Buscar

Sensoriamento Remoto respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. qual as vantagens de sensores a bordo de satélites em relação aos colocados a bordo de aeronaves? E há desvantagens
sensores a bordo de satélites geralmente pode "ver" uma área muito maior da superfície da Terra que seria possível a partir de um sensor a bordo da aeronave. também, porque eles estão continuamente a orbitar a Terra, é relativamente fácil de recolher imagens de forma sistemática e repetitiva, a fim de monitorar mudanças ao longo do tempo. a geometria dos satélites em órbita com relação à Terra pode ser calculado com bastante precisão e facilita Correção de imagens de sensoriamento remoto à sua orientação adequada e posição geográfica. Entretanto, os sensores da aeronave pode coletar dados em qualquer momento e em qualquer parte da superfície da Terra (desde que as condições o permitam), enquanto que os sensores dos satélites são restritos a recolha de dados sobre as áreas e somente durante períodos específicos ditados pela sua órbita particular. Também é muito mais difícil de corrigir um sensor no espaço se um problema ou avaria desenvolve!
Um satelite numa orbita quase polar, sol-sincrona órbita a terra e cruza o equador sempre no mesmo horário todos os dias (aproximadamente). Outros pontos são cruzados um pouco antes ou um pouco depois (alta velocidade). Para um sensor no visivel, quais as vantagens e desvantagens de se cruzar o equador:
cedo pela manha?
Ao meio dia?
Meio da tarde?
uma madrugada de passagem do tempo teria o sol em um ângulo muito baixo no céu e seria bom para enfatizar os efeitos topográficos, mas resultaria em um monte de sombra em áreas de alto relevo. Um momento de passagem do meio-dia teria sol no seu ponto mais alto no céu e que constituiria o máximo e as condições de iluminação mais uniforme. Isso seria útil para superfícies de baixa reflexão, mas pode causar saturação do sensor em superfícies de alta refletância, como o gelo. Além disso, sob tal iluminação, "reflexo especular" de superfícies lisas, podem ser um problema para os intérpretes. No meio da tarde, as condições de iluminação seria mais moderado. No entanto, um fenômeno chamado de aquecimento solar (devido ao sol, aquecendo a superfície), o que causa dificuldades para a gravação de energia refletida, será quase máxima a esta hora do dia. A fim de minimizar entre esses efeitos, a maioria dos satélites que a imagem no visível, refletido, e regiões de infravermelhos emitidos uso de passagem vezes no meio da manhã como um compromisso.
Escaners hyperespectrais sao sensores multiespectrais especiais que registram a radiação em varias (centenas) bandas estreitas. Quais seriam as vantagens deste tipo de sensores? Quais seriam as desvantagens?
hiperespectrais têm scanners de alta resolução espectral por causa de suas larguras de banda estreita. Ao medir a radiação ao longo de vários intervalos de comprimento de onda pequena, somos capazes de efetivamente construir um espectro contínuo da radiação detectada para cada pixel em uma imagem. isso permite a diferenciação entre as metas multa com base na reflexão e respostas detalhadas de absorção, que não são detectáveis através dos intervalos de comprimento de onda larga convencional de scanners multiespectrais. No entanto, com este aumento da sensibilidade vem um aumento significativo no volume de dados coletados. Isso faz com que tanto o armazenamento e manipulação dos dados, mesmo em um ambiente de computador, muito mais difícil. Analisando imagens múltiplas em uma vez ou combiná-los, torna-se complicado, e tentar identificar e explicar o que cada resposta única representa no "mundo real" é muitas vezes difícil.
Examine os detalhes aparentes nas duas imagens abaixo. Qual imagem tem escala menor? Como você determina isso? A plataforma usada para obtenção da imagem de menor escala é provável de ter sido obtida por avião ou satelite?
a imagem à esquerda é de um satélite, enquanto a imagem à direita é uma foto tirada de uma aeronave. A área abrangida na imagem à direita é também abrangido na imagem à esquerda, mas isso pode ser difícil de determinar porque as escalas das duas imagens são muito diferentes. Somos capazes de identificar características relativamente pequena (edifícios ieindividual) na imagem à direita que não são perceptíveis na esquerda. Só características gerais, tais como padroes de rua, hidrovias, pontes e podem ser identificadas na imagem à esquerda. Porque as características parecem maiores na imagem à direita e uma medida especial (por exemplo 1 cm) sobre a imagem representa uma distância menor verdade na terra, esta imagem está a uma maior esclerose. É uma fotografia aérea da puildings parlamento em Ottawa, Canadá. A imagem da esquerda é a imagem de satélite da cidade de Ottawa.
Se o objetivo for determinar a vitalidade da cobertura vegetal de toda a vegetação do cerrado brasileiro, por varios meses, qual plataforma e quais caracteristicas do sensor ( resolução espacial, espectral e temporal) seriam melhor para esse trabalho e por que?
Um sensor de satélite com cobertura de uma área bastante grande e grossa resolução espacial seria excelente para monitorar o estado geral de saúde da vegetação ao longo Alberta, Saskatchewan e Manitoba. A grande extensão leste-oeste, seria melhor coberto por um sensor com uma faixa larga e ampla cobertura. Isso também implica que a resolução espacial do sensor seria bastante grosseira. No entanto, pequenos detalhes não seriam realmente necessárias para o acompanhamento de uma classe ampla, incluindo toda a vegetação de cobertura. 
com Cobertura Ampla área de um revisitar Menor Seria período, aumentando uma Oportunidade de Repetir cobertura parágrafo Necessários Acompanhar uma Mudança..A cobertura freqüente permitiria também para as áreas cobertas por nuvens em uma data a ser preenchida pelos dados recolhidos a partir de outra data, razoavelmente perto no tempo. O sensor não exige necessariamente alta resolução espectral, mas seria, no mínimo, exigir canais nas regiões do visível e do infravermelho próximo do espectro. Vegetação geralmente tem uma baixa reflectância no visível e uma alta reflectância no infravermelho próximo. O contraste de reflectância entre essas duas regiões auxilia na identificação da saúde da vegetação. Um sensor a bordo do NOAA dos EUA (Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica) da série de satélites com exatamente esses tipos de características é realmente usado para este tipo de controlo sobre toda a superfície da Terra!
Um sensor de Satélite com Cobertura de UMA área Bastante grande e grossa Resolução espacial Seria Excelente par monitorar o Estado Geral de Saúde da Vegetação AO Longo Alberta, Saskatchewan e Manitoba. A Extensão Grande Leste Oeste, Seria Melhor Por coberto com sensor hum UMA Faixa larga Cobertura Ampla e. ISSO Que implicações tambem um Resolução espacial do sensor grosseira Bastante-séria. Não entanto, Pequenos Detalhes nao seriam realmente necessárias par o Acompanhamento de classe UMA AMPLA, Incluindo Toda uma Vegetação de Cobertura. com Cobertura Ampla área de um revisitar Menor Seria período, aumentando uma Oportunidade de Repetir cobertura parágrafo Necessários Acompanhar uma Mudança. A Cobertura Frequente parágrafo also permitiria áreas cobertas como Nuvens Por in UMA dados um ser preenchida Pelos Dados recolhidos uma Partir de dados de outra, razoavelmente Perto qualquer tempo. O sensor nao Exige necessariamente Alta Resolução espectral, MAS Seria, No Mínimo, NAS exigir regioes Canais do Visível e do infravermelho Próximo fazer ESPECTRO. Vegetação TEM UMA geralmente baixa reflectância e não Visível UMA alta reflectância Próximo nenhuma infravermelho. O Contraste de reflectância Entre essas regioes Duas auxilia nd Identificação da Saúde da Vegetação. Um sensor A Bordo do NOAA dos EUA (Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica) da Série de Satélites com exatamente cessos Tipos de Características e realmente USADO Este parágrafo Tipo de Controlo Sobre Toda uma Superfície da Terra!_1348545622.bin

Outros materiais