Buscar

mercado financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) brasileiro é um conjunto de órgãos e instituições responsáveis pela gestão da política monetária do governo federal. Fazem parte do SFN instituições do governo e privadas ligadas ao mercado de capitais, podendo, ou não, ser prestadoras de serviços financeiros. É composto por entidades normativas, supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional.
As entidades supervisoras assumem diversas funções executivas, como a fiscalização das instituições sob sua responsabilidade, assim como funções normativas, com o intuito de regulamentar as decisões tomadas pelas entidades normativas ou atribuições outorgadas a elas diretamente pela Lei.
São elas:
Banco Central do Brasil – BCB: uma autarquia federal que tem como principal missão institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e um sistema financeiro sólido e eficiente
Comissão de Valores Mobiliários – CVM: fiscaliza e desenvolve o mercado de valores mobiliários no Brasil. A CVM é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, porém sem subordinação hierárquica.
Superintendência de Seguros Privados – SUSEP: controla e fiscaliza os mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC: fiscaliza e supervisiona as atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado por essas entidades. É uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social.
O mercado monetário se caracteriza por controlar a liquidez bancária, podemos dizwr que é o mercado dos bancos. Nele ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curto prazo, é constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros.
O mercado monetário é onde ocorrem as captações de recursos à vista e no curto prazo. Neste mercado atuam os intermediádores financeiros negociando títulos, e favorecendo o encontro entre os agentes superavitários (são os que possuem excedentes monetários) e os agentes deficitários ( agentes que gastam mais do que recebem e necessitam de empréstimos para compensar esse excesso de gastos ). Esse mercado é o grande responsável pela formação de juros, porque ele cria um parametro médio para as taxas de juros do mercado.

Outros materiais