Buscar

Analise e Comparação das cidades Gregas e Romanas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comparação e análise das cidades Gregas e Romanas.
CIDADES ROMANAS
As cidades do Império Romano foram herdeiras das gregas, das quais tomaram todos os refinamentos técnicos: esgotos, aquedutos, água corrente, balneários, pavimentos, serviço de incêndio, mercados, etc. 
Havia cidades comerciais e industriais que eram, na realidade, as mais importantes (Roma, Alexandria, Antioquia, Éfeso, Cartago, Leão, etc.)
Nas cidades havia o FÓRUM considerado o coração da cidade romana caracterizava-se por ser uma praça rodeada por edifícios públicos como a cúria, os templos e as basílicas.
Para a realização dos espetáculos criam o famoso “Pão e Circo”, onde originam-se os teatros, anfiteatros, naumáquinas para combates navais.
CIDADES GREGAS
A polis eram as cidades-estados da Grécia Antiga.Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica.
O centro político-administrativo das polis era a Acrópoles (geralmente a região mais alta da pólis). Na acrópoles se encontravam o templo principal da pólis, os edifícios públicos, a Ágora( espaço que ocorriam debates e decisões políticas).
Ao redor da polis havia uma espécie de cinturão rural, onde eram produzidos grande parte dos alimentos necessários para a manutenção da polis.
 Atenas e Esparta se tornaram as duas cidades-estados mais importantes. Atenas expandiu sua influência incorporando todas as aldeias próximas, ao passo que Esparta mandou exércitos para escravizar seus vizinhos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais