Conteúdo LEIS DE NEWTON
18 pág.

Conteúdo LEIS DE NEWTON


DisciplinaFísica I31.733 materiais1.015.748 seguidores
Pré-visualização1 página
LEIS DE NEWTON
Quem foi Newton?
Isaac Newton (1643-1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levou à lei da gravitação universal, a composição da luz branca conduziram à moderna física óptica, na matemática ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal.
Conceituação
Força: É uma interação entre dois corpos. O conceito de força é algo intuitivo, mas para compreendê-lo, pode-se basear em efeitos causados por ela, como:
Aceleração: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma força é aplicada.
Deformação: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ação de uma força.
Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.
Força Resultante
Força de Tração
Quando a única força aplicada sobre um corpo é uma tração externa, como mostra a figura acima, essa tração será igual à força resultante sobre o corpo. De acordo com a 2ª Lei de Newton, essa força resultante será igual ao produto de sua massa pela aceleração, desse modo, a tração pode ser calculada como:
T = m.a
T \u2013 Tração (N)
m \u2013 massa (kg)
a \u2013 aceleração (m/s²)
Tração aplicada sobre um corpo apoiado em uma superfície com atrito;
De acordo com o comportamento da força de atrito, enquanto a tração mantém-se menor que a máxima força de atrito estático, o corpo continua em equilíbrio (a = 0). Agora, quando a tração exercida ultrapassa essa marca, a força de atrito se tornará uma força de atrito dinâmico.
Fat \u2013 Força de atrito
T \u2013 Fat = m.a
Tração entre bloco suspenso e bloco apoiado;
Nesse caso, quando não há atrito entre o bloco apoiado e a superfície, a força resultante sobre o sistema de corpos é o peso do corpo suspenso (PB). Observe a figura a seguir, que mostra um exemplo desse tipo de sistema.
Tração no plano inclinado
Pax \u2013 componente horizontal do peso do bloco A
Pay \u2013 componente vertical do peso do bloco A
A tração aplicada sobre o bloco A pode ser calculada por meio da seguinte expressão:
T \u2013 Pax = ma.a
Leis de Newton
Leis de Newton é uma expressão designada às três leis que possibilitam e constituem a base primária para compreensão dos comportamentos estático e dinâmico dos corpos materiais, em escalas quer celeste quer terrestre. As três leis foram formuladas pelo físico inglês Isaac Newton ainda no século XVII.
Primeira Lei de Newton \u2013 Princípio da Inércia
Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.\u201c Então, conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia se alguém ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente de zero.
Primeira Lei de Newton
Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
Inércia é a propriedade de um corpo que faz com que ele se oponha a qualquer agente que tente colocá-lo em movimento ou, caso se encontre em movimento, altere a magnitude ou a direção de sua velocidade. Um corpo em movimento continua movendo-se não por causa de sua inércia, mas por causa da ausência de uma força capaz de retardá-lo, mudar sua direção ou acelerá-lo.
2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica
Segunda lei de Newton. A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração. De acordo com a Segunda Lei de Newton:
\u201cA força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.\u201d
Essa relação pode ser descrita com a equação:
Fr = m . a
sendo:
Fr \u2013 Força resultante;
m \u2013 massa;
a \u2013 aceleração.
Terceira Lei de Newton
 Terceira Lei de Newton recebe o nome de Lei da Ação e Reação. Essa lei diz que todas as forças surgem aos pares: ao aplicarmos uma força sobre um corpo (ação), recebemos desse corpo a mesma força (reação), com mesmo módulo e na mesma direção, porém com sentido oposto. O enunciado original da Terceira Lei de Newton encontra-se traduzido abaixo: \u201cA toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.\u201d