Buscar

Farmacologia - Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de farmacologia
1) Qual é o mecanismo de ação de carvedilol. Qual a resposta que ele proporciona e qual o seu principal efeito adverso.
Carvedilol é um bloqueador não seletivo dos receptores alfa1, beta1 e beta2 adrenégicos. Devido ao bloqueio dos receptores alfa1 adrenérgicos produz vasodilatação periférica, redução da resistência vascular periférica e hipotensão arterial. Pela atividade beta-bloqueadora, diminui a pressão arterial possivelmente por diminuir o débito cardíaco e pela inibição da liberação de renina pelos rins.
2) Qual é o mecanismo de ação da adrenalina. O que ela proporciona no organismo.
Suas principais ações no sistema cardiovascular estão relacionadas ao aumento do influxo celular de cálcio e a manter a pressão sangüínea em níveis normais. A saber, vasoconstrição periférica e taquicardia. Tais efeitos são mediados por receptores alfa adrenérgicos. Além de ser um hipertensor. Possui efeito agonista alfa adrenérgico- aumenta a Resistência Vascular Sistêmica, sem aumentar significantemente o débito cardíaco.
3)Qual a interação entre medicamentos como cimetidina e warfarina.
A cimetidina pode conduzir a um aumento do efeito anticoagulante de varfarina. O mecanismo da interação baseia-se na inibição de enzimas microssomais. A biotransformação dos anticoagulantes orais é inibida pela cimetidina, o que já não acontece com a ranitidina. A concentração de varfarina no plasma é aumentada. A varfarina, como outros anticoagulantes cumarínicos, inibe com dependência da concentração a redução enzimática do epóxido da vitamina K a vitamina K no fígado. Esta vitamina é necessária para a síntese dos fatores de coagulação.
4) Os broncodilatadores podem ser agonistas ou antagonistas ao receptor do tipo Beta.
Agonistas
5) um medicamento como o buscopan pode ser classificado como antagonista colinérgico? Quais os efeitos que ele proporcionaria e quando ele é indicado?
É classificado como uma droga Antagonita Anticolinérgica ou como uma droga anti-muscarínica. Seu efeito é relaxando os espasmos dolorosos no cólon e no intestino delgado. É indicado para espasmos do trato gastrintestinal (contrações do estômago e do intestino), espasmos e discinesias das vias biliares (contrações e alterações nos movimentos dos canais que conduzem a bilis) e espasmos do trato geniturinário (contrações e alterações do movimento dos canais do orgãos sexuais e urinários).
6) O diazepan é um fármaco com ph(?) quando administrado com imipramina pode aumentar ou diminuir as duas concentrações ?
O pH do diazepam é neutra (ou seja, pH = 7).
7)Qual e o mecanismo de acao do propanolol e qual a diferença do atenolol, onde eles agem no SNA?
É antiarrítmicos, um bloqueador-beta adrenérgico. Ambos são indicados para o enfarte do miocárdio, sendo que o propranolol é o único indicado no controle do tremor, hipertensão portal e hemorragia de varizes esofágicas.
8) O Berotec pode ser classificado como broncodilatador? Onde ele age, quais as pricinpais vantagens e desvatagens do seu uso?
Sim. Age sobre os receptadores B-2 adrenergéticos da musculatura brônquica promovendo efeito broncoespasmolítico rápido e de longa duração; tem como efeitos colaterais tremores dos dedos, inquietação, palpitação.
9) qual a diferença entre o Atrovent e o Berotec? Explique o mecanismo de ação dos mesmos.
O Berotec é uma droga beta 2 adrenérgica (simpaticomimética. Já o Atrovent é uma droga anti-colinérgica, inibindo assim a atuação do SNAParassimpático, o qual promove o espasmo da via aérea. Assim, seu uso conjunto potencializa o efeito broncodilatador.
Atrovent: Atua bloqueando os receptores muscarínicos no pulmão, inibindo a broncoconstrição e a produção de muco nas vias aéreas;
Berotec:  Atua relaxando a musculatura dos brônquios e assim aliviando a sensação de falta de ar.
10)Para a próxima aula estudar os seguintes medicamentos
Farmacologia adrenérgica 
Simpatomiméticos – Adrenalina, Noradrenalina, Dopamina (dose dependente – dopa dopa, dopa beta e dopa alfa), Dobutamina, Salbutamol, Fenoterol, Terbutalina.
Simpatolíticos – alfa-bloqueadore (Prazosin) e beta-bloqueadores (Atenolol, Labetalol, Metoprolol, Naldolol, Pindolol, Propanolol e Timolol). 
Farmacologia colinérgica
Parassimpatolíticos – Atropina, Escopolamina, Ipratrópio e Biperideno.

Outros materiais