Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Enfª Giovana Brandão
Disciplina: Biossegurança
Curso: Técnico de Enfermagem
RISCOS OCUPACIONAIS EM SAÚDE
Toda e qualquer possibilidade de que algum elemento ou circunstância existente num dado processo e ambiente de trabalho possa causar dano à saúde, seja através de acidentes, doenças ou do sofrimento	dos trabalhadores.
Conceito de Risco
Riscos Ocupacionais
Riscos Físicos;
Riscos Químicos;
Riscos Biológicos;
Riscos Ergonômicos;
Riscos De Acidentes.
Riscos ocupacionais 
São riscos de acidentes que os trabalhadores estão suscetíveis em um ambiente de trabalho
QUALQUER situação que apresente risco de dano a saúde do trabalhador !
Ricos Físicos 
Ruídos;
Vibrações; 
Calor;
Frio;
Umidade; 
Sinalização do ambiente 
sempre será VERDE
RISCOS FÍSICO
RUÍDO: é definido como um som indesejável, produto das atividades diárias da comunidade. O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
VIBRAÇÃO: é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, ou irregular, quando não segue um padrão determinado.
 RADIAÇÃO IONIZANTE: São emissões de energia em diversos níveis, ultra-violeta, raio-X, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de contato com elétrons de um átomo, provocando a ionização dos mesmos.
RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE: Ao contrário da anterior, não tem poder de ionização pode causar contrações cardíacas, debilitação do sistema nervoso central, catarata ou até mesmo a morte.
Fator determinante é o tempo de exposição.
PRESSÕES ANORMAIS
Hipobárica: elevadas altitudes, (coceira na pele, dores musculares, vômitos, hemorragias pelo ouvido e ruptura do tímpano).
Hiperbárica: mergulho e uso de ar comprimido
FRIO CALOR UMIDADE
	RISCOS FÍSICOS	EFEITOS PARA SAÚDE	SETORES OU CATEGORIAS
	Temperaturas extremas: 
Calor, frio e umidade	Fadiga, gripes e resfriados	Trabalho a céu aberto; ambientes fechados com ar condicionado;	trabalho junto a fornos, caldeiras e outras fontes de calor.
	Ruído	Surdez
nervosismo (estresse)	Trabalhos com máquinas barulhentas e outras fontes de ruído.
	Pressões anormais	Afogamentos	Mergulhadores	
	Vibrações	Distúrbios ósteomusculares	Operadores de máquinas, motoristas de ônibus e tratores.
	Umidade	Metabólicos e endocrinológicos	
Exemplos de riscos nos locais de trabalho
	RISCOS FÍSICOS	EFEITOS PARA SAÚDE	SETORES OU CATEGORIAS
	Radiações Ionizantes	Câncer de vários tipos	Indústrias nucleares, trabalhadores de saúde (raio X), ou que lidam com material radioativo
	Radiações Não Ionizantes	Problemas neurológicos	Eletricitários e trabalhadores próximos
	(como ondas eletromagnéticas e ondas de rádio) bem como o ultra-som		a sub-estações de eletricidade e estações de transmissão
Riscos químicos 
Gases;
Vapores;
Produtos químicos;
Neblina;
Poeira. 
Sinalização do ambiente 
sempre será VERMELHA
	RISCOS QUÍMICOS	EFEITOS PARA SAÚDE	SETORES OU CATEGORIAS
	Substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo, por exposição crônica ou acidental, pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores.
Também incluem os riscos químicos desencadeadores de explosões e incêndios.	Efeitos decorrentes de acidentes químicos, como explosões e incêndios.
Contaminações químicas gerando efeitos carcinogênicos,
Sistêmicos (como os neurotóxicos), irritantes, asfixiantes,
anestésicos, alergizantes, entre outros.	Indústria química, petroquímica e de petróleo.
Garimpo de ouro
Fábrica de baterias (chumbo);
RISCOS QUÍMICOS
Pó
Névoa
Fumo
Gás
Vapor
AGENTES AGRESSIVOS
 Riscos Biológicos
Dentro da biossegurança são considerados agentes biológicos todos organismos ou moléculas com capacidade de causar uma infecção biológica em um ser vivo. 
Vírus;
Bactérias;
Fungos;
Protozoários.
Microorganismos
	RISCOS BIOLÓGICOS	EFEITOS PARA SAÚDE	SETORES OU CATEGORIAS
	Microorganismos
patogênicos (bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros)	Doenças contagiosas
diversas, inclusive gripes e resfria-dos;	Trabalhadores em ambientes
fechados com ar condicionado;
Profissionais de saúde; Laboratórios de pesquisa em saúde pública e análises clínicas;
	Animais peçonhentos	Envenenamento por picada de cobra ou escorpião	Trabalhadores agrícolas (mordidas de cobra);
	Presença de vetores
(mosquitos, ratos...) e outras mordidas de animais	Doenças contagiosas e feridas por mordidas	(mordidas de cães) e trabalhadores em geral
Manipulação de perfuro-cortantes
Ao manusear, limpar, transportar ou descartar agulhas, lâminas de barbear, tesouras e outros instrumentos de corte tenha cuidado para não se acidentar.
A estes materiais chamamos de instrumentos perfurocortantes. Eles devem ser descartados em caixas apropriadas, rígidas e impermeáveis que devem ser colocadas próximo a área em que os materiais são usados.
Nunca recape agulhas após o uso.
Não remova com as mãos agulhas usadas das seringas
descartáveis e não as quebre ou entorte.
Para a reutilização de seringa anestésica descartável ou 	carpule, recape a agulha introduzindo-a no interior da 	tampa e pressionando a tampa ao encontro da parede da
bandeja	clínica	de	forma	a	não	utilizar	a	mão	neste
procedimento.
Seringas e agulhas reutilizáveis devem ser transportadas 	para a área de limpeza e esterilização em caixa de inox ou 	bandeja.
Manipulação de perfuro-cortantes
Atenção!
RISCOS BIOLÓGICOS
Riscos Ocupacionais
Riscos Físicos;
Riscos Químicos;
Riscos Biológicos;
Riscos Ergonômicos;
Riscos De Acidentes.
Riscos
Ocupacionais
RISCOS ERGONÔMICOS 
Esforço físico excessivo;
Levantamento de peso;
Transporte de peso;
Trabalho noturno. 
LER e DORT 
📌 LER – Lesões por Esforços Repetitivos
É um termo usado para descrever problemas de saúde causados por movimentos repetitivos, geralmente em atividades de trabalho.
Exemplo: digitar por longos períodos, movimentos repetitivos de braço e mão, carregar peso sempre do mesmo jeito.
Pode causar dor, inflamação, formigamento, perda de força ou dificuldade de movimento.
📌 DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
Inclui não apenas os movimentos repetitivos, mas também outros fatores como postura inadequada, esforço físico intenso, vibração, estresse e sobrecarga.
Abrange várias doenças, como tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo, lombalgias.
LER e DORT 
Sinais e sintomas 
Dor localizada
Desconforto
Formigamento
Sensação de peso
Fadiga
Sensação de diminuição de força
Inchaço
Enrijecimento muscular
Choques nos membros 
Sudorese excessiva nas mãos 
	RISCOS ERGONÔMICOS	EFEITOS PARA SAÚDE	SETORES OU CATEGORIAS
	Esforços Físicos Posturas Forçadas
Movimentos Repetitivos	Problemas na coluna, dores
musculares,	Estivadores; carregadores;
trabalhadores de linha de montagem; Postos de trabalho mal projetados em geral e com trabalho estático ou repetitivo;
Risco de acidentes 
Eletricidade ;
Iluminação inadequada;
Equipamentos inadequados/
 Defeituosos ;
Transportes em ambulâncias;
Acidente que estamos suscetíveis ? 
Perfuro-cortantes;
Reecape de agulha
	RISCOS MECÂNICOS	EFEITOS PARA SAÚDE	SETORES OU CATEGORIAS
	Acidentes com quedas Acidentes com veículos
Acidentes com máquinas	Traumatismos diversos até a morte.	Trabalhadores da ind. da construção civil;
motoristas de transportes coletivos;
operadores de máquinas em vários setores, como o metalúrgico e agricultura;
trabalhadores em geral.
Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos.
Elaborar o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemasde segurança de saúde no trabalho.
Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho. 
Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos.
Mapa de riscos
image1.png
image2.png
image3.jpg
image4.png
image5.png
image6.png
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.png
image10.jpeg
image11.jpg
image12.jpg
image13.png
image14.jpg
image15.jpg
image16.jpg
image17.png
image18.png
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.jpeg
image22.jpg
image23.jpg
image24.jpeg
image25.png
image26.jpg
image27.jpg
image28.jpg
image29.jpg
image30.jpg
image31.jpg
image32.jpg
image33.jpg
image34.jpg
image35.jpg
image36.jpg
image37.jpg
image38.jpeg
image39.png
image40.jpeg
image41.jpeg
image42.jpeg
image43.gif
image44.png
image45.png
image46.png
image47.png
image48.jpg
image49.jpg
image50.jpg
image51.png

Mais conteúdos dessa disciplina