Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

-TRABALHO DE HISTÓRIA-
Professor: Emanuel Fernandes da Silva 
Componentes: Josué Handel, Rafael Bezerra, Igor Gabriel, João Vinnicius e Theodoro Dângelo.
 -O que é o Helenismo-
O helenismo, também conhecido como período helenístico, foi um período da história que representou a expansão da cultura grega, também chamada de cultura helenística. Durante este período, a Grécia esteve sob domínio da Macedônia, comandada pelo imperador Alexandre Magno, também conhecido como Alexandre, O grande. Esse período de expansão deu-se entre 338 a.C. e 146 a.C
Escultura representado o rosto de
Alexandre Magno
-Qual a importância do Helenismo-
O Helenismo foi um importante período para a história do mundo grego e para o estudo da Antiguidade por se tratar de um momento de declínio da Grécia Antiga e de expansão da cultura desse povo. A cultura helenística se referia não só às questões artísticas e estéticas, mas à filosofia, ao avanço científico e o surgimento de doutrinas religiosas. O helenismo, inclusive, foi considerado uma religião pagã, se opondo ao cristianismo.
Teatro de Priene na Turquia, 320 a.C
-Qual as principais características do 
Helenismo-
O Helenismo caracterizou-se por apresentar uma arte mais realista, exprimindo violência e dor, componentes constantes dos novos tempos de guerra. A Cultura Helenística substituiu a concepção clássica de que o "homem é a medida de todas as coisas" pelo monometalismo, pessimismo, negativismo e relativismo. Outra principal característica da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
-O que o Helenismo valoriza?-
Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude: Esperança, tida como confiança no porvir. Justiça, interpretada como retidão de caráter. Temperança, marcada pelo domínio da vontade. Ele também valorizava uma fusão entre a tradição grega e a cultura ocidental cultural. O período helenístico se referia não só às questões artísticas e estéticas, mas à filosofia, ao avanço científico e o surgimento de doutrinas religiosas. O helenismo, inclusive, foi considerado uma religião pagã, se opondo ao cristianismo.
Antiga biblioteca de Alexandria, no Egito.
-Qual a influência do Helenismo no mundo romano?-
O helenismo tem como principal alteração nas transformações ocorridas no pensamento filosófico greco-romano, a partir do helenismo, constituíram fator a favorecer as mudanças que se estabeleceram no mundo antigo e que influenciaram o nascimento da doutrina cristã. O período helenístico também ajudou a criar correntes filosóficas que influenciaram diversas religiões, como o cristianismo. A influência do helenismo sobre o cristianismo, por exemplo, é o fato do Novo Testamento ter sido redigido em grego e não em latim, que era a língua do novo império. 
Helenismo e Cristianismo
- Principais características do helenismo -
Fim do período Helenístico
O imperador Alexandre não teve filhos, e com sua morte, o seu grandioso império foi dividido em três grandes reinos. Essa divisão política acabou permitindo que os romanos, entre os séculos II e I a.C., dominassem todos estes reinos. Vários traços da cultura grega acabaram sendo absorvidos nesse novo processo de dominação. Dessa forma a civilização grega vivenciou a última etapa da sua história na Antiguidade.
-Vídeo aula-
Helenismo 
 Obrigado pela atenção
image1.png
image2.jpeg
image3.png
image4.png
image5.png
media1.mp4
image6.png
image7.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina