Logo Passei Direto
Buscar

Um homem de 27 anos com um longo histórico de asma apresentou-se ao departamento de emergência com um histórico de 5 dias de febre, vômito, diarreia, dispneia e hemoptise (tosse com sangue). Um ano an

User badge image
ASSESSORIA DL

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

MAPA - FISIOLOGIA HUMANA - 54_2025
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
(15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
TEXTO 1 – RELATO DE CASO
​Um homem de 27 anos com um longo histórico de asma apresentou-se ao departamento de emergência com um histórico de 5 dias de febre, vômito, diarreia, dispneia e hemoptise (tosse com sangue). Um ano antes da apresentação, ele havia trocado o hábito de fumar cigarros de tabaco pelo de vaporizar. Ele também trabalhava em uma loja de cigarros eletrônicos, onde foi exposto a vapores de cigarros eletrônicos indiretamente. A frequência respiratória era de 44 respirações por minuto e a saturação de oxigênio era de 83% enquanto o paciente respirava ar ambiente. No exame físico, foram observadas crepitações em ambos os pulmões. Foi realizada a intubação endotraqueal. Uma radiografia do tórax mostrou consolidações irregulares em ambos os lados (Imagem A). A tomografia computadorizada do tórax revelou consolidações e opacidades em vidro fosco em ambos os pulmões, (Imagem B), bem como derrames pleurais em ambos os lados, com maior quantidade de líquido à direita do que à esquerda (Imagem C). O exame do soro e do líquido do lavado broncoalveolar (LBA) foi negativo para doenças infecciosas e condições reumatológicas. O teste do fluido do LBA para acetato de vitamina E e tetrahidrocanabinol - duas substâncias presentes nos óleos de vaporização que estão associadas a lesões pulmonares - não estava disponível. Foi feito um diagnóstico de lesão pulmonar associada ao cigarro eletrônico ou à vaporização (EVALI). Foi iniciado o tratamento com um curso gradual de glicocorticoides sistêmicos por quatro semanas. O paciente foi extubado após um mês e recebeu alta sem necessidade de suplementação de oxigênio.
Dados de referência:
Valor normal da frequência respiratória para adultos: 12 a 20 mrm (movimentos respiratórios por minuto) (American Heart Association, 2015)
Valor normal da Saturação de oxigênio: mínimo 89% (American Thoracic Society, 2021)
Crepitações pulmonares: sons respiratórios curtos e interrompidos, associados a distúrbios pulmonares (MSD Manuals).
 
Fonte: ROSLLY, Mohd Zulkimi et al. E-Cigarette–or Vaping-Associated Lung Injury. New England Journal of Medicine, 2025. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm2503172
​
​TEXTO 2 – RELATÓRIO CDC - EUA
Características dos pacientes que sofreram reinternação ou morte após a alta hospitalar em um surto nacional de Lesão Pulmonar Associada a Produto de Vaping ou Cigarro Eletrônico (EVALI, e-cigarette or vaping, product use–associated lung injury) Estados Unidos, 2019
 
Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR). Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/68/wr/mm685152e1.htm?s_cid=mm685152e1_w; https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/68/wr/mm685152e2.htm?s_cid=mm685152e2_w
Um relatório e uma orientação clínica nos Relatórios Semanais de Morbidade e Mortalidade do Centro de Controle de Doenças (CDC) enfatizam o risco de morte ou hospitalização recorrente devido à lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos (EVALI).
Entre os 1139 pacientes com EVALI que receberam alta em ou antes de 31 de outubro de 2019, 31 (2,7%) foram reinternados em uma média de 4 dias após a alta e com metade dos eventos ocorrendo entre 2 e 20 dias após a alta. Sete pacientes, cinco dos quais eram mulheres, morreram fora do hospital. Todos os pacientes que morreram estavam em uma unidade de terapia intensiva (UTI) durante a hospitalização. As mortes ocorreram em uma média de 3 dias após a alta. A idade média dos pacientes que morreram após a alta foi de 54 anos, em comparação com 23 anos entre os pacientes sem reinternações. Os pacientes com EVALI que precisaram de reinternação ou que morreram após a alta tinham maior probabilidade de ter doença cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apneia obstrutiva do sono (AOS), diabetes mellitus e múltiplas comorbidades crônicas.
A orientação clínica recomenda que os profissionais de saúde trabalhem com a equipe apropriada para garantir que todos os pacientes que receberem alta após o tratamento para EVALI sejam reavaliados em 48 horas, especialmente aqueles que estiveram em uma UTI, tenham redes de apoio social para monitorar sua saúde, para garantir que os medicamentos após a alta, como glicocorticoides em redução gradual e medicamentos para condições comórbidas conhecidas, sejam tomados adequadamente e que eles não retomem o uso de vaporizadores ou tabaco combustível.
A orientação atualizada recomenda o acompanhamento ambulatorial pós-hospitalização, de preferência dentro de 48 horas após a alta, e enfatiza a importância da preparação para a alta hospitalar e a coordenação do atendimento pós-alta para reduzir o risco de reinternação e morte entre os pacientes EVALI hospitalizados.
​Referências complementares para realização da atividade:
Livro didático da disciplina. Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da Silva. Fisiologia Humana. -Florianópolis, SC: Arqué, 2023.
SILVERTHORN, Dee U. Fisiologia humana. 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2017. E-book. p.536. ISBN 9788582714041. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582714041/.
BRITO, Douglas Guimarães et al. Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarro Eletrônico (Evali): Características e Repercussões. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 10, p. 4658-4664, 2024. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/download/4206/4230/9194.
Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR). Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/68/wr/mm685152e1.htm?s_cid=mm685152e1_w; https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/68/wr/mm685152e2.htm?s_cid=mm685152e2_w.
A partir do relato de caso e do relatório apresentado, utilizando seus conhecimentos em fisiologia respiratória, responda às questões propostas a seguir:
 
1. EXPLIQUE como ocorre a troca de O₂ e CO₂ nos alvéolos. Você deve abordar como o oxigênio entra no sangue e o gás carbônico sai dele nos pulmões, destacando o papel da membrana alvéolo-capilar e a importância da diferença de pressão dos gases (gradiente de pressão parcial). E indique como estaria esse processo do caso do paciente.
​
2. A frequência respiratória do paciente era de 44 mrm (movimentos respiratórios por minuto), bem acima do normal. EXPLIQUE o que esse valor indica sobre o trabalho respiratório e como o organismo tenta compensar a hipoxemia.
3. As imagens radiológicas mostram os pulmões com áreas cheias de líquido e inflamação (“vidro fosco” e “consolidações”). Descreva como essas alterações podem afetar a complacência pulmonar e, consequentemente, a ventilação.
4. Com base no histórico do paciente e nas informações apresentadas no material complementar  "Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarro Eletrônico (Evali)” sobre substâncias presentes em líquidos de vaporizadores, como o acetato de vitamina E e THC, EXPLIQUE como esses componentes podem atrapalhar a troca de gases e causar inflamação.
5. Enquanto futuro(a) profissional de saúde, RELATE como você poderia contribuir diante de casos de EVALI.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Formulário de Resposta MAPA não será considerada. Apenas o formato de PDF será aceito. SOMENTE UM ARQUIVO ÚNICO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda aos comandos adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
- Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transformeo arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex: MAPA_Fisiologia_Maria.pdf.
Como enviar o seu arquivo:
- Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela. → Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo.
61
image0.wmf
image2.wmf
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina