Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação 2 - Individual FLEX - Sociologia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A ideia de trabalho se alterou constantemente através da história, desde a clássica percepção de fardo, passando pela ideia de que se trata de uma atividade física ou mental que engrandece e dignifica o homem, até desembocar no pressuposto de que o trabalho é resultado direto de uma educação preparatória.
Um dos pensadores clássicos da filosofia, Platão, tinha uma perspectiva particular sobre a educação. De acordo com a visão de Platão, assinale a alternativa CORRETA:
a) Platão considera que a verdadeira educação ajuda o homem a superar a sua existência empírica, dimensão em que se encontra de certa forma asfixiado pelos sentidos e pelas paixões, e atingir a essência verdadeira, no mundo das ideias.
b) De acordo com Platão, o grande objetivo da educação é a perfeição do ser humano e a derradeira reunião da alma com Deus, uma educação adequada direciona o aprendiz para um conhecimento que conduz ao verdadeiro ser, progredindo de uma forma inferior para uma forma mais elevada.
c) Para Platão, a educação deveria moldar uma consciência e uma sociedade revolucionária. Tal esforço foi bastante impulsionado por meio de uma educação que visava desenvolver um novo ser homem grego.
d) Platão pensa que a verdadeira educação cumpre ligar o homem a sua verdadeira pátria, a pátria celeste, e destruir ao mesmo tempo tudo o que prende o homem a sua existência terrestre.

Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina rotiniza a produção.
A qual autor o exposto se refere?
A) Comte.
B) Guerreiro Ramos.
C) Weber.
D) Marx.

Muito foi aprendido através do militarismo que, pelo menos desde os tempos de Frederico, o Grande, da Prússia, emergiu como protótipo da organização mecanicista. Fascinado pelo funcionamento dos brinquedos mecânicos, e na busca de tornar o exército um instrumento confiável e eficiente, introduziu muitas reformas que serviram para reduzir os seus soldados a autômatos.
Entre as reformas, estavam a introdução de soldados rasos e uniformes, a extensão e padronização de regulamentos, especialização crescente de tarefas, o uso de equipamento padronizado, linguagem de comando e treinamento sistêmico que envolvia exercícios de guerra e disciplina. Sua tentativa visava transformar o exército em um mecanismo eficiente que funcionasse por meio de peças padronizadas. As diretrizes do pensamento mecanicista, mesmo com a sua superação pós-moderna, ainda têm raízes influentes na teia social atual. Existem padrões, rotina, senhas e conexões em diversas dimensões da sociedade. Com isso em mente, analise as sentenças a seguir:
I- A divisão do trabalho, definida por Adam Smith no seu livro 'A riqueza das nações', apresenta traços do mecanicismo dominante na sociedade.
II- Um cenário rotinizado, burocratizado e altamente planejado faz parte da superação do mecanicismo. Fato tipificado exclusivamente na era pós-moderna.
III- Nas organizações de Estado, o modelo mecanicista reproduz o que Bauman explica no conceito de 'mal-estar', através de incertezas e ameaças diversas.
IV- Uma forte defesa do mecanicismo contra a pós-modernidade esteve também presente no cinema, com o filme 'Tempos Modernos', de Charles Chaplin.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Na teoria de Alberto Guerreiro Ramos (1984), funções administrativas em que os elementos são obrigados a "bater ponto" às oito da manhã, seguir um conjunto de procedimentos previamente estabelecidos ditados pela administração e não têm liberdade de expressão se encaixam em um modelo de homem.
Sobre o nome desse modelo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Organicista.
b) Parentético.
c) Reativo.
d) Operacional.

É possível que, usando o cérebro como uma metáfora para a organização, seja viável desenvolver a habilidade para realizar o processo de organização de maneira que promova a ação criativa. O cérebro pode ser entendido como um sistema de processamento de informações, organizações como cérebros processadores de informação, afinal, processamento de informações, tomada de decisão e planejamento organizacional é o enfoque da tomada de decisão, enfoque à compreensão.
Já o paradigma mecanicista é o mais antigo, enraizado pela visão de mundo materialista/reducionista do século XIX. A emergência da organização funcional e da organização divisional foi descrita por historiadores do desenvolvimento de tecnologias e infraestruturas (ferrovias e telégrafo). O fragmento citado aponta duas visões sobre as organizações. Elas têm características e origens em modelos sociais diferenciados, embora, quando sucedidos, sofram influência e sejam influenciados por outros modelos. Sobre os tipos de organizações, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas organizações vistas como cérebro, é possível identificar denominações originadas da neurociência e da biologia.
II- A metáfora do 'cérebro' para as organizações aponta características de aprendizado e ordem de informações recebidas.
III- Na medida em que a sociedade constrói estruturas mecânicas (estradas e fábricas), se constitui um modelo baseado em organismos.
IV- No modelo mecanicista ou da máquina, as sociedades estabelecem conexões fundamentalmente em sistema de redes.
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

As organizações discutidas e classificadas por Morgan (1999) podem ganhar diferentes metáforas, conforme o modelo e sistema em que são gerenciados. Uma das organizações que Morgan identificou é a que funciona como ?organismo?.
Para identificar os aspectos que dizem respeito às ?organizações vistas como organismos?, assinale a alternativa CORRETA:
a) Concebe as organizações como espaços vivos que se configuram em ambientes de adaptação, competição, seleção e, por fim, sobrevivência.
b) No interior dessa forma de organização, é enfatizada a eficiência do tempo, o controle de tarefas e produtos e a burocratização dos processos.
c) Prevê uma estruturação das organizações a partir da centralização, integração e controle das funções e atividades.
d) Essa forma de organização é comum nas instituições que atuam com comércio exterior, que procuram estar atentas aos aspectos culturais de determinado país e/ou povo.

O estudioso Wilmar L. Barth (2007) relaciona que o modo de vida do homem pós-moderno é marcado por determinadas ideologias que comprometem os valores do homem com ele mesmo, determinam o comportamento na esfera social e no ambiente de trabalho, assim como sua perspectiva de futuro.
Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As concepções do ?ter?, ?consumir?, ?explorar? e ?extinguir? superam os aspectos de ser, saberes, cuidar, da racionalidade, da justa medida, da temperança.
II- Os aspectos que se encontram em voga são o relativismo dos valores, o consumismo de produtos de forma não planejada e a indiferença social.
III- Os valores religiosos, da responsabilidade e ética social são amplamente amadurecidos e consolidados no homem e no interior da sociedade.
IV- Os objetivos em relação ao trabalho estão em obter satisfação financeira e a obtenção de reconhecimento social mediante a aquisição de bens de consumo.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Alberto Guerreiro Ramos, um sociólogo da administração, analisou diferentes teorias da organização e do comportamento dos trabalhadores no interior dos espaços de trabalho. Propôs as definições de Homem Operacional, Homem Reativo e Homem Parentético.
Com relação aos aspectos que diferenciam o comportamento de cada modelo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homem Operacional.
II- Homem Reativo.
III- Homem Parentético.
( ) Este modelo exige a adaptação do indivíduo ao contexto de trabalho e não às suas ambições pessoais. Por outro lado, ocorre também o aproveitamento das relações humanas, a fim de adaptá-las às metas da empresa.
( ) Descreve um modelo de homem passivo, que através de treinamentos é ajustado e moldado para atender às demandas da empresa, o que, por sua vez, representa um homem preocupado somente com recompensas econômicas.
( ) Neste modelo está contemplado o indivíduo que está preocupado com os resultados, mesmo sendo contrário a sistemas rígidos e burocráticos e esforça-se em influenciar o ambiente para torná-lo satisfatório.

As organizações que configuram o cenário empresarial contemporâneo possuem determinadas denominações que, conforme os elementos que as compõem, sejam internos ou externos, são identificadas como: 'organizações vistas como máquinas', 'organizações vistas como culturas', 'organizações vistas como organismos', 'organizações vistas como cérebro', entre outras.
Com relação às denominações específicas atribuídas às organizações definidas como máquinas e organismos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As organizações vistas como máquinas costumam ser criticadas nos aspectos que requerem forte burocratização de processos, rotinização e mecanização de funções e tarefas.
( ) As organizações vistas como organismos apresentam estrutura e funcionamento que fazem analogia ao universo das ciências naturais, na qual é comum processos de adaptação, meios de competição e necessidade de sobrevivência.
( ) As organizações vistas como máquinas operam com uma dinâmica que requer constantemente as capacidades de inovação, encontrar soluções, superar desafios, organizar e reorganizar estruturas de produção e trabalho.
( ) Nas organizações vistas como máquinas, as tarefas, funções e processos são metodizados, repetitivos e cronometrados semelhante ao funcionamento de um relógio.
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

O contexto atual é um momento ímpar na história da humanidade devido às questões e às discussões em defesa da vigência da Pós-modernidade, ainda a pleno vapor em algumas áreas de estudo. No entanto, há quem faz distinção entre a Modernidade e a Pós-modernidade.
Tendo em vista a distinção sugerida, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características da Pós-modernidade:
a) Sociedade industrial, energia, recursos, tecnologia mecânica.
b) Produção de bens.
c) Produção de informação.
d) Mecanização.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A ideia de trabalho se alterou constantemente através da história, desde a clássica percepção de fardo, passando pela ideia de que se trata de uma atividade física ou mental que engrandece e dignifica o homem, até desembocar no pressuposto de que o trabalho é resultado direto de uma educação preparatória.
Um dos pensadores clássicos da filosofia, Platão, tinha uma perspectiva particular sobre a educação. De acordo com a visão de Platão, assinale a alternativa CORRETA:
a) Platão considera que a verdadeira educação ajuda o homem a superar a sua existência empírica, dimensão em que se encontra de certa forma asfixiado pelos sentidos e pelas paixões, e atingir a essência verdadeira, no mundo das ideias.
b) De acordo com Platão, o grande objetivo da educação é a perfeição do ser humano e a derradeira reunião da alma com Deus, uma educação adequada direciona o aprendiz para um conhecimento que conduz ao verdadeiro ser, progredindo de uma forma inferior para uma forma mais elevada.
c) Para Platão, a educação deveria moldar uma consciência e uma sociedade revolucionária. Tal esforço foi bastante impulsionado por meio de uma educação que visava desenvolver um novo ser homem grego.
d) Platão pensa que a verdadeira educação cumpre ligar o homem a sua verdadeira pátria, a pátria celeste, e destruir ao mesmo tempo tudo o que prende o homem a sua existência terrestre.

Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina rotiniza a produção.
A qual autor o exposto se refere?
A) Comte.
B) Guerreiro Ramos.
C) Weber.
D) Marx.

Muito foi aprendido através do militarismo que, pelo menos desde os tempos de Frederico, o Grande, da Prússia, emergiu como protótipo da organização mecanicista. Fascinado pelo funcionamento dos brinquedos mecânicos, e na busca de tornar o exército um instrumento confiável e eficiente, introduziu muitas reformas que serviram para reduzir os seus soldados a autômatos.
Entre as reformas, estavam a introdução de soldados rasos e uniformes, a extensão e padronização de regulamentos, especialização crescente de tarefas, o uso de equipamento padronizado, linguagem de comando e treinamento sistêmico que envolvia exercícios de guerra e disciplina. Sua tentativa visava transformar o exército em um mecanismo eficiente que funcionasse por meio de peças padronizadas. As diretrizes do pensamento mecanicista, mesmo com a sua superação pós-moderna, ainda têm raízes influentes na teia social atual. Existem padrões, rotina, senhas e conexões em diversas dimensões da sociedade. Com isso em mente, analise as sentenças a seguir:
I- A divisão do trabalho, definida por Adam Smith no seu livro 'A riqueza das nações', apresenta traços do mecanicismo dominante na sociedade.
II- Um cenário rotinizado, burocratizado e altamente planejado faz parte da superação do mecanicismo. Fato tipificado exclusivamente na era pós-moderna.
III- Nas organizações de Estado, o modelo mecanicista reproduz o que Bauman explica no conceito de 'mal-estar', através de incertezas e ameaças diversas.
IV- Uma forte defesa do mecanicismo contra a pós-modernidade esteve também presente no cinema, com o filme 'Tempos Modernos', de Charles Chaplin.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Na teoria de Alberto Guerreiro Ramos (1984), funções administrativas em que os elementos são obrigados a "bater ponto" às oito da manhã, seguir um conjunto de procedimentos previamente estabelecidos ditados pela administração e não têm liberdade de expressão se encaixam em um modelo de homem.
Sobre o nome desse modelo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Organicista.
b) Parentético.
c) Reativo.
d) Operacional.

É possível que, usando o cérebro como uma metáfora para a organização, seja viável desenvolver a habilidade para realizar o processo de organização de maneira que promova a ação criativa. O cérebro pode ser entendido como um sistema de processamento de informações, organizações como cérebros processadores de informação, afinal, processamento de informações, tomada de decisão e planejamento organizacional é o enfoque da tomada de decisão, enfoque à compreensão.
Já o paradigma mecanicista é o mais antigo, enraizado pela visão de mundo materialista/reducionista do século XIX. A emergência da organização funcional e da organização divisional foi descrita por historiadores do desenvolvimento de tecnologias e infraestruturas (ferrovias e telégrafo). O fragmento citado aponta duas visões sobre as organizações. Elas têm características e origens em modelos sociais diferenciados, embora, quando sucedidos, sofram influência e sejam influenciados por outros modelos. Sobre os tipos de organizações, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas organizações vistas como cérebro, é possível identificar denominações originadas da neurociência e da biologia.
II- A metáfora do 'cérebro' para as organizações aponta características de aprendizado e ordem de informações recebidas.
III- Na medida em que a sociedade constrói estruturas mecânicas (estradas e fábricas), se constitui um modelo baseado em organismos.
IV- No modelo mecanicista ou da máquina, as sociedades estabelecem conexões fundamentalmente em sistema de redes.
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

As organizações discutidas e classificadas por Morgan (1999) podem ganhar diferentes metáforas, conforme o modelo e sistema em que são gerenciados. Uma das organizações que Morgan identificou é a que funciona como ?organismo?.
Para identificar os aspectos que dizem respeito às ?organizações vistas como organismos?, assinale a alternativa CORRETA:
a) Concebe as organizações como espaços vivos que se configuram em ambientes de adaptação, competição, seleção e, por fim, sobrevivência.
b) No interior dessa forma de organização, é enfatizada a eficiência do tempo, o controle de tarefas e produtos e a burocratização dos processos.
c) Prevê uma estruturação das organizações a partir da centralização, integração e controle das funções e atividades.
d) Essa forma de organização é comum nas instituições que atuam com comércio exterior, que procuram estar atentas aos aspectos culturais de determinado país e/ou povo.

O estudioso Wilmar L. Barth (2007) relaciona que o modo de vida do homem pós-moderno é marcado por determinadas ideologias que comprometem os valores do homem com ele mesmo, determinam o comportamento na esfera social e no ambiente de trabalho, assim como sua perspectiva de futuro.
Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As concepções do ?ter?, ?consumir?, ?explorar? e ?extinguir? superam os aspectos de ser, saberes, cuidar, da racionalidade, da justa medida, da temperança.
II- Os aspectos que se encontram em voga são o relativismo dos valores, o consumismo de produtos de forma não planejada e a indiferença social.
III- Os valores religiosos, da responsabilidade e ética social são amplamente amadurecidos e consolidados no homem e no interior da sociedade.
IV- Os objetivos em relação ao trabalho estão em obter satisfação financeira e a obtenção de reconhecimento social mediante a aquisição de bens de consumo.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Alberto Guerreiro Ramos, um sociólogo da administração, analisou diferentes teorias da organização e do comportamento dos trabalhadores no interior dos espaços de trabalho. Propôs as definições de Homem Operacional, Homem Reativo e Homem Parentético.
Com relação aos aspectos que diferenciam o comportamento de cada modelo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homem Operacional.
II- Homem Reativo.
III- Homem Parentético.
( ) Este modelo exige a adaptação do indivíduo ao contexto de trabalho e não às suas ambições pessoais. Por outro lado, ocorre também o aproveitamento das relações humanas, a fim de adaptá-las às metas da empresa.
( ) Descreve um modelo de homem passivo, que através de treinamentos é ajustado e moldado para atender às demandas da empresa, o que, por sua vez, representa um homem preocupado somente com recompensas econômicas.
( ) Neste modelo está contemplado o indivíduo que está preocupado com os resultados, mesmo sendo contrário a sistemas rígidos e burocráticos e esforça-se em influenciar o ambiente para torná-lo satisfatório.

As organizações que configuram o cenário empresarial contemporâneo possuem determinadas denominações que, conforme os elementos que as compõem, sejam internos ou externos, são identificadas como: 'organizações vistas como máquinas', 'organizações vistas como culturas', 'organizações vistas como organismos', 'organizações vistas como cérebro', entre outras.
Com relação às denominações específicas atribuídas às organizações definidas como máquinas e organismos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As organizações vistas como máquinas costumam ser criticadas nos aspectos que requerem forte burocratização de processos, rotinização e mecanização de funções e tarefas.
( ) As organizações vistas como organismos apresentam estrutura e funcionamento que fazem analogia ao universo das ciências naturais, na qual é comum processos de adaptação, meios de competição e necessidade de sobrevivência.
( ) As organizações vistas como máquinas operam com uma dinâmica que requer constantemente as capacidades de inovação, encontrar soluções, superar desafios, organizar e reorganizar estruturas de produção e trabalho.
( ) Nas organizações vistas como máquinas, as tarefas, funções e processos são metodizados, repetitivos e cronometrados semelhante ao funcionamento de um relógio.
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

O contexto atual é um momento ímpar na história da humanidade devido às questões e às discussões em defesa da vigência da Pós-modernidade, ainda a pleno vapor em algumas áreas de estudo. No entanto, há quem faz distinção entre a Modernidade e a Pós-modernidade.
Tendo em vista a distinção sugerida, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características da Pós-modernidade:
a) Sociedade industrial, energia, recursos, tecnologia mecânica.
b) Produção de bens.
c) Produção de informação.
d) Mecanização.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual FLEX
(Cod.:650512)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 22197795
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 6/4
Nota 6,00
A ideia de trabalho se alterou constantemente através da história, desde a clássica percepção de 
fardo, passando pela ideia de que se trata de uma atividade física ou mental que engrandece e 
dignifica o homem, até desembocar no pressuposto de que o trabalho é resultado direto de uma 
educação preparatória. Um dos pensadores clássicos da filosofia, Platão, tinha uma perspectiva 
particular sobre a educação. De acordo com a visão de Platão, assinale a alternativa CORRETA:
A Platão pensa que a verdadeira educação cumpre ligar o homem a sua verdadeira pátria, a pátria
celeste, e destruir ao mesmo tempo tudo o que prende o homem a sua existência terrestre.
B
Para Platão, a educação deveria moldar uma consciência e uma sociedade revolucionária. Tal
esforço foi bastante impulsionado por meio de uma educação que visava desenvolver um novo ser
homem grego.
C
Platão considera que a verdadeira educação ajuda o homem a superar a sua existência empírica,
dimensão em que se encontra de certa forma asfixiado pelos sentidos e pelas paixões, e atingir a
essência verdadeira, no mundo das ideias.
D
De acordo com Platão, o grande objetivo da educação é a perfeição do ser humano e a derradeira
reunião da alma com Deus, uma educação adequada direciona o aprendiz para um conhecimento
que conduz ao verdadeiro ser, progredindo de uma forma inferior para uma forma mais elevada.
Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele 
concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina 
rotiniza a produção. A qual autor o exposto se refere?
A Marx.
B Comte.
C Weber.
D Guerreiro Ramos.
Muito foi aprendido através do militarismo que, pelo menos desde os tempos de Frederico, o 
Grande, da Prússia, emergiu como protótipo da organização mecanicista. Fascinado pelo 
funcionamento dos brinquedos mecânicos, e na busca de tornar o exército um instrumento confiável e 
eficiente, introduziu muitas reformas que serviram para reduzir os seus soldados a autômatos. Entre as 
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
Revisar Conteúdo do Livro
2
3
01/09/2025, 14:50 Avaliação II - Individual FLEX
about:blank 1/5
reformas, estavam a introdução de soldados rasos e uniformes, a extensão e padronização de 
regulamentos, especialização crescente de tarefas, o uso de equipamento padronizado, linguagem de 
comando e treinamento sistêmico que envolvia exercícios de guerra e disciplina. Sua tentativa visava 
transformar o exército em um mecanismo eficiente que funcionasse por meio de peças padronizadas
(SILVA; URBANESKI, 2017). As diretrizes do pensamento mecanicista, mesmo com a sua superação 
pós-moderna, ainda têm raízes influentes na teia social atual. Existem padrões, rotina, senhas e 
conexões em diversas dimensões da sociedade. Com isso em mente, analise as sentenças a seguir:
I- A divisão do trabalho, definida por Adam Smith no seu livro "A riqueza das nações", apresenta 
traços do mecanicismo dominante na sociedade.
II- Um cenário rotinizado, burocratizado e altamente planejado faz parte da superação do 
mecanicismo. Fato tipificado exclusivamente na era pós-moderna.
III- Nas organizações de Estado, o modelo mecanicista reproduz o que Bauman explica no conceito 
de "mal-estar", através de incertezas e ameaças diversas.
IV- Uma forte defesa do mecanicismo contra a pós-modernidade esteve também presente no cinema, 
com o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Everaldo; URBANESKI, Vilmar. Sociologia. Indaial: Uniasselvi, 2017.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
Na teoria de Alberto Guerreiro Ramos (1984), funções administrativas em que os elementos são 
obrigados a "bater ponto" às oito da manhã, seguir um conjunto de procedimentos previamente 
estabelecidos ditados pela administração e não têm liberdade de expressão se encaixam em um 
modelo de homem. Sobre o nome desse modelo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A ascensão do homem parentético. Tradução de Tânia Fischer e Mafalda 
Elisabeth Schmid. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1984.
A Organicista.
B Operacional.
C Parentético.
D Reativo.
"É possível que, usando o cérebro como uma metáfora para a organização, seja viável 
desenvolver a habilidade para realizar o processo de organização de maneira que promova a ação 
criativa. O cérebro pode ser entendido como um sistema de processamento de informações, 
organizações como cérebros processadores de informação, afinal, processamento de informações, 
Revisar Conteúdo do Livro
4
5
01/09/2025, 14:50 Avaliação II - Individual FLEX
about:blank 2/5
tomada de decisão e planejamento organizacional é o enfoque da tomada de decisão, enfoque à 
compreensão. Já o paradigma mecanicista é o mais antigo, enraizado pela visão de mundo 
materialista/reducionista do século XIX. A emergência da organização funcional e da organização 
divisional foi descrita por historiadores do desenvolvimento de tecnologias e infraestruturas (ferrovias 
e telégrafo)". O fragmento citado aponta duas visões sobre as organizações. Elas têm características e 
origens em modelos sociais diferenciados, embora, quando sucedidos, sofram influência e sejam 
influenciados por outros modelos. Sobre os tipos de organizações, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas organizações vistas como cérebro, é possível identificar denominações originadas da 
neurociência e da biologia.
II- A metáfora do "cérebro" para as organizações aponta características de aprendizado e ordem de 
informações recebidas.
III- Na medida em que a sociedade constrói estruturas mecânicas (estradas e fábricas), se constitui um 
modelo baseado em organismos.
VI- No modelo mecanicista ou da máquina, as sociedades estabelecem conexões fundamentalmente 
em sistema de redes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-17752009000200008. 
Acesso em: 10 jul. 2020.
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.
As organizações discutidas e classificadas por Morgan (1999) podem ganhar diferentes 
metáforas, conforme o modelo e sistema em que são gerenciados. Uma das organizações que Morgan 
identificou é a que funciona como “organismo”. Para identificar os aspectos que dizem respeito às 
“organizações vistas como organismos”, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1999.
A Prevê uma estruturação das organizações a partir da centralização, integração e controle das
funções e atividades.
B No interior dessa forma de organização, é enfatizada a eficiência do tempo, o controle de tarefas
e produtos e a burocratização dos processos.
C Concebe as organizações como espaços vivos que se configuram em ambientes de adaptação,
competição, seleção e, por fim, sobrevivência.
D Essa forma de organização é comum nas instituições que atuam com comércio exterior, que
procuram estar atentas aos aspectos culturais de determinado país e/ou povo.
O estudioso Wilmar L. Barth (2007) relaciona que o modo de vida do homem pós-moderno é 
marcado por determinadas ideologias que comprometem os valores do homem com ele mesmo, 
determinam o comportamento na esfera social e no ambiente de trabalho, assim como sua perspectiva 
Revisar Conteúdo do Livro
6
7
01/09/2025, 14:50 Avaliação II - Individual FLEX
about:blank 3/5
de futuro. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As concepções do “ter”, “consumir”, “explorar” e “extinguir” superam os aspectos de ser, saberes, 
cuidar, da racionalidade, da justa medida, da temperança.II- Os aspectos que se encontram em voga são o relativismo dos valores, o consumismo de produtos 
de forma não planejada e a indiferença social.
III- Os valores religiosos, da responsabilidade e ética social são amplamente amadurecidos e 
consolidados no homem e no interior da sociedade.
IV- Os objetivos em relação ao trabalho estão em obter satisfação financeira e a obtenção de 
reconhecimento social mediante a aquisição de bens de consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto 
Alegre, v. 37, n. 155, p. 89-108, mar. 2007.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.
Alberto Guerreiro Ramos, um sociólogo da administração, analisou diferentes teorias da 
organização e do comportamento dos trabalhadores no interior dos espaços de trabalho. Propôs as 
definições de Homem Operacional, Homem Reativo e Homem Parentético. Com relação aos aspectos 
que diferenciam o comportamento de cada modelo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homem Operacional.
II- Homem Reativo.
III- Homem Parentético.
( ) Este modelo exige a adaptação do indivíduo ao contexto de trabalho e não às suas ambições 
pessoais. Por outro lado, ocorre também o aproveitamento das relações humanas, a fim de adaptá-las 
às metas da empresa.
( ) Descreve um modelo de homem passivo, que através de treinamentos é ajustado e moldado para 
atender às demandas da empresa, o que, por sua vez, representa um homem preocupado somente com 
recompensas econômicas.
( ) Neste modelo está contemplado o indivíduo que está preocupado com os resultados, mesmo 
sendo contrário a sistemas rígidos e burocráticos e esforça-se em influenciar o ambiente para torná-lo 
satisfatório.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - I - II.
B I - II - III.
C II - III - I.
D II - I - III.
8
01/09/2025, 14:50 Avaliação II - Individual FLEX
about:blank 4/5
As organizações que configuram o cenário empresarial contemporâneo possuem determinadas 
denominações que, conforme os elementos que as compõem, sejam internos ou externos, são 
identificadas como: “organizações vistas como máquinas”, “organizações vistas como culturas”, 
“organizações vistas como organismos”, “organizações vistas como cérebro”, entre outras. Com 
relação às denominações específicas atribuídas às organizações definidas como máquinas e 
organismos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As organizações vistas como máquinas costumam ser criticadas nos aspectos que requerem forte 
burocratização de processos, rotinização e mecanização de funções e tarefas.
( ) As organizações vistas como organismos apresentam estrutura e funcionamento que fazem 
analogia ao universo das ciências naturais, na qual é comum processos de adaptação, meios de 
competição e necessidade de sobrevivência.
( ) As organizações vistas como máquinas operam com uma dinâmica que requer constantemente as 
capacidades de inovação, encontrar soluções, superar desafios, organizar e reorganizar estruturas de 
produção e trabalho.
( ) Nas organizações vistas como máquinas, as tarefas, funções e processos são metodizados, 
repetitivos e cronometrados semelhante ao funcionamento de um relógio. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - V - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - V - F.
O contexto atual é um momento ímpar na história da humanidade devido às questões e às 
discussões em defesa da vigência da Pós-modernidade, ainda a pleno vapor em algumas áreas de 
estudo. No entanto, há quem faz distinção entre a Modernidade e a Pós-modernidade. Tendo em vista 
a distinção sugerida, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características da Pós-
modernidade:
A Produção de bens.
B Mecanização.
C Produção de informação.
D Sociedade industrial, energia, recursos, tecnologia mecânica.
9
Revisar Conteúdo do Livro
10
Imprimir
01/09/2025, 14:50 Avaliação II - Individual FLEX
about:blank 5/5

Mais conteúdos dessa disciplina