Buscar

AV2 - Ética na Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0083_AV2_201301137154 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301137154 - TATIANE SANTOS OLIVEIRA
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
	Turma: 9004/AP
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 28/11/2014 17:56:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201301198534)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
		
	
	altruísmo ético.
	
	servidão ética.
	 
	egoísmo ético.
	
	filantropismo ético.
	
	coletivismo ético.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301324237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	 
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301324213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a ideia de que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Isso significa que:
		
	 
	O desenvolvimento científico deve levar em consideração os direitos humanos fundamentais e os impactos diretos nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	Os seres humanos sempre são beneficiados com todos os tipos de pesquisas que são realizadas, independente dos critérios que elas utilizam e dos prejuízos que causam à humanidade.
	
	Os fins justificam os meios e que toda ciência deve se utilizar de todos os recursos disponíveis para obter o progresso científico.
	
	O código de ética do Nazismo era adequado e a ciência precisou utilizar recursos para alcançar suas finalidades.
	
	Todos os experimentos ocorridos na Segunda Guerra Mundial foram benéficos e cientificamente corretos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301201416)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 9 de outubro de 1996 foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, após discussão entre a sociedade civil organizada, comunidade científica, sujeitos de pesquisa e Estado, o Ministério da Saúde elaborou esta resolução em que constam as:
		
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo ratos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo leões.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo serpentes.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo macacos.
	 
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301378228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
		
	
	Direitos filiados
	
	Direitos estratégicos
	
	Direitos exclusivos
	
	Direitos integrais
	 
	Direitos fundamentais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301729615)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O vírus do ebola, para o qual não existe tratamento, causou, até 26 de agosto de 2014, mais de 1.500 mortes em 3.069 casos registados pela Organização Mundial de Saúde. Destes casos, a Libéria registrou 694, a Guiné-Conacri 430, Serra Leoa 422 e a Nigéria 6. Sobre o contexto de uma epidemia, e as características deste momento peculiar, podemos afirmar que: I. Entende-se que a saúde da população em larga escala é um bem maior do que a manutenção da liberdade de locomoção individual se esta implicar em risco aos demais. II. A divulgação de informações no local da epidemia deve ter como objetivo amenizar e suavizar os dados oficiais de modo a evitar o pânico da população. III. A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doença contagiosa às autoridades sanitárias não configura quebra da privacidade individual. Assinale abaixo a alternativa correta:
		
	 
	Apenas I e III
	
	Apenas II e III
	
	Apenas III
	
	Apenas I
	
	Apenas I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301331065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em condições de epidemias, o direito à liberdade de ir e vir pode ser suprimido e a pessoa pode ser colocada de quarentena para:
		
	
	Que seu direito individual seja maior do que o coletivo.
	
	A epidemia se alastre mais rapidamente.
	 
	Que outras pessoas não sejam contaminadas.
	
	Que o direito financeiro seja efetivado.
	
	A doença seja incentivada.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301324210)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No sentido inverso da reprodução como criação da vida, o aborto se associa a ela pelo enfoque conceitual ou ideológico do princípio da vida humana e de quando a interrupção gestacional é simplesmente um procedimento clínico e quando passa a ser um crime contra a vida. Cite quais são as exceções na legislação brasileira em que o aborto é permitido.
		
	
Resposta: No Brasil, o aborto é permitido em casos onde a gestação põe em risco a vida da mãe ou do bebê, e também em casos de estupro.
	
Gabarito: Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais : estupro, risco de vida materno e anencefalia (existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): estupro, risco de vida materno e anencefalia (existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis).
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301188058)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma psicóloga foi contratada para trabalhar na pediatria de um hospital para dar suporte às crianças e seus familiares. Ela faz parte de uma equipe multidisciplinar, mas fica frustrada com a atuação individualizada. Ofereça argumentos que esclareçam a atuação em equipes multiprofissionais ou multidisciplinares.
		
	
Resposta: Uma equipe multidisciplinar é aquela que trabalha no mesmo ambiente, porém seus elementos não trabalham diretamento um com o outro, trabalham individualmente, trocando informações apenas informalmente.Gabarito: A equipe multidisciplinar caracteriza-se por um grupo de profissionais que atuam de forma independente em um mesmo ambiente de trabalho, utilizando-se de comunicações informais. Portanto, nota-se que, o fato de haver diferentes profissionais de saúde atuando no mesmo ambiente, não necessariamente representa que estejam partilhando suas tarefas, constatações e responsabilidades com o objetivo de aprimorar o serviço.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301331089)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional ¿ alteração essa aguda ou crônica, simples ou complexa ¿ e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente, denomina-se:
		
	
	Paciente hipocondríaco
	
	Paciente idoso
	
	Paciente terminal
	
	Paciente crônico
	 
	Paciente especial

Outros materiais