Buscar

Avaliação de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0489_AV1_6 » GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 11102)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Prevenção à Poluição è qualquer prática, técnica ou tecnologia que promova a redução ou a eliminação de resíduos e/ou poluentes na fonte geradora, e a otimização do uso dos vários recursos disponíveis, reduzindo no máximo possível o risco global à saúde humana e os impactos oriundos de uma atividade, processo e/ou produto. Qual dos itens abaixo representa uma medida de Prevenção a Poluição:
		
	
	Envio dos resíduos perigosos gerados para o Aterro Classe I
	
	Uso de inertização como forma de tratamento do resíduos gerado
	
	Reciclagem fora do processo industrial
	 
	Melhoria dos processos operacionais para evitar -se consumo de insumos de forma ineficaz
	 
	Qualquer forma de controle de poluição
	
	
	 2a Questão (Cód.: 86573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Características edáficas são aquelas relacionadas a um componente do meio físico. Marque a alternativa que indica este componente
		
	
	Rochas
	 
	Solos
	
	Águas
	
	Ar
	
	Clima
	
	
	 3a Questão (Cód.: 16991)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base nas sentenças abaixo, assinale a alternativa correta: I-Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. II-O desenvolvimento sustentável sugere a qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
		
	 
	A sentença II é conseqüência da sentença I
	
	A sentença I é verdadeira e a II é falsa.
	
	A sentença I é conseqüência da sentença II
	 
	A sentença II é verdadeira e a I é falsa
	
	As duas sentenças são falsas
	
	
	 4a Questão (Cód.: 86569)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao licenciamento ambiental, marque a alternativa correta.
		
	
	Para a concessão de licença prévia geralmente é desnecessária a prévia aprovação, por parte dos órgãos ambientais, de instrumentos de avaliação de impacto ambiental
	
	É desnecessária a concessão de licença prévia para a implantação e operação de aeroportos.
	
	A licença de operação pode ser concedida antes da concessão da licença de instalação no caso de empreendimentos relacionados ao sistema único de saúde.
	
	Para a concessão da licença de instalação é desnecessária a prévia publicação, no diário oficial (federal, estadual ou distrital) e em periódico de grande circulação, do recebimento da licença prévia e do pedido da licença de instalação.
	 
	O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de MeioAmbiente, Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 11087)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As atividades industriais, são as que mais geram resíduos perigosos para o meio ambiente, mais notadamente as indústrias químicas (de produtos orgânicos ou inorgânicos), de refinação de petróleo, de metais não ferrosos, processamento e beneficiamento de couro, papel e celulose, galvanoplastia, siderurgia e metalurgia, abatedouros, decapagem, pintura além de resíduos hospitalares. Qual dos resíduos citados abaixo não são gerados por estes processos produtivos:
		
	 
	resíduos da construção como sobras de blocos de alvenaria e de piso cerâmicos
	
	Compostos organo-halogenados como o DDT. PCB e p CFC
	
	Compostos de cloro como dioxinas e furanos
	
	Hidrocarbonetos aromáticos como o tolueno e o xileno
	
	Metais pesados como o mercúrio, cádmio, chumbo e o cromo
	
	
	 6a Questão (Cód.: 86572)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa que NÃO contempla um procedimento metodológico utilizado na elaboração de um instrumento de avaliação de impacto ambiental
		
	 
	Sensibilização ambiental.
	
	Prognóstico ambiental.
	
	Listagem de impactos ambientais.
	
	Rede de interações
	 
	Diagnóstico da fauna e flora
	
	
	 7a Questão (Cód.: 17022)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os resíduos podem ser classificados como:
		
	
	Somente sólidos
	
	Sólidos e líquidos
	
	Somente líquidos
	
	Líquidos e gasosos
	 
	Sólidos,líquidos e gasosos
	
	
	 8a Questão (Cód.: 8969)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponha que uma determinada indústria tenha como plano, implantar alguma técnica visando minimizar os impactos ambientais e ao mesmo tempo, fazer com que seu produto seja identificado  e reconhecido pelos consumidores como um produto ambientalmente correto. Você, como Gestor Ambiental, o que sugeriria.
		
	 
	Sugeriria a implantação do uso de rótulos e declarações ambientais, pois os consumidores acreditam na importância do selo ambiental como algo que contribui para agregar informações verdadeiras e confiáveis, principalmente se este selo for certificado por entidade externa ao produtor.
	
	Sugeriria a adoção do Programa de Produção Limpa, desenvolvida pelo Greenpeace, pois os consumidores teriam a garantia de estarem consumindo produto atóxico, durável, fácil de desmontar e remontar e que no seu processo de fabricação utilizou de forma eficiente os recursos naturais.
	
	Sugeriria a implementação do gerenciamento de Resíduos Classe I – Resíduos Perigosos, com base na NBR 10004. Dessa forma os consumidores saberiam que todos os resíduos sólidos perigosos, gerados pela empresa, são destinados de maneira adequada por meio de técnicas de co-processamento ou incineração.
	
	Sugeriria a adoção das metas estabelecidas pelo protocolo de Kyoto, pois dessa forma os consumidores saberiam que a empresa está preocupada e tem controle com a emissão dos gases de efeito estufa, como por exemplo o CO2, durante o processo de produção.
	
	Sugeriria a adoção de duas estratégias simultâneas: a implementação do Programa de Produção Mais Limpa, mesmo esta não sendo mais limpa que a Produção Limpa e a adoção do sistema de gerenciamento de todos os resíduos sólidos Classe I e II. Assim, os compradores poderiam reconhecer o real valor agregado ao produto adquirido, do ponto de vista ambiental.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 10877)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1986, a Portaria GM 0013 foi substituída pela Resolução nº 20 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabeleceu uma nova classificação para as águas doces, salinas e salobras do território nacional. Foram estabelecidas nove classes, segundo os usos preponderantes a que as águas se destinam. Com relação a essa nova classificação podemos afirmar que:
		
	
	A classe especial, de águas doces, se destina ao abastecimento doméstico somente após tratamento convencional.
	 
	As classes 1 e 2, de águas doces, podem ser destinadas a irrigação de hortaliças e plantas frutíferas.
	
	As águas salobras, classes 3 e 4, podem ser destinadas a dessedentação de animais após tratamento primário ou convencional.
	
	A classe de águas nº 9 recebe essa classificação em função de seu estado poluído devido ao uso em atividades industriais.
	
	Qualquer classe de água, seja doce, salina ou salobra, pode ser utilizada para criação natural de espécies destinadas à alimentação humana.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 12123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Relacione as afirmativas abaixo. a. Uma garrafa de vidro leva cinco mil anos para se decompor e isso é um bom exemplo de obsolescência programada. b. A Lei de crimes ambientais proibe a caça e comércio de animais silvestres em unidades de conservação,mas abre uma exceção aos povos indígenas por reconhecer seus direitos sobre as terras, por estarem aqui mesmo antes dos colonizadores europeus. c. O sistema de gestão integrada incorpora informações do sistema único de saúde com os de gestão da empresa acelerandoos processos de fiscalização e pagamento de impostos. d. Enquanto em países desenvolvidos a população das cidades diminui devido a baixa taxa de natalidade, nos países em desenvolvimento se observa o fenômeno de aparecimento das megacidades que crescem descontroladamente sem oferecer qualidade de vida adequada para a maiorida da população. e. Um sistema ecoeficiente é aquele que consegue produzir seu produto, ou serviço, em maior quantidade, com melhor qualidade e com menores resíduos, mesmo que o custo seja mais elevado.
		
	
	Todas as alternativas estão erradas
	
	As alternativas A e E estão certas
	 
	Quatro alternativas estão erradas
	 
	Todas as alternativas estão certas
	
	As alternativas A, D e E estão certas

Outros materiais