Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
Campus Universitário, Florianópolis, SC - Brasil, 88040-900
Curso de Farmácia – Disciplina de Bioquímica I - BQA5141 Turma 03102A 
Professor: Rodrigo B. Leal
Estudo Dirigido (ED) - 1
Nome: ...................................................................................................................... Data: ..............................
I- Caso clínico
Um jovem de 26 anos ingeriu uma dose excessiva de comprimidos amarelos para “perda de peso” que obteve via internet (Figura 1). Em torno de 3 h depois ele desenvolveu episódios de vômito e cerca de 16 h depois, ele foi levado ao hospital, dando entrada na emergência com sofrimento agudo, sudorese profusa, hiperpneia e manchas. Os sinais vitais à chegada incluíam temperatura de 38,5°C, pulso de 162 batimentos/min, frequência respiratória de 44 respirações/min, pressão arterial de 164/70 mm Hg e saturação de oxigênio medida por oximetria de 93% no ar ambiente. Sua pontuação na Escala de Coma de Glasgow foi de 15. O eletrocardiograma inicial indicou uma suspeita de hipercalemia. A gasometria venosa mostrou os seguintes resultados: pH, 7,43; pressão parcial de CO2 (PCO2), 38 mm Hg; pressão de oxigênio (PO2), 52 mm Hg; e bicarbonato, 25 mmol/L. Outros valores laboratoriais dignos de nota incluíram potássio, 5,8 mmol/L (3,5-5,0 mml/L); lactato, 3,8 mmol/L (referência menor que 2,0 mmol/L); creatina cinase, 435 U/L (referência 30-200 U/L); salicilato foi indetectável. A revisão da embalagem dos comprimidos (Figura 1) ingeridos esclareceu o quadro clínico e confirmou o diagnóstico de intoxicação por 2,4-dinitrofenol (DNP). Apesar disso, e de todas as medidas terapêuticas disponíveis o paciente evoluiu com dispneia profunda e insuficiência respiratória. Ao mesmo tempo que sua temperatura aumentou rapidamente para 43oC, apesar de implementação do resfriamento externo (Figura 2). Este quadro foi seguido de rigidez muscular levando a trismo e oclusão do tubo endotraqueal e a seguir de parada cardíaca e morte.
 
Figura 1. Comprimidos ingeridos pelo paciente.
 
Figura 2. Temperatura do paciente ao longo do tempo.
Questões:
1) Explique detalhadamente o mecanismo bioquímico da ação do 2,4-DNP. 
2) O que justifica a elevação de temperatura (hipertermia) neste caso? 
3) Que tipo de consequência poderia ser observada em relação a atividade do ciclo de Krebs nas células de pacientes intoxicados por 2,4-DNP? Explique indicando as principais modulações enzimáticas.
4) Explique como estaria a atividade da glicólise, indicando as principais modulações enzimáticas.
5) Por que houve elevação do lactato?
6) Em que pontos um composto como a Rotenona se assemelha, e em que pontos difere da ação do 2,4-DNP.
image1.png
image2.png
image20.png
image3.png
image30.png

Mais conteúdos dessa disciplina