Buscar

Exercício Antibióticos x Bactérias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando contraímos algum tipo de infecção bacteriana sempre tomamos um antibiótico para combater a infecção, pois este tipo de medicamento mata as bactérias que causaram a infecção. Sabemos que as bactérias são organismos vivos unicelulares e procariontes. Também sabemos que nós, seres humanos, somos organismos vivos pluricelulares e eucariontes. Se levarmos em conta que os dois tipos de organismos vivos citados neste exemplo (tanto os seres humanos, quanto as bactérias) são constituídos por célula porque o antibiótico mata a célula bacteriana e não mata as células do tecido infectado no organismo hospedeiro (no caso deste exemplo, o organismo hospedeiro é o ser humano)?
Resposta:
Os antibióticos agem de formas diferentes em cada enzima da célula.
Todos os antibióticos se aproveitam do fato de que há muitas diferenças entre as enzimas dentro de uma célula humana e as enzimas dentro de uma bactéria.
Eles podem interferir em diversas etapas da síntese protéica, que interrompe a produção de proteína e impede a multiplicação da célula pelo bloqueio das funções vitais. Essa síntese é diferente entre as bactérias e as células do hospedeiro (diferença nos ribossomos), por isso o antibiótico não afeta as células humanas.
Podem agir também atrapalhando a habilidade da bactéria construir a parede celular (seres procariontes possuem parede celular). 
Agem também provocando alterações na permeabilidade da membrana plasmática, deixando escapar substâncias essenciais da célula, causando a morte celular, já que não possuem núcleo organizado.

Continue navegando

Outros materiais