo uma mutação genética, que fez desenvolver a capacidade da linguagem, quando entrou na escola. Logo, a faculdade da linguagem só foi ativada no contato com a língua falada 
		Na verdade, Aline não aprendeu a falar, mas somente a repetir sons, já que sua capacidade de linguagem foi extinta por não ter contato com a língua falada durante sua infância (antes de entrar na escola) 
		
Questão: AV1-2011-1- 22 (157298)
9 - No parágrafo abaixo, há a marcação cronológica.
A noção de “Direitos do Homem e do Cidadão” é relativamente nova. Os atenienses, que inventaram a democracia, não a conheceram, pois sua concepção de cidadania excluía a participação política das mulheres e convivia com a existência de milhares de escravos. 
Pode-se afirmar que as ações são: 
Pontos da Questão: 1 
		Nominais 
		Pretéritas 
		Futuras 
		Presentes 
		Imperativas. 
		
Questão: AV1-2011-2-F1003 (157312)
10 - Analise o quadro abaixo. 
Para que um leitor consiga entender a ironia na pergunta feita pela cliente (“Você tem algum perfume com cheiro de computador?”), é preciso que ele faça a seguinte associação: Pontos da Questão: 1 
		Mulher, marido, compras. 
		Cheiro, marido, perfume. 
		Marido, atenção, computador. 
		Compras, atenção, perfume. 
		Perfume, compras, computador. 
Av1/Analise textual-1 periodo-AV1.docx
		
				
		
		Fechar
		Avaliação: CEL0465_AV1  » ANÁLISE TEXTUAL
		Tipo de Avaliação: AV1 
		Aluno: 
		Professor:
		ELISABETE LENCASTRE MENDES DOS REIS
		Turma: 
		Nota da Prova:        Nota do Trabalho:        Nota de Participação:       Data: 13/12/2012 10:31:45
		
		 1a Questão (Cód.: 12436)
		Pontos: 0,5  / 0,5 
		Os estudos sobre TEXTO nos apresentam algumas possibilidades de comunicar as informações. Quando temos, por exemplo, uma ideia que é defendida pelo autor e pretende persuadir o leitor a pensar como ele, temos um texto predominantemente:
				
		
		Narrativo e descritivo
		
		Dissertativo/ argumentativo
		
		Narrativo
		
		Descritivo
		
		Texto de informação
		
		
		 2a Questão (Cód.: 13848)
		Pontos: 0,5  / 0,5 
		      Para que a comunicação se efetive, é preciso saber adequar a linguagem ao contexto discursivo, além de conhecer o padrão formal da língua. A partir do texto acima, assinale a alternativa mais adequada, em relação ao uso da linguagem, na seguinte situação: a fala de um gerente de banco ao cliente. 
				
		
		Há um meio de proteger a tua grana, bota na poupança.
		
		Investe a tua grana na poupança. É uma boa aplicação.
		
		Faça um investimento, aplique o seu capital na caderneta de poupança trimestral. 
		
		Aplique suas economias na poupança trimestral. É uma boa.
		
		Tem uma aplicação que rende mais. Bota tuas economias numa poupança.
		
		
		 3a Questão (Cód.: 8861)
		Pontos: 0,5  / 0,5 
		Leia o texto a seguir. 
O emprego inadequado ou abusivo de clichês pode comprometer tanto a construção de sentido do texto quanto a imagem do autor, JÁ QUE revela a ausência de originalidade e de domínio do repertório linguístico próprio ao tratamento do tema, além de apontar limitação no que se refere ao conhecimento de mundo do escritor. 
(Adaptado de Enem: Clichês: Lugar-comum prejudica a redação. Disponível em http://www.excelenciaglobal.com.br/noticias/?nt=9516)
 Um dos mecanismos de coesão sequencial é o uso de operadores linguísticos que estabelecem relações sintático-semânticas em um texto. No parágrafo acima, o articulador JÁ QUE introduz uma relação sintático-semântica de: 
				
		
		explicação.
		
		comparação.
		
		contradição.
		
		finalidade.
		
		adição.
		
		
		 4a Questão (Cód.: 23576)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		Leia o texto a seguir:
 Comunicar-se é muito difícil... Um jovem médico está agora trabalhando numa cidadezinha do sertão, dentro de um plano do governo para assistir as populações do interior. Seu divertimento é anotar as queixas mais estranhas que o povo lhe apresenta. Um homem quer remédio para dor nas cruzes (coluna). Um jovem diz que sofre de estalecida (sinusite). Um velho esclarece: Semana passada, doutor, me deu um andaço à noite toda. Outro reclama que, quando consegue dormir, o galo já está amiudando. Um moço vem e diz: meu intestino é ruim, doutor, porque troca o estômago. Um terceiro conta que sua mulher vertiginou. A comadre manda por escrito suas queixas: Sinto uma frieza no coração, sinto um cansaço, sinto um desânimo na vida. Sinto os nervos agitados e um modo do entalo que danou-se. O jovem médico diz que, apesar da dificuldade de comunicação, ele sempre acaba entendendo as queixas dos pacientes. Mas um dia perdeu-se completamente. O matuto chegou e lhe disse muito firme: - Doutor, quero que o senhor bote minha mulher no ginásio. Uma ajudante, moça da terra, veio em seu socorro: - É parto, doutor. A maternidade funciona no prédio do ginásio. 
De acordo com o texto, o médico tinha dificuldade para entender as queixas de seus pacientes, pois: 
				
		
		ele não domina o repertório linguístico usado pelas pessoas do interior. 
		
		ele aparentava não fazer muito esforço para compreender o que as pessoas diziam. 
		
		ele dominava um vocabulário muito mais rebuscado que o das pessoas do sertão. 
		
		ele não havia estudado o suficiente para compreender o que as pessoas diziam. 
		
		seus pacientes usavam a língua de forma inadequada e incorreta.
		
		
		 5a Questão (Cód.: 13947)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		Leia o texto abaixo e responda à questão.
  Bentinho seria metido no seminário, para não mais se encontrar com Capitu