Buscar

AV 1 2 - Gestao Pública Fundamental

Prévia do material em texto

AV 1
Segundo Pereira (2012, p.15) a organização pode ser entendida como a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de realizar transações planejadas com o ambiente. Assim as organizações nada mais são que uma reunião de pessoas trabalhando coletivamente em busca de objetivos comuns e individuais. Ainda segundo Pereira (2012, p.08) a diferença básica entre a administração privada e a governança pública é que:
Alternativas:
a) Na governança pública os gestores têm sob sua responsabilidade instituições públicas com deveres perante seus governantes
b) Na governança pública os gestores tem sob sua responsabilidade bens que pertencem ao Governo e cuja gestão deve ser feita com elevado nível de compromisso, responsabilidade, transparência, ética e senso de justiça.
c) Na governança pública os gestores têm sob sua responsabilidade bens que pertencem á sociedade e cuja gestão deve ser feita com elevado nível de compromisso, responsabilidade, transparência, ética e senso de justiça.
d) Na governança pública os gestores tem sob sua responsabilidade bens que pertencem aos contribuintes e cuja gestão deve ser feita sempre de forma direta.
Os princípios propostos por Taylor, na administração científica, tiveram como principal objetivo substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos, dando início aos estudos da Organização Racional do Trabalho (ORT). No Brasil a ORT começou a se inserir na condução da administração pública:
Alternativas:
 a) No governo de Getúlio Vargas que ao subir no poder procurou adotar um modelo que pudesse substituir o velho método patrimonialista e proporcionasse maior eficiência aos órgãos e ministérios
b) No governo de Juscelino Kubitschek por meio do programa de aceleração do crescimento.
c) No governo militar de Ernesto Geisel, o qual procurou inserir um modelo de gestão pública mais pragmático e direcionado para eficiência da máquina pública.
d) No governo de José Sarney que foi um dos fundadores do IDORT trazendo os conceitos da administração científica aplicada nos Estados Unidos para realidade brasileira.
	
Pode-se dizer que atualmente os conceitos da administração clássica continuam presentes nas organizações públicas e privadas em momentos e circunstâncias diferentes, as quais utilizam esses princípios para desenvolver os projetos, estabelecer os cursos de ação e atingir os resultados almejados. Um dos principais conceitos desenvolvidos pela administração clássica se refere às funções administrativas, que são:
Alternativas:
a) Planejar, Organizar, Difundir e Controlar.
 b) Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
c) Planejar, Ordenar, Dirigir e Controlar.
d) Planejar, Ordenar, Difundir e Controlar.
Segundo Paludo (2012, p. 57), a burocracia utiliza o caráter legal racional e o conhecimento técnico para assegurar a eficiência de sua atuação. Guia-se por regras padronizadas que asseguram tratamento igualitário para casos semelhantes, e define com perfeição as relações de poder e de subordinação, bem como a distribuição das atividades para o alcance dos fins estabelecidos. Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa que contém as três principais características burocráticas.
Alternativas:
a) Formalidade, Hierarquia e Profissionalismo
b) Formalidade, Impessoalidade e Pragmatismo
c) Formalidade, Hierarquia e Pragmatismo
 d) Formalidade, Impessoalidade e Profissionalismo
A burocracia no setor público tinha a clara missão de servir como princípio orientador para o desenvolvimento da profissionalização, para fortalecer a ideia de carreia, estabelecer uma hierarquia funcional, consolidar a impessoalidade e o formalismo. Em síntese consistia em um poder racional-legal. Porém, apesar dos esforços empregados pelos governos para amenizar a burocracia o fato é que o excesso dela continua sendo um responsável pelos grandes entraves no setor público brasileiro. Esta ausência de funcionalidade na burocracia pode ser descrita teoricamente pelas:
Alternativas:
 a) Disfunções burocráticas
b) Irregularidades burocráticas
c) Distorções burocráticas
d) Instruções burocráticas
AV2
A partir da implantação do princípio da eficiência na administração pública brasileira, abriu-se uma discussão pela melhoria da eficiência, eficácia e efetividade da mesma, com isso a administração pública passou a se orientar também por princípios gerenciais. Dentre as características citadas abaixo, identifique aquelas que fazem parte da administração pública gerencial.
I – Parte do princípio que é necessário combater o nepotismo e a corrupção;
II - Tem direcionamento descentralizado;
III - Incentiva a criatividade e a inovação;
IV - Utiliza a formalização burocrática como instrumento de controle.
Alternativas:
a) Características I, III e IV
 b) Características I, II e III
c) Características II, III e IV
d) Características I, II, III e IV
O processo de globalização, a circulação rápida de informações e as mudanças sócio-econômicas são eventos novos e complexos que demonstram a necessidade dos gestores públicos de desenvolverem constantemente novas habilidades e competências. Segundo o conceito proposto por Katz (apud MAXIMIANO, 2011) as habilidades relacionadas com uma visão sistêmica do todo organizacional e com a formulação de estratégias para obtenção da eficiência, eficácia e efetividade são definidas como:
Alternativas:
a) Habilidades Intelectuais
b) Habilidades Técnicas
c) Habilidades Humanas
 d) Habilidades Conceituais
Sobre as competências gerenciais no setor público é correto afirmar que:
Alternativas:
a) Possuir conhecimentos e habilidades significa ser competente.
b) Competências são asseguradas por diplomas e certificados de aprendizagem.
 c) A competência é fruto de esforços que foram desenvolvidos e aprimorados ao longo da vida pessoal e profissional do gestor.
d) Na gestão pública possuir conhecimento e aplicar conhecimento são duas ações similares.
O administrador público que atua segundo princípios gerenciais desempenha uma série de papéis, conforme analisados por Karkotli et al (2008, p.143). Analise as descrições abaixo e identifique a alternativa que contém os respectivos papéis desempenhados pelos gestores públicos.
I – Entender a interdependência das ações, propósitos e objetivos como uma constante e uma condicionante e agir de forma integrada e objetiva, com vistas à obtenção dos melhores resultados possíveis, diante das condições e circunstâncias.
II - Capacidade de formular uma meta abrangente e adequada e obter sua aceitação pelos demais envolvidos;
III - Capacidade de equilíbrio entre os sentimentos de lealdade em relação aos seus auxiliares e sentimentos de fidelidade em relação aos seus superiores
IV - Estar sempre buscando novas e melhores informações sobre as questões inerentes ao seu trabalho, repassando-as aos seus auxiliares;
V - Tem o grande propósito de conciliar os objetivos das pessoas com os objetivos organizacionais;
Alternativas:
 a) I – Articulador / II – Negociador / III – Conselheiro / IV - Professor / V – Líder.
b) I – Líder / II – Negociador / III – Professor / IV – Conselheiro / V – Articulador.
c) I – Articulador / II – Negociador / III – Professor / IV – Conselheiro / V – Líder.
d) I – Líder / II – Negociador / III – Conselheiro / IV – Professor / V – Articulador.
Segundo Paludo (2012, p.271): "[...] o esforço para criar uma cultura empreendedora na Administração Pública é um fator-chave para a elevação da gestão pública no Brasil, em termos de resultados e qualidade dos serviços públicos ofertados". Para atuarem como gestores públicos empreendedores, os gestores necessitam possuir algumas características específicas, analise as características descritas abaixo e identifique a alternativa que contém somente aquelas inerentes aos gestores públicos empreendedores.
I – Ser gestor do "status quo" onde trabalha para manter e preservar o que de bom existe e funciona no setor publico;
II – Atuar em busca de atingira eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos, mesmo incorrendo em maiores custos para os contribuintes.
III – Atuar em um sistema público capaz de oferecer aos servidores níveis de qualificação profissional e de remuneração adequados.
IV – Ser um agente de mudanças, no sentido de que tem de se adaptar às novas necessidades, principalmente as dos clientes, consumidores e usuários;
Alternativas:
a) I, II e III
 b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) I, II, III e IV

Continue navegando