Buscar

TEORIA DE TODOS OS CAP+ìTULOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cap 7
O que é um acionamento elétrico? Sistema capaz de transformar energia elétrica em energia mecânica, produzir trabalho e manter controle sobre tal processo de conversão. Este sistema compreende o motor elétrico e seu e seu equipamento de comando, os órgãos mecânicos que transmitem a energia do motor para a máquina acionada e a própria máquina acionada.
Quando ocorre estabilidade de funcionamento num motor elétrico? Ocorre quando o conjugado motor é igual ao conjugado da carga (conj. resistente). É o ponto onde o sistema deve operar. 
Explique o que é conjugado de aceleração. É a diferença entre o conjugado motor e todos os conjugados resistentes( atrito do motor, da máquina acionada e tb o conjugado referente a soma de todas as inércias).
Cite 2 desvantagens de quando se usa tensão reduzida na partida de motores elétricos de indução. Aumento do tempo de aceleração do motor; Impossibilidade de partida com altas inércias
Explique como se obtém a curva de corrente-tempo de um motor elétrico quando se dispõe das curvas de conjugado de aceleração e de corrente em função da velocidade. Dividi-se a curva de conj. de aceleração x velocidade em intervalos linearizáveis e obtendo, para cada intervalo, o valor médio da corrente na curva de corrente x velocidade, com os valores de tempo correspondentes a cada intervalo, pode-se então traçar a curva corrente-tempo.
�
�
Cap 8
Qual o objetivo de se reduzir a corrente de partida de um motor elétrico? Limita-se a corrente na linha de alimentação para evitar distúrbios na rede de alimentação e aumento da demanda de energia elétrica. 
Cite pelo menos 2 vantagens e 2 desvantagens da partida estrela-triângulo em relação à chave compensadora. Vantagens: Redução do Pico de corrente de Partida.
Desvantagens: Durante a comutação de estrela pra triângulo, pode haver um desligamento momentâneo do estator da rede, podendo levar a surtos transitórios de corrente muito intensos.
Qual é o principal inconveniente que ocorre na partida com resistores primários? É a perda de energia que ocorre nos próprios resistores.
Qual a função das resistências colocadas em paralelo com os enrolamentos estatóricos do motor na partida estrela-triângulo? Elas evitam que a corrente do estator se anule durante a comutação evitando surtos transitórios de corrente e o correspondente pico de conjugado, enquanto a comutação estrela-triângulo não for completada.
Qual o procedimento para se determinar as resistências de partida de um motor de anéis deslizantes pelo método gráfico? Tendo-se calculado os valores dos escorregamentos Smáx e Smín, são traçados no gráfico os segmentos OA e OB, em seguida toma-se um ponto P qualquer no eixo vertical e traçam-se os segmentos PA e PB do ponto A traça-se o segmento AC e em seguida... CD que é proporcional ao primeiro setor (β1)...repete-se esse procedimento até a intersecção do segmento PA com a reta vertical que corresponde ao valor Rr.
�
�
Qual o objetivo de se utilizar embreagens na partida dos motores elétricos? É permitir que durante a aceleração de motores assíncronos a partida se dê praticamente em vazio, assim, as altas correntes que caracterizam a partida desses motores têm uma duração mínima, com evidentes vantagens para alinha de alimentação e para o motor.
Qual é a técnica utilizada no controle discreto de velocidade de motores de indução e síncrono? É a de variar o número de pares de pólos.
Cite as técnicas utilizadas para o controle de velocidade dos motores de corrente alternada. Freqüência ajustável, Tensão ajustável, Reostato rotórico, Recuperação de energia. 
Porque não é conveniente utilizar-se a variação da tensão elétrica de alimentação para controlar a velocidade dos motores de corrente alternada? Porque a regulação de velocidade abaixo da velocidade nominal significa o surgimento de consideráveis perdas.
Qual é o princípio básico da técnica de recuperação de energia utilizada em motores de rotor de anéis deslizantes?
É a utilização de um sistema de controle tiristorizado que consiste em um retificador e um inversor. A tensão rotórica, ao invés de alimentar uma resistência, é retificada para obtenção de uma tensão contínua cuja grandeza é diretamente proporcional ao escorregamento; um inversor tiristorizado devolve a potência rotórica à fonte de alimentação. 
�
Por que não é vantajoso utilizar-se variação de velocidades em motores de anéis deslizantes com resistências elétricas inseridas em série com o circuito do rotor?
Qual é o método de partida que além de reduzir a corrente de partida do motor permite que o conjugado de partida seja igual ao conjugado máximo do motor?
�
Cap 9
Quais são as grandezas consideradas pela norma para definir os diversos regimes de serviço? Comportamento da carga solicitada, perdas elétricas e a temperatura da máquina (qdo esta é um motor de indução). 
O que diferencia os diversos tipos de regime de serviço? Variação da carga com o tempo, paradas e frenagens elétricas.
Qual a diferença entre o regime de serviço de tempo limitado e o regime intermitente? No Regime de tempo limitado (S2) o motor funciona durante um curto período de tempo e só volta a funcionar depois que atinge a temperatura ambiente. No Regime Intermitente (S3) o motor não funciona durante os períodos de tempo em que não há solicitação de carga e os intervalos de tempo entre as solicitações não são suficientes para que o motor retorne à temperatura ambiente.
Para o regime de serviço “S8”, explique o que está acontecendo com a velocidade e a carga (conjugado) em cada intervalo de tempo dentro do ciclo. NO 1° intervalo de tempo (td), que corresponde à partida, tem-se uma carga elevada e uma aceleração da velocidade do motor. Em seguida, já com o motor em regime (tn1) tanto a carga como a velocidade apresentam valores constantes, até que ocorre a 1ª frenagem (tf1) onde o motor é submetido a uma carga contrária e há uma queda em sua velocidade logo após o motor entra novamente em regime (tn2) com carga e velocidade cte porém menores com relação aos valores do 1° regime (tn1) , ocorre mais uma frenagem (tf2) com o mesmo efeito da 1ª e então o motor entra no último regime do ciclo (tn3) com carga e velocidades menores que os valores correspondentes ao (tn2), fechando o ciclo que reinicia com outra partida.
�
�
Explique o que significa a potência disponível dada pela eq. (9.6). É a potência que o motor tem para acionar a carga, levando em conta as partidas, frenagem e reversões que ocorrem em seu regime de serviço por hora. 
Qual é o tipo de manobra que torna o regime de serviço mais severo para o motor elétrico? Explique. É a reversão, pois do ponto de vista térmico uma reversão elétrica é equivalente a quatro partidas.
Explique o que significa a constante de tempo de aquecimento do motor. É o tempo que o motor leva para atingir 62,3% da sua temperatura final.
Defina sobrecarga térmica e sobrecarga mecânica.Explique o que significa a constante de tempo de aquecimento do motor. Sobrecarga térmica ocorre quando o motor sofre um super aquecimento seja devido a um serviço inadequado ou seja devido a um sistema de refrigeração ineficaz. Sobrecarga mecânica ocorre quando a carga solicitada ao motor é maior do que a carga prevista para esse mesmo motor em condições nominais, fazendo com que ele forneça uma potência superior a sua potência nominal, o que define se o motor suportará ou não trabalhar dessa maneira é o chamado fator de sobrecarga
Cap 10
Porque os motores fabricados para regime de serviço contínuo não são adequados para regime de serviço de tempo limitado? Porque os motores destinados a funcionar em serviço contínuo, não admitem sobrecargas tão elevadas.
Porque é melhor utilizar a potência de entrada do motor quando se deseja fazer a seleção pela potência equivalente? Porque a potência do motor para acionar uma determinada máquina é direta, se a potência da máquina acionada é conhecida. Neste caso não é necessáriocomprovar o aquecimento ou sobrecarga do motor durante o funcionamento,pois, isto já foi previsto no seu projeto, para estas condições de serviço.
Quais as atitudes que devem ser tomadas para se aumentar o número de partidas por hora de um sistema de acionamento? É necessário utilizar motores que admitam maiores perdas usando enrolamentos que resistam à temperaturas mais elevadas ou um sistema de refrigeração mais eficiente.
Por que se deve considerar os fatores de deterioração da refrigeração nas partidas, frenagens e no repouso, para motores autoventilados? Por que os motores autoventilados, nas quais as condições de 
evacuação do calor em regime transitório são piores.
Quais as conseqüências do emprego de um motor com potência insuficiente? Perturbar o comportamento da máquina acionada, diminuir seu rendimento, provocar avarias e reduzir as vida útil do motor.
Em que parâmetros se baseia o cálculo do número admissível de manobras por hora? Baseia-se na temperatura média, depois de uma grande número de ciclos de trabalho e é igual à temperatura máxima admissível nestas condições, o motor estará totalmente utilizado, do ponto de vista de aquecimento. 
Por que as perdas na partida não são consideradas no critério de escolha quando se trata de acionamentos em regime permanente? Porque a partida ocorre com pouca freqüência, não influenciando seriamente no aquecimento no rotor.
Se um motor elétrico só é solicitado por pequenos intervalos de tempo, é necessário que a potência deste motor seja igual a potencia máxima solicitada pela carga? Explique. Não deve ser empregado o cálculo da potência do motor, pelos seguintes métodos nos casos a seguir:
Corrente Eq - Motores curto circuitados com ranhuras profundas ou de dupla gaiola, porque a impedância secundária varia muito com a partida e o freio.
Conjugado Eq – No caso em que o fluxo magnético não é constante (motores de CC série) ou nos motores em curto circuito em regime de freio.
Potência Eq – Nos casos em que a velocidade varia bastante com a carga durante o curso de funcionamento, sobretudo durante a partida e o freio.
Cap 12
Qual aprincipal diferença entre o circuito de comando da botoeira liga e da liga-desliga? Na liga, a botoeira só se mantèm fechada enquanto estiver pressionada, omotor será desligado quando a mesma for liberada, pois a bobina do contactor será desenergizada e os contatos principais do contactor serão abertos. Já no circuito com botoeira liga-desliga, o motor não será desligado se despressionarmos a botoeira liga, pois o contato auxiliar do contactor mantém a bobina energizada. O motor só será desligado se a botoeira desliga (normalmente fechada) for acionada. 
Como é feita a proteção por seccionamento automático da alimentação? Através de dispositivos (fusíveis e disjuntores) que ao detectar uma corrente de sobrecarga ou de curto-circuito atuam interrompendo a passagem desta corrente. No caso do fusível essa interrupção ocorre devido a fusão do elo-fusível e no disjuntor ela ocorre através dos disparadores que atuam seccionando parte do circuito.
O que são correntes de sobrecarga transitórias e não-transitória? Corrente de sobrecarga transitórias: São aquelas que ocorrem devido a partida dos equipamentos de utilização, elas não devem provocar a atuação dos dispositivos de proteção do circuito. (Correntes não-transitórias são provocadas por condições de funcionamento não previstas, como por exemplo inclusão de novos equipamentos ou um motor acionando carga superior a sua capacidade, estas correntes devem ser interrompidas em tempo mais ou menos breve, dependendo do seu valor.
Quais são os dispositivos utilizados na proteção contra curto-circuito e/ou sobrecarga? Fusíveis, disjuntores, relés bimetálicos de sobrecarga para contatores.
Como se processa a abertura de um fusível? Se dá pela fusão de uma parte especificamente projetada e dimensionada (do fusível) interrompendo a passagem da corrente, essa fusão ocorre quando a corrente excede um valor especificado durante um tempo determinado.
Como está relacionado o tempo de abertura de um fusível com a corrente que o atravessa? Quanto maior for o valor da corrente atravessando o fusível, menor será o tempo de abertura do mesmo.
Qual o dispositivo relacionado à manobra e proteção de circuitos elétricos? É o disjuntor.
Quais os dois princípios de operação de um disjuntor? Térmicos: a interrupção do circuito ocorre pela atuação de um disparador térmico que é constituído de um elemento bimetálico que quando atravessado por uma corrente de valor superior ao especificado, curva-se provocando o deslocamento da barra de disparo que secciona o circuito. (Magnéticos: o seccionamento do circuito se dá pela atuação de um disparador magnético que é constituído de uma bobina que quando atravessada por uma corrente superior a especificada magnetiza-se atraindo um outro elemento(induzido) separando os contatos do disjuntor interrompendo a corrente. (Termomagnéticos: Esse tipo combina as ações térmicas e magnéticas dos outros dois tipos.
O relé de sobrecarga e o contactor são dispositivos de proteção ou de manobra? Justifique. O relé de sobrecarga é um dispositivo de proteção pois opera abrindo o contato auxiliar do contactor desligando o dispositivo de manobra. O contactor é um dispositivo de manobra pois atua através de comando sendo capaz de conduzir ou interromper correntes sob condições normais ou sob condições de sobrecarga previstas.
Qual a função da espira shunt de um contactor? Evita indesejáveis vibrações entre a armadura e o núcleo, através de um fluxo magnético adicional produzido pela bobina do contactor, impedindo assim que o campo magnético seja nulo e a armadura fique sempre em contato com o núcleo.
O que diferencia os contatos principais ds contatos auxiliares de um contactor? Os contatos principais têm a função de permitir ou não a passagem de corrente da fonte de alimentação até a carga, já os contatos auxiliares têm a função de comando do circuito e sinalização.
Cap 13
Inversores de freqüência são equipamentos versáteis e dinâmicos que têm sido amplamente empregados em situações em que o motor de indução precise operar em diferentes velocidades. Ele pode cuidar tb da partida do motor, por meio de ajustes da aceleração e da desaceleração.
(Algumas vantagens e características: --Ajuste da velocidade sem empobrecimento da regulação; --Pode-se obter alto conjugado de partida; --variação linear da velocidade com a freqüência; --proteção contra falta de fase,sobre-corrente e sub-corrente.
Soft-Starter por meio do comando micro processado, controlam dispositivos semicondutores que ajustam a tensão no estator do motor. Dessa forma, consegue-se aliviar o acionamento dos altos conjugados de aceleração do motor de indução e e protegem a rede elétrica das correntes de partida elevadas.
( Algumas características e vantagens: --ajuste de tensão de partida por tempo pré-definido;--Pulso de tensão na partida para cargas com alto conjugado de partida;--Redução rápida de tensão a um nível ajustável (redução de choques hidráulicos em sistemas de bombeamento); --Proteção contra falta de fase, sobre-corrente e sub-corrente. Não provoca trancos no sistema, limita a corrente de partida, evita picos de corrente e incorpora parada suave e proteções. Assim contribuem para a redução dos esforços sobre acoplamentos e dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor e equipamentos mecânicos da máquina acionada devido a eliminação de choques mecânicos. Economiza energia.

Outros materiais