Buscar

atividade_brenda_feita.docx;filename*= UTF-8''atividade brenda feita.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Discuta as origens do conceito de cidadania e política.
Cidadania, palavra derivada de cidade, estudada por Aristóteles, é melhor compreendida se pensarmos a cidade como o Estado. Desse modo entendida cidadania, é possível dizer que, todo cidadão, que integra a sociedade pluralista do Estado democrático, é senhor do exercício da cidadania, a qual, em síntese, é vocábulo que expressa um extenso conjunto de direitos e de deveres.
As configurações conceituadas clássicas, a partir da concepção do Estado Moderno, por volta do século XVIII, envolvem a ideia de um conjunto de três grupos de direitos, os sociais, civis, e políticos ( Marshall,1967).
O termo Politica é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos á pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado, quantos sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referente a vida urbana.
2)Estabeleça a diferença entre liberalismo e absolutismo.
Um liberal clássico é aquele que reconhece as funções legítimas do governo, mas vê o papel do governo de proteger a liberdade individual. O mercado é o único árbitro capaz e a única maneira de assegurar um resultado justo e eficiente. O Estado deve ser muito bem definido e não perdido além de seu papel necessário, mas limitado. 
Absolutismo é um regime político em que apenas uma pessoa exercepoderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma rainha. Absolutismo foi um período entre os séculos 16 e 18, e começou na Europa.
Através do absolutismo os monarcas tinham o poder para criar leis sem aprovação da sociedade e de criar impostos e tributos que financiassem seus projetos ou guerras.
3)Discuta quais os desafios da cidadania na contemporaneidade, fazendo referência aos três direitos básicos da cidadania, bem como ao Estado ao “Welfare State” ou Estado de bem estar.
A palavra cidadania substituiu a palavra ‘povo’ na retorica politica. No entanto, a associação entre democracia representativa e direitos sociais, incluindo as desigualdades econômicas e sociais, é difusiva (Carvalho,2008). Ainda que permaneçam traços de relações sociais e politicas baseadas em praticas clientelistas, grupos sociais organizavam-se e passam a pressionar o Estado na defesa de suas reivindicações. As instancias participativas desenvolvidas na década de 1990 representam uma maneira para que a sociedade expresse as condições necessárias para a efetivação da cidadania. E o centro dessa complexa situação está na questão social. Portanto, a definição dos direitos expressa na Constituição está associada a uma mudança nos processos da gestão pública.

Outros materiais