Buscar

Lista I - MU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista 1 - Física I – Engenharia em Bioprocessos e Biotecnologia.
Prof. Marcos Kan Moori – UERGS – Bento Gonçalves – 2012/1
1) Um carro em movimento uniforme passa pelo quilômetro 20 de uma estrada às 2h e, pelo quilômetro 40, 10 minutos depois. a) Qual a velocidade escalar média do carro? b) Quando ele passará pelo quilômetro 200 da estrada? c) Onde ele estará às 4h? d) Faça um gráfico da posição em função do instante de tempo para o movimento.
2) Um carro move-se com velocidade escalar constante de 80km/h. Às 8h ele passa pelo quilômetro 40 de uma estrada. a) Que distância ele percorrerá em 2,5h? b) Quando passará pelo quilômetro 200 da estrada? c) Onde ele estará às 10,5h? d) Faça um gráfico de posição em função do intervalo de tempo para o movimento.
3) Um trem com comprimento total de 200m está em movimento com uma velocidade constante de 72km/h. Quanto tempo ele levará para atravessar completamente um túnel com 400m de comprimento? 
4) Um móvel tem como equação horária: s = 20 + 10.t (em unidades do S.I.). a) Qual a velocidade deste móvel? b) Qual sua posição inicial? c) Onde ele estará em t = 5s? d) Em que instante estará em s = 100m?
5) Um carro move-se em M.U. com velocidade de 80km/h; um caminhão move-se, na mesma estrada, com velocidade de 60km/h em sentido contrário. Se às 6h o carro estava passando pelo início da estrada e o caminhão estava no quilômetro 240: a) Quando eles irão se encontrar? b) Onde eles se encontrarão?
6) O gráfico a seguir mostra a posição de um móvel em função do tempo.
s(m)
80 
		 	
40 	
 	2 4 	 t(s)
De acordo com o gráfico, responda: a) Qual a velocidade escalar do móvel? b) Qual a equação horária deste movimento? c) Qual a posição do móvel em t = 2,4s? d) Em que instante o móvel chega à origem?
7) Dois corredores partem simultaneamente do mesmo ponto de uma pista circular de 200m e correm em sentidos opostos: C1 corre com uma velocidade constante de 6,2m/s e C2, com velocidade de 5,5m/s. a) Quando eles se encontram pela primeira vez? b) Qual a distância percorrida por cada um deles?
8) Dois corredores partem simultaneamente do mesmo ponto de uma pista circular de 200m e correm no mesmo sentido: C1 corre com uma velocidade constante de 6,2m/s e C2, com velocidade de 5,5m/s. a) Quando C1 alcançará C2? b) Que distância cada um terá corrido?
9) Ondas P de um terremoto viajam com velocidade de 6,5km/s enquanto as ondas S do mesmo terremoto têm velocidade de 3,5km/s. Se a diferença de tempo entre a chegada das ondas P e a chegada das ondas S em um sismógrafo é de 33s, onde o terremoto ocorreu?
10) Um carro anda durante 1h com velocidade de 60km/h e, durante 0,5h, com velocidade de 90km/h. Qual sua velocidade escalar média nessa 1,5h?

Outros materiais