Logo Passei Direto
Buscar

Introdução à Mecânica das Estruturas (EMC109) - Avaliação II - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

São vigas sobre diversos suportes, compostas com rótulas, de forma que seus trechos se tornem estaticamente determinados e possibilitem a determinação dos esforços através das equações de equilíbrio. Esse tipo de viga é muito aplicado em pontes e estruturas pré-fabricadas. Portanto, trata-se de vigas formadas pela associação de vigas simples isostáticas, em que algumas delas servem de apoio para as outras, tornando o conjunto estável.
De que tipo de viga estamos falando?
A Gerber.
B Mancais.
C Treliçadas.
D Caixões

Os esforços que uma estrutura está submetida podem ser descritos através de expressões analíticas.
Acerca da viga anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A viga é simétrica, desta forma, as reações de apoio possuem o mesmo valor e sentido.
( ) O esforço normal ao longo da viga é nulo, ou seja, em qualquer ponto N(x) = 0.
( ) A expressão analítica que representa o esforço cortante no tramo B-C é Q(x) = 210 - 21.x KN; considerando x=0 em B.
( ) A expressão analítica que representa o momento fletor no tramo B-C é M(x) = -21.x² + 210.x + 420 KNm; considerando x=0 em B.
A V - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - F - V.

São estruturas que podem ser utilizadas para reduzir os momentos fletores em estruturas que possuem vãos muito grandes. Sua atuação na estrutura é a inversa de um cabo, ou seja, ele recebe a sua carga fundamentalmente em compressão. Ao contrário dos cabos, eles são rígidos, portanto, necessitam resistir aos momentos fletores e esforços cortantes que agem na estrutura carregada.
Qual é esse tipo de estrutura?
A Arcos.
B Pórticos.
C Gerber.
D Treliças.

Os cabos são estruturas flexíveis, lineares e capazes de resistir apenas aos esforços de tração, sem apresentar resistência aos demais esforços.
Sobre a estrutura anexa, formadas por cabos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As reações de apoio verticais da estrutura são iguais e com o mesmo sentido, ou seja, VA = VB.
( ) A barra A-B encontra-se tracionada, ou seja, as setas que representam as reações HA e HB na figura, apresentam sentido contrário.
( ) A reação de apoio VA possui valor de 10 KN.
( ) A reação de apoio HA possui valor absoluto de 6,4 KN.
A F - V - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

Tanto podem ser calculadas pelo método das equações como pelo método direto. O cálculo delas pode ser executado sobre toda a estrutura ou desmembrando-a em partes. Observe-se que a rótula é um ponto de transmissão de cargas verticais e horizontais não transmitindo momento, logo, o momento nas rótulas deve ser nulo. Quando executamos os diagramas pelo método direto, a rótula pode servir como uma referência para a confirmação da correção dos cálculos.
De que tipo de viga estamos falando?
A Esbeltas.
B Gerber.
C Caixão.
D Aporticadas.

Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção transversal. Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem a uma ação e à reação correspondente.
Sobre os esforços internos em vigas com cargas transversais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O diagrama de esforço cortante (DEC) de uma viga, no ponto em que está submetida a uma carga vertical concentrada, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento.
( ) O diagrama de momento fletor (DMF) de uma viga, no ponto em que está submetida a um momento concentrado, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento, com valor distinto do momento concentrado, em seu ponto de aplicação.
( ) O momento em um determinado ponto P pode ser calculado se conhecermos a área do diagrama de esforços cortantes no trecho considerado.
( ) A presença de rótulas na estrutura faz com que os esforços horizontais e verticais sejam transferidos, mas não transferem os esforços de momento fletor, portanto, no nó rotulado o diagrama de momento fletor é necessariamente zero.
A V - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.

Para o traçado do diagrama, não se faz necessário apenas o valor do esforço no ponto calculado, mas também o sentido deles. Nesse aspecto, deve-se tomar alguns cuidados no momento da construção dos gráficos.
Sobre esses cuidados, assinale a alternativa CORRETA:
A A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo, deve-se desenhar a curva abaixo da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for positivo, desenha-se a curva acima da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para baixo e quando negativa deve ser traçada para cima da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.
B A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento positivo, deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for negativo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser traçada para baixo da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.
C A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo, deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for positivo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante não segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser traçada para baixo da viga. O esforço normal será negativo quando estiver tracionando a seção da viga, e será positivo quando ela estiver comprimindo a seção.
D A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo, deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for positivo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser traçada para baixo da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.

Em uma estrutura de uma edificação residencial, localiza-se uma viga biapoiada, com 12,0 metros de vão entre eixo de apoios. A viga submetida a um carregamento vertical, devido à carga da laje, distribuído em toda a sua extensão, cujo valor é de Q = 30 KN.m.
O momento fletor no meio do vão, o qual, neste caso, também é o momento máximo, possui qual valor?
A 360 KN.m
B 540 KN.m
C 180 KN.m
D 1350 KN.m

O pórtico é definido como uma estrutura constituída por barras horizontais e verticais, a qual, normalmente, define um átrio amplo, com o tecto sustentado por colunas. Uma estrutura de pórtico pode eventualmente estar associada à cabos ou/e arcos.
Sobre as estruturas formadas por pórticos, cabos e arcos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nas extremidades dos cabos é necessário apoio de segundo grau.
( ) O momento fletor e o esforço cortante nos cabos não são nulos, estes não apresentam esforços de tração.
( ) A adição de rótula fornece duas equações a mais para o sistema.
( ) Como os arcos são rígidos, eles precisam resistir a momentos fletores e esforços cortantes.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - V.
d) F - V - F - V.

Para realizar o projeto de treliças (membros e nós) é necessário determinar a força desenvolvida em cada membro. Quando a treliça é submetida a um carregamento, precisamos seguir dois pressupostos, um deles é se os membros são unidos por pinos lisos.
A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Esta hipótese é geralmente satisfatória para estruturas aparafusadas ou soldadas, desde que as linhas de centro dos membros se unindo sejam concorrentes em um ponto determinado.
PORQUE
II- Uma vez que as ligações reais proporcionem alguma rigidez ao nó, faz com que surja uma tensão de tração, chamada de tensão secundária. Enquanto a tensão na treliça idealizada (ligadas por pinos) é chamada de tensão primária.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

São vigas sobre diversos suportes, compostas com rótulas, de forma que seus trechos se tornem estaticamente determinados e possibilitem a determinação dos esforços através das equações de equilíbrio. Esse tipo de viga é muito aplicado em pontes e estruturas pré-fabricadas. Portanto, trata-se de vigas formadas pela associação de vigas simples isostáticas, em que algumas delas servem de apoio para as outras, tornando o conjunto estável.
De que tipo de viga estamos falando?
A Gerber.
B Mancais.
C Treliçadas.
D Caixões

Os esforços que uma estrutura está submetida podem ser descritos através de expressões analíticas.
Acerca da viga anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A viga é simétrica, desta forma, as reações de apoio possuem o mesmo valor e sentido.
( ) O esforço normal ao longo da viga é nulo, ou seja, em qualquer ponto N(x) = 0.
( ) A expressão analítica que representa o esforço cortante no tramo B-C é Q(x) = 210 - 21.x KN; considerando x=0 em B.
( ) A expressão analítica que representa o momento fletor no tramo B-C é M(x) = -21.x² + 210.x + 420 KNm; considerando x=0 em B.
A V - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - F - V.

São estruturas que podem ser utilizadas para reduzir os momentos fletores em estruturas que possuem vãos muito grandes. Sua atuação na estrutura é a inversa de um cabo, ou seja, ele recebe a sua carga fundamentalmente em compressão. Ao contrário dos cabos, eles são rígidos, portanto, necessitam resistir aos momentos fletores e esforços cortantes que agem na estrutura carregada.
Qual é esse tipo de estrutura?
A Arcos.
B Pórticos.
C Gerber.
D Treliças.

Os cabos são estruturas flexíveis, lineares e capazes de resistir apenas aos esforços de tração, sem apresentar resistência aos demais esforços.
Sobre a estrutura anexa, formadas por cabos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As reações de apoio verticais da estrutura são iguais e com o mesmo sentido, ou seja, VA = VB.
( ) A barra A-B encontra-se tracionada, ou seja, as setas que representam as reações HA e HB na figura, apresentam sentido contrário.
( ) A reação de apoio VA possui valor de 10 KN.
( ) A reação de apoio HA possui valor absoluto de 6,4 KN.
A F - V - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

Tanto podem ser calculadas pelo método das equações como pelo método direto. O cálculo delas pode ser executado sobre toda a estrutura ou desmembrando-a em partes. Observe-se que a rótula é um ponto de transmissão de cargas verticais e horizontais não transmitindo momento, logo, o momento nas rótulas deve ser nulo. Quando executamos os diagramas pelo método direto, a rótula pode servir como uma referência para a confirmação da correção dos cálculos.
De que tipo de viga estamos falando?
A Esbeltas.
B Gerber.
C Caixão.
D Aporticadas.

Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção transversal. Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem a uma ação e à reação correspondente.
Sobre os esforços internos em vigas com cargas transversais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O diagrama de esforço cortante (DEC) de uma viga, no ponto em que está submetida a uma carga vertical concentrada, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento.
( ) O diagrama de momento fletor (DMF) de uma viga, no ponto em que está submetida a um momento concentrado, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento, com valor distinto do momento concentrado, em seu ponto de aplicação.
( ) O momento em um determinado ponto P pode ser calculado se conhecermos a área do diagrama de esforços cortantes no trecho considerado.
( ) A presença de rótulas na estrutura faz com que os esforços horizontais e verticais sejam transferidos, mas não transferem os esforços de momento fletor, portanto, no nó rotulado o diagrama de momento fletor é necessariamente zero.
A V - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.

Para o traçado do diagrama, não se faz necessário apenas o valor do esforço no ponto calculado, mas também o sentido deles. Nesse aspecto, deve-se tomar alguns cuidados no momento da construção dos gráficos.
Sobre esses cuidados, assinale a alternativa CORRETA:
A A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo, deve-se desenhar a curva abaixo da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for positivo, desenha-se a curva acima da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para baixo e quando negativa deve ser traçada para cima da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.
B A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento positivo, deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for negativo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser traçada para baixo da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.
C A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo, deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for positivo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante não segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser traçada para baixo da viga. O esforço normal será negativo quando estiver tracionando a seção da viga, e será positivo quando ela estiver comprimindo a seção.
D A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo, deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e, quando o momento for positivo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser traçada para baixo da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.

Em uma estrutura de uma edificação residencial, localiza-se uma viga biapoiada, com 12,0 metros de vão entre eixo de apoios. A viga submetida a um carregamento vertical, devido à carga da laje, distribuído em toda a sua extensão, cujo valor é de Q = 30 KN.m.
O momento fletor no meio do vão, o qual, neste caso, também é o momento máximo, possui qual valor?
A 360 KN.m
B 540 KN.m
C 180 KN.m
D 1350 KN.m

O pórtico é definido como uma estrutura constituída por barras horizontais e verticais, a qual, normalmente, define um átrio amplo, com o tecto sustentado por colunas. Uma estrutura de pórtico pode eventualmente estar associada à cabos ou/e arcos.
Sobre as estruturas formadas por pórticos, cabos e arcos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nas extremidades dos cabos é necessário apoio de segundo grau.
( ) O momento fletor e o esforço cortante nos cabos não são nulos, estes não apresentam esforços de tração.
( ) A adição de rótula fornece duas equações a mais para o sistema.
( ) Como os arcos são rígidos, eles precisam resistir a momentos fletores e esforços cortantes.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - V.
d) F - V - F - V.

Para realizar o projeto de treliças (membros e nós) é necessário determinar a força desenvolvida em cada membro. Quando a treliça é submetida a um carregamento, precisamos seguir dois pressupostos, um deles é se os membros são unidos por pinos lisos.
A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Esta hipótese é geralmente satisfatória para estruturas aparafusadas ou soldadas, desde que as linhas de centro dos membros se unindo sejam concorrentes em um ponto determinado.
PORQUE
II- Uma vez que as ligações reais proporcionem alguma rigidez ao nó, faz com que surja uma tensão de tração, chamada de tensão secundária. Enquanto a tensão na treliça idealizada (ligadas por pinos) é chamada de tensão primária.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:1018278)
Peso da Avaliação 2,00
Prova 98853964
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
São vigas sobre diversos suportes, compostas com rótulas, de forma que seus trechos se tornem 
estaticamente determinados e possibilitem a determinação dos esforços através das equações de 
equilíbrio. Esse tipo de viga é muito aplicado em pontes e estruturas pré-fabricadas. Portanto, trata-se 
de vigas formadas pela associação de vigas simples isostáticas, em que algumas delas servem de 
apoio para as outras, tornando o conjunto estável.
De que tipo de viga estamos falando?
A Mancais.
B Treliçadas.
C Caixões.
D Gerber.
Os esforços que uma estrutura está submetida podem ser descritos através de expressões 
analíticas. Acerca da viga anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A viga é simétrica, desta forma, as reações de apoio possuem o mesmo valor e sentido.
( ) O esforço normal ao longo da viga é nulo, ou seja, em qualquer ponto N(x) = 0.
( ) A expressão analítica que representa o esforço cortante no tramo B-C é Q(x) = 210 - 21.x KN; 
considerando x=0 em B.
( ) A expressão analítica que representa o momento fletor no tramo B-C é M(x) = -21.x² + 210.x + 
420 KNm; considerando x=0 em B.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - V - F - V.
C V - F - V - V.
D
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
15/08/2025, 10:31 Avaliação II - Individual
about:blank 1/5
V - F - V - F.
São estruturas que podem ser utilizadas para reduzir os momentos fletores em estruturas que possuem 
vãos muito grandes. Sua atuação na estrutura é a inversa de um cabo, ou seja, ele recebe a sua carga 
fundamentalmente em compressão. Ao contrário dos cabos, eles são rígidos, portanto, necessitam 
resistir aos momentos fletores e esforços cortantes que agem na estrutura carregada.
Qual é esse tipo de estrutura?
A Treliças.
B Gerber.
C Arcos.
D Pórticos.
Os cabos são estruturas flexíveis, lineares e capazes de resistir apenas aos esforços de tração, 
sem apresentar resistência aos demais esforços. Sobre a estrutura anexa, formadas por cabos, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As reações de apoio verticais da estrutura são iguais e com o mesmo sentido, ou seja, VA = VB.
( ) A barra A-B encontra-se tracionada, ou seja, as setas que representam as reações HA e HB na 
figura, apresentam sentido contrário.
( ) A reação de apoio VA possui valor de 10 KN.
( ) A reação de apoio HA possui valor absoluto de 6,4 KN.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - V - F - F.
C F - V - V - V.
D V - V - F - V.
3
4
15/08/2025, 10:31 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
Tanto podem ser calculadas pelo método das equações como pelo método direto. O cálculo delas pode 
ser executado sobre toda a estrutura ou desmembrando-a em partes. Observe-se que a rótula é um 
ponto de transmissão de cargas verticais e horizontais não transmitindo momento, logo, o momento 
nas rótulas deve ser nulo. Quando executamos os diagramas pelo método direto, a rótula pode servir 
como uma referência para a confirmação da correção dos cálculos.
De que tipo de viga estamos falando?
A Caixão.
B Aporticadas.
C Esbeltas.
D Gerber.
Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma 
estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção transversal. Os esforços internos 
correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem a uma 
ação e à reação correspondente. Sobre os esforços internos em vigas com cargas transversais, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O diagrama de esforço cortante (DEC) de uma viga, no ponto em que está submetida a uma 
carga vertical concentrada, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento.
( ) O diagrama de momento fletor (DMF) de uma viga, no ponto em que está submetida a um 
momento concentrado, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento, com valor distinto do 
momento concentrado, em seu ponto de aplicação.
( ) O momento em um determinado ponto P pode ser calculado se conhecermos a área do diagrama 
de esforços cortantes no trecho considerado.
( ) A presença de rótulas na estrutura faz com que os esforços horizontais e verticais sejam 
transferidos, mas não transferem os esforços de momento fletor, portanto, no nó rotulado o diagrama 
de momento fletor é necessariamente zero.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D V - V - F - V.
Para o traçado do diagrama, não se faz necessário apenas o valor do esforço no ponto calculado, mas 
também o sentido deles. Nesse aspecto, deve-se tomar alguns cuidados no momento da construção 
dos gráficos.
Sobre esses cuidados, assinale a alternativa CORRETA:
5
6
7
15/08/2025, 10:31 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
A
A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo,
deve-se desenhar a curva abaixo da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e,
quando o momento for positivo, desenha-se a curva acima da viga (quando as fibras tracionadas
serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da
viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para baixo e quando negativa deve ser
traçada para cima da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da
viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.
B
A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento positivo,
deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e,
quando o momento for negativo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas
serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da
viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser
traçada para baixo da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da
viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.
C
A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo,
deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e,
quando o momento for positivo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas
serão as inferiores). A cortante não segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento
da viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser
traçada para baixo da viga. O esforço normal será negativo quando estiver tracionando a seção da
viga, e será positivo quando ela estiver comprimindo a seção.
D
A convenção adotada pelos engenheiros calculistas é que, para valores de momento negativo,
deve-se desenhar a curva acima da linha da viga (tracionando as fibras superiores da viga), e,
quando o momento for positivo, desenha-se a curva abaixo da viga (quando as fibras tracionadas
serão as inferiores). A cortante segue o sentido da reação de apoio que causa o cisalhamento da
viga, portanto, quando positiva, ela deverá ser traçada para cima e quando negativa deve ser
traçada para baixo da viga. O esforço normal será positivo quando estiver tracionando a seção da
viga, e será negativo quando ela estiver comprimindo a seção.
Em uma estrutura de uma edificação residencial, localiza-se uma viga biapoiada, com 12,0 
metros de vão entre eixo de apoios. A viga submetida a um carregamento vertical, devido à carga da 
laje, distribuído em toda a sua extensão, cujo valor é de Q = 30 KN.m. O momento fletor no meio do 
vão, o qual, neste caso, também é o momento máximo, possui qual valor?
A 540 KN.m
B 360 KN.m
C 180 KN.m
D 1350 KN.m
O pórtico é definidocomo uma estrutura constituída por barras horizontais e verticais, a qual, 
normalmente, define um átrio amplo, com o tecto sustentado por colunas. Uma estrutura de pórtico 
pode eventualmente estar associada à cabos ou/e arcos. Sobre as estruturas formadas por pórticos, 
cabos e arcos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nas extremidades dos cabos é necessário apoio de segundo grau.
( ) O momento fletor e o esforço cortante nos cabos não são nulos, estes não apresentam esforços de 
tração.
8
9
15/08/2025, 10:31 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
( ) A adição de rótula fornece duas equações a mais para o sistema.
( ) Como os arcos são rígidos, eles precisam resistir a momentos fletores e esforços cortantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.engenhariacivil.com/dicionario/portico. Acesso em: 24 set. 2019.
A V - F - F - V.
B F - V - V - V.
C V - F - V - F.
D F - V - F - V.
Para realizar o projeto de treliças (membros e nós) é necessário determinar a força desenvolvida em 
cada membro. Quando a treliça é submetida a um carregamento, precisamos seguir dois pressupostos, 
um deles é se os membros são unidos por pinos lisos. A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas:
I- Esta hipótese é geralmente satisfatória para estruturas aparafusadas ou soldadas, desde que as linhas 
de centro dos membros se unindo sejam concorrentes em um ponto determinado.
PORQUE
II- Uma vez que as ligações reais proporcionem alguma rigidez ao nó, faz com que surja uma tensão 
de tração, chamada de tensão secundária. Enquanto a tensão na treliça idealizada (ligadas por pinos) é 
chamada de tensão primária.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da
asserção I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II não é uma justificativa correta da
asserção I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.
10
Imprimir
15/08/2025, 10:31 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5

Mais conteúdos dessa disciplina