Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

QUÍMICA GERAL
Luiz Cezar Kayahara Cravalheiro
1
CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES ÁCIDO E BASE 
OBJETIVO
Qual o objetivo da atividade prática.
METODOLOGIA
Apresente a metodologia da prática em como acordo ao descrito no item “O QUE PRECISO FAZER NESSA ATIVIDADE PRÁTICA?”
 
2
Simulação com as substâncias
Simulação com as substâncias
Escala de pH das substâncias 
(Grau crescente de acidez)
	Produto	pH
	Ácido de Bateria 	1,00
	Vômito 	2,00
	Refrigerante 	2,50
	Suco de Laranja 	3,50
	Café 	5,00
	Canja de galinha 	5,80
	Leite 	6,50
	 Água 	7,00
	 Cuspe 	7,40
	 Sangue 	7,40
	 Sabonete 	10,00
	 Líquido secante	13,00
Simulação com as substâncias
(adicionado 1,0 L de água)
Simulação com as substâncias
(adicionado 1,0 L de água)
Escala de pH das substâncias 
(Grau crescente de acidez)
	Produto	Diluido H₂O	pH
	Ácido de Bateria 	1 Litro	1,30
	Vômito 	1 Litro	2,30
	Refrigerante 	1 Litro	2,80
	Suco de Laranja 	1 Litro	3,80
	Café 	1 Litro	3,80
	Canja de galinha 	1 Litro	6,07
	Leite 	1 Litro	6,68
	 Água 	1 Litro	7,00
	 Cuspe 	1 Litro	7,24
	 Sangue 	1 Litro	7,24
	 Sabonete 	1 Litro	9,70
	 Líquido secante	1 Litro	12,70
Simulação com as substâncias
(ácido de bateria e água)
Conclusões
	Percebe-se que as substâncias mais ácidas são o Ácido de Bateria, Vômito, Refrigerante, Suco de Laranja e o Café; 
	As substâncias ligeiramente ácidas são: Canja de galinha e o Leite.
	As substâncias neutras correspondem ao Cuspe, Sangue e a Água. 
	As substâncias básicas (alcalinas) são o Sabonete e o Líquido Secante.
Classificação das soluções ácido e base
 
Tabela de classificação
	Ácidos	pH	Neutras	pH	Básicas	pH
	Ácido de bateria	1,00	Água	7,00	Sabonete	10,00
	Vômito	2,00	cuspe	7,40	Liquido secante	13,00
	Refrigerante	2,50	Sangue	7,40	 	 
	Suco de laranja	3,50	 	 	 	 
	Café	5,00	 	 	 	 
	Canja de galinha	5,80	 	 	 	 
	Leite	6,50	 	 	 	 
Conclusões
	Realizado a atividade, concluímos que ao diluir água nas substâncias o pH aumentou, tomando a solução menos ácida. (com exceção do cuspe e do sangue, que diluído com água tiveram seus pH diminuído).
	Conforme foi adicionado água no ácido da bateria, o pH aumentou.
	As reações de neutralização ocorrem quando é misturado um ácido e uma base de modo que o pH do meio é neutralizado, produzindo água e sal.
	O ácido liberado no meio cátion H+ que se unem ao ânions OH- liberandos pela base, formando a moléculas de água. O sal é formado pela união do ânion de cátion da base.
Classificação das soluções ácido e base
ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
OBJETIVO
 
Qual o objetivo da atividade prática.
METODOLOGIA
Apresente a metodologia da prática em como acordo ao descrito no item “O QUE PRECISO FAZER NESSA ATIVIDADE PRÁTICA?”
.
13
 ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
Percebe - se que na alteração do numero de prótons e nêutrons ocorre um desvio muito maior das partículas.
Capturas de tela do simulador (Vista Atômica)
 ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
Capturas de tela do simulador (Vista nuclear)
 ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
Capturas de tela do simulador (Vista atômica e nuclear)
 ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
	A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons, nêutrons e eletros fera, formada por elétrons e um grande vazio.
	Á lacuna no modelo de Rutherford é mostrada pela teoria do eletro magnetismo, que aponta que toda a partícula com cargas elétricas submetida a uma aceleração origina a emissão de ondas magnéticas.
	No modelo de Rutherford há um núcleo pequeno e maciço de carga positiva, o qual é orbitado pelos elétrons que se encontravam na eletros fera. Thomson, como modelo do pudim com passas, dizia que o átomo era constituído por uma massa de cargas elétricas positiva com diversas cargas negativa espalhadas em seu interior.
	Para Thomson o átomo apresentavam natureza elétrica divisível e a partir do modelo de Rutherford foram introduzidas as cargas elétricas no interior do átomo.
	A principal diferença entre o modelo de Rutherford e Thomson é que o modelo de Thomson não fornecia detalhes sobre o núcleo do atômico, por outro lado no de Rutherford há o detalhamento sobre o núcleo do átomo.
Resultados e Discussão
17
 ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
	
Modelo planetário
18
	A experimentação cientifica é a ligação entre o corpo de conhecimento cientifico e a pratica.
	Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.
	O modelo de Rutherford é conhecido como “modelo planetário” ou “sistema solar ’’, porque o sol seria o núcleo, enquanto os planetas seriam os elétrons que ficam girando ao redor.
	O Modelo Atômico de Bohr apresenta o aspecto de órbitas onde existem elétrons e, no seu centro, um pequeno núcleo. O físico dinamarquês Niels Henry David Bohr deu continuidade ao trabalho desenvolvido com Rutherford. Ele preencheu a lacuna que existia na teoria atômica proposta por Rutherford
ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
CONCLUSÕES
	O modelo atômico de Rutherford, assim como os outros, é de grande relevância para o avanço sobre os estudos do átomo.
	Na vista atômica, com número de prótons e nêutrons em 60, as partículas alfa atravessam sem sofrer nenhum tipo de desvio, apenas uma pequena quantidade se aproxima do núcleo.
	O aumento da massa nuclear interfere e no desvio de partículas alfa.
	Os nêutrons estabilizam o núcleo, já que os prótons, por serem cargas 
 positivas, tendem a se repelir, e ele, por não possuir carga, diminuí a repulsão.
 	Os objetivos da atividade proposta foram atendidos, realizando a análise da trajetória das partículas alfa por meio do simulador virtual, bem como compreender a evolução do entendimento do átomo.
ESPALHAMENTO DE RUTHERFORD
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png

Mais conteúdos dessa disciplina