Logo Passei Direto
Buscar

Estudo Transversal VI Complience

User badge image
mailson moda

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Estudo Transversal VI (17604) Avaliação disciplina on-line (Cod.:1018565) 
Prova 94406100 Período para responder 28/02/2025 - 04/07/2025
1- Acordos de Leniência são acordos com intenção de que o infrator auxilie nas investigações de crimes contra a ordem financeira. A Lei Anticorrupção também aborda situações em que Acordos de Leniência são permitidos. Sobre Pontos Fundamentais para a celebração do acordo, analise as sentenças a seguir:
I- A pessoa jurídica precisa ser a primeira a manifestar interesse em cooperar para a apuração de ato lesivo específico.
II- A pessoa jurídica pode dar sua colaboração verbal, sem precisar entregar elementos que comprovem a infração. 
III- A pessoa jurídica precisa ter cessado completamente seu envolvimento no ato lesivo a partir da data da proposta do acordo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças II e III estão corretas.
2- No nosso país, uma das maiores influências passou a existir após a criação da Lei 12.846/2013, dispositivo legal que trouxe diversas inovações para o cenário judiciário brasileiro e, consequentemente, para a forma como o Compliance passou a ser encarado pelas empresas. Com relação a essa Lei, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Responsabilidade Objetiva.
II- Abrangência.
III- Acordo de Leniência.
( || ) A Lei pode ser aplicada pela União, estados e municípios e tem competência inclusive sobre as empresas brasileiras atuando no exterior.
( ||| ) A empresa que decidir cooperar com as investigações pode conseguir uma redução das penalidades.
( | ) Empresas podem ser responsabilizadas em casos de corrupção, independentemente da comprovação de culpa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12846.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
A) II - I - III.
B) III - II - I.
C) I - III - II.
D) II - III - I.
3- Mitigar riscos de problemas futuros é um dos trabalhos do Compliance nas organizações. Isso porque até mesmo pequenos desvios podem acarretar consequências graves para o negócio. Segundo os controles internos, a Estrutura da Organização possui quatro categorias de objetivos. De acordo com essa informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Segurança.
II- Operacional.
III- Divulgação.
IV- Conformidade.
( II ) Relaciona-se à eficácia e à eficiência das operações da empresa, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional.
( III ) Relaciona-se à disseminação de informações financeiras e não financeiras, tanto internas quanto externas.
( I ) Relaciona-se aos processos operacionais, de divulgação e de conformidade, promovendo a avaliação contínua de riscos e sua gestão.
( IV ) Relaciona-se ao cumprimento de leis, normas e regulamentações às quais a organização está sujeita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - III - I - IV.
B) IV - I - III - II.
C) III - II - IV - I.
D) I - IV - II - III.
4- Durante os estudos da disciplina, aprendemos vários conceitos sobre Compliance. Os estudiosos foram além, estipulando uma diferenciação entre "ser" e "estar" em consonância com o Compliance.
 Sobre o assunto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conhecer as normas da organização e seguir os procedimentos recomendados.
II- Conformidade com leis e regulamentos internos e externos.
III- Cultura a ser colocada em prática pelas organizações empresariais.
( II ) Estar em Compliance.
( I ) Ser Compliance.
( III ) Compliance.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III.
B) II - III - I.
C) II - I - III.
D) III - I - II.
5- Nas Disposições Finais da Lei Anticorrupção (LAC), fica criado o Cadastro Nacional de Empresas Punidas - CNEP, no âmbito do Poder Executivo federal. A função do CNEP é publicar as sanções aplicadas pelos órgãos ou entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas de governo. Sobre o CNEP, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12846.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
A) Os órgãos enviam as informações ao CNEP se acharem pertinente, podendo optar por manter controle particular das sanções.
B) Se um Acordo de Leniência tiver sido celebrado, porém a pessoa jurídica não cumprir os termos do acordo, não há que se repassar essa informação ao CNEP, uma vez que não afeta diretamente a sanção do ato lesivo.
C) Caso após informar sanção ao CNEP as autoridades competentes celebrem um Acordo de Leniência, é sua obrigação atualizar a informação junto ao CNEP, mesmo que possa afetar as investigações.
D) Deverão constar no CNEP as seguintes informações obrigatórias: a razão social e CNPJ, o tipo de sanção e sua data de aplicação, dentre outros.
6- Quando se pensa em Compliance dentro das organizações, pode vir à mente a responsabilidade dos gestores e diretores, mas na verdade o Compliance precisa envolver todos os funcionários. Com isso, o foco no trabalho ético abrange todos os indivíduos, apesar de os subordinados se guiarem pelo exemplo vindo de seus superiores. 
Sobre as principais responsabilidades da alta direção das instituições, analise as sentenças a seguir:
I- Analisar e desenvolver um Sistema de Controles Internos adequado ao Risco de seus Negócios.
II- Manter atas de reuniões semanais com possíveis suspeitas de atos lesivos e as providências para evitá-los.
III- Designar Oficiais de Compliance devendo provê-los de uma adequada estrutura administrativa de apoio.
IV- Estruturar o Compliance de forma independente e autônoma das demais áreas da instituição.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
7- O gestor de uma empresa quer implantar políticas de Compliance em sua instituição. Há algumas legislações que abrangem o tema, porém o arcabouço teórico existente é amplo, e vários estudiosos elaboraram definições sobre o assunto. Buscando conceituações para embasar sua estruturação, o gestor encontrou algumas informações. 
Sobre a definição de Compliance, analise as sentenças a seguir:
I- Ações de acordo com uma regra definida.
II- Execução do necessário para o sucesso empresarial, sem considerar a ética profissional.
III- Realização do que lhe foi imposto, com integridade.
IV- Conjunto de mecanismos e procedimentos voltados à proteção da integridade e da ética da empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
8- A pessoa jurídica Atacado Veloz foi acusada de ato lesivo contra a administração pública. O gestor estava tranquilo quanto à situação, pois acreditava que não poderia ser responsabilizado pessoalmente nesse caso. 
Sobre essa situação, analise as afirmativas a seguir:
I- A responsabilização da pessoa jurídica não exclui a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores ou de qualquer pessoa natural, autora, coautora ou partícipe do ato ilícito.
II- A pessoa jurídica será responsabilizada proporcionalmente à responsabilização individual das pessoas naturais envolvidas no ato lesivo.
III- Os dirigentes ou administradores somente serão responsabilizados por atos ilícitos na medida da sua culpabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e III estão corretas.
B) As afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
9- A história da utilização do Compliance, assim como sua evolução, passara por diversas fases diferentes, cada uma delas motivada por fatores específicos. Quando se trata dos termos jurídicos do Compliance no Brasil, a maior evolução ocorreu com a promulgação de qual lei?A) Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
B) Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil).
C) Lei 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor).
D) Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção Empresarial).
10- A empresa Aliança, apesar de possuir políticas de Compliance estruturadas, incorreu em processo administrativo decorrente de ato lesivo. Porém, contratou um advogado especializado, pois foram acusados de ato lesivo contra o patrimônio público estrangeiro. Tratando desse processo de responsabilização, assinale a alternativa CORRETA:
A) A tratativa de responsabilização é definida por jurisprudência, logo, segue o estipulado pela vontade do juiz que atender o caso.
B) Como a empresa é brasileira, somente podem ser acusados de atos lesivos de situações lesivas ao patrimônio nacional.
C) Atos lesivos à administração pública estrangeira também são cabíveis de responsabilização.
D) As empresas brasileiras podem ser responsabilizadas por atos lesivos à administração pública estrangeira, desde que tenham ao menos uma filial no exterior.

Mais conteúdos dessa disciplina