Buscar

aula 06 introdução à psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SDE0914 – Introdução à Psicologia
Aula 06
Introdução à Psicologia
AULA 06
Objetivos:
 Apresentar os principais conceitos de percepção
Introdução à Psicologia
AULA 06
A PSICOLOGIA DA GESTALT E O ESTUDO DA PERCEPÇÃO 
Os gestaltistas se dedicaram ao estudo da totalidade de experiência complexas, daí derivando a célebre frase: “O todo é maior do que a soma das partes”. Os gestaltistas dedicaram-se com primor ao estudo da percepção, do pensamento e das estratégias de solução de problemas, oferecendo assim um importante auxílio ao desenvolvimento da psicologia cognitiva.
O surgimento da psicologia da gestalt data do período situado entre 1910 e 1012 na Alemanha, época em que a ciência psicológica era dominada pelos estudos de laboratório desenvolvidos por Wundt e Titchener. 
Introdução à Psicologia
AULA 06
Considerado como o fundador da psicologia da gestalt, Marx Wertheimer demonstrou grande interesse, por volta de 1910, pelo fenômeno do movimento aparente que é a ilusão de movimento que temos em função do acendimento sucessivo de luzes em um determinado intervalo de tempo (que depois foi determinado por Wetheimer como sendo 60 milissegundos).
Transformando suas pesquisas sobre o movimento aparente em um programa de pesquisa na universidade de Frankfurt começou a ter a colaboração de W. Kohler e K. Koffka que juntamente com Wertheimer se transformariam nos grandes nomes da psicologia da gestalt. O resultado dessas pesquisas, publicado em 1912 em um artigo intitulado “Experimental Studies on the Perception of Movement” é considerado o marco inicial da psicologia da gestalt. O principal interesse dos psicólogos da gestalt era identificar os princípios da organização perceptiva.
Introdução à Psicologia
AULA 06
Uma das leis básicas da organização perceptiva é a lei da figura-e-fundo, ou seja, para que uma figura seja percebida ela, necessariamente, tem que fazer contraste com um determinado fundo. Essa é a lei básica da camuflagem; uma boa camuflagem é aquela na qual a figura se confunde com o fundo não permitindo assim ser identificada. Alguns animais são exímios nesta estratégia da qual acaba dependendo sua sobrevivência.
Não há uma relação exata entre figura e fundo, podendo uma se transformar em outra entretanto para haver percepção sempre terá que, necessariamente, haver o contraste entre esses elementos. 
Introdução à Psicologia
AULA 06
Uma das figuras clássicas que demonstra o princípio da figura e fundo e o da velha e da moça que pode ser vista a seguir:
Introdução à Psicologia
AULA 06
Os estudos dos psicólogos da gestalt determinaram vários outros princípios da organização perceptiva, dentre os quais podemos destacar: princípio da proximidade
Introdução à Psicologia
AULA 06
Princípio da continuidade – se a proximidade se mantiver constante, então a percepção é organizada de acordo com a similaridade dos estímulos. Na figura abaixo tendemos a perceber as linhas de bolas brancas e as linhas de bolas pretas, ao invés de percebermos um conjuntos de bolinhas.
Introdução à Psicologia
AULA 06
fechamento – quando encontramos figuras incompletas apresentamos a tendência a completá-las, preenchendo as lacunas e construindo uma boa figura.
Introdução à Psicologia
AULA 06
Os estudos sobre a percepção nos auxiliam a compreender também como é possível a percepção de profundidade e distância uma vez que a retina humana capta apenas altura e largura dos objetos percebidos, ou seja, vivemos em um mundo tridimensional embora nossa retina capte apenas um mundo bidimensional. Como ocorre então a percepção de profundidade e distância? Esta ocorre através de uma série de indicadores que sendo utilizados automaticamente pelo indivíduo permitem que a profundidade e a distância do objeto percebido seja identificada pelo percebedor.
Isto significa que estamos constantemente calculando a distância entre nós e outros objetos. Utilizamos para isso algumas pistas. Algumas dessas pistas que dependem de sinais que um olho é capaz de transmitir sozinho são chamadas pistas monoculares. Já as pistas binoculares dependem do emprego dos dois olhos simultaneamente; estas, permitem a realização de julgamentos mais preciso sobre a distância e a profundidade de objetos, em particular quando estes objetos estão próximos.
Introdução à Psicologia
AULA 06
Uma importante pista monocular que nos fornece informações sobre a distância e a profundidade chama-se interposição. A interposição ocorre quando um objeto bloqueia parcialmente outro. Nesta situação o primeiro é percebido como estando mais próximo e o segundo como estando mais distante.
Na perspectiva linear duas linhas paralelas que se estendem no espaço parecem se juntar em algum ponto no horizonte. Observe nesta imagem abaixo como a estrada parece se estreitar à medida que se afasta do observador.
Introdução à Psicologia
AULA 06
Outra pista monocular útil é o gradiente de textura no qual um objeto próximo parece ter uma textura mais nítida ou detalhada e, à medida que se afasta os detalhes vão se perdendo e a imagem vira uma única mancha ou textura. Para ilustrar esse princípio pense que você está em um lugar com árvores. As árvores que estão próximas são vistas com o máximo de detalhes, cada folha e cada flor podem ser percebidas, porém as árvores que estão mais distantes, em uma montanha por exemplo, são uma única mancha verde sem detalhes.
Introdução à Psicologia
AULA 06
Outro indicador de profundidade e distância interessante é a paralaxe de movimento em função da qual percebe que os objetos próximos movem-se a uma velocidade superior que os objetos distantes. Para ilustrar este indicador pense que você está viajando de carro e parou em uma linha de trem para a passagem do mesmo. Enquanto o longo trem passa na frente de seu carro os vagões próximos parecem se mover a uma velocidade muito mais rápida que os vagões que estão mais distantes de você.
A visão ligeiramente diferente captada pelos dois olhos oferecem pistas binoculares de profundidade e distância. Uma delas é a disparidade binocular que se refere exatamente a esta diferença entre as imagens captadas. Você já observou que os seus olhos captam imagens ligeiramente diferentes? É muito simples verificar isso, tape um olho, observe o que está vendo e depois faça a mesma coisa com o outro. Esta diferença é a denominada disparidade binocular..
Introdução à Psicologia
AULA 06
Outro indicador binocular de profundidade e distância é a convergência dos olhos. Quanto mais próximo o objeto estiver mais os olhos tender a convergir a fim de focalizar a imagem. Este indicador também facilmente observado. Pegue um lápis e o segure com o seu braço estendido. Gradualmente vá aproximando o lápis de seu rosto até que ele toque o seu nariz e não deixe de olhá-lo nem por um momento. Observe que à medida que você aproxima o lápis do olho seus olhos vão convergindo gradativamente a fim de manter o objeto em foco. Desta forma para focalizar objetos distantes nossos olhos estão bem paralelos enquanto para focalizar objetos próximos nossos olhos vão convergindo, esta é a denominada convergência ocular.
As leis da organização perceptiva foram estendidas também a outros processos cognitivos como a memória, a solução de problemas e a aprendizagem, embora os psicólogos da gestalt tenham se dedicado prioritariamente ao estudo dos fenômenos perceptivos.
Introdução à Psicologia
AULA 06
AVANCE PARA FINALIZAR A APRESENTAÇÃO.
Introdução à Psicologia
AULA 06

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais