Logo Passei Direto
Buscar

Estou compartilhando o arquivo '2 APRENDIZAGEM FISIO EM NEURO' com você

User badge image
Jeane Moraes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A organização geral do sistema nervoso central permite que impulsos motores superiores atuem sobre estruturas-alvo e permitam a execução de diferentes tipos de movimentos, relacionados à motricidade. Para isso, o sistema nervoso central possui dois sistemas, o piramidal e o extrapiramidal que, juntos, controlam a motricidade humana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do sistema piramidal e das afecções que podem acometer este sistema, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O sistema piramidal é uma via motora, também chamada de via eferente, e sua função é de natureza excitatória. Porque: II. O sistema piramidal controla a motricidade involuntária, através das vias do trato corticoespinhal e das vias do trato córticobulbar. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O sistema piramidal é uma via motora, também chamada de via eferente, e sua função é de natureza excitatória.
II. O sistema piramidal controla a motricidade involuntária, através das vias do trato corticoespinhal e das vias do trato córticobulbar.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

As neuropatias são afecções dos nervos periféricos, que resultam em déficits funcionais, podendo acometer um ou mais nervos. Possuem etiologia diversa e podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com a natureza da lesão.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as neuropatias, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A síndrome de Guillain-Barré é um tipo de neuropatia hereditária, caracterizada por comprometimento da função sensitiva dos membros inferiores. II. ( ) A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia associada a doenças vasculares do colágeno, de modo semelhante que acomete pacientes com artrite reumatoide. III. ( ) Pacientes podem apresentar neuropatias por hanseníase e pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), decorrentes do processo infeccioso sobre o tecido nervoso. IV. ( ) Pacientes com doenças renais crônicas ou pacientes alcoolistas podem desenvolver quadros de neuropatias cuja etiologia é metabólica, assim como os pacientes diabéticos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A síndrome de Guillain-Barré é um tipo de neuropatia hereditária, caracterizada por comprometimento da função sensitiva dos membros inferiores.
II. ( ) A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia associada a doenças vasculares do colágeno, de modo semelhante que acomete pacientes com artrite reumatoide.
III. ( ) Pacientes podem apresentar neuropatias por hanseníase e pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), decorrentes do processo infeccioso sobre o tecido nervoso.
IV. ( ) Pacientes com doenças renais crônicas ou pacientes alcoolistas podem desenvolver quadros de neuropatias cuja etiologia é metabólica, assim como os pacientes diabéticos.
1. F, V, V, F.
2. V, F, F, V.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, F, V, V.

A comunicação é uma atividade que envolve competências complexas, coordenadas pelo sistema nervoso central, sendo a linguagem a maneira como as pessoas podem se comunicar; que envolve desde o desenvolvimento de pensamentos, formulação, ordenação e execução da fala.
Considerando esta função cerebral, analise o caso a seguir: João tem 37 anos e é professor. No último mês, sofreu um acidente vascular encefálico, que comprometeu áreas do hemisfério cerebral esquerdo, mais especificamente a área de Broca. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o quadro clínico esperado no relato de caso é de:
1. sinais e sintomas de afasia motora, com limitações no componente expressivo da linguagem.
2. quadros de limitações na execução da fala, pela afasia motora, associados a comprometimento da compreensão.
3. sinais e sintomas de afasia sensorial, com fala normal ou alta e com problemas em sua execução.
4. quadro de afasia do tipo sensitiva, que compromete o mecanismo de expressão da linguagem.
5. quadros inconscientes de limitação no momento de compreensão da linguagem, associados a comprometimento da expressão.

As doenças cerebrovasculares podem exibir quadros de sintomatologia dessemelhantes, diretamente relacionadas com o vaso comprometido, de modo que seja possível inferir qual a estrutura vascular acometida na doença pelas manifestações clínicas apresentadas pelo paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças cerebrovasculares, caso um paciente esteja com uma lesão vascular que acometa o hemisfério direito, é correto afirmar que as manifestações clínicas esperadas sejam:
1. hemiparesia, comprometimento visual à direita, afasia, disartria, associado a comprometimento de leitura, escrita e cálculo.
2. comprometimento visual à direita, desorientação espacial, hemiparesia e quadros de ataxia.
3. déficits motores e sensoriais nos quatro membros, associados a algumas alterações visuais, de modo bilateral.
4. disartria, alteração na sensibilidade, hemiparesia, comprometimento visual à esquerda e desorientação espacial.
5. comprometimento motor ou sensitivos no lado direito e alterações como desajeitamento manual e ataxia.

Os núcleos da base compõem o centro sensório-motor do sistema nervoso central, suas estruturas estão localizadas a nível subcortical, localizados profundamente nos telencéfalos e desempenham diversas funções em relação à motricidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os núcleos da base e as lesões que podem acometer estas estruturas anatômicas, analise as afirmativas a seguir: I. Quadros de ataxia e de disdiadococinesia são manifestações clínicas esperadas nas lesões que acometem os núcleos da base. II. Lesões de núcleos de base causam alterações nos movimentos, associado à paralisia do segmento afetado. III. Espera-se que em alguns quadros patológicos dos núcleos da base (síndrome hipocinética) haja redução global e involuntária dos movimentos. IV. Lesões dos núcleos de base podem causar síndrome hipercinética, desencadeando movimentos involuntários como coreia e balismo. Está correto apenas o que se afirma em:
I. Quadros de ataxia e de disdiadococinesia são manifestações clínicas esperadas nas lesões que acometem os núcleos da base.
II. Lesões de núcleos de base causam alterações nos movimentos, associado à paralisia do segmento afetado.
III. Espera-se que em alguns quadros patológicos dos núcleos da base (síndrome hipocinética) haja redução global e involuntária dos movimentos.
IV. Lesões dos núcleos de base podem causar síndrome hipercinética, desencadeando movimentos involuntários como coreia e balismo.
1. I, III e IV.
2. I e II.
3. III e IV.
4. II, III e IV.
5. II e IV.

As doenças cerebrovasculares são uma importante causa de mortalidade e incapacidade em todo o mundo. Apesar de ter maior prevalência entre pessoas acima de 60 anos, estas doenças podem afetar pacientes de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos jovens.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças cerebrovasculares, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Os acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos normalmente são motivados por hipertensão, mas podem também ser desencadeados por ruptura de aneurismas e má formações vasculares. II. ( ) Os acidentes isquêmicos transitórios estão relacionados à ruptura de vasos sanguíneos, que originam um pequeno extravasamento de sangue para o parênquima cerebral. III. ( ) A hemorragia subaracnóidea, diferente da hemorragia intracraniana, tem sintomatologia de surgimento abrupto, podendo causar a perda brusca da consciência. IV. ( ) Doenças cerebrovasculares caracterizadas por lesão encefálica decorrente de sangramento diretamente no parênquima encefálico são chamadas de hemorragias subaracnóideas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos normalmente são motivados por hipertensão, mas podem também ser desencadeados por ruptura de aneurismas e má formações vasculares.
II. ( ) Os acidentes isquêmicos transitórios estão relacionados à ruptura de vasos sanguíneos, que originam um pequeno extravasamento de sangue para o parênquima cerebral.
III. ( ) A hemorragia subaracnóidea, diferente da hemorragia intracraniana, tem sintomatologia de surgimento abrupto, podendo causar a perda brusca da consciência.
IV. ( ) Doenças cerebrovasculares caracterizadas por lesão encefálica decorrente de sangramento diretamente no parênquima encefálico são chamadas de hemorragias subaracnóideas.
1. F, V, V, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, F, F.
4. V, F, F, V.
5. F, V, V, F.

O sistema nervoso central está envolvido com uma gama de funções, incluindo funções cerebrais mais complexas, como memória, comportamento, emoções, linguagem etc.; desempenhadas por estruturas específicas do sistema nervoso.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os comprometimentos das funções cerebrais por patologias neurológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Lesões que comprometam a função do hipotálamo podem resultar em quadros de comprometimento das emoções, afetando até mesmo o comportamento. II. ( ) A amígdala tem funções conectadas ao comportamento e à emoção, e lesões nesta área originam deficiência no programa de resposta comportamental apropriada. III. ( ) O hipocampo é uma estrutura responsável pela manutenção da consciência e pelo comportamento, e lesões nesta área resultam em alterações emocionais. IV. ( ) A linguagem é uma das funções cerebrais controlada por áreas corticais dos lobos frontal e temporal, e lesões destas áreas podem causar afasias, especialmente no hemisfério dominante. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Lesões que comprometam a função do hipotálamo podem resultar em quadros de comprometimento das emoções, afetando até mesmo o comportamento.
II. ( ) A amígdala tem funções conectadas ao comportamento e à emoção, e lesões nesta área originam deficiência no programa de resposta comportamental apropriada.
III. ( ) O hipocampo é uma estrutura responsável pela manutenção da consciência e pelo comportamento, e lesões nesta área resultam em alterações emocionais.
IV. ( ) A linguagem é uma das funções cerebrais controlada por áreas corticais dos lobos frontal e temporal, e lesões destas áreas podem causar afasias, especialmente no hemisfério dominante.
1. V, F, V, F.
2. F, F, V, V.
3. V, V, F, V.
4. F, V, V, F.
5. V, F, F, V.

As doenças de característica progressiva, que possuem caráter irreversível e crescente, podem afetar diferentes sistemas do organismo humano, incluindo o sistema muscular e o sistema nervoso. Neste último grupo, enquadram-se as doenças como Alzheimer, Parkinson, corpúsculos de Lewy e a Huntington.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia e apresentação clínica das doenças degenerativas do sistema nervoso, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Doença de Alzheimer 2) Doença de Parkinson 3) Doença de corpúsculos de Lewy 4) Doença de Huntington ( ) Caracterizada por surgimento de limitações aos movimentos em fases iniciais, com distúrbios de equilíbrio, limitações no movimentos finos, alterações de postura e marcha. ( ) Caracteriza-se por perda das funções cognitivas, com danos no hipocampo e córtex cerebral, comprometendo memória, pensamento, juízo e aprendizado, surgindo, em geral, após os 65 anos. ( ) Possui causa autossômica dominante, que leva à atrofia do núcleo caudado, putâmen e córtex cerebral e, com isso, compromete movimentos, função cognitiva e comportamental. ( ) Causa sinais e sintomas motores decorrentes de danos a estruturas extrapiramidais do sistema nervoso, associado a quadros de comprometimento cognitivo e de consciência. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 1, 4, 3.
2. 1, 4, 3, 2.
3. 3, 4, 1, 2.
4. 3, 4, 2, 1.
5. 2, 3, 1, 4.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A organização geral do sistema nervoso central permite que impulsos motores superiores atuem sobre estruturas-alvo e permitam a execução de diferentes tipos de movimentos, relacionados à motricidade. Para isso, o sistema nervoso central possui dois sistemas, o piramidal e o extrapiramidal que, juntos, controlam a motricidade humana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do sistema piramidal e das afecções que podem acometer este sistema, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O sistema piramidal é uma via motora, também chamada de via eferente, e sua função é de natureza excitatória. Porque: II. O sistema piramidal controla a motricidade involuntária, através das vias do trato corticoespinhal e das vias do trato córticobulbar. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O sistema piramidal é uma via motora, também chamada de via eferente, e sua função é de natureza excitatória.
II. O sistema piramidal controla a motricidade involuntária, através das vias do trato corticoespinhal e das vias do trato córticobulbar.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

As neuropatias são afecções dos nervos periféricos, que resultam em déficits funcionais, podendo acometer um ou mais nervos. Possuem etiologia diversa e podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com a natureza da lesão.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as neuropatias, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A síndrome de Guillain-Barré é um tipo de neuropatia hereditária, caracterizada por comprometimento da função sensitiva dos membros inferiores. II. ( ) A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia associada a doenças vasculares do colágeno, de modo semelhante que acomete pacientes com artrite reumatoide. III. ( ) Pacientes podem apresentar neuropatias por hanseníase e pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), decorrentes do processo infeccioso sobre o tecido nervoso. IV. ( ) Pacientes com doenças renais crônicas ou pacientes alcoolistas podem desenvolver quadros de neuropatias cuja etiologia é metabólica, assim como os pacientes diabéticos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A síndrome de Guillain-Barré é um tipo de neuropatia hereditária, caracterizada por comprometimento da função sensitiva dos membros inferiores.
II. ( ) A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia associada a doenças vasculares do colágeno, de modo semelhante que acomete pacientes com artrite reumatoide.
III. ( ) Pacientes podem apresentar neuropatias por hanseníase e pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), decorrentes do processo infeccioso sobre o tecido nervoso.
IV. ( ) Pacientes com doenças renais crônicas ou pacientes alcoolistas podem desenvolver quadros de neuropatias cuja etiologia é metabólica, assim como os pacientes diabéticos.
1. F, V, V, F.
2. V, F, F, V.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, F, V, V.

A comunicação é uma atividade que envolve competências complexas, coordenadas pelo sistema nervoso central, sendo a linguagem a maneira como as pessoas podem se comunicar; que envolve desde o desenvolvimento de pensamentos, formulação, ordenação e execução da fala.
Considerando esta função cerebral, analise o caso a seguir: João tem 37 anos e é professor. No último mês, sofreu um acidente vascular encefálico, que comprometeu áreas do hemisfério cerebral esquerdo, mais especificamente a área de Broca. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o quadro clínico esperado no relato de caso é de:
1. sinais e sintomas de afasia motora, com limitações no componente expressivo da linguagem.
2. quadros de limitações na execução da fala, pela afasia motora, associados a comprometimento da compreensão.
3. sinais e sintomas de afasia sensorial, com fala normal ou alta e com problemas em sua execução.
4. quadro de afasia do tipo sensitiva, que compromete o mecanismo de expressão da linguagem.
5. quadros inconscientes de limitação no momento de compreensão da linguagem, associados a comprometimento da expressão.

As doenças cerebrovasculares podem exibir quadros de sintomatologia dessemelhantes, diretamente relacionadas com o vaso comprometido, de modo que seja possível inferir qual a estrutura vascular acometida na doença pelas manifestações clínicas apresentadas pelo paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças cerebrovasculares, caso um paciente esteja com uma lesão vascular que acometa o hemisfério direito, é correto afirmar que as manifestações clínicas esperadas sejam:
1. hemiparesia, comprometimento visual à direita, afasia, disartria, associado a comprometimento de leitura, escrita e cálculo.
2. comprometimento visual à direita, desorientação espacial, hemiparesia e quadros de ataxia.
3. déficits motores e sensoriais nos quatro membros, associados a algumas alterações visuais, de modo bilateral.
4. disartria, alteração na sensibilidade, hemiparesia, comprometimento visual à esquerda e desorientação espacial.
5. comprometimento motor ou sensitivos no lado direito e alterações como desajeitamento manual e ataxia.

Os núcleos da base compõem o centro sensório-motor do sistema nervoso central, suas estruturas estão localizadas a nível subcortical, localizados profundamente nos telencéfalos e desempenham diversas funções em relação à motricidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os núcleos da base e as lesões que podem acometer estas estruturas anatômicas, analise as afirmativas a seguir: I. Quadros de ataxia e de disdiadococinesia são manifestações clínicas esperadas nas lesões que acometem os núcleos da base. II. Lesões de núcleos de base causam alterações nos movimentos, associado à paralisia do segmento afetado. III. Espera-se que em alguns quadros patológicos dos núcleos da base (síndrome hipocinética) haja redução global e involuntária dos movimentos. IV. Lesões dos núcleos de base podem causar síndrome hipercinética, desencadeando movimentos involuntários como coreia e balismo. Está correto apenas o que se afirma em:
I. Quadros de ataxia e de disdiadococinesia são manifestações clínicas esperadas nas lesões que acometem os núcleos da base.
II. Lesões de núcleos de base causam alterações nos movimentos, associado à paralisia do segmento afetado.
III. Espera-se que em alguns quadros patológicos dos núcleos da base (síndrome hipocinética) haja redução global e involuntária dos movimentos.
IV. Lesões dos núcleos de base podem causar síndrome hipercinética, desencadeando movimentos involuntários como coreia e balismo.
1. I, III e IV.
2. I e II.
3. III e IV.
4. II, III e IV.
5. II e IV.

As doenças cerebrovasculares são uma importante causa de mortalidade e incapacidade em todo o mundo. Apesar de ter maior prevalência entre pessoas acima de 60 anos, estas doenças podem afetar pacientes de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos jovens.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças cerebrovasculares, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Os acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos normalmente são motivados por hipertensão, mas podem também ser desencadeados por ruptura de aneurismas e má formações vasculares. II. ( ) Os acidentes isquêmicos transitórios estão relacionados à ruptura de vasos sanguíneos, que originam um pequeno extravasamento de sangue para o parênquima cerebral. III. ( ) A hemorragia subaracnóidea, diferente da hemorragia intracraniana, tem sintomatologia de surgimento abrupto, podendo causar a perda brusca da consciência. IV. ( ) Doenças cerebrovasculares caracterizadas por lesão encefálica decorrente de sangramento diretamente no parênquima encefálico são chamadas de hemorragias subaracnóideas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos normalmente são motivados por hipertensão, mas podem também ser desencadeados por ruptura de aneurismas e má formações vasculares.
II. ( ) Os acidentes isquêmicos transitórios estão relacionados à ruptura de vasos sanguíneos, que originam um pequeno extravasamento de sangue para o parênquima cerebral.
III. ( ) A hemorragia subaracnóidea, diferente da hemorragia intracraniana, tem sintomatologia de surgimento abrupto, podendo causar a perda brusca da consciência.
IV. ( ) Doenças cerebrovasculares caracterizadas por lesão encefálica decorrente de sangramento diretamente no parênquima encefálico são chamadas de hemorragias subaracnóideas.
1. F, V, V, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, F, F.
4. V, F, F, V.
5. F, V, V, F.

O sistema nervoso central está envolvido com uma gama de funções, incluindo funções cerebrais mais complexas, como memória, comportamento, emoções, linguagem etc.; desempenhadas por estruturas específicas do sistema nervoso.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os comprometimentos das funções cerebrais por patologias neurológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Lesões que comprometam a função do hipotálamo podem resultar em quadros de comprometimento das emoções, afetando até mesmo o comportamento. II. ( ) A amígdala tem funções conectadas ao comportamento e à emoção, e lesões nesta área originam deficiência no programa de resposta comportamental apropriada. III. ( ) O hipocampo é uma estrutura responsável pela manutenção da consciência e pelo comportamento, e lesões nesta área resultam em alterações emocionais. IV. ( ) A linguagem é uma das funções cerebrais controlada por áreas corticais dos lobos frontal e temporal, e lesões destas áreas podem causar afasias, especialmente no hemisfério dominante. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Lesões que comprometam a função do hipotálamo podem resultar em quadros de comprometimento das emoções, afetando até mesmo o comportamento.
II. ( ) A amígdala tem funções conectadas ao comportamento e à emoção, e lesões nesta área originam deficiência no programa de resposta comportamental apropriada.
III. ( ) O hipocampo é uma estrutura responsável pela manutenção da consciência e pelo comportamento, e lesões nesta área resultam em alterações emocionais.
IV. ( ) A linguagem é uma das funções cerebrais controlada por áreas corticais dos lobos frontal e temporal, e lesões destas áreas podem causar afasias, especialmente no hemisfério dominante.
1. V, F, V, F.
2. F, F, V, V.
3. V, V, F, V.
4. F, V, V, F.
5. V, F, F, V.

As doenças de característica progressiva, que possuem caráter irreversível e crescente, podem afetar diferentes sistemas do organismo humano, incluindo o sistema muscular e o sistema nervoso. Neste último grupo, enquadram-se as doenças como Alzheimer, Parkinson, corpúsculos de Lewy e a Huntington.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia e apresentação clínica das doenças degenerativas do sistema nervoso, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Doença de Alzheimer 2) Doença de Parkinson 3) Doença de corpúsculos de Lewy 4) Doença de Huntington ( ) Caracterizada por surgimento de limitações aos movimentos em fases iniciais, com distúrbios de equilíbrio, limitações no movimentos finos, alterações de postura e marcha. ( ) Caracteriza-se por perda das funções cognitivas, com danos no hipocampo e córtex cerebral, comprometendo memória, pensamento, juízo e aprendizado, surgindo, em geral, após os 65 anos. ( ) Possui causa autossômica dominante, que leva à atrofia do núcleo caudado, putâmen e córtex cerebral e, com isso, compromete movimentos, função cognitiva e comportamental. ( ) Causa sinais e sintomas motores decorrentes de danos a estruturas extrapiramidais do sistema nervoso, associado a quadros de comprometimento cognitivo e de consciência. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 1, 4, 3.
2. 1, 4, 3, 2.
3. 3, 4, 1, 2.
4. 3, 4, 2, 1.
5. 2, 3, 1, 4.

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
1 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
A organização geral do sistema nervoso central permite que impulsos motores superiores 
atuem sobre estruturas-alvo e permitam a execução de diferentes tipos de movimentos, 
relacionados à motricidade. Para isso, o sistema nervoso central possui dois sistemas, o 
piramidal e o extrapiramidal que, juntos, controlam a motricidade humana. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do sistema piramidal e das 
afecções que podem acometer este sistema, analise as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas: 
I. O sistema piramidal é uma via motora, também chamada de via eferente, e sua função é de 
natureza excitatória. 
Porque: 
II. O sistema piramidal controla a motricidade involuntária, através das vias do trato 
corticoespinhal e das vias do trato córticobulbar. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I. 
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
5. As asserções I e II são proposições falsas. 
Pergunta 2 
2 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
Na área da neurologia, podem ser observadas diversas alterações em relação aos movimentos, 
desencadeadas por patologias que agridem o sistema nervoso. Essas alterações de motricidade 
envolvem paralisias, alterações de tônus muscular, rigidez, espasticidade, movimentos 
involuntários etc. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia da 
espasticidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Em situações em que o neurônio motor superior é lesionado, podem surgir quadros de 
espasticidade. 
Porque: 
II. A espasticidade gera limitações na execução dos movimentos voluntários, ao elevar a 
excitabilidade dos neurônios. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
1. Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II, é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
2. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
3. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I. 
5. As asserções I e II são proposições falsas. 
Pergunta 3 
3 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
As neuropatias são afecções dos nervos periféricos, que resultam em déficits funcionais, 
podendo acometer um ou mais nervos. Possuem etiologia diversa e podem ser classificadas em 
diferentes tipos, de acordo com a natureza da lesão. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as neuropatias, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A síndrome de Guillain-Barré é um tipo de neuropatia hereditária, caracterizada por 
comprometimento da função sensitiva dos membros inferiores. 
II. ( ) A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia associada a doenças vasculares do 
colágeno, de modo semelhante que acomete pacientes com artrite reumatoide. 
III. ( ) Pacientes podem apresentar neuropatias por hanseníase e pelo Vírus da 
Imunodeficiência Humana (HIV), decorrentes do processo infeccioso sobre o tecido nervoso. 
IV. ( ) Pacientes com doenças renais crônicas ou pacientes alcoolistas podem desenvolver 
quadros de neuropatias cuja etiologia é metabólica, assim como os pacientes diabéticos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. F, V, V, F. 
2. V, F, F, V. 
3. V, F, V, F. 
4. V, V, F, F. 
5. Correta: 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
Pergunta 4 
4 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
Os nervos periféricos (espinhais e cranianos) constituem-se estruturas importantes para o 
sistema nervoso, uma vez que conectam as estruturas do sistema nervoso central (encéfalo e 
medula espinhal) às áreas e órgãos periféricos, servindo como meio de conexão. Os nervos 
periféricos podem ser agredidos por algumas disfunções, causando prejuízos funcionais 
relevantes. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia das lesões que 
acometem o sistema nervoso periférico, é correto afirmar que, em um quadro de neuropraxia, 
espera-se: 
1. interrupção do axônio no local de lesão, sendo que a parte estrutural do nervo 
periférico se encontra intacta. 
2. uma lesão que cause desarranjo na estrutura do axônio, e consequentemente déficit 
funcional irreversível. 
3. lesão estrutural do axônio, que resulta em separação dos cotos e bloqueio da condução 
do impulso nervoso. 
4. Correta: 
um bloqueio na condução do impulso nervoso, estando o axônio com a estrutura 
praticamente intacta. 
Resposta correta 
5. bloqueio na condução nervosa, com ruptura do axônio e, mesmo se a causa for 
retirada, a condução não é restabelecida. 
Pergunta 5 
5 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
A comunicação é uma atividade que envolve competências complexas, coordenadas pelo 
sistema nervoso central, sendo a linguagem a maneira como as pessoas podem se comunicar; 
que envolve desde o desenvolvimento de pensamentos, formulação, ordenação e execução da 
fala. Considerando esta função cerebral, analise o caso a seguir: 
João tem 37 anos e é professor. No último mês, sofreu um acidente vascular encefálico, que 
comprometeu áreas do hemisfério cerebral esquerdo, mais especificamente a área de Broca. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o quadro clínico 
esperado no relato de caso é de: 
1. Correta: 
sinais e sintomas de afasia motora, com limitações no componente expressivo da 
linguagem. 
Resposta correta 
2. quadros inconscientes de limitação no momento de compreensão da linguagem, 
associados a comprometimento da expressão. 
3. sinais e sintomas de afasia sensorial, com fala normal ou alta e com problemas em sua 
execução. 
4. quadro de afasia do tipo sensitiva, que compromete o mecanismo de expressão da 
linguagem. 
5. quadros de limitações na execução da fala, pela afasia motora, associados a 
comprometimento da compreensão. 
Pergunta 6 
6 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
As doenças cerebrovasculares podem exibir quadros de sintomatologia dessemelhantes, 
diretamente relacionadas com o vaso comprometido, de modo que seja possível inferir qual a 
estrutura vascular acometida na doença pelas manifestações clínicas apresentadas pelo 
paciente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças cerebrovasculares, 
caso um paciente esteja com uma lesão vascular que acometa o hemisfério direito, é correto 
afirmar que as manifestações clínicas esperadas sejam: 
1. déficits motores e sensoriais nos quatro membros, associados a algumas alterações 
visuais, de modo bilateral. 
2. hemiparesia, comprometimento visual à direita, afasia, disartria, associado a 
comprometimento de leitura, escrita e cálculo. 
3. comprometimento visual à direita, desorientação espacial, hemiparesia e quadros de 
ataxia. 
4. Correta: 
disartria, alteração na sensibilidade, hemiparesia, comprometimento visual à esquerda 
e desorientação espacial. 
Resposta correta 
5. comprometimento motor ou sensitivos no lado direito e alterações como 
desajeitamento manual e ataxia. 
Pergunta 7 
7 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
Os núcleos da base compõem o centro sensório-motor do sistema nervoso central, suas 
estruturas estão localizadas a nível subcortical, localizados profundamente nos telencéfalos e 
desempenham diversas funções em relação à motricidade. 
Fonte: MOREIRA, É. S. Telencéfalo I:núcleos da base ou gânglios da base. Recurso eletrônico. 
Volta Redonda: UniFOA, 2017. v. 19. p. 204. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os núcleos da base e as lesões 
que podem acometer estas estruturas anatômicas, analise as afirmativas a seguir: 
I. Quadros de ataxia e de disdiadococinesia são manifestações clínicas esperadas nas lesões 
que acometem os núcleos da base. 
II. Lesões de núcleos de base causam alterações nos movimentos, associado à paralisia do 
segmento afetado. 
III. Espera-se que em alguns quadros patológicos dos núcleos da base (síndrome hipocinética) 
haja redução global e involuntária dos movimentos. 
IV. Lesões dos núcleos de base podem causar síndrome hipercinética, desencadeando 
movimentos involuntários como coreia e balismo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
1. I, III e IV. 
2. I e II. 
3. Correta: 
III e IV. 
Resposta correta 
4. II, III e IV. 
5. II e IV. 
Pergunta 8 
8 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
As doenças cerebrovasculares são uma importante causa de mortalidade e incapacidade em 
todo o mundo. Apesar de ter maior prevalência entre pessoas acima de 60 anos, estas doenças 
podem afetar pacientes de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos jovens. 
Fonte: SBDC. Acidente vascular cerebral. Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, 
2020. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças cerebrovasculares, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos normalmente são motivados por 
hipertensão, mas podem também ser desencadeados por ruptura de aneurismas e má 
formações vasculares. 
II. ( ) Os acidentes isquêmicos transitórios estão relacionados à ruptura de vasos sanguíneos, 
que originam um pequeno extravasamento de sangue para o parênquima cerebral. 
III. ( ) A hemorragia subaracnóidea, diferente da hemorragia intracraniana, tem sintomatologia 
de surgimento abrupto, podendo causar a perda brusca da consciência. 
http://editora.unifoa.edu.br/wp-content/uploads/2017/04/volume-19.pdf
http://editora.unifoa.edu.br/wp-content/uploads/2017/04/volume-19.pdf
http://www.sbdcv.org.br/publica_avc.asp
IV. ( ) Doenças cerebrovasculares caracterizadas por lesão encefálica decorrente de 
sangramento diretamente no parênquima encefálico são chamadas de hemorragias 
subaracnóideas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. F, V, V, V. 
2. Correta: 
V, F, V, F. 
Resposta correta 
3. V, V, F, F. 
4. V, F, F, V. 
5. F, V, V, F. 
Pergunta 9 
9 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
O sistema nervoso central está envolvido com uma gama de funções, incluindo funções 
cerebrais mais complexas, como memória, comportamento, emoções, linguagem etc.; 
desempenhadas por estruturas específicas do sistema nervoso. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os comprometimentos das 
funções cerebrais por patologias neurológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para 
a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Lesões que comprometam a função do hipotálamo podem resultar em quadros de 
comprometimento das emoções, afetando até mesmo o comportamento. 
II. ( ) A amígdala tem funções conectadas ao comportamento e à emoção, e lesões nesta área 
originam deficiência no programa de resposta comportamental apropriada. 
III. ( ) O hipocampo é uma estrutura responsável pela manutenção da consciência e pelo 
comportamento, e lesões nesta área resultam em alterações emocionais. 
IV. ( ) A linguagem é uma das funções cerebrais controlada por áreas corticais dos lobos frontal 
e temporal, e lesões destas áreas podem causar afasias, especialmente no hemisfério 
dominante. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. V, F, V, F. 
2. F, F, V, V. 
3. Correta: 
V, V, F, V. 
Resposta correta 
4. F, V, V, F. 
5. V, F, F, V. 
Pergunta 10 
10 
MÚLTIPLA ESCOLHA 
CORRETO 
0/0 
Nota: 0 de 0 pontos possível(is) 
As doenças de característica progressiva, que possuem caráter irreversível e crescente, podem 
afetar diferentes sistemas do organismo humano, incluindo o sistema muscular e o sistema 
nervoso. Neste último grupo, enquadram-se as doenças como Alzheimer, Parkinson, 
corpúsculos de Lewy e a Huntington. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia e apresentação 
clínica das doenças degenerativas do sistema nervoso, analise as ferramentas a seguir e as 
associe a suas respectivas características: 
1) Doença de Alzheimer 
2) Doença de Parkinson 
3) Doença de corpúsculos de Lewy 
4) Doença de Huntington 
( ) Caracterizada por surgimento de limitações aos movimentos em fases iniciais, com 
distúrbios de equilíbrio, limitações no movimentos finos, alterações de postura e marcha. 
( ) Caracteriza-se por perda das funções cognitivas, com danos no hipocampo e córtex cerebral, 
comprometendo memória, pensamento, juízo e aprendizado, surgindo, em geral, após os 65 
anos. 
( ) Possui causa autossômica dominante, que leva à atrofia do núcleo caudado, putâmen e 
córtex cerebral e, com isso, compromete movimentos, função cognitiva e comportamental. 
( ) Causa sinais e sintomas motores decorrentes de danos a estruturas extrapiramidais do 
sistema nervoso, associado a quadros de comprometimento cognitivo e de consciência. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. Correta: 
2, 1, 4, 3. 
Resposta correta 
2. 1, 4, 3, 2. 
3. 3, 4, 1, 2. 
4. 3, 4, 2, 1. 
5. 2, 3, 1, 4. 
 
	Pergunta 1
	1
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 2
	2
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 3
	3
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 4
	4
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 5
	5
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 6
	6
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 7
	7
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 8
	8
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 9
	9
	Múltipla escolha
	CORRETO
	Pergunta 10
	10
	Múltipla escolha
	CORRETO

Mais conteúdos dessa disciplina