Buscar

Resumo sobre a Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vitor Avancini Cabral
Roteiro para elaboração de uma resenha
Basicamente separamos as resenhas em três partes, que são: introdução, desenvolvimento e crítica, cada uma delas com suas finalidades e propósitos, que dão corpo e senso no texto em sua forma final.
Na introdução devemos aguçar o interesse do leitor, resenhando sobre qual será o tema exibindo as origens do texto. É recomendado ocupar entre 10% e 20% deste texto.
O desenvolvimento tem como principal objetivo resumir a obra e expor as ideias do autor. Devemos ocupar um total de 60% a 70% da resenha.
Já a crítica deve conter informações sobre a apreciação da obra, seja ela negativa ou positiva e também fazer sugestões ao autor ou editor da obra. Deve haver 20% ou 30% no total da resenha.
Além dessas três partes, devemos também ficar atentos às generalidades como o título, referenciação da obra, ser direto na resenha, citações formais e folha-de-rosto bem disposta.
Como Elaborar uma resenha
Existem dois tipos de resenha, a de resumo e a de crítica, a primeira tem a função de fazer um resumo sobre uma obra, sem fazer julgamento e/ou crítica, já a resenha-crítica além de fazer um resumo deve conter em seu corpo uma opinião, fazendo uma avaliação geral desta obra, ressaltando seus pontos positivos e negativos.
Como a resenha é uma crítica o resenhista deve ter conhecimentos na área, já que ele avalia e julga a obra. A resenha tem a finalidade de divulgar uma obra, portanto ela é efêmera e divulgada em jornais e revistas.
O tamanho da resenha depende do meio na qual ela será publicada, ela é feita de forma bem sucinta quando em revistas, mas de uma forma mais ampla quando usada em cursos superiores.
A referência bibliográfica deverá conter: nome do autor, título da obra, nome da editora, data da publicação, lugar da publicação, número de páginas e o preço.
O resumo apresenta os pontos essenciais do texto, podendo agrupar em um ou vários blocos as ideias do objeto ou então seguindo pela ordem dos fatos ou capítulos.
A melhor forma de se iniciar a resenha é citando a obra ou fazendo um ou dois parágrafos relacionados com o conteúdo do texto.
A crítica é elaborada de acordo com a personalidade do autor da resenha, ele a faz de forma agressiva, respeitosa, moderada, ou seja, da forma que melhor lhe convier. Lembrando que o crítico poderá ser criticado em forma de resposta.

Outros materiais