Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino 3 ano Prof Andriele
O sistema endócrino é formado por glândulas e tecidos responsáveis por liberar substâncias conhecidas como hormônios. Os hormônios são lançados diretamente na corrente sanguínea e atuam em partes específicas do corpo. Nesses locais, os hormônios interagem com o tecido ou órgão, desencadeando uma resposta específica.
Os hormônios produzidos pelo sistema endócrino são extremamente importantes para o organismo. Existem hormônios relacionados, por exemplo, com o crescimento do corpo, desenvolvimento sexual, controle de açúcar no sangue, entre outras funções.
→ Principais glândulas do sistema endócrino
A seguir listamos algumas das glândulas endócrinas presentes no nosso corpo e as principais substâncias por elas produzidas.
· Hipófise: é considerada por muitos especialistas como a glândula mestra do corpo, pois seus hormônios regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. A hipófise também pode ser chamada de glândula pituitária e é dividida em duas porções: a adeno-hipófise, ou lobo anterior da hipófise, e a neuro-hipófise, ou lobo posterior da hipófise.
· Os hormônios secretados pela adeno-hipófise são controlados pelos hormônios de liberação e de inibição produzidos no hipotálamo. São chamados de hormônios tróficos, porque estimulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Os principais hormônios da adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula a região do córtex das glândulas suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua sobre as gônadas masculinas e femininas; e o hormônio luteinizante (LH), que provoca a ovulação e a formação do corpo lúteo nos ovários e a produção de testosterona nos testículos. A adeno-hipófise também secreta outros dois hormônios importantes: a somatotrofina, também chamada de hormônio do crescimento; e a prolactina, que atua nos ovários promovendo a secreção da progesterona.
· A neuro-hipófise armazena e libera dois hormônios principais, a oxitocina, que estimula a contração da musculatura do útero durante o parto; e o hormônio antidiurético, conhecido como vasopressina ou ADH, que controla a eliminação de água pelos rins.
· Tireoide: localiza-se no pescoço, na porção inicial da traqueia. Responsável pela produção de tiroxina e a tri-iodotironina, hormônios que possuem de três a quatro átomos de iodo em sua molécula. Os hormônios produzidos nessa glândula ajudam a manter normais a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. Deficiência na tireoide pode causar retardamento do crescimento dos ossos e debilidade mental, doença muito conhecida como cretinismo. Algumas alterações na tireoide podem provocar hipertireoidismo ─ a tireoide produz hormônios em excesso; ou hipotireoidismo ─ a tireoide produz uma quantidade insuficiente de hormônios.
· A calcitonina é um outro hormônio produzido em pequenas quantidades pela tireoide que atua na manutenção da concentração normal de cálcio no sangue.
· Paratireoides: localizadas atrás da tireoide, são encontradas em um número de quatro. São responsáveis pela produção do paratormônio, que controla a taxa de cálcio no sangue.
· Pâncreas: é considerada uma glândula mista por ter funções endócrinas e exócrinas (lançam suas secreções para fora do corpo ou nas cavidades de órgãos ocos). Na região endócrina do pâncreas encontramos as ilhotas de Langerhans, constituídas por dois tipos de células: as células beta, que produzem o hormônio insulina; e as células alfa, que produzem o hormônio glucagon.
· Suprarrenais: também chamadas de adrenais, localizam-se sobre os rins e possuem duas regiões: o córtex e a medula. No córtex adrenal são produzidos os corticosteroides (mineralocorticoides e glicocorticoides) a partir do colesterol, sendo que o principal mineralocorticoide é a aldosterona, que aumenta a retenção de sódio pelos rins, provocando a retenção de água do corpo e o consequente aumento da pressão sanguínea. O glicocorticoide mais importante é o cortisol, também conhecido como hidrocortisona, que diminui a permeabilidade dos capilares sanguíneos. Na medula adrenal são produzidos os hormônios adrenalina e noradrenalina. Em condições normais, esses hormônios são produzidos em pequenas quantidades, contribuindo para a regulação da pressão sanguínea.
· Gônadas: são as glândulas reprodutivas (testículos no sexo masculino e ovários no sexo feminino), responsáveis pela produção dos gametas (espermatozoide e óvulo) e hormônios que influenciam no crescimento e no desenvolvimento do corpo. Nessas glândulas são produzidos os hormônios sexuais, que controlam o ciclo reprodutivo e o comportamento sexual, sendo que os testículos produzem testosterona e os ovários produzem a progesterona e o estrógeno.
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina