Buscar

DIREITO PENAL I AVALIANDO AP.

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201513170041)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O carro de Alisson percorreu desgovernado acentuado declive, segundos após o condutor estacioná-lo, vindo a atingir Ana, que atravessava a via de trânsito, provocando a sua morte. O juiz condenou Alisson a pena de dois anos de detenção pela prática do crime de homicídio culposo de trânsito (art. 302 da Lei n. 9.503/1997). A defesa recorreu entendendo que a condenação deveria dar-se pelo crime de homicídio culposo do Código Penal (art. 121, § 3). No julgamento do recurso, o respectivo tribunal deferiu o pedido com fundamento no princípio da:
		
	 
	Especialidade.
	
	Consunção.
	
	Tipicidade.
	
	Alternatividade.
	
	Subsidiariedade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512595207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Ante a constatação de que em toda sociedade existe o fenômeno dual hegemonia-marginalização, e que o sistema penal tende, geralmente, a torná-lo mais agudo, impõe-se buscar uma aplicação das soluções punitivas da maneira mais limitada possível. Igualmente, a constatação de que a solução punitiva sempre importa num grau considerável de violência, ou seja, de irracionalidade, além da limitação do seu uso, impõe-se, na hipótese em que se deva lançar mão dela, a redução, ao mínimo, dos níveis de sua irracionalidade." (ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. Parte Geral. 7ª ed. São Paulo: RT, 2008).
 A partir dos estudos realizados sobre o controle social penal e suas missões no Estado Democrático de Direito, assinale a opção CORRETA acerca das funções não declaradas do sistema penal, bem como do(s) princípio(s) limitador(es) do poder estatal mencionado(s) no trecho transcrito.
		
	
	A seletividade do sistema penal a partir da exclusão da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
	 
	a seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
	
	A exclusão da desigualdade social por meio do princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
	
	A seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512604131)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Humberto, funcionário de uma empresa pública, recebe de seu superior, Allan, a atribuição de realizar o pagamento dos empregados da referida empresa. Ao perceber a vultosa quantia à sua disposição, Humberto, auxiliado pelo bancário Pablo, decide desviar parte do valor, depositando-o em sua conta corrente. Cabe salientar que o dolo de apoderar-se da referida quantia surgiu no momento em que Humberto a teve à sua disposição e, portanto, posteriormente à concessão da referida atribuição. Ante o exposto, surge o denominado ¿conflito aparente de normas¿ entre os delitos de apropriação indébita, previsto nos art. 168, caput e §1°, III e peculato, art. 312, caput, ambos do Código Penal. Com base nos estudos realizados sobre o tema, assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade jurídico-penal de Humberto:
		
	 
	terá sua conduta incursa no tipo penal de peculato, face ao princípio da especialidade.
	
	terá sua conduta incursa no tipo penal de apropriação indébita, face ao princípio da subsidiariedade.
	
	terá sua conduta incursa no tipo penal de apropriação indébita, face ao princípio da absorção.
	
	terá sua conduta incursa no tipo penal de peculato, face ao princípio da absorção, haja vista tratar-se de delito progressivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512693009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fábio, funcionário de uma empresa pública, recebe de seu superior, Alexandre, a atribuição de realizar o pagamento dos empregados da referida empresa. Ao perceber a vultosa quantia à sua disposição, Fábio, auxiliado pelo bancário Luiz, decide desviar parte do valor, depositando-o em sua conta corrente. Sendo certo que o dolo de apoderar-se da referida quantia surgiu no momento em que Hélio a teve à sua disposição e, portanto, posteriormente à concessão da referida atribuição. Ante o exposto, surge o denominado conflito aparente de normas entre os delitos de apropriação indébita, previsto nos art. 168, caput e §1°, III e peculato, art. 312, caput, ambos do Código Penal. Com base nos estudos realizados sobre o tema, solucione o caso concreto de modo a tipificar corretamente a conduta de Fábio indicando o princípio a ser adotado. Fundamente a resposta.
		
	
	subsidiariedade
	
	proporcionalidade.
	 
	especialidade.
	
	consunção.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512599161)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dionísio com dolo de matar Adalto, ex-marido de sua filha e que a abandonara com três filhos após longos anos de relacionamento, nos quais descobriu, posteriormente, que a agredia fisicamente, resolve fazê-lo de forma lenta e que gere excessivo sofrimento à vítima. Desta forma, simula um convite para conversarem a sós sobre os netos em sua casa e, durante a conversa, serve a Adalto uma xícara de café contendo substância soporífera. Tão logo Adalto adormece, Dionísio o arrasta até a casa de máquinas que fica no fundo de seu quintal, o tranca lá em absoluta escuridão e o deixa sem água ou alimentação. Caso logre êxito em sua empreitada criminosa, sua conduta restará incursa no tipo penal do art. 121, §2°, III, do Código Penal. Ante o exposto, sendo certo que o meio de execução utilizado por Dionísio não possui expressa previsão legal para fins de caracterização do homicídio como qualificado, assinale a alternativa correta sobre interpretação e integração da lei penal.
		
	 
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de auto integração da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	 
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de interpretação analógica, não havendo qualquer ofensa ao princípio da legalidade.
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de interpretação da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	
	em decorrência do princípio da legalidade é vedado o emprego da analogia para fins de tipificação da referida conduta, razão pela qual Dionísio somente poderá ser responsabilizado pelo delito de perigo à vida ou à saúde de outrem.

Continue navegando