Buscar

A Importância da Participação do Povo na Democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTIGO ELABORADO
INTRODUÇÃO
 A democracia é um regime de tamanha importância que tem participação do povo em decisões e escolhas políticas direta ou indiretamente.
Para Berelson, um sistema democrático deve ir ao encontro de certas exigências para que exista uma organização política(p 15 Participação e Teoria Democrática de Carole Pateman). Neste livro podemos compreender de diversas formas que a democracia sem o povo é uma arma sem força, sem poder, sem escolhas fundamentais para a organização de países e a convivência pacifica entre as pessoas.
 Rousseau apoia-se na participação individual de cada cidadão no processo político de tomada de decisões, e, seus teria, a participação é bem mais do que um complemento protetor de uma serie de arranjos institucionais : ela também provoca um efeito psicológico sobre os que participam assegurado uma inter-relação continua entre o funcionamento das instituição e as qualidades e atitudes psicológicas dos indivíduos que interagem dentro delas ( p 35 Participação e Teoria Democrática de Carole Pateman) 
 A obra de Rosseau, O contrato social,afirma que para haver democracia ambas as partes devem estar em acordo.Exemplo: o governo com as sociedade em uma decisão, cujo as duas partes se beneficiem igualmente com esta decisão.
 O pronunciamento da presidenta Dilma retrata a democracia em si,onde representante do povo declara em publico a vontade de ambos em um objetivo. Ela no seu discurso fala das manifestações ocorridas no Brasil em junho onde a população clama por mudanças que é da vontade de todos. A presidente fala também da inviolabilidade dos direitos humanos, questão essa amparada pela constituição federal. 
A presidenta ressaltou aprofundou sobre a espionagem sofrida pelo Estados Unidos, onde ela se pronunciou de forma revoltante e descreveu como falta de liberdade e respeito a qual atribuo a maior relevância e gravidade referentes as recentes revelações sobre as atividades de uma rede global de espionagem eletrônica provocaram indignação e repúdio ao Brasil, a situação foi ainda mais grave, pois dados pessoais de cidadãos foram indiscriminadamente objeto de interceptação,informações empresariais muitas vezes, de alto valor econômico e mesmo estratégico estiveram na mira da espionagem. Também representações diplomáticas brasileiras, entre elas a Missão Permanente junto às Nações Unidas e a própria Presidência da República tiveram suas comunicações interceptadas.
Com tudo isso, podemos compreender que um sistema politico para ser democrático tem que ser obrigatoriamente pela a participação do povo tanto direta como indireta em sistemas eleitorais como escolhas de leis embora, há varias formas de participações que contribua para uma democracia perfeita que trará paz, riqueza, entre outros benefícios que o governo democráticoproporciona, onde o respeito seja levado como primeiro elemento para uma correta aplicação da democracia.
Acredito que no país em que o povo se une ao governo, ambas as partes se satisfazem, pois num regime presidencialista onde o voto é algo obrigatório, voto este vindo do povo não seria democrático a participação efetiva do povo nas decisões? Sim, pois se é exatamente uma democracia logo deve existe a igualdade entre todos, direitos e deveres iguais.
Porem o que vemos não é exatamente assim, na teoria tudo se satisfaz, mas na praticar é realmente diferente deparamos no dia a dia com pessoas indignadas com a saúde, transporte segurança, educação é só olhamos a outra parte onde empresários e políticos esbanjam conforto, lazer em suas mansões apartamentos carrões. Vivemos em um país que embora tenham tudo para satisfazer a todos, os acontecimentos diários contraem o previsto a partir do momento em que o poder fica nas mãos de pessoas erradas as ilusões só aumentam a perspectivas de mudanças se tornam as mínimas pensadas.
DESENVOLVIMENTO 
A questão do furo de privacidade comentado pela Dilma nos traz um sentimento de prisão, onde o nosso país não tem a plena liberdade de suas atividades cotidianas tanto de governo, pessoa e país em si. Onde a ética não é mais respeitada entre os países, como se todos tivessem a liberdade de espionar, atacar, ofender etc.
 E a Democracia se constrói com igualdade e esta igualdade que o povo procura nas manifestações, Segundo o livro precisamos de variados fatores para obter uma democracia, como o entendimento de todos e que esse entendimento leve a uma democracia plena, sem rodeios sem ser instável, porque o grande propulsor para uma policia de decisões que todos concorde é uma politica plena, estável.
 O politicamente correto meio de concordância entre os indivíduos se da pela a necessidade de algo que sacie tendo em si um único objetivo coletivo que é alcançar o determinado. Alcançando este determinado que traz a igualdade para todos e o bem estar, este se chama de Democracia.
A principal dificuldade são as possibilidades de se democratizar as estruturas das autoridades a qual não dispomos de informação suficiente sobre o sistema politico, a fim de participarmos e argumentarmos a fim de testar nosso modo satisfatório da democracia participativa pois o desempenhar do papel de cada um deve existir, para contribuir para um governo democrático assim como a participação dos níveis mais baixos poderiam surgi oportunidade, essas oferecidas por um sistema democrático.
A desigualdade economia desequilibra a democracia, onde a estrutura de eficiência cai, é muito vista em nosso país essa desigualdade, por exemplo: as grandes regiões pobres esquecidas pelo governo.
Voltando um pouco a teoria democrática defendida pelos filósofos passados, temos o seguinte pensamento, esses teóricos clássicos o inter relacionamento entre os indivíduos e as estruturas de autoridades nas quais eles interagem, no entanto essa tese na democracia contemporânea não foi apreciada os vínculos que deviam existir visando o desenvolvimento da eficácia política não se concretizaram defensores da teoria democrática sustentam que certo de tipo de conjunto de atitudes deve ser tomado para uma democracia estável.
CONCLUSAO
Eu afirmo que o país em que seu modo de governo seja satisfatório, sua duração e reconhecimento estendem, onde temos a garantir de uma boa convivência entre os o povos onde seus direitos e deveres são respeitados. Onde se concretiza a ideia de Rousseau sobre o contrato em que ambas as partes fecham um acordo onde se beneficiam.
 Com tudo isso, vemos que a democracia nos dias de hoje esta meio ferida com tantas discordância entre pessoas, estados. E para que essa democracia perfeita que tanto falam se realize devemos ser mais companheiro e saber concorda com as ideias da pessoas dentro do limite de clareza. Porque democracia é companheirismo, aceitabilidade, igualdade e entre outras coisas que em conjunto forma um estado democrático de direito.

Outros materiais

Outros materiais