Buscar

Física Leis de Newton

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Física – Leis de Newton	
Profº Daniel
{
ISAAC NEWTON (1642 – 1727), foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes da história da ciência. Publicado em 1687, contém as LEIS DE NEWTON para o movimento dos corpos, fundamentação da mecânica clássica.
“Não sei o que posso parecer aos olhos do mundo, mas aos meus pareço apenas ter sido como um menino brincando à beira-mar, divertindo-me de encontrar de vez em quando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanece completamente desconhecido à minha frente” Isaac Newton
Isaac Newton? Quem Foi?
Lei I: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
Conhecida como Princípio da Inércia, a 1ª Lei de Newton afirma que: se a força resultante (ou seja, o vetor soma de todas as forças que agem sobre um objeto) é nula, logo a velocidade do objeto é constante. 
Consequentemente:
1ª Lei de Newton
Um objeto que está em repouso FICARÁ em repouso, a não ser que uma força resultante	aja sobre ele.
Quando o cão entra em movimento, o menino, em repouso em relação ao solo, tende a permanecer em repouso. 
1ª Lei de Newton
Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade, a nao ser que uma força resultante aja sobre ele.
Quando o ônibus freia, os passageiros tendem, por inércia, a prosseguir com a velocidade que tinham em relação ao solo. Assim, são atirados pra frente em relação ao ônibus.
1ª Lei de Newton
2ª Lei de Newton
Alguns exemplos de sua aplicação:
2ª Lei de Newton
Lei III: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
A 3ª lei de Newton, ou Princípio da Ação e Reação, diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo. Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B, simultaneamente, exerce uma força de mesma magnitude no corpo A— ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários.
3ª Lei de Newton
Exemplo do Princípio da Ação e Reação:
O corpo exerce uma força sobre o chão, comprimindo-o, e este exerce uma força igual e contrária sobre a pedra, impedindo que ela seja acelerada para o centro da terra.
3ª Lei de Newton

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando