Buscar

Bioética: Princípios e Dilemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0083_EX_A2_201401189521 
	 Voltar
	Aluno(a): FRANCISCO SOARES DE LIMA JUNIOR
	Matrícula: 201401189521
	
	Data: 06/09/2014 17:41:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401259009)
	
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
		
	
	meios publicitários
	
	meios ordinários
	 
	meios extraordinários
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios políticos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401258998)
	
	A bioética se sustenta em alguns conceitos básicos como o princípio do duplo efeito. Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau. O primeiro resultado é legítimo e aquele que queremos atingir, o segundo é mau e não esperamos, mas é inseparável do primeiro. A questão antagônica que surge é: Devemos procurar o bem e tolerar o mal? Para lidar com estes dilemas, o princípio do duplo efeito foi formulado. Ele nos permite realizar a ação boa que tem consequências más, desde que as seguintes condições sejam respeitadas: A ação, em si mesma não deve ser má. Isto simplesmente reafirma o princípio moral fundamental que nunca devemos fazer o mal. Este é o princípio moral tradicional: O fim não justifica os meios. O fim, o objetivo é bom, mas os meios para obtê-lo são errados. O efeito mau não é desejado, mas simplesmente permitido ou tolerado. O que isto significa é que nossa intenção primeira é atingir o efeito bom. Deve existir uma razão proporcional para:
		
	 
	executar a ação, apesar das consequências que ela traz.
	 
	sempre avaliar de forma positiva a natureza da ação, mesmo que ela seja totalmente negativa.
	
	não avaliar a natureza da ação.
	
	executar a ação, pois traz apenas conseqüências negativas.
	
	não executar a ação, pois traz apenas conseqüências positivas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401259006)
	
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401294509)
	
	John Finnis e outros estudiosos da ética e bioética argumentam que a qualidade de vida não pode se impor eticamente a aspectos morais e a valores mais amplos do que o prazer. Isso significa que:
		
	 
	Os aspectos morais não se correlacionam a valores.
	
	Ética e moral são diametralmente opostas em relação à vida humana.
	
	As pessoas devem buscar o prazer a qualquer preço.
	 
	O prazer não pode se sobrepor aos valores éticos.
	
	A qualidade de vida não deve ser considerada pela bioética.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401435830)
	
	As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas:
		
	
	Na Guerra de Secessão
	
	Antes da Primeira Guerra Mundial
	 
	Após a Segunda Guerra Mundial
	
	Na Guerra Fria
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401259008)
	
	Bruna foi ao médico e descobriu que tem alergia a poeira, mofo e cheiros fortes. Toda vez que ela entre em um ambiente que tenha cheiro de tinta, seja mofado ou tenha muita poeira, ela logo começa a espirrar e apresenta congestão nasal. O médico lhe solicitou que evitasse esses lugares e lhe receitou um antialérgico que é encontrado com facilidade e com preço acessível no mercado. Dentro das definições éticas, os meios de preservar a vida são todos os remédios, tratamentos e operações que oferecem benefício razoável para o paciente e que pode ser obtido e usado sem excessivo gasto, dor ou outros inconvenientes. Isto é representativo dos:
		
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios publicitários
	
	meios extraordinários
	 
	meios políticos
	 
	meios ordinários

Outros materiais