Buscar

Claretiano. Teoria Política. Atividade de Portfólio 1 Nicolau Maquiavel e a Política Brasileira

Prévia do material em texto

LUIS FELIPE GERIBELO LEITE - 1138520
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Historia
Teoria Política
Rodrigo Modesto Nascimento
BARRETOS-SP
2015
1) Escolha dois pensadores e elabore um texto sobre suas principais ideias políticas.
Tomas Hobbes/John Locke
Hobbes tem como base o Jusnaturalismo, e com isso funda o Jusnaturalismo Moderno, assim ele mostra que existe um direito natural, além do direito positivo (expresso em códigos). Hobbes em sua obra O Leviatã, se mostra voltada para o conservadorismo, e a soberania na política, tratando da necessidade de um governo unido e forte, com a função de preservar a unidade do estado. Quando se fala de religião e poder político, Hobbes acredita que a religião pode acabar com a paz civil, e para evitar esse tipo de conflito, o poder da religião deve estar na mão do soberano político, ou seja, do Estado. Assim Hobbes vê o Estado como uma organização Política que tem força e poder absoluto.
John Locke assim como Hobbes, também tem como base o Jusnaturalismo, porém tem conclusões diferentes. A principal obra política de Locke é: O segundo tratado sobre o governo civil. Nela Locke define que o poder político não pode ter como fonte a traição e a força, mas somente o consentimento. Para Locke na sociedade civil o poder supremo é o poder legislativo, não podendo ser arbitrário e nem retirar propriedade de ninguém sem consentimento, além disso, o povo pode retirar o poder do legislativo, é o chamado Direito de Resistência, e o que fez Locke ser conhecido como fundador do liberalismo. 
2) A partir de seus estudos e leituras sobre a Teoria Política, baseadas nos escritos de Nicolau Maquiavel, na obra "O Príncipe", é possível relacionar a concepção política desse autor com as práticas adotadas pelos políticos no Brasil? Justifique sua resposta.
Sim! É facilmente identificada à posição de “crueldade” dos políticos em relação ao povo, no Brasil a principal dedicação dos políticos é a eficácia, com isso a famosa frase de Maquiavel (os fins justificam os meios), acaba se tornando notória na ação dos políticos, baseados nela querem se manter no poder de qualquer maneira, sem se importar com ideologia, com moral, com ética, mas sim com muita hipocrisia e total desprezo pela opinião do povo. Apesar do acesso a informação a maior parte do povo não se importa com a política brasileira, o que piora a situação e com isso, deixam o poder na mão de nossos políticos, dando poder absoluto a quem for “mais simpático”. O Interesse da maior parte dos políticos brasileiros é puramente o poder, ser eleito a qualquer custo, e depois não fazer mais nada, como exemplo tem vários políticos que está há anos na política sem ter apresentado um projeto sequer. Assim vejo que a política no Brasil é somente para a tomada e manutenção do poder.
Referências:
SALES, C. M. R. Teoria Política. Batatais: Claretiano, 2013. Introdução e Orientações para Estudo e Unidade 1.

Continue navegando