Resumo Prótese Parcial Removível
46 pág.

Resumo Prótese Parcial Removível


DisciplinaProtese Parcial Removivel540 materiais7.426 seguidores
Pré-visualização8 páginas
Resumo Prótese Parcial Removível " Delineador "
Delineador:
O delineador  é o principal instrumento usado para podermos elaborar um plano com bases científicas e obtermos uma PPR que respeite os princípios biomecânicos.
Conceito de delineamento em ppr:  procedimento utilizado para estudar o paralelismo ou sua falta entre as superfícies dentais, os dentes entre si, os dentes ao rebordo ósseo a ser utilizado como suporte.
O Delineador:   é o instrumento necessário para selecionar a melhor trajetória de inserção de determinado caso clinico.
obs: Trajetória de inserção é o caminho que a PPR executa desde o primeiro contato de suas partes rígidas com os dentes de suporte até sua posição de assentamento final.
Componentes de um delineador:
Haste vertical móvel \u2013 Platina \u2013 Pontas acessórias.
Haste vertical móvel: possui mandril na sua extremidade inferior onde são fixados as pontas acessórias.
- É perpendicular a base horizontal fixa e representa a trajetória de inserção.
- Realiza movimentos para cima e para baixo.
Platina: Onde o modelo é fixado para determinar a trajetória de inserção.
Possui uma junta universal que permite que o modelo seja inclinado livremente nos sentidos ântero-posterior e látero lateral.
Pontas acessórias: 
Analisadora -> porta grafite -> calibradores -> Fava para recorte (ordem da técnica)
*Analisadoras: cilíndricas, são a continuação do paralelismo determinado pela haste móvel.
*Porta grafite: substituem a ponta analisadora com o mesmo grau de paralelismo, permitindo determinar o equador protético.
*Calibradores (0,25 mm 0,50 mm 0,75 mm) : Determinação do grau de retenção e no posicionamento correto do terminal retentivo do braço do retentor direto.
* Facas para recorte: Utilizadas no planejamento dos planos guia.
Principios matemáticos dos Delineadores:
\u201c As linhas perpendiculares a um mesmo plano são paralelas entre si.\u201d 
A aplicação do principio matemático com o uso do delineador é podermos medir o quão paralelo são as superfícies dentais e os detalhes anatômicos (rebordo alveolar) de interesse protético, entre si.
EX: OVO.
ex: qualquer área do ovo, só é retentiva ou expulsiva de acordo com o grau de inclinação que o ovo tem na platina.
O equador dentário delimita as áreas expulsivas das retentivas.
Relembrando: trajetória de inserção é o caminho que a PPR executa desde o primeiro contato de suas partes rígidas com os dentes de suporte até sua posição de assentamento final.
FUNÇÃO DOS DELINEADORES:
- Determinar trajetória de inserção.
- Localizar interferências. (analisadora)
- Determinar e localizar necessidade de planos guias.
- Indicação e localização dos terminais retentivo (ponta calibradora.)
- Localização das áreas de alívio.
- Posicionamento de encaixes de precisão e semiprecisão.
Conceitua delineamento: 
R: procedimento utilizado para estudar o paralelismo ou sua falta entre as superfícies dentais, os dentes entre si,  os dentes ao rebordo ósseo a ser utilizado como suporte.
DELINEADOR
É o instrumento mais utilizado para planejar uma PPR ( é através dele que se planeja onde colocar o grampo de retenção, por exemplo, para que a prótese não fique saindo). Alem disso, o delineador auxilia também nas chamadas trajetórias de inserção e remoção da PPR que devem ser respeitadas.
O delineador é um instrumento utilizado para determinar o paralelismo relativo entre duas ou mais superfícies dos dentes, ou outras partes de um modelo de um arco dental (se não há esse paralelismo dificulta o assentamento da prótese ou causa tracionamento das estruturas de suporte). É o principal instrumento usado para elaborar o planejamento da futura PPR, com base científica, respeitando os princípios biomecânicos.
Quando não se usa o delineador, a tendência é os preparos ficarem expulsivos ou retentivos, deixando ângulos mortos entre a ppr e os
dentes fazendo com que perdamos muito em mecânica. 
Funções \u2013 situações que merecem ser analisadas:
Cada dente do arco possui uma anatomia própria (todo dente possui uma linha equatorial que determina a área mais convexa; caso o dente esteja inclinado, essa convexidade terá outra anatomia; com o delineador busca a essa linha equatorial \u2013 equador protético \u2013 para ver onde está a área de retenção do dente);
As diferentes superfícies do mesmo dente não são paralelas entre si (há convexidade na região proximal, logo, se não há elemento entre um dente e outro as paredes não serão paralelas);
Os longos eixos dos dentes no arco não são paralelos entre si, e essas modificações na angulação e inclinação do dente são intensificadas quando um dente perdido não é substituído (existe uma inclinação na arcada).
A PPR é planejada para recuperar espaços e não forçar os dentes vizinhos; se trata de um aparelho predominantemente rígido, e esse aparelho rígido deverá entrar em contato íntimo com estruturas dentárias também rígidas (a região de mucosa deve ser aliviada e a área de retenção deve receber um grampo de retenção); forças laterais impostas sobre os dentes, sob forma de torque, poderão ultrapassar o limite de tolerância fisiológica dos tecidos de sustentação destes dentes.
 
Funções:
Definir trajetória de inserção;
Representar graficamente no modelo o equador protético;
Localizar interferências;
Equilibrar as retenções;
Indicar e localizar a posição dos terminais retentivos;
Determinar e realizar planos guias;
Localizar e realizar alívios.
Equador protético \u2013 é a linha imaginária que divide área retentiva de área expulsiva, é a linha de maior convexidade dos dentes (acima dessa linha = expulsiva / abaixo dessa linha = retentiva). É determinada pelo grafite no delineador.
Trajetória de inserção \u2013 é o trajeto que a PPR vai fazer desde o primeiro contato com a superfície dentária até a posição de assentamento final.
Delinear \u2013 representar graficamente no modelo de estudo o equador protético. É importante para saber em qual área deve ficar o grampo de retenção. Há o equador anatômico e o equador protético (o anatômico é quando, com o dente na mão, analisa a área de maior convexidade); lembrar que quando o dente está na boca há inclinações que devem ser analisadas.
Localizar áreas de interferência \u2013 interferências de superfícies dentarias, rebordo residual (exostoses ou retenções ósseas e/ou mucosas); o paciente tem que ser avaliado para ver se precisa de alguma cirurgia para corrigir as interferencias; o técnico avalia o modelo e, com o auxílio dos instrumentos do delineador, verifica se há alguma área que pode interferir na futura prótese.
Equilibrar retenções \u2013 a trajetória de inserção mais favorável também deve considerar a quantidade de retenção existente em cada dente suporte.
Indicar e localizar a posição dos terminais retentivos \u2013 se o equador protético estiver próximo a cervical é indicativo de pouca retenção; retentores são elementos da PPR que tem como principal função impedir que a PPR se desloque de sua posição de assentamento final. O disco calibrador do delineador é que identifica onde está a área de retenção. Se a haste não toca no dente significa que não foi encontrada retenção.
Determinar e realizar planos guias \u2013 planos guias são superfícies dentarias que entrarão em contato com as partes rígidas da PPR durante a trajetória de inserção e devem ser paralelas entre si; alguns dentes já tem essas superfícies paralelas, então não precisa desgastar e criar os planos guias (realizar desgaste com a ponta do delineador para tornar as superfícies paralelas entre si).
Localizar e realizar alívios \u2013 fase laboratorial = modelo de trabalho enviado para confecção de armação metálica.
Elementos constituintes:
Delineador propriamente dito: haste horizontal ou transversal móvel, haste vertical fixa, haste vertical móvel (movimenta junto com haste horizontal), base ou plataforma e mandril (inferiormente na haste vertical móvel, onde serão adaptados os acessórios).
Platina ou mesa reclinável \u2013 mesa porta modelos e garras (o modelo deve ser reto e recortado
Alef
Alef fez um comentário
Você pode me enviar esse material por email? Meu email é alefgalvao@gmail.com
0 aprovações
Ludmilla
Ludmilla fez um comentário
muito bom mesmo mas precisamos das referências urgentemente !!! para poder debater isso de verdade muito obrigado !
1 aprovações
Thiago
Thiago fez um comentário
Como faz para baixar?
0 aprovações
Gabriela
Gabriela fez um comentário
Qual é o autor?
1 aprovações
Raissa
Raissa fez um comentário
Otimo
3 aprovações
Carregar mais