Buscar

GOVERNO ELETRÔNICO ATIV. 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNO ELETRÔNICO
ATIVIDADE 2
		Quando os dados (fatos) estão organizados, arranjados e relacionados de uma maneira significativa. Esta é a definição de:
	
	
	
	
	
	Acessibilidade.
	
	
	Inclusão digital.
	
	
	Informação.
	
	
	Dado.
	
	
	Conhecimento.
		Segundo Sartori (1994) existem dois elementos complicadores quando o assunto é a base informativa da opinião pública. São eles: a opinião que se tornou pública, ou seja, que foi disseminada pelo público e a opinião do público, aquela que o público forma por si mesmo. Preencha as lacunas da sentença a seguir, segundo os vícios em relação aos processos de informação, com a resposta correta: A insuficiência ________________ que não chega a ser um problema na atualidade, pois dispomos de informação em excesso, sobretudo com ___________________ e a sua popularização. 
	
	
	
	
	
	histórica, a vinda das redes de computadores.
	
	
	qualitativa, a chegada dos computadores.
	
	
	de informações, a descoberta dos microcomputadores.
	
	
	qualitativa, a guerra fria.
	
	
	quantitativa, o advento da Internet.
		Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo. As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade. Sendo assim como podemos definir a democracia direta?
	
	
	
	
	
	Regime político comandado por um monarca que exerce de modo hereditário e vitalício, sem qualquer consulta ao povo.
	
	
	Sistema de governo em que o poder legislativo oferece a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo.
	
	
	O povo exercita o poder democrático de forma direta sem representante, ele que elabora as leis, administra e julga.
	
	
	É o sistema político em que os eleitores delegam a representantes, por alguns anos, o poder de decidir em seu nome as leis que deveremos todos obedecer. 
	
	
	As decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos, mas por representantes eleitos por eles.
		Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. Esta é definição de:
	
	
	
	
	
	DEMOCRACIA DIRETA.
	
	
	DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.
	
	
	INCLUSÃO DIGITAL.
	
	
	ACESSIBILIDADE.
	
	
	PUBLICIDADE.
		Democracia é o governo do povo. A palavra vem do grego, sendo formada por demos que quer dizer "povo" e kratos que tem como significado "poder". Assim, Democracia é o regime de governo em que o poder pertence ao povo e as decisões políticas visam o benefício do povo. Nesse contexto, como podemos definir a democracia direta:
	
	
	
	
	
	Os cidadãos delegam poder a alguns que decidirão os destinos da coisa pública em seu nome.
	
	
	Característica da política ateniense, carregava a convicção de que boas leis e boas decisões deviam ser criadas a partir de uma convenção humana gerada pela atividade pública dos cidadãos.
	
	
	O Estado moderno passa a ter a função de estruturar a sociedade, ou seja, passa a ter existência própria e controla a sociedade de fora. 
	
	
	É a forma encontrada atualmente em diversos países, como o Brasil, e deriva de um processo eleitoral, onde o governo eleito representa o povo governado.
	
	
	Passa pela formação de um corpo independente de políticos profissionais que não se vinculam aos outros cidadãos e na administração pública como alguma coisa que toma o lugar do público.
		Preencha as lacunas do texto abaixo: Democracia significa governo do povo, e é um termo que vem do grego. É um ____________ de governo em que todas as importantes decisões ____________ estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.
	
	
	
	
	
	tipo, privadas
	
	
	formato, finais
	
	
	regime, privadas
	
	
	tipo, finais
	
	
	regime, políticas

Outros materiais