Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

SENAC EAD
GABRIELA LINS DOS SANTOS DUARTE
Realiza avaliação e medidas de controle de riscos econômicos e de acidentes
Atividade 01
MACAÉ
2025
Atividade 1
Após a visita virtual e a leitura da descrição de alguns pontos importantes sobre as atividades desenvolvidas na empresa Pé Direito Calçados, identifique no mínimo um risco ergonômico e um risco de acidente presentes nas três funções apresentadas.
Função: montador de estantes
Atividade desenvolvida: Montagem de estantes metálicas, incluindo transporte manual de peças, encaixe e fixação por parafusos ou travas.
	Perigo/Fator de risco
	Cenário
	Legislação aplicável e justificativa
	Ergonômico: 
Posturas inadequadas.
	Durante a montagem, os trabalhadores precisam se inclinar bastante e erguer peças pesadas constantemente, causando sobrecarga na coluna e nos ombros.
	NR-17 (Ergonomia) – estabelece limites para levantamento de cargas e condições de trabalho que reduzam riscos de sobrecarga física.
	Acidente: Execução de atividades acima de 2 metros do nível do solo.
	O trabalhador está realizando a atividade em um andaime/plataforma com ausência de guarda-corpo e sem uso de todos os EPIs (como cinto de segurança e talabarte) aumentando a probabilidade de quedas.
	NR-35 (Trabalho em Altura) – estabelece requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura, garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente nessa atividade.
Observação: você pode identificar mais agentes de risco, conforme a necessidade.
Função: operador de empilhadeira
Atividade desenvolvida: Condução de empilhadeira para transporte de pallets e materiais dentro da fábrica.
	Perigo/Fator de risco
	Cenário
	Legislação aplicável e justificativa
	Ergonômico: Longos períodos sentado executando movimentos repetitivos e postura inadequada.
	O operador permanece longos períodos sentado repetindo os mesmos movimentos para o manuseio da empilhadeira, além de estar sentado incorretamente.
	A NR-17 (Ergonomia): que trata da adaptação do posto de trabalho às características dos trabalhadores, orientando sobre assentos adequados, pausas e alternância de postura.
	Acidente: Constante movimentação da empilhadeira.
	Ao realizar manobras em corredores estreitos ou em alta velocidade, há risco de colisão contra estruturas, derrubar cargas ou até tombar.
	NR-11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais) – regulamenta uso seguro de empilhadeiras e equipamentos de transporte.
.
Observação: você pode identificar mais agentes de risco, conforme a necessidade.
Função: expedidor (esteira)
Atividade desenvolvida: Separação, conferência e organização de mercadorias sobre esteira transportadora, preparando pedidos para expedição.
	Perigo/Fator de risco
	Cenário
	Legislação aplicável e justificativa
	Ergonômico: 
Movimentos repetitivos 
	O trabalhador realiza movimentos repetitivos para separar, conferir e embalar mercadorias, permanecendo em pé por longos períodos, o que pode gerar tendinites e fadiga muscular.
	NR-17 (Ergonomia) – prevê a análise das atividades repetitivas e adoção de pausas e ajustes de mobiliário/altura da esteira.
	Acidente: Máquina sem proteção 
	Há risco de mãos ou roupas serem puxadas pelo mecanismo da esteira, causando ferimentos graves por falta de proteção na máquina.
	NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) – exige proteções físicas e dispositivos de parada de emergência em esteiras.
Observação: você pode identificar mais agentes de risco, conforme a necessidade.

Mais conteúdos dessa disciplina