Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Discente: 
Curso: Medicina 6ºP
TICS – Algoritmo LDL
Algoritmo - Manejo do LDL em adultos para prevenção primária de doença cardiovascular. Realize um cálculo de um paciente fictício, imprima e envie aqui sob a forma de texto.
Paciente fictício: Paciente feminino, 59 anos. Não apresenta cirrose descompensada (avaliado por Child-Pugh). Não apresenta insuficiência hepática aguda. Não apresenta disfunção hepática. Não apresenta doença biliar obstrutiva irreversível. Não apresenta doença hepática grave. Exames laboratoriais: Colesterol Total= 200 HDL = 42 Triglicerídeos = 200 TFG= 91 ml/min/1,73 m2.
> Paciente elegível para fórmula de Friedewald
Colesterol LDL (cálculo) = Colesterol Total - Colesterol HDL –Triglicérides / 5
Colesterol LDL (cálculo) = 200 – 42 – (200/5)
Colesterol LDL (cálculo) = 158 – 40
Colesterol LDL (cálculo) = 118
►Paciente dentro da janela de Normalidade para LDL-C
►Paciente com 10-year cardiovascular risk de 3%, ou seja, menor que 5% como observado no escore para não utilização de estatinas.
Apoio para interpretação do manejo do LDL em adultos 
URL: https://parthways.uptodate.com/parthway/120059
Parthway ID: 120059
	
Encaminhamento para um especialista em lipídios
Observações
1) Caso a paciente apresentasse triglicerídeos acima de 400, doença hepática, síndrome nefrótica, o cálculo de Friedewald torna-se impreciso.
2) Pacientes com 10-year risk com escore elevado devem ter acompanhamento de especialista em doenças cardiovasculares.
3) Sempre interpretar se o paciente apresenta comorbidades que possam levar a interpretações errôneas em relação às entidades lipídicas.
Relação Teórico-Prática: Compreender sobre as doenças cardiovasculares de maior relevância epidemiológica é fundamental para a construção do conhecimento médico, dado a importância da utilização desse conhecimento na prática clínica. Em termos teóricos, saber os mecanismos fisiopatológicos, os fatores de risco facilita a junção prática no exercício da interpretação diagnóstica, terapêutica e prognóstica do paciente. Fundamental também conhecer as janelas de referências sobre as entidades lipídicas, o que facilita a interpretação do cálculo de Friedewald, por exemplo. Logo, a temática que se refere à riscos de doenças cardiovasculares abrange um conjunto de conhecimentos teórico-práticos fundamentais de serem adquiridos para a melhor conduta frente a realidades que possam necessitar de auxílio médico.
Referências Bibliográficas
1. CORDOVA, Caio Maurício Mendes de et al. Avaliação da dosagem direta do colesterol-LDL em amostras de sangue de 10.664 pacientes em comparação com o uso da fórmula de Friedewald. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 83, p. 476-481, 2004.
2. FALUDI, André Arpad et al. Atualização da diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose–2017. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 109, p. 1-76, 2017.
3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA et al. IV Diretriz brasileira sobre dislipidenias e prevenção da aterosclerose. In: IV Diretriz brasileira sobre dislipidenias e prevenção da aterosclerose. 2007. p. 32-32.
image3.jpg
image1.jpg
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina