Buscar

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA ATIV. 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
ATIVIDADE 3
		Likert(*) definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são:
(*)Rensis Likert (1903 - 1981) foi um professor de sociologia e psicologia e diretor do Instituto de Pesquisas Sociais de Michigan. Durante mais de 40 anos, desenvolveu uma série de estudos sobre estilos de liderança e gerência, dedicando-se à realização de experiências e à análise de informações obtidas em experimentos de outros estudiosos, na tentativa de relacionar o sucesso alcançado por determinadas organizações com o sistema de liderança e a política de gestão de pessoas por elas adotada.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Rensis_Likert)
	
	
	
	
	
	Centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador. 
	
	
	Delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão.
	
	
	Delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada. 
	
	
	Participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas à aprovação. 
	
	
	Realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução. 
		A questão do controle da sociedade sobre as políticas públicas ganhou contornos diferentes no Brasil, com a Constituição de 1988. Embora o formato "conselho" não seja novo, nem no Brasil, nem em países estrangeiros, foi após a Constituição de 1988 que os conselhos se tornaram parte do arranjo institucional de importantes políticas públicas brasileiras. Sobre os principais tipos de conselhos gestores de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA. 
	
	
	
	
	
	Conselhos de Programas estão vinculados a programas governamentais concretos e em geral associados a ações emergenciais bem delimitadas quanto ao seu escopo e à sua clientela, que articulam ou acumulam, em geral, funções executivas no âmbito do respectivo programa. 
	
	
	Conselhos de Políticas estão ligados às políticas públicas mais estruturadas ou concretizadas em sistemas nacionais. São em geral previstos em legislação nacional, tendo ou não caráter obrigatório, e são considerados parte integrante do sistema nacional, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações. 
	
	
	O Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda é um organismo de assessoramento político.
	
	
	Entre os Conselhos de Programas estão presentes os Conselhos de Desenvolvimento Rural, de Alimentação Escolar, de Habitação, de Emprego, de Distribuição de Alimentos. 
	
	
	Conselhos Temáticos não possuem vinculação imediata a um sistema ou legislação nacional, existem na esfera municipal por iniciativa local ou mesmo por estímulo estadual. Em geral, estão associados a grandes movimentos de ideias ou temas gerais que, naquele município, por força de alguma peculiaridade de perfil político ou social, acolhem ou enfatizam o referido tema em sua agenda. 
		A sociedade carece de uma identidade coletiva, as pessoas estão, em sua maioria, preocupadas com os interesses individuais, e terminam esquecendo a importância da ação coletiva para o bem de todos. Esta passagem nos leva a entender: 
	
	
	
	
	
	Os instrumentos de participação à disposição da sociedade (Conselhos, fóruns, etc) são indiretamente utilizados como meios de legitimação das ações e medidas de alguns governantes.
	
	
	Todas as respostas anteriores estão corretas.
	
	
	As pessoas estão engajadas no bem coletivo, mas dão prioridade aos interesses pessoais.
	
	
	Não há identidade coletiva porque cada um torce por um time diferente.
	
	
	Todos somos brasileiros e por isso temos a mesma identidade coletiva.
		Concernente aos direitos e garantias individuais e coletivos, como expressamente previstos na Constituição Federal, é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral não são assegurados o contraditório e ampla defesa. 
	
	
	É plena a liberdade de associação para fins lícitos, e de caráter paramilitar. 
	
	
	Não haverá penas: de morte, salvo em caso de guerra declarada, e de caráter perpétuo. Será admitida, em casos excepcionais, as penas de trabalhos forçados e de banimento.
	
	
	É Impositiva a associação profissional ou sindical. 
	
	
	As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, independendo de lei regulamentatória para atingir suas finalidades. 
		A gestão de uma política pública engloba três fases, o planejamento, a implementação e a avaliação. Define-se avaliação como a mensuração e análise dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas, especialmente no que se refere às realizações obtidas e às consequências previstas e não previstas, desejadas ou indesejadas, diretas ou indiretas, induzidas a curto ou longo prazo e que, em função de critérios bem definidos, acrescenta um juízo de valor sobre seus efeitos. Diferentes critérios podem ser utilizados para distinguir diversos tipos de avaliação, sendo um deles o agente avaliador. O método de avaliação em que representantes de organismos e partes interessadas (incluindo os beneficiários) trabalham juntos no desenho, execução e interpretação é a avaliação: 
	
	
	
	
	
	interna
	
	
	mista.
	
	
	independente.
	
	
	participativa.
	
	
	externa.
		Como se processa o voto no Brasil? 
	
	
	
	
	
	É facultativo para os maiores de 10 anos e menores de 16 anos.
	
	
	Não é obrigatório para os índios se viverem na aldeia e, segundo seus usos e tradições, o povo, coletivamente, decide não votar.
	
	
	É obrigatório para os analfabetos.
	
	
	É obrigatório para todas as pessoas, independentemente da idade.
	
	
	É obrigatório para os maiores de 70 anos.

Outros materiais