Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO GOVERNO ELETRONICO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GOVERNO ELETRÔNICO
Quando os dados (fatos) estão organizados, arranjados e relacionados de uma maneira significativa. Esta é a definição de:
Resp: Informação.
Países e blocos econômicos priorizam em suas agendas a formulação e implantação de políticas, visando enfrentar os novos desafios e alcançar os benefícios que a sociedade da informação tem a oferecer. Assim como hoje existem modelos nacionais e regionais diferenciados de desenvolvimento, existem também diferentes modelos de sociedades da informação sendo projetos. As transformações políticas, sociais, econômicas e culturais, que as sociedades contemporâneas estão atravessando têm sido interpretadas como estando associadas à crise do padrão sócio-técnico-econômico vigente desde o pós-Segunda Guerra Mundial. Em relação a afirmação supracitada, marque a alternativa verdadeira a respeito do fenômeno que torna tudo isso possível.
Resp: A difusão e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), o processo de globalização e a valorização do conhecimento. 
A ( TIC ) compreendem uma grande variedade de bens e serviços associados ao tratamento, processamento e armazenamento de informações. Conforme assinalou Monk (1989), essas tecnologias possuem uma característica básica que engendrou profundas modificações no escopo das atividade econômicas. Em relação a ênfase de processamento, marque a alternativa verdadeira. 
Resp: Processamento de Informações. 
As leis de acesso à informação e a sua eficácia ainda enfrentam enormes desafios, mesmo em países reconhecidos pelo sucesso de suas políticas de divulgação. Os solicitantes denunciam atrasos excessivos e intransigência governamental, enquanto os funcionários públicos se queixam de solicitações exageradas e do fardo administrativo excessivo da divulgação. Um dos princípios da Lei de acesso a informação é a da abrangência do direito de acesso, que deve ser ampla com relação aos órgãos públicos e aos tipos de informação a serem disponibilizadas, por outro lado, este direito deve ser universalizante, ou seja, deve ter como objetivo alcançar a todos os cidadãos. Nesse contexto, de qual princípio estamos falando?
Resp: Máxima divulgação. 
A respeito da sociedade da informação e da sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.
Resp: Os modelos de gestão mais atuais preconizam o uso da informação e do conhecimento como diferencial para as organizações e essenciais para o desenvolvimento de vantagens competitivas.
A Sociedade passou por mudanças e evoluções e podemos reconhecer quatro fases distintas que seriam a Sociedade Primitiva, Sociedade Agrícola, Sociedade Industrial e Sociedade da Informação. Como podemos definir Sociedade da Informação:
Resp: São arranjos socioeconômicos pós-industriais, marcados pela preponderância da informação e do conhecimento e pela predominância da utilização do ciberespaço revolucionando a cultura.
Sociedade da informação é um termo que também pode ser chamado de Sociedade do conhecimento ou Nova economia, surgiu no fim do Século XX vinda da expressão Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão. As transformações que levam à sociedade da informação definem um novo paradigma que, de acordo com Manuel Castells (2000), têm suas nuances, nas sentenças abaixo. Qual das sentenças "não" é uma destas características?
Resp: A convergência de tecnologia não é crescente.
A sociedade da informação caracteriza-se pela crescente utilização de técnicas de transmissão, armazenamento de dados e informações a baixo custo, acompanhadas por inovações organizacionais, sociais e legais. Ainda que tenha surgido motivada por um conjunto de transformações na base técnico-científica, ela investe-se de um significado bem mais abrangente.
Resp: Tais desenvolvimentos têm atuado como fatores de alavancagem de inovações produtivas, e técnicas organizacionais e de comunicações.
A Sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário, está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, podemos dizer que esta é a definição de:
Resp: Sociedade da Informação.
É uma forma de organização do conhecimento que permitirá que muitos atos e estruturas meramente burocráticas simplesmente desapareçam e a execução de tarefas que exijam uma atividade humana mais complexa seja facilitada. Esta é definição de:
Resp: GOVERNO ELETRÔNICO.
A respeito da sociedade da informação e da sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.
Resp: Os modelos de gestão mais atuais preconizam o uso da informação e do conhecimento como diferencial para as organizações e essenciais para o desenvolvimento de vantagens competitivas.
É o sistema político em que os eleitores delegam a representantes (vereadores, deputados e senadores), por alguns anos, o poder de decidir em seu nome as leis que deveremos todos obedecer. Esta é definição de:
Resp: DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.
	
Analise as sentenças abaixo: A Sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário, está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação. São características da Sociedade da Informação: I. Sua matéria-prima é física, o desenvolvimento das tecnologias ocorre para permitir que o indivíduo atue sobre a matéria, ao contrário do passado quando se utilizava a informação para agir sobre as pessoas. II. A convergência de tecnologia é crescente, sobretudo a microeletrônica, telecomunicações, optoeletrônica, computadores, mas também e cada vez mais a biologia. III. Predomínio da lógica das redes: tal lógica que caracteriza todos os tipos de relações complexas pode ser, graças às novas tecnologias, materialmente implementada em qualquer tipo de processo.
Resp: Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
Novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Esta é definição de:
Resp: SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.
	
A convergência de tecnologia é crescente, sobretudo a microeletrônica, telecomunicações, optoeletrônica, computadores, mas também e cada vez mais a biologia. Trajetórias de desenvolvimento tecnológico em diversas áreas do saber interligam-se e transformam-se as categorias segundo as quais pensamos todos os processos, esta é uma das características da:
Resp: Sociedade da Informação.
	
Preencha a lacuna do texto abaixo: A ____________________, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Resp: inclusão digital
	
A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração. (acesso a http://www.espacoacademico.com.br/024/24amsf.htm, em novembro de 2010) A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste em uma afirmação correta é:
Resp: A educação é uma área sensível na inclusão digital
que deve colaborar para ampliação dos níveis de informatização da sociedade, promovendo a inclusão digital.
	
É um símbolo (letra ou número), por exemplo: palavras, nomes, números, horas, fotos, figuras, sons. são apresentados de forma primária. Esta é a definição de:
Resp: Dado.
Em relação a Perspectiva de serviços, leia com atenção as alternativas e marque a correta.
Resp: O GE é uma ferramenta que satisfaz a necessidade de organizações, sociedade, consumidores e administradores quanto à diminuição de custos e à elevação nos níveis de qualidade e agilidade de atendimento.
		
Leia com atenção: A real necessidade da implementação das estratégias e os possíveis resultados que o GOVERNO ELETRÔNICO pode garantir para as organizações públicas e privadas, como também para a sociedade, resulta em que benefícios? Marque a alternativa verdadeira.
Resp: A expressão da 'Sociedade por meio do governo eletrônico' implica na a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação desempenham um papel central na atividade econômica, na geração de novos conhecimentos, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida e satisfação das necessidades dos cidadãos e das suas práticas culturais, e também as instituições.
Segundo Sartori (1994) existem dois elementos complicadores quando o assunto é a base informativa da opinião pública. São eles: a opinião que se tornou pública, ou seja, que foi disseminada pelo público e a opinião do público, aquela que o público forma por si mesmo. Preencha as lacunas da sentença a seguir, segundo os vícios em relação aos processos de informação, com a resposta correta: A insuficiência ________________ que não chega a ser um problema na atualidade, pois dispomos de informação em excesso, sobretudo com ___________________ e a sua popularização.
Resp: quantitativa, o advento da Internet.
	
Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo. As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade. Sendo assim como podemos definir a democracia direta?
Resp: O povo exercita o poder democrático de forma direta sem representante, ele que elabora as leis, administra e julga.
	
Analise as sentenças abaixo: Democracia significa ¿governo do povo¿, e é um termo que vem do grego. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas. I. Na democracia direta o povo exercita o poder democrático de forma direta sem representante, ele que elabora as leis, administra e julga. II. Na democracia direta o povo exerce todos os poderes ao mesmo tempo. III. Democracia representativa é o sistema político em que os eleitores delegam a representantes (vereadores, deputados e senadores), por alguns anos, o poder de decidir em seu nome as leis que deveremos todos obedecer.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Democracia significa ¿governo do povo¿, e é um termo que vem do grego. É um ____________ de governo em que todas as importantes decisões ____________ estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.
Resp: regime, políticas
	
O povo exercita o poder democrático de forma direta sem representante, ele que elabora as leis, administra e julga. O povo exerce todos os poderes ao mesmo tempo. Esta é definição de:
Resp: DEMOCRACIA DIRETA.
A respeito de Opinião Pública, é correto afirmar que:
Resp: ela tem um processo contínuo de formação em direção a um consenso, mas nunca consegue alcançá-lo.
	
Processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Esta é a definição de:
Resp: Inclusão digital.
	
Possuir um computador, ter acesso à Internet e domínio das ferramentas utilizadas em um computador, são os três instrumentos básicos para:
Resp: Inclusão digital.
	
Podemos definir Inclusão digital como:
Resp: É a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
	
Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. Esta é definição de:
Resp: ACESSIBILIDADE.
	
A prestação de bons serviços públicos possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e melhor que sejam sustentáveis. Promover o bem-estar coletivo deve ser a missão da administração pública, e isso deve ser buscado tanto em termos econômicos, como sociais e ambientais. Um marco chave para a interação com o cidadão é o governo eletrônico, que é um instrumento facilitador do controle civil sobre ações da administração pública e de atos de seus gestores, sejam políticos ou administradores. Outros benefícios gerados pelo governo eletrônico são:
Resp: facilidade no acesso de informações e ampliação de canal de comunicação via internet.
É a capacidade que o homem tem de transformar os dados e as informações em algo útil e valorizado pela sociedade. Esta é a definição de:
Resp: Conhecimento.
Analise as sentenças abaixo: O conhecimento sobre o poder é fundamental para o exercício do próprio poder e dos direitos. Por exemplo: um cidadão que possui acesso à boa informação acaba tendo conhecimento e, por consequência, acesso a outros direitos como saúde, educação, e benefícios garantidos por políticas públicas. I. Conhecimento não pode ser armazenado nem processado por computadores. Só pelas pessoas. II. Informação é um símbolo (letra ou número). Por exemplo: palavras, nomes, números, horas, fotos, figuras, sons. III. Dado é quando estão organizados, arranjados e relacionados de uma maneira significativa
Resp: Somente a sentença I está correta.
	
No âmbito das organizações, o termo ´informatização´ é empregado de forma ampla para representar a utilização dos recursos de tecnologia de informação (TI). Weissbach (2003) define informatização como sendo o processo de aplicação gradual, crescente, planejada e sistemática do uso da TI em todas as funções da organização. Como observa Lim (2001), a avaliação do nível ou Grau de Informatização (GI) de uma organização constitui uma importante preocupação gerencial e envolve dificuldades, pois a informatização inclui muitos fatores intangíveis, tais como a qualidade da informação e a cultura da organização. (acesso a http://www.scielo.br/pdf/raeel/v6n2/v6n2a04.pdf, em novembro de 2010) A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste em uma afirmação correta é:
Resp: O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização.
Analise as sentenças abaixo: A transparência, como princípio de gestão fiscal responsável, é mais ampla que a publicidade, pois, além de abranger esta última, exige que as informações sejam compreensíveis para a sociedade. I. A Transparência Ativa ocorre quando a Administração Pública divulga informações à sociedade por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação. II. Publicidade é um direito dos cidadãos
mas não é um dever da Administração Pública, cujo objetivo é garantir a prática do controle social que deriva do exercício do poder democrático. III. A Transparência Passiva tem lugar quando a Administração Pública divulga as informações a partir de demandas da sociedade.
Resp: Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
Analise as sentenças abaixo: O termo "accountability" é utilizado não simplesmente para referir-se ao ato de prestação de contas por parte das autoridades publicas, como também engloba as reivindicações decorrentes dos cidadãos quando julgarem que a atividade estatal encontra-se deficiente em determinado aspecto. O exercício da cidadania apresenta-se, então, como uma maneira infalível de intimar o administrador público a fornecer informações claras de seus atos, de forma acessível à população. I. Por Accountability Política podemos entender o momento no qual os responsáveis pela elaboração e pela condução das políticas públicas prestam contas aos cidadãos. Pode ser definido a partir do modelo tradicional da administração pública e deve ser tomado como uma das condições fundamentais do sistema político democrático. II. Accountability Horizontal de forma simples á a atividade de fiscalização feita por cidadãos e sociedade, procurando estabelecer formas de controle de baixo para cima, sobre os governantes e burocratas. III. Por Accountability Vertical podemos entender o momento no qual os responsáveis pela elaboração e pela condução das políticas públicas prestam contas aos cidadãos. Pode ser definido a partir do modelo tradicional da administração pública e deve ser tomado como uma das condições fundamentais do sistema político democrático.
Resp: Somente a sentença I está correta.
	
Ocorre quando a Administração Pública divulga informações à sociedade por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação. Estamos falando de:
Resp: Transparência ativa.
Seriam a existência de agências estatais que têm o direito e o poder legal e que estão de fato dispostas e capacitadas para realizar ações que vão desde a supervisão de rotina a sanções legais ou até mesmo a instauração de processos de impeachment contra ações ou emissões de outros agentes ou agências do Estado que possam ser qualificadas como delituosas. Esta é definição de:
Resp: ACCOUNTABILITY HORIZONTAL.
	
Tem lugar quando a Administração Pública divulga as informações a partir de demandas da sociedade. Estamos falando de:
Resp: Transparência passiva.
	
O Governo do Rio de Janeiro através do seu portal (http://www.rj.gov.br/) divulgou informações por demandas da sociedade e obrigadas por lei, podemos dizer que ele praticou:
Resp: Transparência Passiva.
Preencha as lacunas do texto abaixo: O termo "accountability" é utilizado não simplesmente para referir-se ao ato de prestação de contas por parte das autoridades ___________, como também engloba as reivindicações decorrentes dos cidadãos quando julgarem que a atividade estatal encontra-se deficiente em determinado aspecto. O exercício da _____________ apresenta-se, então, como uma maneira infalível de intimar o administrador público a fornecer informações claras de seus atos, de forma acessível à população.
Resp: publicas, cidadania
	
Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização. Accountability pode ser traduzida também para o português, deficientemente, por "prestar contas". «Accountability» significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. Neste contexto, como podemos definir Accountability Horizontal?
Resp: Seriam a existência de agências estatais que têm o direito e o poder legal e que estão de fato dispostas e capacitadas para realizar ações que vão desde a supervisão de rotina a sanções legais ou até mesmo a instauração de processos de impeachment contra ações ou emissões de outros agentes ou agências do Estado que possam ser qualificadas como delituosas.
	
Tem a ver com a prestação de contas dos gerentes quanto à consecução dos objetivos e metas acordados nas políticas públicas, sobretudo quanto à alocação de recursos. Neste tipo, a responsabilidade incide principalmente na eficiência e na efetividade do uso dos recursos alocados aos programas considerados, está é definição de:
Resp: ACCOUNTABILITY GERENCIAL.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: A transparência na _____________ fiscal é tratada na Lei como um princípio de gestão, que tem por finalidade, entre outros aspectos, franquear ao público acesso a ______________ relativas às atividades financeiras do Estado e deflagrar, de forma clara e previamente estabelecida, os procedimentos necessários à divulgação dessas informações.
Resp: gestão, informações
	
Seriam à vigilância e sanções que eleitores, imprensa, ONG´s, e outras organizações da sociedade civil exercem sobre funcionários públicos. Implica a existência de um agente de controle externo, principalmente o eleitorado. É o meio disponível para que cidadãos comuns possam atuar na fiscalização da atividade pública dos seus representantes. Esta é definição de:
Resp: ACCOUNTABILITY VERTICAL.
	
Analise as sentenças abaixo: A noção de accountability não pode ser vista como algo isolado e sim inserida em um contexto de cidadania participativa. O Estado representa um mecanismo para resguardar as estruturas de um pais. Os atores sociais, por sua vez, informados das políticas publicas, se organizam em sua conjuntura socioeconômica para criticá-las e avaliá-las, exigindo o cumprimento dos seus direitos e a obediência dos gestores públicos aos ditames legais e morais. I. Accountability Vertical seria à vigilância e sanções que eleitores, imprensa, ONG´s, e outras organizações da sociedade civil exercem sobre funcionários públicos. II. Accountability Horizontal seria a existência de agências estatais que têm o direito e o poder legal e que estão de fato dispostas e capacitadas para realizar ações que vão desde a supervisão de rotina a sanções legais ou até mesmo a instauração de processos de impeachment contra ações ou emissões de outros agentes ou agências do Estado que possam ser qualificadas como delituosas. III. Accountability Gerencial tem a ver com a prestação de contas dos gerentes quanto à consecução dos objetivos e metas acordados nas políticas públicas, sobretudo quanto à alocação de recursos.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
Segundo (ROVER, 2008), Tem se constituído em uma infraestrutura de rede compartilhada por diferentes órgãos públicos a partir da qual, a gestão dos serviços públicos são realizados. A partir da otimização desses serviços o atendimento ao cidadão são realizados, visando atingir a sua universalidade, bem como ampliando a transparência das suas ações, com base na afirmação marque a alternativa correta.
Resp: Todas alternativas estão corretas.
	
O Governo de São Paulo através do seu portal (http://www.saopaulo.sp.gov.br/) divulgou informações a sociedade por iniciativa própria e de modo espontâneo, podemos dizer que ele praticou:
Resp: Transparência Ativa.
Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo: A garantia do acesso a informações públicas é importante no sentido de criar instrumentos de ____________________ do governo e, com isso, aumentar a transparência e diminuir a corrupção, elevar a qualidade da administração pública, assegurar direitos individuais e coletivos, como o direito à verdade, o que promove o __________________econômico, social e humano e, consequentemente,
fortalece a democracia.
Resp: accountability, desenvolvimento
Os órgãos governamentais devem promover a abertura do governo, por meio do incentivo da cultura de acesso e a superação da cultura do sigilo. Estamos falando de qual principio das leis de acesso:
Resp: Promoção de um governo aberto.
A Lei 12.527 de 18 de Novembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. Qual dos itens abaixo seria um dos princípios da lei de acesso as informações:
Resp: Haverá Limitação das exceções.
	
A abrangência do direito de acesso deve ser ampla, com relação aos órgãos públicos e aos tipos de informação a serem disponibilizadas, por outro lado, este direito deve ser universalizante, ou seja, deve ter como objetivo alcançar a todos os cidadãos. Qual o princípio que acabamos de definir:
Resp: Máxima divulgação.
	
O acesso à informação de que trata a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação no Brasil), compreende, entre outros, os direitos abaixo, EXCETO:
Resp: informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços, mesmo que sigilosa ou parcialmente sigilosa.
Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação (12.527 de 18/11/2011), o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação, considera-se:
Resp: tratamento da informação.
	
É preciso que os pedidos de informação sejam processados pelos órgãos públicos com rapidez e justiça. Em caso de negativa por parte do Estado, deve-se contar com a possibilidade de recurso. De qual principio das leis de acesso a informação estamos falando:
Resp: Procedimentos que facilitem o acesso.
	
É preciso que os pedidos de informação sejam processados pelos órgãos públicos com rapidez e justiça. Em caso de negativa por parte do Estado, deve-se contar com a possibilidade de recurso. Estamos falando de que principio das leis de acesso a informação:
Resp: Procedimentos que facilitem o acesso.
A tendência com a informatização é que o processo se torne automático e com isso o cidadão não tenha mais gastos para saber as informações que precisa, quando falamos do princípio das leis de acesso a informação "Moderação de custos" é certo dizer que:
Resp: Os custos não devem se configurar como um fator de impedimento para o pedido de acesso à informação. Quando houver cobrança de taxas para o fornecimento da informação, que sejam razoáveis e aplicadas em situações definidas previamente.
No contexto da legislação do Brasil, a lei de acesso à informação ou LAI regulamenta o direito constitucional do cidadão ao acesso a informações produzidas ou detidas pelo Governo. Entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012. Podemos então dizer que o princípio da lei de acesso que fala sobre a promoção de um governo eletrônico determina:
Resp: Que os órgãos governamentais devem promover a abertura do governo, por meio do incentivo da cultura de acesso e a superação da cultura do sigilo.
Preencha as lacunas do texto abaixo: A garantia do acesso a informações _____________ é importante no sentido de criar instrumentos de Accountability do governo e, com isso, aumentar a transparência e diminuir a ____________, elevar a qualidade da administração pública, assegurar direitos individuais e coletivos, como o direito à verdade, o que promove o desenvolvimento econômico, social e humano e, consequentemente, fortalece a democracia.
Resp: públicas, corrupção
	
Com a unificação da informática com a comunicação foi possível o uso da internet no setor público. Verifique cada afirmativa se Falsas ou Verdadeiras e, marque a resposta CERTA. I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo. II. A internet possibilita a divulgação de informações para os cidadãos sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernização dos órgãos públicos, promovendo maior profissionalismo. IV. Através da internet, o setor público pode ofertar serviços ao cidadão e disponibilizar dados que permitem o controle externo.
Resp: Somente a I é falsa.
Preencha as lacunas do texto abaixo: O Portal da Transparência é uma iniciativa que contribuiu para o estabelecimento da cultura da ____________________ no Brasil. Depois da Lei de responsabilidade Fiscal, a criação deste instrumento foi um importante _______________ das políticas de transparência governamental no Brasil.
Resp: transparência, marco
	
Analise as sentenças abaixo: Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas: ¿Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras¿. Este é um tratado internacional das Leis de Acesso a Informação e estes seriam alguns princípios: I. Máxima divulgação. II. Moderação dos custos. III. Promoção de um governo aberto.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Deve-se definir claramente o que pode ser considerado exceção, isto é, é preciso que fique bem explicado quais informações não poderão ser abertas ao conhecimento público e os motivos desta interdição. Obedecendo o mesmo raciocínio, não se deve ter uma quantidade grande de informações protegidas pelo sigilo. Estamos falando de qual princípio das leis de acesso a informação:
Resp: Limitação das exceções.
	
Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação (12.527 de 18/11/2011), o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação, considera-se:
Resp: tratamento da informação.
Com a abertura da Internet no Brasil à operação comercial em meados de 1995, o governo brasileiro cumpriu o primeiro ciclo de desenvolvimento de redes no país. O Ministério da Ciência e Tecnologia vem monitorando e avaliando o desenvolvimento das redes brasileira e mundial, além de propor alternativas para a próxima fase da Internet no Brasil. É nesse contexto que se insere o Programa Sociedade da Informação, concebido a partir de um estudo produzido pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo propósito é o de viabilizar a nova geração da Internet e suas aplicações em benefício da sociedade brasileira. Verifique nos itens abaixo, quais pertencem às sete grandes linhas de ação desse programa: I - Educação na sociedade da informação. II - Mercado, trabalho e oportunidades. III - Concentração de serviços para empresas.
Resp: As sentenças I e II estão corretas.
"Todos os indicadores revelam que, em matéria de políticas sociais e trabalhistas, o governo do presidente Fernando Henrique foi um grande desastre, baseado no binômio Estado-Mínimo para o trabalhador e Estado-Máximo para o capital." (Mendonça, Sonia Regina de.A industrialização brasileira . São Paulo:Moderna, 2004. p. 126). Entre as proposições abaixo, identifique aquela que melhor expressa a da Era FHC.
Resp: A adoção do neoliberalismo.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: É no governo de Fernando Henrique Cardoso que as iniciativas para a ______________, o acesso à informação e, consequentemente, um programa de governo eletrônico ganham uma dinâmica considerável, mas, para que isso ocorresse, dois fatos foram importantes: a garantia do ___________________ na Constituição Federal e a Lei de Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados.
Resp: transparência, acesso à informação
Analise as sentenças abaixo: O Programa Sociedade da Informação foi criado pelo Decreto nº 3.294 de 15
de dezembro de 1999 e ficou vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e se estruturava em sete grandes linhas de ação. I. Mercado, trabalho e oportunidades é uma das linhas. II. Universalização de serviços para as empresas e comerciantes é uma das linhas. III. Governo para quem tivesse acesso a Internet é uma das linhas.
Resp: Somente a sentença I está correta.
	
Houveram obstáculos que influenciaram na criação e no desenvolvimento do programa de governo eletrônico brasileiro no governo Fernando Henrique Cardoso. Identifique entre os itens abaixo:
Resp: A crise do apagão e o bug do milênio.
	
O Programa Sociedade da Informação foi criado pelo Decreto nº 3.294 de 15 de dezembro de 1999 e ficou vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, qual dos itens abaixo estava em sua linha de ação:
Resp: Mercado, trabalho e oportunidades.
	
Ao governo e à sociedade não pode interessar a simples manutenção dos níveis de atendimento ao público do início da década. Deve-se almejar um salto, não só quantitativo, mas também qualitativo, na implantação de políticas públicas e na prestação de serviços públicos. O Governo Federal, ciente deste desafio, entendeu que ao invés de um aumento nos gastos de TIC, mais eficiente seria proceder a definição de diretrizes e políticas de universalização, acesso e qualidade aos serviços públicos, baseadas nas novas formas de interação eletrônica com a sociedade. Complete a sentença a seguir: É no governo de Fernando Henrique Cardoso que as iniciativas para a ___________________, o acesso à informação e, consequentemente, um programa de governo eletrônico ganham uma dinâmica considerável, mas, para que isso ocorresse, dois fatos foram importantes: a garantia _____________________ na Constituição Federal e a Lei de Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados.
Resp: transparência, do acesso à informação
	
Analise as sentenças abaixo sobre os objetivos apresentados para o desenvolvimento do programa de governo eletrônico na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso. I. Oferta na Internet de todos os serviços prestados ao cidadão, com melhoria dos padrões de atendimento, redução de custos e facilidade de acesso. II. Ampliação do acesso a informações pelo cidadão, em formatos adequados, por meio da Internet. III. Promoção da convergência entre sistemas de informação, redes e bancos de dados governamentais para permitir o intercâmbio de informações e a agilização de procedimentos.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
Analise as sentenças abaixo: O Programa Sociedade da Informação foi criado pelo Decreto nº 3.294 de 15 de dezembro de 1999 e ficou vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e se estruturava em sete grandes linhas de ação. I. Educação na sociedade da informação é uma das linhas. II. Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias-chave e aplicações. III. Infraestrutura avançada e novos serviços.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Com a acelerada mudança causada pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs), vários países do mundo passam a estruturar normas para amenizar as desigualdades que as TICs podem causar. Com a expansão da Internet e com o uso constante das tecnologias, o governo brasileiro sentiu necessidade, além de ser pressionado para tal, de elaborar políticas públicas que pudessem prevenir e pensar o uso da rede de forma a não estimular a exclusão digital. Verifique nas sentenças abaixo, quais são objetivos apresentados para o desenvolvimento do programa de governo eletrônico: I - Oferta na Internet de todos os serviços prestados ao cidadão, com melhoria dos padrões de atendimento, redução de custos e facilidade de acesso. II - Ampliação do acesso a informações pelo cidadão, em formatos adequados, por meio da Internet. III - Implantação de infraestrutura avançada de comunicações e de serviços, com padrões adequados de segurança e serviços, além de alto desempenho.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
O governo FHC ficou marcado pelo fim das altas taxas de inflação. Por sua vez, o governo Lula ficou marcado pela redução da pobreza e desigualdade. Nesse sentido, os governos FHC e Lula atenderam, respectivamente, às seguintes funções básicas do governo:
Resp: estabilizadora e distributiva.
	
No que concerne ao Plano Real e aos governos do presidente Fernando Henrique Cardoso, que ocorreram no período de 1995 até 2002 e foram marcados pela reforma do Estado e pelas privatizações, assinale a opção correta.
Resp: As mudanças estruturais ocorridas nesse período se destinavam a proporcionar sustentabilidade intertemporal e visavam promover uma reforma do Estado e da ordem econômica para reduzir as despesas públicas de custeio e de investimento e atrair capitais externos.
	
Diante de mudanças no cenário político brasileiro e avanços tecnológicos, em meados da década de 1990, tem-se o início da implantação de políticas federais de governo eletrônico, sendo que essas passaram por diferentes fases até a atualidade. Essa política consiste em uma tentativa de utilização mais efetiva do Princípio da Transparência na Administração Pública. Quais foram os maiores obstáculos ao Govêrno Eletrônico na gestão do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso:
Resp: A crise energética e o fortalecimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
	
O Estado Brasileiro foi modificado sistematicamente na últimas décadas, principalmente as suas funções administrativas e organizacionais, comumente focadas no gerencialismo, no planejamento estratégico e em metas e resultados. A justificativa da chamada Reforma do Estado era criar-se um novo cenário administrativo em uma resposta à crise generalizada do Estado, assim propugnava um Estado mínimo e regulador, ágil e eficiente, com a criação e extinção de instituições, como também alterou o regime jurídico único e diminui os direitos dos servidores públicos. Essas inovações administrativas foram introduzidas em que contexto?
Resp: Reforma Administrativa "Bresser Pereira", no Governo Fernando Henrique Cardoso, principalmente, consubstanciada pela Emenda Constitucional 19/1998, e demais leis especiais.
	
O Programa Sociedade da Informação foi criado pelo Decreto nº 3.294 de 15 de dezembro de 1999, na gestão de Fernando Henrique Cardoso, e ficou vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Quais das sentenças abaixo são objetivos apresentados para o desenvolvimento do programa de governo eletrônico: I - Oferta na Internet de todos os serviços prestados ao cidadão, com melhoria dos padrões de atendimento, redução de custos e facilidade de acesso. II - Promoção da convergência entre sistemas de informação, redes e bancos de dados governamentais para permitir o intercâmbio de informações e a agilização de procedimentos. III - Utilização do poder de compra apenas dos Estados e Municípios para a obtenção de custos menores e a otimização do uso de redes de comunicação.
Resp: Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
Analise as sentenças abaixo sobre os objetivos apresentados para o desenvolvimento do programa de governo eletrônico na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso. I. Utilização do poder de compra do Governo Federal para a obtenção de custos menores e a otimização do uso de redes de comunicação. II. Estímulo ao acesso à Internet, em especial por meio de pontos de acesso abrigados em instituições públicas ou comunitárias. III. Fortalecimento da competitividade sistêmica da economia.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
Em relação ao e-GOV, considerando as afirmativas, marque a resposta CERTA: I. Preocupado com a questão de interoperabilidade de sistemas, o governo brasileiro elaborou um documento denominado de e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico). II. O governo brasileiro adotou o XML como padrão para todos os sistemas de e-gov que forem desenvolvidos e como forma de promover a integração entre os sistemas já existentes. III. O objetivo geral de e-gov é articular formas de comunicação do governo com cidadãos,
entre esferas administrativas (estadual, municipal e federal), entre poderes (executivo, legislativo e judiciário), entre países, empresas e o terceiro setor.
Resp: I, II e III.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Um dos grandes desafios na Era do Conhecimento é evitar que a Tecnologia da Informação crie um abismo e os possuidores e não possuidores de acesso aos bens e _____________ exigidos pela Era Digital. A Tecnologia da Informação deverá ser colocada a serviço do desenvolvimento de uma nova consciência cidadã, crítica e ________________.
Resp: habilidades, participativa
	
Os programas e-PING e o Infovia Brasil eram considerados programas prioritários no governo do Presidente Lula, o que é o Infovia Brasil?
Resp: Infovia Brasil trata da obtenção de uma rede de comunicação de voz, dados e imagens de alta velocidade, cuja abrangência é nacional e deve permitir a integração de todos os órgãos da administração pública federal no país.
	
Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. No Governo do então Presidente Luis Inácio Lula da Silva uma das grandes áreas temáticas debatidas era a da inclusão digital. Qual das sentenças abaixo estão corretas em relação ao que estava sendo pensado: I - Definição da Política Nacional de Inclusão Digital. II - Criação de seis mil telecentros comunitários nos municípios brasileiros. III - Duplicação do número de cidadãos com acesso à Internet, com 30% da população efetuando transações online com o governo federal.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas para regulamentar o uso das TICs na interoperabilidade de serviços de governo eletrônico, o que estabelecia as condições de interação com os outros poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. Esta é a definição de:
Resp: E-Ping
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Infovia Brasil trata da obtenção de uma rede de comunicação de voz, ________ e imagens de alta velocidade, cuja abrangência é nacional e deve permitir a integração de todos os órgãos da administração pública ___________ no país. Os programas e-PING e o Infovia Brasil eram considerados programas prioritários.
Resp: dados, federal
	
Em 2005 foi lançado o ¿Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico¿ (e-MAG), como podemos defini-lo?
Resp: E-mag são recomendações quanto à acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública no que se refere ao seu uso por pessoas com necessidades especiais, garantido-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis.
Analise as sentenças abaixo: No governo Lula o programa de governo eletrônico Brasileiro se desenvolveu sendo mais um entre outros tantos programas, não chegando a se tornar prioridade na agenda governamental. I. Democratização do acesso às Tecnologias de Informação: Incentivar a criação de mecanismos e políticas que permitam o aprendizado, o acesso e a incorporação maciça das tecnologias de informação e que possibilitem o compartilhamento de soluções entre diferentes níveis de governo, faz parte do eixo principal de proposta na gestão Lula. II. Criação de seis mil telecentros comunitários nos municípios brasileiros é uma das grandes áreas temáticas na gestão Lula. III. Quadruplicar o número de cidadãos com acesso à Internet, com 90% da população efetuando transações online com o governo federal é uma das áreas temáticas na gestão Lula.
Resp: Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
No inicio do Governo Lula havia uma crise fiscal, somada a dívida social e grande expectativa da população sobre a atuação do Governo na solução dos problemas. Nesse sentido, são preconizadas determinadas ações:Marque a resposta CERTA. I. Diminuir o número de servidores públicos, facilitando o ajuste fiscal. II. Avançar na assimilação das novas tecnologias de informação para atendimento ao público, reduzindo tempo e custos dos processos. III. Transferir funções típicas do Governo para a iniciativa privada, aumentando a capacidade de investir na área social. IV. Aumentar os gastos com investimentos e contratação de pessoal, visando estimular o crescimento da economia. V. Estimular a descentralização de ações do Governo federal para instâncias de governo mais próximas ao cidadão, facilitando o controle social. VI. Sensibilizar e mobilizar os servidores públicos para que se tornem agentes ativos da transformação da gestão do Estado. VII. Criar mecanismos que estimulem a competição entre a iniciativa privada e o Governo, ampliando a eficiência dos dois setores.
Resp: II, V e VI
Analise as sentenças abaixo: No governo Lula o programa de governo eletrônico Brasileiro se desenvolveu sendo mais um entre outros tantos programas, não chegando a se tornar prioridade na agenda governamental. I. Dentre as propostas contidas no programa de governo Lula observava-se a promessa de manter a orientação e estabelecimento de prioridades, em relação à gestão de FHC. II. Gestão e Governabilidade: Promover a integração horizontal e vertical das estruturas de governo e a coordenação e acompanhamento de suas ações, faz parte do eixo principal de proposta na gestão Lula. III. Governo Eletrônico: Estimular a mais ampla prestação de serviços e informações de qualidade para os cidadãos, , faz parte do eixo principal de proposta na gestão Lula.
Resp: Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
Recomendações quanto à acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública no que se refere ao seu uso por pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis. Esta é a definição de:
Resp: E-Mag
	
Em 2004, publica-se a primeira versão do documento ¿Padrões de Interoperabilidade em Governo Eletrônico¿ (e-PING), como podemos defini-lo?
Resp: E-ping define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas para regulamentar o uso das TICs na interoperabilidade de serviços de governo eletrônico, o que estabelecia as condições de interação com os outros poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.
Em 2005 foi lançado o ¿Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico¿ (e-MAG), como podemos defini-lo?
Resp: E-mag são recomendações quanto à acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública no que se refere ao seu uso por pessoas com necessidades especiais, garantido-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis.
Preencha as lacunas do texto abaixo: Infovia Brasil trata da obtenção de uma rede de comunicação de voz, ________ e imagens de alta velocidade, cuja abrangência é nacional e deve permitir a integração de todos os órgãos da administração pública ___________ no país. Os programas e-PING e o Infovia Brasil eram considerados programas prioritários.
Resp: dados, federal
	
Trata da obtenção de uma rede de comunicação de voz, dados e imagens de alta velocidade, cuja abrangência é nacional e deve permitir a integração de todos os órgãos da administração pública federal no país. Esta é a definição de:
Resp: Infovia Brasil 
A Lei de Acesso a Informação definiu como dever dos órgãos e entidades públicas a divulgação de algumas informações públicas de interesse geral. Dentre as regras estabelecidas é certo dizer sobre a Negativa de acesso:
Resp: Quando o direito é negado, o órgão ou entidade deve enviar comunicação ao solicitante.
	
A melhoria da gestão pública é uma das prioridades da presidenta Dilma Rousseff, por isso o Ministério do Planejamento criou uma agenda de gestão que inclui um conjunto grande de projetos para melhorar a prestação de serviços ao cidadão, a melhoria do gasto público, da governabilidade e da governança dos ministérios. Quais sentenças abaixo fazem parte das metas do Programa 2038 - Democracia e Aperfeiçoamento da Gestão Pública? I - Melhoria da qualidade do atendimento as empresas prioritariamente. II - Proposta de Projeto de Lei regulamentando a defesa
do usuário de serviços públicos consolidada e encaminhada ao Congresso Nacional. III - Implementar Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) nos sítios governamentais.
Resp: Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
A Lei de Acesso a Informação definiu como dever dos órgãos e entidades públicas a divulgação de algumas informações públicas de interesse geral. Dentre as regras estabelecidas é certo dizer sobre as Taxas:
Resp: A busca e o fornecimento da informação são serviços gratuitos. Contudo, os custos do serviço e dos materiais usados na reprodução e a despesa com o envio dos documentos podem ser cobrados.
	
A Lei de Acesso a Informação definiu como dever dos órgãos e entidades públicas a divulgação de algumas informações públicas de interesse geral. Dentre as regras estabelecidas é certo dizer sobre a Resposta:
Resp: Caso a informação esteja disponível, deve ser entregue imediatamente ao requerente. Se a informação não puder ser prontamente acessada, o órgão ou entidade terá 20 dias para disponibilizá-la.
	
A Lei de Acesso a Informação definiu como dever dos órgãos e entidades públicas a divulgação de algumas informações públicas de interesse geral. Dentre as regras estabelecidas é certo dizer sobre o Pedido:
Resp: Pode ser feito por pessoa natural ou jurídica por meio de formulário próprio, pela internet ou por correspondência normal.
	
Analise as sentenças abaixo: No Plano Plurianual 2011-2015, no que diz respeito ao programa de governo eletrônico e aos assuntos relativos à transparência, temos o Programa 2038 - Democracia e Aperfeiçoamento da Gestão Pública, são suas metas: I. Implementar e disponibilizar a Agenda Brasil Digital de Governo Eletrônico à sociedade. II. Implementar Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) nos sítios governamentais. III. Proposta de Projeto de Lei regulamentando a defesa do usuário de serviços públicos consolidada e encaminhada ao Congresso Nacional.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Na lei nº 12.527/2011, ou Lei de Acesso à Informação encontram-se os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos e privilegia a ________________ ativa, pois estabelece obrigações de transparência a todos os poderes e a todos os entes federativos, proporcionando regulação sistêmica e harmônica sobre o tema do acesso à ___________________ no Brasil.
Resp: transparência, informação
Preencha as lacunas do texto abaixo: Uma das iniciativas da Gestão de Dilma Rousseff foi a massificação e aperfeiçoamento da Certificação Digital ICP Brasil e outras tecnologias de segurança da informação e identificação digital necessárias às transações eletrônicas de interesse da União, dos Estados, dos municípios e da sociedade, mediante a garantia de pleno funcionamento da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira e de Carimbo de Tempo da ICP Brasil, como forma de assegurar sua ____________________, capilaridade, acessibilidade e eficácia jurídica às transações e documentos eletrônicos, bem como contribuir para a preservação do _______________ ao permitir a desmaterialização de processos e documentos.
Resp: interoperabilidade, meio ambiente
	
Resolutividade das demandas encaminhadas pelos cidadãos às ouvidorias dos órgãos e entidades públicos. Estamos falando de:
Resp: Metas do Governo na gestão Dilma Rousseff
	
Analise as sentenças abaixo: No Plano Plurianual 2011-2015, no que diz respeito ao programa de governo eletrônico e aos assuntos relativos à transparência, temos o Programa 2038 - Democracia e Aperfeiçoamento da Gestão Pública, são suas metas: I. Massificação do uso de Certificados Digitais da ICP-Brasil. II. Manter a qualidade do atendimento ao cidadão. III. Resolutividade das demandas encaminhadas pelos cidadãos às ouvidorias dos órgãos e entidades públicos.
Resp: Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
A Lei de Acesso a Informação definiu como dever dos órgãos e entidades públicas a divulgação de algumas informações públicas de interesse geral. Dentre as regras estabelecidas é certo dizer sobre a Resposta:
Resp: Caso a informação esteja disponível, deve ser entregue imediatamente ao requerente. Se a informação não puder ser prontamente acessada, o órgão ou entidade terá 20 dias para disponibilizá-la.
	
A Lei de Acesso a Informação definiu como dever dos órgãos e entidades públicas a divulgação de algumas informações públicas de interesse geral. Dentre as regras estabelecidas é certo dizer sobre o Pedido:
Resp: Pode ser feito por pessoa natural ou jurídica por meio de formulário próprio, pela internet ou por correspondência normal.
	
Analise as sentenças abaixo: No Plano Plurianual 2011-2015, no que diz respeito ao programa de governo eletrônico e aos assuntos relativos à transparência, temos o Programa 2038 - Democracia e Aperfeiçoamento da Gestão Pública, são suas metas: I. Implementar e disponibilizar a Agenda Brasil Digital de Governo Eletrônico à sociedade. II. Implementar Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) nos sítios governamentais. III. Proposta de Projeto de Lei regulamentando a defesa do usuário de serviços públicos consolidada e encaminhada ao Congresso Nacional.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Na lei nº 12.527/2011, ou Lei de Acesso à Informação encontram-se os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos e privilegia a ________________ ativa, pois estabelece obrigações de transparência a todos os poderes e a todos os entes federativos, proporcionando regulação sistêmica e harmônica sobre o tema do acesso à ___________________ no Brasil.
Resp: transparência, informação
	
Massificação e aperfeiçoamento da Certificação Digital ICP Brasil e outras tecnologias de segurança da informação e identificação digital necessárias às transações eletrônicas de interesse da União, dos Estados, dos municípios e da sociedade, mediante a garantia de pleno funcionamento da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira e de Carimbo de Tempo da ICP Brasil, como forma de assegurar sua interoperabilidade, capilaridade, acessibilidade e eficácia jurídica às transações e documentos eletrônicos, bem como contribuir para a preservação do meio ambiente ao permitir a desmaterialização de processos e documentos. Estamos falando de:
Resp: Iniciativas do Governo na gestão Dilma Rousseff
Analise as sentenças abaixo: Atualmente as iniciativas de transparência do governo federal, no que diz respeito ao programa de governo eletrônico, estão ligadas aos portais da internet, em relação ao portal ComprasNet é certo dizer: I. O portal ComprasNet foi criado em 1997 pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. II. Hoje encontramos informações sobre licitações, contratações, execução de processos de aquisição (por pregão, preferencialmente eletrônico) e informações relevantes sobre negociações realizadas pela administração pública federal direta, das autarquias e das fundações. III. Uma de suas seções é de serviços a Sociedade.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Assim como o CamprasNet o SICONV tem como finalidade principal utilizar as Tecnologias da ______________ e Comunicação para a melhoria do gerenciamento dos convênios do governo, assim, a sua principal função é melhorar os _____________ administrativos.
Resp: Informação, processos
	
Podemos criar perfis de elegibilidade de convênio de acordo com as características do proponente e possibilita a visualização do plano de trabalho detalhado, inclusive dos custos previstos. Estamos falando do:
Resp: Portal SICONV
	
Hoje encontramos informações sobre licitações, contratações, execução de processos de aquisição (por pregão, preferencialmente eletrônico) e informações relevantes sobre negociações realizadas pela administração pública federal direta, das autarquias e das fundações.
Encontra-se também a legislação que regula o processo de serviços gerais e de contratação. Estamos falando do:
Resp: Portal ComprasNet
	
Atualmente as iniciativas de _________________ do governo federal, no que diz respeito ao programa de governo eletrônico, estão ligadas aos portais da internet, pois estes facilitam o acesso às informações e concentram dados que estariam dispersos em diversos órgãos, o que dificultaria a obtenção de informações e serviços por parte da população. Os portais se transformaram, assim, na ¿______________¿ do governo.
Resp: transparência, face visível
	
Complete a sentença a seguir: Os portais de negócios têm como objetivo facilitar a realização de negócios pelo governo, sendo também responsáveis pela transparência das transações de compras e ___________ de ____________. Como exemplos de portais de negócios, temos o ComprasNet e o SICONV.
Resp: repasses, recursos
Analise as sentenças abaixo: Os portais de negócios têm como objetivo facilitar a realização de negócios pelo governo, sendo também responsáveis pela transparência das transações de compras e repasses de recursos., em relação ao SICONV é certo dizer: I. A União possui apenas duas modalidades de transferências para promover a descentralização de ações e de gestão de recursos públicos federais. São elas: Transferências Constitucionais e Transferências Legais. II. SICONV - É o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse. III. O Decreto nº 6.329, de 27 de dezembro de 2007, dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse.
Resp: Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
Mostra os recursos que já foram transferidos e os que ainda falta transferir e tem a indicação dos bens adquiridos, serviços ou obras executados. Estamos falando do:
Resp: Portal SICONV
	
Criado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o SICONV ¿ Sistema de Convênio, tem como uma das finalidades, facilitar as apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal. Qual dos ítens abaixo podemos dizer que "não" é uma das diretrizes do SICONV:
Resp: Dificuldades para fiscalização e controle e simplificação/agilização de procedimentos.
	
Convênios são acordos, ajustes ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e tenham como participes, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta , ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando a execução de programa de governo, envolvendo a realização de projetos, atividades, serviços, aquisição de bens ou eventos de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação. Em relação ao SICONV, quais sentenças abaixo fazem parte de suas diretrizes? I - Ênfase na transparência à Sociedade. II - Aumento do custo operacional. III - Automação de todo o ciclo de vida das transferências.
Resp: Apenas as sentenças I e III estão corretas.
	
O portal ComprasNet foi criado em 1997 pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, aparecendo como uma interface na internet do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG). Inicialmente este portal servia para publicar os avisos e editais de licitação e os resumos dos contratos assinados pela administração pública federal na rede mundial de computadores. Sobre o portal ComprasNet complete a seguinte sentença: Hoje encontramos informações sobre ______________, contratações, execução de processos de aquisição (por pregão, preferencialmente eletrônico) e informações relevantes sobre negociações realizadas pela administração pública ___________ direta, das autarquias e das fundações. Encontra-se também a legislação que regula o processo de serviços gerais e de contratação.
Resp: licitações, federal
	
Atualmente as iniciativas de _________________ do governo federal, no que diz respeito ao programa de governo eletrônico, estão ligadas aos portais da internet, pois estes facilitam o acesso às informações e concentram dados que estariam dispersos em diversos órgãos, o que dificultaria a obtenção de informações e serviços por parte da população. Os portais se transformaram, assim, na ¿______________¿ do governo.
Resp: transparência, face visível
	
Complete a sentença a seguir: Os portais de negócios têm como objetivo facilitar a realização de negócios pelo governo, sendo também responsáveis pela transparência das transações de compras e ___________ de ____________. Como exemplos de portais de negócios, temos o ComprasNet e o SICONV.
Resp: repasses, recursos
	
A prestação de dados como um serviço governamental traz vantagens pra toda a sociedade, incluindo o próprio governo. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão está economizando recursos através da publicação dessas informações na Internet. A disponibilização dos dados do SICONV é um compromisso firmado pelo governo brasileiro na Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP do inglês). O governo está comprometido em promover a transparência dos gastos públicos, fornecer informações de valor agregado à sociedade e promover a pesquisa e inovação tecnológica através da implementação da políticas brasileira de dados abertos. Qual dos ítens abaixo "não" é uma das diretrizes do SICONV:
Resp: Interoperabilidade apenas com os sistemas do Ministério do Planejamento.
O Portal da Transparência do Governo Federal é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. O site, lançado em novembro de 2004 é mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Quais sentenças abaixo demonstram o que pode ser encontrado neste portal? I - Legislação: leis, decretos e portarias relativos ao acesso à informação e ao repasse e aos gastos de recursos públicos. II - Informações sobre Transferências de Recursos, para estados, municípios, pessoas jurídicas, e feitas ao exterior, ou diretamente a pessoas físicas. III - Informações sobre a lista de Empresas Sancionadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública das diversas esferas federativas.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Portais de entrada são aqueles cuja função é ________________ o usuário para serviços e __________________ públicas oferecidas por outros órgãos ou instituições do governo e é neste ponto que reside a sua importância para a transparência.
Resp: redirecionar, informações
Preencha as lacunas do texto abaixo: O Portal da transparência foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU) e seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao ____________ para acompanhamento do uso dos ___________________ e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados, bem como dados dos gastos em compras e contratações de obras e serviços, entre outros.
Resp: cidadão, recursos públicos
	
Analise as sentenças abaixo: Portais de entrada são aqueles cuja função é redirecionar o usuário para serviços e informações públicas oferecidas por outros órgãos ou instituições do governo e é neste ponto que reside a sua importância para a transparência, em relação ao Portal Rede Governo é certo dizer: I. O Portal Rede Governo deriva do Programa Brasil Transparente, criado em agosto de 2000 e que deu origem ao programa de governo eletrônico brasileiro. II. O seu objetivo é servir como um canal de comunicação centralizado e de simples acesso unicamente ao cidadão. III. Uma das suas intenções é uma melhoria contínua nos serviços oferecidos pelo governo.
Resp: Somente as sentenças I e III estão corretas.
Analise as sentenças abaixo: Portais de entrada são aqueles cuja função é redirecionar o usuário para serviços e informações públicas oferecidas por outros órgãos ou instituições do governo e é neste ponto que reside a sua importância para a transparência,
em relação ao Portal da Transparência é certo dizer: I. Este portal foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU). II. Seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao cidadão para acompanhamento do uso dos recursos públicos e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados. III. As informações apresentadas no site são fornecidas pelos órgãos responsáveis, por isso, a responsabilidade da atualidade e fidedignidade das informações é de cada instituição.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Este portal foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU) e seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao cidadão para acompanhamento do uso dos recursos públicos e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados, bem como dados dos gastos em compras e contratações de obras e serviços, entre outros.
Resp: Portal da Transparência
	
O seu objetivo principal é, para o cidadão, servir como um canal de comunicação centralizado e de simples acesso provendo de forma eficiente o acesso às informações acerca dos serviços prestados pelo governo e, para os gestores públicos, um meio centralizado de disseminar informações sobre os serviços prestados pelo órgão e obter informações da avaliação dos serviços pelos usuários, possibilitando, desta forma, uma melhoria contínua nos serviços oferecidos pelo governo. Estamos falando do:
Resp: Portal Rede Governo
	
Os portais de transparência são aqueles que têm como objetivo principal ser um canal de apresentação da prestação de contas do governo. O que é certo dizer sobre o Portal Rede Governo:
Resp: O seu objetivo principal é, para o cidadão, servir como um canal de comunicação centralizado e de simples acesso provendo de forma eficiente o acesso às informações acerca dos serviços prestados pelo governo e, para os gestores públicos.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: O Portal da transparência foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU) e seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao ____________ para acompanhamento do uso dos ___________________ e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados, bem como dados dos gastos em compras e contratações de obras e serviços, entre outros.
Resp: cidadão, recursos públicos
	
Analise as sentenças abaixo: Portais de entrada são aqueles cuja função é redirecionar o usuário para serviços e informações públicas oferecidas por outros órgãos ou instituições do governo e é neste ponto que reside a sua importância para a transparência, em relação ao Portal Rede Governo é certo dizer: I. O Portal Rede Governo deriva do Programa Brasil Transparente, criado em agosto de 2000 e que deu origem ao programa de governo eletrônico brasileiro. II. O seu objetivo é servir como um canal de comunicação centralizado e de simples acesso unicamente ao cidadão. III. Uma das suas intenções é uma melhoria contínua nos serviços oferecidos pelo governo.
Resp: Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
Analise as sentenças abaixo: Portais de entrada são aqueles cuja função é redirecionar o usuário para serviços e informações públicas oferecidas por outros órgãos ou instituições do governo e é neste ponto que reside a sua importância para a transparência, em relação ao Portal da Transparência é certo dizer: I. Este portal foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU). II. Seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao cidadão para acompanhamento do uso dos recursos públicos e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados. III. As informações apresentadas no site são fornecidas pelos órgãos responsáveis, por isso, a responsabilidade da atualidade e fidedignidade das informações é de cada instituição.
Resp: Todas as sentenças estão corretas.
	
Os portais de transparência são aqueles que têm como objetivo principal ser um canal de apresentação da prestação de contas do governo. O que é certo dizer sobre o Portal da Transparência:
Resp: Foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU) e seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao cidadão para acompanhamento do uso dos recursos públicos e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados, bem como dados dos gastos em compras e contratações de obras e serviços, entre outros.
	
Este portal foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU) e seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao cidadão para acompanhamento do uso dos recursos públicos e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados, bem como dados dos gastos em compras e contratações de obras e serviços, entre outros.
Resp: Portal da Transparência 
O Brasil ocupa a 59ª posição, de 193 países avaliados, no ranking 2012 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre governo eletrônico, tendo subido duas posições em relação ao mesmo ranking feito dois anos atrás. O dado foi divulgado pelo Programa de Administração Pública da ONU (DPADM, na sigla em inglês). A Coreia do Sul lidera o ranking, seguida por Holanda (2º), Reino Unido (3º), Dinamarca (4º), Estados Unidos (5º), França (6º), Suécia (7º), Noruega (8º), Finlândia (9º) e Singapura (10º). Em relação aos países sul-americanos, o Brasil fica atrás de Chile (39º), Colômbia (43º), Uruguai (50º) e Argentina (56º). Em relação as medidas de capital humano podemos dizer que o E-decision making avalia:
Resp: como o governo utiliza em seus processos decisórios a resposta (feedback) recebido dos cidadãos por meio dos instrumentos de interação do site e verifica também se os resultados das políticas, decorrentes da incorporação destas respostas, são reportados pelo governo.
	
Possibilidade de realizar pagamentos e transações online. De qual classificação da avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU) estamos falando:
Resp: Transacional
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): este índice avalia o bem estar de uma _______________, levando em conta o nível de educação, viabilidade econômica e cuidados com a _____________.
Resp: sociedade, saúde
Usuários podem fazer downloads, mandar e-mails e interagir através da world wide web. De qual classificação da avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU) estamos falando:
Resp: Interativo
	
A avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU) é a mais abrangente ferramenta conhecida, são análises feitas desde 2001 envolvendo vários países. Seu objetivo é apresentar fatos que definam o ambiente de governo eletrônico das nações e demonstre sua capacidade de sustentar o desenvolvimento online. Em relação as medidas de capital humano podemos dizer que o E-information avalia:
Resp: a disponibilidade de informações sobre políticas, programas, orçamentos, leis, regulamentos, além de outras informações de interesse público, nos websites dos governos.
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: E-information: avalia a disponibilidade de informações sobre _____________, programas, orçamentos, _____________, regulamentos, além de outras informações de interesse público, nos websites dos governos.
Resp: políticas, leis
	
A avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU) é a mais abrangente, pois suas análises envolvem todos os países filiados a esta organização. Seu objetivo
é apresentar fatos que definam o ambiente de governo eletrônico das nações e demonstre sua capacidade de sustentar o desenvolvimento on-line.Nas sentenças abaixo quais índices de acesso a sites, infra-estrutura de telecomunicações e recursos humanos são utilizados pela ONU: I - Quantidade de usuários de Internet. II - Disponibilidade do serviço de Internet. III - Participação eletrônica.
Resp: Todas as sentenças estão corretas
O Brasil alcançou na avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2002, boas avaliações em seu programa de e-gov como resultado, especialmente, da implementação de alguns casos de sucesso como o Comprasnet e o imposto de renda pela Internet. A partir de 2003, entretanto, sua trajetória passou a ser descendente, cedendo lugar a outros países que se encontravam, anteriormente, em posições inferiores no ranking. Quais sentenças abaixo podem ser consideradas classificações para este ranking? I - Interativo - Usuários podem fazer downloads, mandar e-mails e interagir através da world wide web. II - Transacional - Possibilidade de realizar pagamentos e transações online. III - Sem limitações - Website governamental abrangente, com informações dinâmicas.
Resp: Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
Possibilidade de realizar pagamentos e transações online. De qual classificação da avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU) estamos falando:
Resp: Transacional
	
Preencha as lacunas do texto abaixo: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): este índice avalia o bem estar de uma _______________, levando em conta o nível de educação, viabilidade econômica e cuidados com a _____________.
Resp: sociedade, saúde
	
Usuários podem fazer downloads, mandar e-mails e interagir através da world wide web. De qual classificação da avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU) estamos falando:
Resp: Interativo
	
A avaliação das boas práticas de programas de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas (ONU) é a mais abrangente ferramenta conhecida, são análises feitas desde 2001 envolvendo vários países. Seu objetivo é apresentar fatos que definam o ambiente de governo eletrônico das nações e demonstre sua capacidade de sustentar o desenvolvimento online. Em relação as medidas de capital humano podemos dizer que o E-information avalia:
Resp: a disponibilidade de informações sobre políticas, programas, orçamentos, leis, regulamentos, além de outras informações de interesse público, nos websites dos governos.
As Nações Unidas apresentam uma definição de governo eletrônico ampla, caracterizando o conceito como qualquer serviço prestado pelo governo por meio da Internet. Segundo as nações unidas o governo eletrônico tem abrangido serviços de informação e prestação de serviços aos cidadãos, empresários, e entre órgãos do governo por meio eletrônico. Verifique abaixo quais sentenças são corretas: I - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia o bem estar de uma sociedade, levando em conta o nível de educação, viabilidade econômica e cuidados com a saúde. II - O Índice de Acesso à Informação é obtido por meio de pesquisas mensais produzidas pelas organizações Transparência Internacional e Freedomhouse International. III - O E-consultation avalia os mecanismos de consulta eletrônica e as ferramentas de interação à disposição dos cidadãos.
Resp: As sentenças I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais