Logo Passei Direto
Buscar

Avaliações e Perícias em Engenharia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É importante observar que a legislação determina que o juiz terá o direito de ser assessorado tecnicamente por um perito. Esse apoio é importante porque o juiz é incapaz de possuir conhecimento técnico e científico das mais diversas áreas dos saberes, fator que dificulta o trabalho de decisão sobre o litígio. Sendo assim, o perito com seu conhecimento técnico sobre o assunto irá conseguir influenciar a decisão judicial.
Sobre o rito da perícia no código de processo civil, analise e julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:
I- Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal no qual o juiz está vinculado.
II- Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.
III- Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados.
IV- Os peritos deverão ser nomeados pelas partes interessadas no processo, e ser aprovado e publicado no diário oficial do estado, sendo todo o rito aprovado pelo Ministério Público.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas II e IV estão corretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas IV está correta.

O perito nomeado pelo juiz deverá cumprir uma série de requisitos e também se atentar aos prazos e suas responsabilidades no processo, pois o perito também está sujeito a penalidades legais em caso de descumprimento da legislação que ordena o trabalho da perícia.Sobre as penalidades e ordenamento do trabalho do perito, analise as seguintes afirmativas, julgue-ase Assinale a Alternativa Correta:
I- O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo. II- A escusa do perito deverá ser apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedimento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la. III- O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis. IV- Será organizada lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos para habilitação à consulta de interessados, para a nomeação ser distribuída de modo equitativo, observadas a capacidade técnica e a área de conhecimento.
a) Apenas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) I, II, III e IV estão corretas.
d) Apenas I, II e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.

Perícia e auditoria são termos diferentes, e não deverão ser utilizados como sinônimos. A auditoria e a perícia são trabalhos técnicos que devem ser desenvolvidos em ocasiões diferentes, e com objetivos diferentes. No entanto, existe uma confusão nas terminologias, mas que não se confundem.
Sobre essa temática, analise as seguintes afirmativas se julgue-as e Assinale a Alternativa Correta:
I- A perícia tem por objetivo realizar uma análise técnica para através de um estudo detalhado, em que é realizada uma análise de dados por meio de documentos, projetos, depoimentos, vistorias, avaliações entre outros elementos de provas, visando construir um laudo técnico que poderá influenciar em uma decisão a respeito do litígio.
II- A auditoria é um exame independente, objetivo e sistemático de dada matéria, baseado em normas técnicas e profissionais, no qual se confronta uma condição com determinado critério com o fim de emitir uma opinião ou comentários.
III- A auditoria é um processo sistemático cujo objetivo é obter e avaliar objetivamente evidências para determinar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios que foram previamente estabelecidos pela organização, ou pela legislação.
IV– A auditoria é um mecanismo importante para assegurar se a organização está atendendo os requisitos legais, e ainda se está atendendo os padrões de qualidade exigidos pela organização.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas I, II e IV estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.

O código de processo penal brasileiro é balizado pela Lei 3689 de 1941, essa legislação tem por objetivo regular como deverá ocorrer o cumprimento de pena no Brasil. Essa legislação estabelece como deverá ocorrer o devido processo legal no país, configurando-se como um importante mecanismo para garantir a democracia, resguardando os direitos dos acusados, prezando pela imparcialidade e a promoção da justiça. Além disso, essa lei prevê o trabalho de perícia, estabelecendo as normas e diretrizes que deverão ser seguidas nos trabalhos da perícia. Sobre os trabalhos de perícia no código de processo penal, analise as seguintes afirmativas, julgue-as como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e Assinale a Alternativa Correta:
(V) A perícia configura-se como um meio de provas, a qual está em uma posição intermediária entre a prova e a sentença, representando um plus em relação à prova e um minus em relação à sentença, conhecida como prova crítica. (F) A perícia é uma é a sentença sobre determinado assunto. (V) Caso ocorram falhas ou omissões no laudo, somente o juiz pode determinar a retificação e, mesmo assim, após ouvir as partes. (V) Quando ocorrer divergências entre os peritos, a autoridade nomeará um terceiro, e, se este também divergir, poderá ser realizado novo exame. (V) Assim como ocorre no código de processo civil, o código de processo penal também determina como deverá ocorrer a nomeação do perito, que exigirá conhecimento técnico sobre o tema.
a) V-F-V-V-V.
b) V-F-V-F-V.
c) F-F-F-F-F.
d) V-V-V-V-V.
e) F-V-V-V-F.

Muitas vezes, o perito e o assistente técnico são confundidos, mas as funções desses profissionais são diferentes na perícia judicial. Cabe destacar que o perito é nomeado pelo juiz e atua imparcialmente, enquanto o assistente técnico trabalha para atender aos interesses da parte contratante.
Sobre os requisitos para se tornar perito e formação de cadastro, analise e julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:
I- Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.
II- Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.
III- Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados.
IV- Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467, o órgão técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação dos profissionais que participarão da atividade.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II, III e IV estão corretas.
c) I, II, III e IV estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.

“Perícia é um meio de prova técnica ou científica, que tem por objetivo a obtenção de certo conhecimento relevante para o acertamento do fato (elemento de prova), a partir de um procedimento técnico realizado sobre a pessoa ou coisa (fonte de prova). A conclusão do técnico ou profissional (conclusão probatória) é expressa num laudo (elemento de prova), que tem por finalidade (finalidade da prova) influir na formação da persuasão racional do juiz, em seu processo cognitivo de valoração (valoração da prova). A perícia sujeita-se às fases de admissão e assunção, que compõem o chamado procedimento probatório” (Manzano, 2011, p. 08).
Sobre a perícia, julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta:
I- A perícia pode ser definida como o meio de prova feita pela atuação de técnicos ou doutos promovida pela autoridade policial, ou judiciária, para esclarecer à Justiça os fatos de natureza duradoura ou permanente.
II- Observa-se que a perícia tem por objetivo realizar um estudo para conhecer o meio de provas para elucidar fatos controversos.
III- É importante ressaltar que após o estudo dos elementos que compõem a perícia, é elaborado um laudo técnico, é um elemento complementar e opcional da perícia.
IV- O juiz deverá acatar os resultados do laudo pericial, e decidir o litígio conforme a determinação do perito.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas III e IV estão corretas.
e) Apenas II e IV estão corretas.

Sem dúvidas, uma das legislações em que é amplamente difundida a necessidade do trabalho de perícia é com relação à CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, regido pela lei pelo Decreto-Lei nº 5.452/1943, e pela Lei nº 13.467/2017, também conhecida como a Reforma Trabalhista. Essa legislação também prevê o desenvolvimento de perícia onde existem casos de litígios, vislumbrando promover provas, esclarecimentos de fatos, realizar avaliações das condições de trabalho e favorecer para solucionar casos justamente.
Sobre este tema, analise e julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta:
I- A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.
II- É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, visando caracterizar e classificar ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas.
III- Arguida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de grupo de associado, o juiz designará perito habilitado na forma deste artigo, e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente do Ministério do Trabalho.
IV- A depender do litígio, a perícia trabalhista poderá ser composta por diversos profissionais como os engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, contador, psicólogo, assistente social, entre outros.
a) Apenas I, II e IV estão corretas.
b) I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Apenas I, II e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É importante observar que a legislação determina que o juiz terá o direito de ser assessorado tecnicamente por um perito. Esse apoio é importante porque o juiz é incapaz de possuir conhecimento técnico e científico das mais diversas áreas dos saberes, fator que dificulta o trabalho de decisão sobre o litígio. Sendo assim, o perito com seu conhecimento técnico sobre o assunto irá conseguir influenciar a decisão judicial.
Sobre o rito da perícia no código de processo civil, analise e julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:
I- Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal no qual o juiz está vinculado.
II- Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.
III- Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados.
IV- Os peritos deverão ser nomeados pelas partes interessadas no processo, e ser aprovado e publicado no diário oficial do estado, sendo todo o rito aprovado pelo Ministério Público.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas II e IV estão corretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas IV está correta.

O perito nomeado pelo juiz deverá cumprir uma série de requisitos e também se atentar aos prazos e suas responsabilidades no processo, pois o perito também está sujeito a penalidades legais em caso de descumprimento da legislação que ordena o trabalho da perícia.Sobre as penalidades e ordenamento do trabalho do perito, analise as seguintes afirmativas, julgue-ase Assinale a Alternativa Correta:
I- O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo. II- A escusa do perito deverá ser apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedimento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la. III- O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis. IV- Será organizada lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos para habilitação à consulta de interessados, para a nomeação ser distribuída de modo equitativo, observadas a capacidade técnica e a área de conhecimento.
a) Apenas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) I, II, III e IV estão corretas.
d) Apenas I, II e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.

Perícia e auditoria são termos diferentes, e não deverão ser utilizados como sinônimos. A auditoria e a perícia são trabalhos técnicos que devem ser desenvolvidos em ocasiões diferentes, e com objetivos diferentes. No entanto, existe uma confusão nas terminologias, mas que não se confundem.
Sobre essa temática, analise as seguintes afirmativas se julgue-as e Assinale a Alternativa Correta:
I- A perícia tem por objetivo realizar uma análise técnica para através de um estudo detalhado, em que é realizada uma análise de dados por meio de documentos, projetos, depoimentos, vistorias, avaliações entre outros elementos de provas, visando construir um laudo técnico que poderá influenciar em uma decisão a respeito do litígio.
II- A auditoria é um exame independente, objetivo e sistemático de dada matéria, baseado em normas técnicas e profissionais, no qual se confronta uma condição com determinado critério com o fim de emitir uma opinião ou comentários.
III- A auditoria é um processo sistemático cujo objetivo é obter e avaliar objetivamente evidências para determinar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios que foram previamente estabelecidos pela organização, ou pela legislação.
IV– A auditoria é um mecanismo importante para assegurar se a organização está atendendo os requisitos legais, e ainda se está atendendo os padrões de qualidade exigidos pela organização.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas I, II e IV estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.

O código de processo penal brasileiro é balizado pela Lei 3689 de 1941, essa legislação tem por objetivo regular como deverá ocorrer o cumprimento de pena no Brasil. Essa legislação estabelece como deverá ocorrer o devido processo legal no país, configurando-se como um importante mecanismo para garantir a democracia, resguardando os direitos dos acusados, prezando pela imparcialidade e a promoção da justiça. Além disso, essa lei prevê o trabalho de perícia, estabelecendo as normas e diretrizes que deverão ser seguidas nos trabalhos da perícia. Sobre os trabalhos de perícia no código de processo penal, analise as seguintes afirmativas, julgue-as como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e Assinale a Alternativa Correta:
(V) A perícia configura-se como um meio de provas, a qual está em uma posição intermediária entre a prova e a sentença, representando um plus em relação à prova e um minus em relação à sentença, conhecida como prova crítica. (F) A perícia é uma é a sentença sobre determinado assunto. (V) Caso ocorram falhas ou omissões no laudo, somente o juiz pode determinar a retificação e, mesmo assim, após ouvir as partes. (V) Quando ocorrer divergências entre os peritos, a autoridade nomeará um terceiro, e, se este também divergir, poderá ser realizado novo exame. (V) Assim como ocorre no código de processo civil, o código de processo penal também determina como deverá ocorrer a nomeação do perito, que exigirá conhecimento técnico sobre o tema.
a) V-F-V-V-V.
b) V-F-V-F-V.
c) F-F-F-F-F.
d) V-V-V-V-V.
e) F-V-V-V-F.

Muitas vezes, o perito e o assistente técnico são confundidos, mas as funções desses profissionais são diferentes na perícia judicial. Cabe destacar que o perito é nomeado pelo juiz e atua imparcialmente, enquanto o assistente técnico trabalha para atender aos interesses da parte contratante.
Sobre os requisitos para se tornar perito e formação de cadastro, analise e julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:
I- Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.
II- Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.
III- Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados.
IV- Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467, o órgão técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação dos profissionais que participarão da atividade.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II, III e IV estão corretas.
c) I, II, III e IV estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.

“Perícia é um meio de prova técnica ou científica, que tem por objetivo a obtenção de certo conhecimento relevante para o acertamento do fato (elemento de prova), a partir de um procedimento técnico realizado sobre a pessoa ou coisa (fonte de prova). A conclusão do técnico ou profissional (conclusão probatória) é expressa num laudo (elemento de prova), que tem por finalidade (finalidade da prova) influir na formação da persuasão racional do juiz, em seu processo cognitivo de valoração (valoração da prova). A perícia sujeita-se às fases de admissão e assunção, que compõem o chamado procedimento probatório” (Manzano, 2011, p. 08).
Sobre a perícia, julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta:
I- A perícia pode ser definida como o meio de prova feita pela atuação de técnicos ou doutos promovida pela autoridade policial, ou judiciária, para esclarecer à Justiça os fatos de natureza duradoura ou permanente.
II- Observa-se que a perícia tem por objetivo realizar um estudo para conhecer o meio de provas para elucidar fatos controversos.
III- É importante ressaltar que após o estudo dos elementos que compõem a perícia, é elaborado um laudo técnico, é um elemento complementar e opcional da perícia.
IV- O juiz deverá acatar os resultados do laudo pericial, e decidir o litígio conforme a determinação do perito.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas III e IV estão corretas.
e) Apenas II e IV estão corretas.

Sem dúvidas, uma das legislações em que é amplamente difundida a necessidade do trabalho de perícia é com relação à CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, regido pela lei pelo Decreto-Lei nº 5.452/1943, e pela Lei nº 13.467/2017, também conhecida como a Reforma Trabalhista. Essa legislação também prevê o desenvolvimento de perícia onde existem casos de litígios, vislumbrando promover provas, esclarecimentos de fatos, realizar avaliações das condições de trabalho e favorecer para solucionar casos justamente.
Sobre este tema, analise e julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta:
I- A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.
II- É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, visando caracterizar e classificar ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas.
III- Arguida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de grupo de associado, o juiz designará perito habilitado na forma deste artigo, e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente do Ministério do Trabalho.
IV- A depender do litígio, a perícia trabalhista poderá ser composta por diversos profissionais como os engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, contador, psicólogo, assistente social, entre outros.
a) Apenas I, II e IV estão corretas.
b) I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Apenas I, II e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

AE1-T1 - Avaliações e Perícias - Engenharia Agronômica - UniFatecie– P.Final:06/08/2.025. 
 (0,50/0,50) 
1)- O engenheiro perito utiliza sua expertise e conhecimento técnico para analisar os dados disponíveis, conduzir testes 
e investigações, interpretar os resultados e fornecer análises e recomendações precisas para resolver questões 
técnicas e legais complexas.Sobre a possibilidade da atuação do Engenheiro na perícia, analise as seguintes opções e 
Assinale a Alternativa Correta: 
I - Nas ações de desapropriação, a função do perito e dos assistentes técnicos é apontar a indenização pelos 
bens expropriados. 
II - Dentro do campo do mercado imobiliário tange ao engenheiro ações de cunho renovatório e revisional. 
III - As ações que envolvem divisão de terras são pertinentes desde os primórdios do Brasil e necessitamtam-
bém do profissional de engenharia. 
IV - Problemas entre vizinhos, devido a obras que afetam um ou mais envolvidos, implicam na possibilidade de 
ação de nunciação de obra nova, necessitando da presença do engenheiro perito. 
(x)a) I, II, III e IV estão corretas. ( )b) Apenas II e III estão corretas. ( )c) Apenas I e II estão corretas. 
 ( )d) Apenas I está correta. ( )e) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
2)- O juiz sempre que necessário será assistido tecnicamente por um perito para analisar as provas técnicas e 
científicas. Essa medida é de suma importância porque caberá ao profissional analisar as questões mais complexas 
dentro das mais variadas áreas profissionais que dependem de interpretação técnica. 
Sobre a função do perito, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) O perito é impedido de produzir provas técnicas e científicas. ( )b) O perito define o caso em litígio. 
 ( )c) A perícia tem por objetivo julgar um caso. (x)d) O perito é um auxiliar da justiça. 
 ( )e) A opinião do perito sobrepõe a opinião judicial por ser técnica. 
 
3)- Os laudos periciais devem ser elaborados por um profissional que está em dia com suas obrigações perante o 
órgão, e acima de tudo, que seja desenvolvido por um profissional qualificado e competente para emitir um laudo que 
poderá influenciar na tomada de decisão. Outra questão importante prevista do dispositivo legal é que o juiz possui o 
poder para fazer a escolha do perito de sua confiança, e que preencha os requisitos como possuir o nível universitário, 
registro no conselho de classe e a comprovada capacidade técnica. 
Sobre os requisitos do perito, Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) Certidões de aptidão de trabalhos técnicos são dispensados em casos de perícias judiciais. 
( )b) O perito deve tomar um lado para defender em seu laudo pericial. 
( )c) O perito deverá atuar como o defensor da parte prejudicada, emitindo sua opinião a fim de favorecer essa parte, 
livrando-o das injustiças cometidas. 
( )d) Os laudos periciais devem ser parciais para favorecer a parte que o perito verificar que possui responsabilidade 
sobre os fatos. 
(x)e) Perito também deverá ser um profissional idôneo, ou seja, deverá ser um profissional que seja confiável e 
capaz de desenvolver a atividade técnica. 
 
4)- Observando o contexto histórico, os primeiros registros de trabalhos de perícia surgem nas civilizações do antigo 
Egito e da Grécia antiga, pois foram esses povos que originaram a sistematização dos conhecimentos jurídicos, sendo 
utilizados especialistas em determinados assuntos para promover a investigação de matérias vislumbrando a resolução 
de conflitos (Almeida, 2009 apud Lima; Ribeiro; Barreto, 2017). Conforme estudos de Souza (2011), no Brasil há muito 
tempo a figura do perito já era requisitada para analisar fatos e promover a investigação de vestígios para solucionar 
casos.Assim, em que ano ocorreu a oficialização da função do perito para a criminalística brasileira? 
Assinale a Alternativa Correta: (x)a) 1832. ( )b) 2000. ( )c) 1950. ( )d) 1999. ( )e) 1500. 
 
5)- O perito nomeado pelo juiz deverá atuar de forma imparcial, e sem nenhuma suspeição. Para garantir esse requi-
sito, caberá ao órgão técnico ou científico nomeado pelo juiz verificar se aquele profissional está apto ou não para atuar 
no caso.Sobre a atuação do perito, analise as seguintes afirmativase Assinale a Alternativa Correta: 
I - O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, 
podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo. 
II - A escusa será apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedi-
mento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la. 
III - Será organizada a lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos 
para habilitação à consulta de interessados, para a nomeação ser distribuída de modo equitativo, observadas a 
capacidade técnica e a área de conhecimento. 
IV - O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à 
parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. 
( )a) Apenas II e III estão corretas. ( )b) Apenas I e II estão corretas. ( )c) Apenas I está correta. 
 ( )d) Apenas II, III e IV estão corretas. (x)e) I, II, III e IV estão corretas. 
 
6)- É importante observar que a legislação determina que o juiz terá o direito de ser assessorado tecnicamente por um 
perito. Esse apoio é importante porque o juiz é incapaz de possuir conhecimento técnico e científico das mais diversas 
áreas dos saberes, fator que dificulta o trabalho de decisão sobre o litígio. Sendo assim, o perito com seu 
conhecimento técnico sobre o assunto irá conseguir influenciar a decisão judicial. 
Sobre o rito da perícia no código de processo civil, analise e julgue as seguintes afirmativas: 
I - Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos 
devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal no qual o juiz está vinculado. 
II - Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede 
mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a com-
selhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indi-
cação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados. 
III - Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a 
formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados. 
IV – Os peritos deverão ser nomeados pelas partes interessadas no processo, e ser aprovado e publicado no diário 
oficial do estado, sendo todo o rito aprovado pelo Ministério Público. 
Assinale a Alternativa Correta: ( )a) Apenas I é correta. ( )b) Apenas I e II estão corretas. 
 ( )c) Apenas IV é correta. (x)d) Apenas I, II e III estão corretas. ( )e) Apenas II e IV estão corretas. 
 
7)- O perito nomeado pelo juiz deverá cumprir uma série de requisitos e também se atentar aos prazos e suas respon-
sabilidades no processo, pois o perito também está sujeito a penalidades legais em caso de descumprimento da legis-
lação que ordena o trabalho da perícia.Sobre as penalidades e ordenamento do trabalho do perito, analise as seguin-
tes afirmativas, julgue-ase Assinale a Alternativa Correta: 
I- O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, 
podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo. 
II- A escusa do perito deverá ser apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição 
ou do impedimento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la. 
III- O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízosque causar à 
parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independen-
temente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe 
para adoção das medidas que entender cabíveis. 
IV- Será organizada lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos 
para habilitação à consulta de interessados, para a nomeação ser distribuída de modo equitativo, observadas a 
capacidade técnica e a área de conhecimento. 
( )a) Apenas I, II e IV estão corretas. ( )b) Apenas II e III estão corretas. (x)c) I, II, III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas I, II e III estão corretas. ( )e) Apenas I e II estão corretas. 
 
8)- O assistente técnico é de confiança da parte que a contratou, ou seja, esse assistente está ali para defender os 
interesses da parte. Assim, o assistente poderá acompanhar as diligências observando a conduta do perito e auxiliando 
nas análises que serão realizadas. É importante destacar que existe esta outra área de atuação profissional nos 
trabalhos de perícia, que é a de assistente técnico.Assim, analise as opções que representam as funções do assisten-
te de períciae AssinaleAlternativa Correta: 
I-Defende o interesse da parte que o contratou;II-Emite um parecer; III-Emite um laudo; IV-É nomeado pelo juiz. 
( )a) Apenas II e III estão corretas. ( )b) Apenas II, III e IV estão corretas. ( )c) Apenas I está correta. 
 ( )d) I, II, III e IV estão corretas. (x)e) Apenas I e II estão corretas. 
 
9)- Perícia e auditoria são termos diferentes, e não deverão ser utilizados como sinônimos. A auditoria e a perícia são 
trabalhos técnicos que devem ser desenvolvidos em ocasiões diferentes, e com objetivos diferentes. No entanto, existe 
uma confusão nas terminologias, mas que não se confundem. 
Sobre essa temática, analise as seguintes afirmativas, julgue-ase Assinale Alternativa Correta: 
I - A perícia tem por objetivo realizar uma análise técnica para através de um estudo detalhado, em que é rea-
lizada uma análise de dados por meio de documentos, projetos, depoimentos, vistorias, avaliações entre ou-
tros elementos de provas, visando construir um laudo técnico que poderá influenciar em uma decisão a res-
peito do litígio. 
II - A auditoria é um exame independente, objetivo e sistemático de dada matéria, baseado em normas técnicas 
e profissionais, no qual se confronta uma condição com determinado critério com o fim de emitir uma opinião 
ou comentários. 
III - A auditoria é um processo sistemático cujo objetivo é obter e avaliar objetivamente evidências para deter-
minar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios que foram previa-
mente estabelecidos pela organização, ou pela legislação. 
IV – A auditoria é um mecanismo importante para assegurar se a organização está atendendo os requisitos 
legais, e ainda se está atendendo os padrões de qualidade exigidos pela organização. 
(x)a) I, II, III e IV estão corretas. ( )b) Apenas I e II estão corretas. ( )c) Apenas II e III estão corretas. 
 ( )d) Apenas I, II e III estão corretas. ( )e) Apenas I, II e IV estão corretas. 
 
10)- O laudo pericial é o produto final onde você irá apresentar todo o trabalho da perícia. No laudo pericial, o perito irá 
demonstrar sua opinião a partir de um ponto de vista técnico e justificado. É importante frisar que não existe um modelo 
ideal de laudo para o perito utilizar, o que existe são referências que devem ser adaptadas a cada caso que está sendo 
investigado. Um ponto de relevante atenção que deve ser observado pelo profissional é que ele deve procurar se 
respaldar nas exigências legais para a elaboração do laudo, observando quais os tópicos principais que o documento 
deve conter, bem como as normas técnicas.Sobre o laudo pericial, analise as seguintes afirmativas: 
I - A NBR 13752 que elenca os procedimentos que devem ser seguidos em perícias de engenharia na constru-
ção civil. 
II - A linguagem a ser abordada deverá ser rebuscada, uma vez que é um laudo técnico sendo utilizado em juízo. 
III - O laudo pericial sempre deverá ser escrito, respaldado em provas que sustentem a sua opinião. 
IV - É importante destacar que a excelência na produção de um laudo pericial vem com o tempo, e a cada 
prática de escrita de laudos você observará que a qualidade do seu produto está sendo superior. 
Assinale a Alternativa Correta: ( )a) Apenas II, III e IV estão corretas. ( )b) Apenas I está correta. 
 (x)c) Apenas I, III e IV estão corretas. ( )d) Apenas II e III estão corretas. ( )e) Apenas I e II estão corretas. 
 
AE1-T2 - Avaliações e Perícias - Engenharia Agronômica - UniFatecie– P.Final:06/08/2.025. 
 (0,50/0,50) 
1)-O código de processo penal brasileiro é balizado pela Lei 3689 de 1941, essa legislação tem por objetivo regular 
como deverá ocorrer o cumprimento de pena no Brasil. Essa legislação estabelece como deverá ocorrer o devido 
processo legal no país, configurando-se como um importante mecanismo para garantir a democracia, resguardando os 
direitos dos acusados, prezando pela imparcialidade e a promoção da justiça. Além disso, essa lei prevê o trabalho de 
perícia, estabelecendo as normas e diretrizes que deverão ser seguidas nos trabalhos da perícia. 
Sobre os trabalhos de perícia no código de processo penal, analise as seguintes afirmativas, julgue-as como 
Verdadeiro (V) ou Falso (F)e Assinale a Alternativa Correta: 
(V) A perícia configura-se como um meio de provas, a qual está em uma posição intermediária entre a prova e a 
sentença, representando um plus em relação à prova e um minus em relação à sentença, conhecida como pro-
va crítica. 
(F) A perícia é uma é a sentença sobre determinado assunto. 
(V) Caso ocorram falhas ou omissões no laudo, somente o juiz pode determinar a retificação e, mesmo assim, 
após ouvir as partes. 
(V) Quando ocorrer divergências entre os peritos, a autoridade nomeará um terceiro, e, se este também diver-
gir, poderá ser realizado novo exame. 
(V) Assim como ocorre no código de processo civil, o código de processo penal também determina como de-
verá ocorrer a nomeação do perito, que exigirá conhecimento técnico sobre o tema. 
(x)a) V-F-V-V-V. ( )b) V-F-V-F-V. ( )c) F-F-F-F-F. ( )d) V-V-V-V-V. ( )e) F-V-V-V-F. 
 
2)- O juiz escolherá o perito que irá lhe auxiliar, sendo que as partes poderão nomear assistentes técnicos para acom-
panhar o perito judicial. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a 
entrega do laudo. No prazo de 15 dias contados da intimação do despacho de nomeação, as partes deverão realizar 
algumas ações. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas e marque a(s) ação/ações que as partes deverão 
realizar neste período, depois, Assinale a Alternativa Correta: 
I - Arguir o impedimento ou a suspeição do perito, se for o caso. III - Apresentar quesitos. 
II - Indicar assistente técnico.IV - Apresentar provas. 
(x)a) Apenas I, II e III estão corretas. ( )b) Apenas II e III estão corretas. ( )c) Apenas I está correta. 
 ( )d) Apenas II, III e IV estão corretas. ( )e) I, II, III e IV estão corretas. 
 
3)- Muitas vezes, o perito e o assistente técnico são confundidos, mas as funções desses profissionais são diferentes 
na perícia judicial. Cabe destacar que o perito é nomeado pelo juiz e atua imparcialmente, enquanto o assistente 
técnico trabalha para atender aos interesses da parte contratante.Sobre os requisitos para se tornar perito e formação 
de cadastro, analise e julgue as seguintes afirmativase Assinale a Alternativa Correta: 
I- Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos 
devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado. 
II- Para formaçãodo cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede 
mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a com-
selhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indi-
cação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados. 
III- Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a 
formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados. 
IV- Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467 , o órgão 
técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação 
dos profissionais que participarão da atividade. 
( )a) Apenas I e II estão corretas. ( )b) Apenas II e III estão corretas. (x)c) I, II, III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas I está correta. ( )e) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
4)- Uma das novidades dentro do código de processo civil é a possibilidade das partes de comum acordo decidirem e 
indicarem o perito. Essa forma de escolha do perito é utilizada quando existe a possibilidade de estabelecer uma 
conciliação entre as partes.Sobre a escolha do perito pelas partes, julgue as seguintes afirmativas indicando V para 
Verdadeiro e F para falsoe Assinale a Alternativa Correta: 
(V) O perito precisa ser plenamente capaz. 
(V) A causa possa ser resolvida por autocomposição. 
(V) As partes, ao escolher o perito, já devem indicar os respectivos assistentes técnicos para acompanhar a re-
alização da perícia, que se realizará em data e local previamente anunciados. 
(V) O perito e os assistentes técnicos devem entregar, respectivamente, laudo e pareceres em prazo fixado pe-
lo juiz. 
(V) A perícia consensual substitui, para todos os efeitos, a que seria realizada por perito nomeado pelo juiz. 
(x)a) V-V-V-V-V. ( )b) V-F-V-F-V. ( )c) F-V-V-V-F. ( )d) V-F-F-V-V. ( )e) F-F-F-F-F. 
 
5)- “Perícia é um meio de prova técnica ou científica, que tem por objetivo a obtenção de certo conhecimento relevante 
para o acertamento do fato (elemento de prova), a partir de um procedimento técnico realizado sobre a pessoa ou 
coisa (fonte de prova). A conclusão do técnico ou profissional (conclusão probatória) é expressa num laudo (elemento 
de prova), que tem por finalidade (finalidade da prova) influir na formação da persuasão racional do juiz, em seu 
processo cognitivo de valoração (valoração da prova). A perícia sujeita-se às fases de admissão e assunção, que 
compõem o chamado procedimento probatório” (Manzano, 2011, p. 08). 
Sobre a perícia, julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- A perícia pode ser definida como o meio de prova feita pela atuação de técnicos ou doutos promovida pela 
autoridade policial, ou judiciária, para esclarecer à Justiça os fatos de natureza duradoura ou permanente. 
II- Observa-se que a perícia tem por objetivo realizar um estudo para conhecer o meio de provas para elucidar 
fatos controversos. 
III- É importante ressaltar que após o estudo dos elementos que compõem a perícia, é elaborado um laudo técnico, é 
um elemento complementar e opcional da perícia. 
IV- O juiz deverá acatar os resultados do laudo pericial, e decidir o litígio conforme a determinação do perito. 
(x)a) Apenas I e II estão corretas. ( )b) I, II, III e IV estão corretas. ( )c) Apenas I e III estão corretas. 
 ( )d) Apenas III e IV estão corretas. ( )e) Apenas II e IV estão corretas. 
 
6)- O perito possui um papel fundamental na formulação de provas e evidências, caminhando para a sustentação de 
sua conclusão a respeito do caso em disputa. Vale ressaltar que é através das provas coletadas e analisadas que o 
perito irá elucidar a verdade dos fatos. O juiz escolherá o perito para realizar essa atividade.Após a nomeação, o Peri-
to escolhido pelo juiz terá 5 dias para apresentar: Assinale a Alternativa Correta: 
I - Proposta de honorários; 
II - Currículo, com comprovação de especialização; 
III - Contatos profissionais, em especial o endereço eletrônico, para onde serão dirigidas as intimações pes-
soais; 
IV - Provas para e relatório técnico. 
( )a) Apenas II, III e IV estão corretas. (x)b) Apenas I, II e III estão corretas. ( )c) I, II, III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas I está correta. ( )e) Apenas II e III estão corretas. 
7)- É evidente que, na atualidade, a perícia está sendo amplamente solicitada pelos tribunais. Observa-se que a cada 
dia as diversas áreas dos saberes estão se desenvolvendo e se especializando, e que em caso de litígios judiciais, as 
análises se tornam cada vez mais complexas. Assim, o profissional que deseja atuar com perícia cumpre uma série de 
requisitos.Sobre os requisitos, para se tornar um perito, analise e julgue as seguintes afirmativas: 
I- Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de 
classe competente. 
II- Os peritos comprovarão sua especialidade na matéria sobre que deverão opinar, mediante certidão do órgão 
profissional em que estiverem inscritos. 
III- Nas localidades onde não houver profissionais qualificados que preencham os requisitos legais, a indica-
ção dos peritos será de livre escolha do juiz. 
IV- Para atuar como perito é necessário apresentar o diploma de nível superior apenas, sendo dispensado o registro no 
conselho de classe. 
Assinale a Alternativa Correta: (x)a) Apenas I,II e III estão corretas. ( )b) Todas as afirmativas estão corretas. 
 ( )c) Apenas I,II e IV estão corretas. ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas II e III estão corretas. 
 
8)- Sem dúvidas, uma das legislações em que é amplamente difundida a necessidade do trabalho de perícia é com 
relação à CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, regido pela lei pelo Decreto-Lei nº 5.452/1943, e pela Lei nº 
13.467/2017, também conhecida como a Reforma Trabalhista. Essa legislação também prevê o desenvolvimento de 
perícia onde existem casos de litígios, vislumbrando promover provas, esclarecimentos de fatos, realizar avaliações 
das condições de trabalho e favorecer para solucionar casos justamente. 
Sobre este tema, analise e julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do 
Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados 
no Ministério do Trabalho. 
II- É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministé-
rio do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, visando caracterizar e classificar ou 
delimitar as atividades insalubres ou perigosas. 
III- Arguida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de gru-
po de associado, o juiz designará perito habilitado na forma deste artigo, e, onde não houver, requisitará perí-
cia ao órgão competente do Ministério do Trabalho”. 
IV- A depender do litígio, a perícia trabalhista poderá ser composta por diversos profissionais como os enge-
nheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, contador, psicólogo, assistente social, entre outros. 
( )a) Apenas I, II e IV estão corretas. (x)b) I, II, III e IV estão corretas. ( )c) Apenas II e III estão corretas. 
 ( )d) Apenas I, II e III estão corretas. ( )e) Apenas I e II estão corretas. 
 
9)- A perícia pode ser utilizada em diversas ocasiões dentro da engenharia, sendo útil para investigar e avaliar diversas 
situações que carecem de um parecer técnico ou legal elaborado por um profissional habilitado. Na engenharia, a Peri-
cia vai além das investigaçõeslitigiosas em um tribunal. Ela também pode ser utilizada para averiguar a segurança de 
um projeto, uma construção, as conformidades de um equipamento ou um processo industrial. Através da perícia é 
possível verificar de forma técnica as causas de um problema, indicando os responsáveis e apontando as possíveis so-
luções.Sobre a utilização da perícia na engenharia, analise as seguintes alternativas e Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) No caso de desastres como os ocorridos em Mariana/MG, a perícia foi dispensável, já que ocorreram vícios no 
processo de licenciamento ambiental. 
( )b) A perícia não deve ser utilizada em avaliações de aluguel. 
(x)c) A perícia também poderá ser utilizada para a avaliação de aluguel nos arbitramentos de imóveis comer-
ciais e industriais, nas ações renovatórias e revisórias de aluguéis. 
( )d) Não se deve utilizar a perícia em caso de acidentes, a ação adequada é abrir uma investigação. 
( )e) A perícia não pode auxiliar em casos de desastres ambientais. 
 
10)- Uma prova juntada pela perícia apenas demonstra um grau maior ou menor de probabilidade do aspecto do delito, 
não sendo uma prova de toda a complexidade do fato, assim, todas as provas são relativas e nenhuma deverá ser 
mais prestigiado que a outra, sendo que o juiz, ainda que munido do laudo pericial continuará livre para decidir sobre o 
tema.Sobre o laudo pericial, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) O juiz deve acatar as determinações contidas no laudo pericial. 
( )b) Quando é desenvolvido um laudo pericial pode ser dispensado outros meios de provas. 
( )c) Como o laudo pericial é um saber técnico e científico, esta será a maior prova para por fim a um litígio jurídico. 
( )d) O laudo pericial é o que colocará fim ao litígio judicial. 
(x)e) O laudo pericial não deverá ser endeusado como absoluto, pois mesmo o saber científico é relativo e 
possui prazo de validade, pois não existe rainha das provas. 
 
AE1-T3 - Avaliações e Perícias - Engenharia Agronômica - UniFatecie– P.Final:06/08/2.025. 
 (0,50/0,50) 
1)-Perícia e auditoria são termos diferentes, e não deverão ser utilizados como sinônimos. A auditoria e a perícia são 
trabalhos técnicos que devem ser desenvolvidos em ocasiões diferentes, e com objetivos diferentes. No entanto, existe 
uma confusão nas terminologias, mas que não se confundem. 
Sobre essa temática, analise as seguintes afirmativas se julgue-as e Assinale a Alternativa Correta: 
I- A perícia tem por objetivo realizar uma análise técnica para através de um estudo detalhado, em que é rea-
lizada uma análise de dados por meio de documentos, projetos, depoimentos, vistorias, avaliações entre 
outros elementos de provas, visando construir um laudo técnico que poderá influenciar em uma decisão a 
respeito do litígio. 
II- A auditoria é um exame independente, objetivo e sistemático de dada matéria, baseado em normas técnicas 
e profissionais, no qual se confronta uma condição com determinado critério com o fim de emitir uma opinião 
ou comentários. 
III- A auditoria é um processo sistemático cujo objetivo é obter e avaliar objetivamente evidências para deter-
minar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios que foram previa-
mente estabelecidos pela organização, ou pela legislação. 
IV– A auditoria é um mecanismo importante para assegurar se a organização está atendendo os requisitos 
legais, e ainda se está atendendo os padrões de qualidade exigidos pela organização. 
( )a) Apenas I, II e III estão corretas. ( )b) Apenas II e III estão corretas. ( )c) Apenas I e II estão corretas. 
 ( )d) Apenas I, II e IV estão corretas. (x)e) I, II, III e IV estão corretas. 
 
2)- O perito nomeado pelo juiz deverá atuar de forma imparcial, e sem nenhuma suspeição. Para garantir esse requi-
sito, caberá ao órgão técnico ou científico nomeado pelo juiz verificar se aquele profissional está apto ou não para atuar 
no caso.Sobre a atuação do perito, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, 
podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo. 
II- A escusa será apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedi-
mento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la. 
III- Será organizada a lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos 
para habilitação à consulta de interessados, para a nomeação ser distribuída de modo equitativo, observadas a 
capacidade técnica e a área de conhecimento. 
IV- O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à 
parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. 
(x)a) I, II, III e IV estão corretas. ( )b) Apenas II, III e IV estão corretas. ( )c) Apenas I e II estão corretas. 
 ( )d) Apenas I está correta. ( )e) Apenas II e III estão corretas. 
 
3)- Muitas vezes, o perito e o assistente técnico são confundidos, mas as funções desses profissionais são diferentes 
na perícia judicial. Cabe destacar que o perito é nomeado pelo juiz e atua imparcialmente, enquanto o assistente 
técnico trabalha para atender aos interesses da parte contratante.Sobre os requisitos para se tornar perito e formação 
de cadastro, analise e julgue as seguintes afirmativase Assinale a Alternativa Correta: 
I- Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos 
devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado. 
II- Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede 
mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a com-
selhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indi-
cação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados. 
III- Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a 
formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados. 
IV- Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467 , o órgão 
técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação 
dos profissionais que participarão da atividade. 
( )a) Apenas I está correta. ( )b) Apenas II, III e IV estão corretas. (x)c) I, II, III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas II e III estão corretas. ( )e) Apenas I e II estão corretas. 
 
4)- O laudo pericial é o produto final onde você irá apresentar todo o trabalho da perícia. No laudo pericial, o perito irá 
demonstrar sua opinião a partir de um ponto de vista técnico e justificado. É importante frisar que não existe um modelo 
ideal de laudo para o perito utilizar, o que existe são referências que devem ser adaptadas a cada caso que está sendo 
investigado. Um ponto de relevante atenção que deve ser observado pelo profissional é que ele deve procurar se 
respaldar nas exigências legais para a elaboração do laudo, observando quais os tópicos principais que o documento 
deve conter, bem como as normas técnicas.Sobre o laudo pericial, analise as seguintes afirmativas: 
I- A NBR 13752 que elenca os procedimentos que devem ser seguidos em perícias de engenharia na constru-
ção civil. 
II- A linguagem a ser abordada deverá ser rebuscada, uma vez que é um laudo técnico sendo utilizado em juízo. 
III- O laudo pericial sempre deverá ser escrito, respaldado em provas que sustentem a sua opinião. 
IV- É importante destacar que a excelência na produção de um laudo pericial vem com o tempo, e a cada prá-
tica de escrita de laudosvocê observará que a qualidade do seu produto está sendo superior. 
Assinale a Alternativa Correta: ( )a) Apenas II e III estão corretas. ( )b) Apenas I está correta. 
 ( )c) Apenas I e II estão corretas. (x)d) Apenas I,III e IV estão corretas. ( )e)Apenas II,III e IV estão corretas. 
 
5)- É importante observar que a legislação determina que o juiz terá o direito de ser assessorado tecnicamente por um 
perito. Esse apoio é importante porque o juiz é incapaz de possuir conhecimento técnico e científico das mais diversas 
áreas dos saberes, fator que dificulta o trabalho de decisão sobre o litígio. Sendo assim, o perito com seu 
conhecimento técnico sobre o assunto irá conseguir influenciar a decisão judicial.Sobre o rito da perícia no código de 
processo civil, analise e julgue as seguintes afirmativase Assinale a Alternativa Correta: 
I- Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos 
devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal no qual o juiz está vinculado. 
II- Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede 
mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a com-
selhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indi-
cação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados. 
III- Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a 
formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados. 
IV- Os peritos deverão ser nomeados pelas partes interessadas no processo, e ser aprovado e publicado no diário 
oficial do estado, sendo todo o rito aprovado pelo Ministério Público. 
(x)a) Apenas I, II e III estão corretas. ( )b) Apenas II e IV estão corretas. ( )c) Apenas I está correta. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas IV está correta. 
 
6)- O perito possui um papel fundamental na formulação de provas e evidências, caminhando para a sustentação de 
sua conclusão a respeito do caso em disputa. Vale ressaltar que é através das provas coletadas e analisadas que o 
perito irá elucidar a verdade dos fatos. O juiz escolherá o perito para realizar essa atividade.Após a nomeação, o perito 
escolhido pelo juiz terá 5 dias para apresentar: Assinale a Alternativa Correta: 
I- Proposta de honorários; 
II- Currículo, com comprovação de especialização; 
III- Contatos profissionais, em especial o endereço eletrônico, para onde serão dirigidas as intimações pes-
soais; 
IV - Provas para e relatório técnico. 
( )a) Apenas I está correta. ( )b) Apenas II e III estão corretas. (x)c) Apenas I, II e III estão corretas. 
 ( )d) I, II, III e IV estão corretas. ( )e) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
7)- Uma das novidades dentro do código de processo civil é a possibilidade das partes de comum acordo decidirem e 
indicarem o perito. Essa forma de escolha do perito é utilizada quando existe a possibilidade de estabelecer uma 
conciliação entre as partes.Sobre a escolha do perito pelas partes, julgue as seguintes afirmativas indicando V para 
Verdadeiro e F para falsoe Assinale a Alternativa Correta: 
(V) O perito precisa ser plenamente capaz. 
(V) A causa possa ser resolvida por autocomposição. 
(V) As partes, ao escolher o perito, já devem indicar os respectivos assistentes técnicos para acompanhar a re-
alização da perícia, que se realizará em data e local previamente anunciados. 
(V) O perito e os assistentes técnicos devem entregar, respectivamente, laudo e pareceres em prazo fixado PE-
lo juiz. 
(V) A perícia consensual substitui, para todos os efeitos, a que seria realizada por perito nomeado pelo juiz. 
( )a) F-F-F-F-F. ( )b) F-V-V-V-F. ( )c) V-F-F-V-V. (V)d) V-V-V-V-V. ( )e) V-F-V-F-V. 
 
8)- “Perícia é um meio de prova técnica ou científica, que tem por objetivo a obtenção de certo conhecimento relevante 
para o acertamento do fato (elemento de prova), a partir de um procedimento técnico realizado sobre a pessoa ou 
coisa (fonte de prova). A conclusão do técnico ou profissional (conclusão probatória) é expressa num laudo (elemento 
de prova), que tem por finalidade (finalidade da prova) influir na formação da persuasão racional do juiz, em seu 
processo cognitivo de valoração (valoração da prova). A perícia sujeita-se às fases de admissão e assunção, que 
compõem o chamado procedimento probatório” (Manzano, 2011, p. 08). 
Sobre a perícia, julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- A perícia pode ser definida como o meio de prova feita pela atuação de técnicos ou doutos promovida pela 
autoridade policial, ou judiciária, para esclarecer à Justiça os fatos de natureza duradoura ou permanente. 
II- Observa-se que a perícia tem por objetivo realizar um estudo para conhecer o meio de provas para elucidar 
fatos controversos. 
III- É importante ressaltar que após o estudo dos elementos que compõem a perícia, é elaborado um laudo técnico, é 
um elemento complementar e opcional da perícia. 
IV- O juiz deverá acatar os resultados do laudo pericial, e decidir o litígio conforme a determinação do perito. 
( )a) Apenas II e IV estão corretas. ( )b) Apenas I e III estão corretas. ( )c) I, II, III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas III e IV estão corretas. (x)e) Apenas I e II estão corretas. 
 
9)- Sem dúvidas, uma das legislações em que é amplamente difundida a necessidade do trabalho de perícia é com 
relação à CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, regido pela lei pelo Decreto-Lei nº 5.452/1943, e pela Lei nº 
13.467/2017, também conhecida como a Reforma Trabalhista. Essa legislação também prevê o desenvolvimento de 
perícia onde existem casos de litígios, vislumbrando promover provas, esclarecimentos de fatos, realizar avaliações 
das condições de trabalho e favorecer para solucionar casos justamente.Sobre este tema, analise e julgue as seguintes 
afirmativase Assinale a Alternativa Correta: 
I- A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do 
Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados 
no Ministério do Trabalho. 
II- É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Minis-
tério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, visando caracterizar e classificar 
ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas. 
III- Arguida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de gru-
po de associado, o juiz designará perito habilitado na forma deste artigo, e, onde não houver, requisitará perí-
cia ao órgão competente do Ministério do Trabalho”. 
IV- A depender do litígio, a perícia trabalhista poderá ser composta por diversos profissionais como os enge-
nheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, contador, psicólogo, assistente social, entre outros. 
( )a) Apenas II e III estão corretas. ( )b) Apenas I, II e IV estão corretas. (x)c) I, II, III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas I, II e III estão corretas. 
 
10)-Os laudos periciais devem ser elaborados por um profissional que está em dia com suas obrigações perante o 
órgão, e acima de tudo, que seja desenvolvido por um profissional qualificado e competente para emitir um laudo que 
poderá influenciar na tomada de decisão. Outra questão importante prevista do dispositivo legal é que o juiz possui o 
poder para fazer a escolha do perito de sua confiança, e que preencha os requisitos como possuir o nível universitário, 
registro no conselho de classe e a comprovada capacidade técnica. 
Sobre os requisitos do perito, Assinale a Alternativa Correta:( )a) O perito deve tomar um lado para defender em seu laudo pericial. 
( )b) Os laudos periciais devem ser parciais para favorecer a parte que o perito verificar que possui responsabilidade 
sobre os fatos. 
( )c) Certidões de aptidão de trabalhos técnicos são dispensados em casos de perícias judiciais. 
(x)d) Perito também deverá ser um profissional idôneo, ou seja, deverá ser um profissional que seja confiável e 
capaz de desenvolver a atividade técnica. 
( )e) O perito deverá atuar como o defensor da parte prejudicada, emitindo sua opinião a fim de favorecer essa parte, 
livrando-o das injustiças cometidas. 
 
AE2-T1 - Avaliações e Perícias - Engenharia Agronômica - UniFatecie– P.Final:06/08/2.025. 
 (0,50/0,50) 
1)-O código civil, Lei 10.406 de 2022, tem por objetivo assegurar um equilíbrio nas relações civis, vislumbrando a pro-
moção da justiça, convivência social harmônica e a igualdade entre as pessoas, esta norma é fundamental na relação 
entre as pessoas e os seus bens. A legislação supracitada estabelece a definição de um bem imóvel. 
 
Sobre os bens imóveis, analise as seguintes afirmativase Assinale a Alternativa Correta: 
I- São bens imóveis o solo e tudo quanto lhe incorporar natural ou artificialmente. 
II- Não perdem o caráter de imóveis as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, 
forem removidas para outro local. 
III- Os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem, são considerados bens 
imóveis. 
IV- As energias que possuem valor econômico são consideradas bens imóveis. 
( )a) Apenas II e III estão corretas.( )b) Apenas I e II estão corretas.( )c) Apenas II, III e IV estão corretas. 
(x)d) Apenas I, II e III estão corretas.( )e) Apenas I está correta. 
 
2)- Dentro desta discussão, um tema que deve ser levado em consideração e que causa bastante discussão,princi-
palmente nas relações de inquilinato é, sem dúvidas, as benfeitorias realizadas no imóvel. As benfeitorias realizadas no 
bem agregam valor ao bem, conservam e melhoram a propriedade e podem ser algo de vários litígios. Por isso, o pro-
fissional avaliador precisa estar atento a essa classificação.Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas e 
assinale V para Verdadeiro e F para Falso, e Assinale a Alternativa Correta: 
(F) Benfeitorias úteis são aquelas realizadas por mero deleite, apenas para embelezar o bem, tornando-o mais 
agradável. 
(F) Podem ser consideradas melhorias necessárias à construção de uma piscina, a troca de um piso por porcelanato, 
etc. 
(F) Benfeitorias necessárias são aquelas que tem a finalidade de aumentar ou facilitar o uso do bem, tornando-o assim 
mais útil e eficaz. 
(F) As benfeitorias voluptuárias são melhorias úteis, como a construção de uma garagem e a edificação de um muro 
para aumentar a segurança do imóvel e de seus residentes, etc. 
(F) São benfeitorias voluptuárias aquelas que tem a finalidade de conservar o bem, evitando assim que ele se 
deteriore. 
( )a) V-F-F-V-V. ( )b) F-V-V-V-F. ( )c) V-F-V-F-V. (x)d) F-F-F-F-F. ( )e) V-V-F-V-V. 
 
3)-“A NBR 14653-1 conceitua avaliação como análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações, para identificar 
o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utiliza-
ção econômica, para uma determinada finalidade, situação e data” (ABNT, 2001).Sobre este assunto, analise as 
afirmativas e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F)e Assinale a Alternativa Correta: 
(V) A avaliação de bens deve ser realizada de forma técnica, ou seja, a avaliação deve ser realizada por meio da 
ciência, para isso é comum serem utilizadas metodologias validadas cientificamente para promover este tra-
balho. 
(V) A avaliação deve ser realizada por um engenheiro, ou podemos também, abranger o profissional habilitado, 
visto que outros profissionais dependendo da sua área de atuação também possuem competência técnica para 
realizar as avaliações, como é o caso do arquiteto e também do corretor de imóveis habilitado. 
(F) O avaliador é dispensado de ser registrado em conselho de classe, o que é exigido é diploma de ensino médio e 
curso profissionalizante na área de avaliações imobiliárias devidamente reconhecida pelo MEC. 
(V) A norma estabelece que o profissional deverá indicar o valor econômico para aquele bem, sempre por meio 
de métodos comprovados cientificamente. 
(V) A avaliação deve considerar a situação, todo o contexto em que o objeto de análise está inserido, como os 
aspectos sociais inerentes. 
( )a) F-V-V-V-F. ( )b) F-F-F-F-F. ( )c) V-F-F-V-V. (x)d) V-V-F-V-V. ( )e) V-F-V-F-V. 
 
4)- Independentemente do bem que está sendo avaliado, algumas atitudes e procedimentos são gerais para os diver-
sos casos que poderão surgir no exercício profissional. Para analisar quais os comportamentos gerais que os profis-
sionais avaliadores deverão adotar na execução dos seus trabalhos, para isso é importante analisar as normas regula-
mentadoras. Assim, qual norma trata sobre os procedimentos gerais nas avaliações de bens? 
Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) NBR 14500. ( )b) NBR 10000. ( )c) NBR 12532. (x)d) NBR 14653. ( )e) NBR 13620. 
 
5)- Em termos gerais, a ABNT 14653-3 define as terminologias técnicas utilizadas, bem como as definições, símbolos e 
abreviaturas, classificação quando a sua natureza, como deve ser realizado a descrição das atividades básicas, a defi-
nição da metodologia básica que o avaliador deverá utilizar, bem como a identificação do valor de mercado, especifi-
cações das avaliações. E por fim, o conteúdo mínimo que o laudo de avaliação deverá possuir. 
Sobre os imóveis rurais, analise as seguintes afirmativas e marque que devem ser consideradas no momento da Ava-
liação de imóveis rurais e Assinale a Alternativa Correta: 
I- Conhecimento e requisição de documentação. 
II – Vistoria e coleta de dados. 
III - Diagnóstico do mercado; escolha e justificativa dos métodos e critérios de avaliação. 
IV - Tratamento dos dados de mercado; cálculo do valor do imóvel. 
( )a) Apenas I e II estão corretas. (x)b) I, II, III e IV estão corretas. ( )c) Apenas II e III estão corretas. 
 ( )d) Apenas II, III e IV estão corretas. ( )e) Apenas I está correta. 
 
6)- A avaliação de um bem é de grande relevância principalmente no momento da compra e venda de um imóvel. Mas 
ele vai além, porque a avaliação de bens também é realizada em casos de financiamento bancários, estabelecimentos 
de precificação de aluguéis, em casos de litígios judiciais como, por exemplo, na partilha de bens de herança, entre 
outras situações. Assim, para realizar uma avaliação é necessário observar fatores internos e externos.Analise as se-
guintes afirmativas e marque somente os fatores externos que necessitam ser avaliados: 
I- Comunicação. II- Níveis de poluição. III- Vias de acesso. IV- Estrutura do imóvel. 
Assinale a Alternativa Correta: ( )a)Apenas II,III e IV estão corretas. ( )b) Apenas I está correta. 
 ( )c) Apenas I e II estão corretas. (x)d)Apenas I,II e III estão corretas. ( )e) Apenas II e III estão corretas. 
 
7)- Quando existe a necessidade de realizar um diagnóstico do bem que está sendo avaliado, é necessário aplicar uma 
metodologia. No caso dos bens imobiliários, a normativa recomenda que o avaliador observe alguns pontos de 
relevância nesta avaliação. Um deles é a caracterização da região, bem como as características do terreno. Esses 
dados são de grande relevância, pois vão influenciar no valor global onde o imóvel está inserido. É necessário também 
avaliar a edificação em si e as benfeitorias realizadas no imóvel. 
Dentre as opções, marque uma metodologia indicada pela norma para realizar a avaliação: 
 ( )a) Metodologia global. ( )b) Metodologia ativa. ( )c) Metodologia de análise. 
( )d) Método de cálculo direto. (x)e) Método comparativo direto de dados de mercado. 
 
8)- Em casosde litígio judicial, é comum que as partes questionem possíveis benfeitorias que foram realizadas. Um 
exemplo é quando ocorre o aluguel de um imóvel, sendo necessário observar quem inquilino ou proprietário tem o de-
ver de pagar pela benfeitoria. Assim, o código civil classifica as benfeitorias em voluptuárias, úteis ou necessárias. 
Sobre essas definições, analise as seguintes afirmativase Assinale a Alternativa Correta: 
I- São úteis as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais 
agradável ou sejam de elevado valor. 
II- São voluptuárias as que aumentam ou facilitam o uso do bem. 
III- São necessárias as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore. 
IV- Não se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acréscimos sobrevindos ao bem sem a intervenção 
do proprietário, possuidor ou detentor. 
( )a) Apenas II, III e IV estão corretas. ( )b) Apenas I está correta. (x)c) Apenas III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas II e III estão corretas. 
 
9)- Os bens tangíveis são aqueles que você pode tocar, são bens de ordem física. Já os bens intangíveis são os bens 
que possuem um valor, porém você não consegue tocá-los de forma física. Assim, observa-se que os bens tangíveis 
ocorrem a existência corpórea do objeto, já os bens intangíveis não possuem a existência corpórea. 
Assim, analise as seguintes opções e marque a única que representa um bem tangível: 
(x)a) Veículo. ( )b) Software. ( )c) Patentes. ( )d) Licenças. ( )e) Direitos autorais. 
 
10)- A NBR 14653 também apresenta as diretrizes para os procedimentos de excelência relativos ao exercício profis-
sional. A norma supracitada é exigível em todas as manifestações técnicas escritas vinculadas às atividades de 
engenharia de avaliações. A NBR 14653 de divide em 7 categorias principais. 
Assim, indique a parte que versa sobre os imóveis urbanos e Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) 14653-6. ( )b) 14653-3. ( )c) 14653-2. ( )d) 14653-1. ( )e) 14653-5. 
 
AE2-T2 - Avaliações e Perícias - Engenharia Agronômica - UniFatecie– P.Final:06/08/2.025. 
 (0,50/0,50) 
1)- Após realizar a coleta de dados em campo, o avaliador deverá tratar os dados coletados, sendo que o tratamento 
de dados deverá ser de acordo com a metodologia escolhida. É importante salientar que sempre no processo de 
avaliação de bens deve ser considerado o valor de mercado. Assim observe a seguinte descrição metodológica: 
identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, 
constituintes da amostra. A metodologia apresentada é: Assinale a Alternativa Correta: 
(x)a) Método comparativo direto de dados de mercado. ( )b) Metodologia ativa. ( )c) Método involutivo. 
 ( )d) Método evolutivo. ( )e) Método da capitalização da renda. 
 
2)- O conceito de imóvel rural é desmembrado em quatro elementos principais. Qual dos conceitos se refere, 
basicamente, ao solo não edificado, predominante, mas não exclusivo em áreas rurais; evoca também a prevalência de 
elementos naturais, como terra, água, plantações, criações de animais? Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) Destinação. ( )b) Alocação. ( )c) Área contínua. (x)d) Prédio rústico. ( )e) Irrelevância da localização. 
 
3)- Para realizar a avaliação do custo de um bem, são utilizados dois tipos de métodos: o comparativo de mercado e a 
quantificação de custos. Esse processo também é importante para a tomada de decisão no momento da avaliação. O 
método que identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos, ou analíticos, levando em 
consideração as quantidades de serviços e seus respectivos custos diretos e indiretos, é chamado de: 
Assinale a Alternativa Correta: (x)c)Método da quantificação de custo. 
( )a) Método comparativo direto de custo. ( )d)Método involutivo. 
( )b) Metodologia ativa. ( )e)Método comparativo direto de dados de mercado. 
 
4)- Quando é desenvolvida uma avaliação imobiliária, o objetivo é reconhecer de forma técnica qual é a precificação do 
imóvel em questão, sendo de suma importância conhecer o valor do imóvel, e saber se ele está de acordo com o 
mercado. Assim, um imóvel avaliado de maneira adequada aumentará a velocidade em que a venda é realizada e, 
também, evita frustrações para compradores e vendedores, promovendo um ambiente de negócio mais eficiente e 
amistoso. Sobre os itens que precisam ser analisados no momento da avaliação dos imóveis, analise as seguintes 
afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I– Deve ser analisada a documentação relativa ao bem para verificação de erros muito comuns, como a troca 
de matrículas. 
II– Observam-se as conformidades com a legislação, do uso de boas técnicas construtivas e do atendimento 
de normas da ABNT. 
III– Os atributos que influenciam no valor de mercado do bem são alvos da avaliação. 
IV– O padrão construtivo da edificação é item de avaliação. 
( )a) Apenas I e II estão corretas. (x)b) I,II,III e IV estão corretas. ( )c) Apenas II e III estão corretas. 
 ( )d) Apenas II,III e IV estão corretas. ( )e) Apenas I está correta. 
 
5)- O laudo técnico é a parte final do processo. Este é um importante documento por meio do qual o profissional 
estabelecerá o valor do bem que foi avaliado. Esse documento serve como prova técnica de valor monetário de um 
bem, para uma determinada finalidade, situação e dada, sendo exigível em casos de controvérsias judiciais, fins 
contábeis, estabelecimento de valor de locação, venda, fusão, incorporação, cisão, dissolução de sociedade entre 
outros eventos. Sobre o laudo, julgue as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- O laudo deverá conter a identificação da pessoa física ou jurídica e/ou seu representante legal que tenha soli-
citado o trabalho. 
II– Os objetivos da avaliação devem constar no laudo. 
III– Os métodos escolhidos devem ser justificados. 
IV– É dispensável apresentar resultados da avaliação no laudo técnico. 
 
( )a) Apenas II,III e IV estão corretas. ( )b) Apenas I está correta. (x)c) Apenas I,II e III estão corretas. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas II e III estão corretas. 
 
6)- O Código Civil também estabelece a definição de bens singulares e coletivos. Os bens singulares são aqueles que, 
mesmo quando reunidos, são considerados por si mesmos, independentemente dos outros. É importante observar que 
uma pluralidade de bens singulares que pertençam à mesma pessoa e tenham uma destinação unitária constituem 
uma universalidade de fato. Os bens que compõem essa universalidade podem ser objeto de relações jurídicas 
independentes. Considerando essa definição, um apartamento é que tipo de bem? 
Assinale a Alternativa Correta: ( )a) Regular. (x)b) Singular. ( )c) Retangular. ( )d) Coletivo. ( )e) Plural. 
 
7)- De acordo com a norma, o profissional habilitado para desenvolver a atividade de avaliação precisa estar ciente de 
alguns pontos para o trabalho ser realizado adequadamente. Sobre os procedimentos gerais que o profissional deve se 
atentar é tratado na NBR 14653. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- O engenheiro sempre se mantenha atualizado e aceite somente os trabalhos para os quais esteja habilitado e 
capacitado. 
II- É importante destacar que o profissional que deseja trabalhar com as análises deve se manter sempre atua-
lizado, para isso, precisa investir em cursos de capacitação, pós-graduação e estude o objeto que você estará 
avaliando. 
III- É importante que o profissional se mantenha discreto, e não divulgue as informações do levantamento e 
nem os resultados da avaliação, esses dados são confidenciais.IV- A norma em estudo também determina que o profissional deve estar atento ao plágio. 
( )a) Apenas II e III estão corretas. (x)b) I,II,III e IV estão corretas. ( )c) Apenas I está correta. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
8)- O código civil também define o que são os bens móveis, observe: fica estabelecido que o bem móvel possui uma 
característica óbvia de movimento. Esse movimento pode ser realizado por si próprio, ou por terceiros. Um exemplo é 
um carro, uma moto, uma colheitadeira entre outros. Esses objetos possuem essa mobilidade quando conduzido por 
uma pessoa. Sobre os bens móveis, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da 
substância ou da destinação econômico-social. 
II- Os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade 
de móveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio. 
III- Considera-se bens móveis os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes. 
IV- São bens móveis os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações. 
( )a) Apenas I e II estão corretas. ( )b) Apenas II,III e IV estão corretas. ( )c) Apenas II e III estão corretas. 
 (x)d) I,II,III e IV estão corretas. ( )e) Apenas I está correta. 
 
9)- A sociedade contemporânea, na maioria dos países, é baseada no modelo capitalista que vislumbra obter valores 
econômicos através da acumulação de bens e riquezas por meio do estabelecimento da propriedade privada dos 
meios de produção. Esse modelo vislumbra sobretudo a geração de maior margem lucrativa enquanto se reduz os 
custos com a operação. Nesse tipo de sistema econômico, é essencial que se estabeleça valores monetários para a 
mão-de-obra, serviços e sem sombra de dúvidas para os bens. Sobre o significado de avaliação, analise as seguintes 
afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- Avaliação é o substantivo feminino que significa ato de avaliar, ou remete para o efeito dessa avaliação. 
II- Pode ser sinônimo de estimativa ou apreciação. 
III- Uma avaliação pode ser a estimativa do valor de alguma coisa ou de algum trabalho. 
IV- No mercado imobiliário, por exemplo, uma avaliação é feita por um avaliador e consiste no valor comercial 
de uma propriedade. 
(x)a) I,II,III e IV estão corretas. ( )b) Apenas I está correta. ( )c) Apenas II,III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas II e III estão corretas. 
 
10)- Os recursos naturais e ambientais também possuem um valor econômico e, em muitos casos, carecem de 
avaliações para que se estabeleça uma precificação. Esse serviço pode ter muitas aplicações, como em avaliações de 
bens do patrimônio particular, como também na valoração de patrimônios públicos. Sobre a avaliação de recursos 
naturais, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) Na atualidade, esse tipo de avaliação é dispensável, já que não é constitucional aplicação de multas quando 
ocorrem atividades que causam crimes ambientais. 
(x)b) Existem três campos básicos de aplicação da metodologia de valoração, que consiste na identificação do 
valor dos recursos ambientais, identificação dos custos de oportunidade da proteção ambiental e na determi-
nação de prioridades e ações para subsídio da gestão ambiental. 
( )c) É impossível estabelecer um valor de mercado para recursos naturais. 
( )d) Não existe metodologia para realizar avaliações de recursos naturais. 
( )e) Os métodos diretos valoram os benefícios ambientais usando os custos evitados, relacionados indiretamente com 
as mudanças na qualidade ambiental, sem estarem diretamente relacionados com uma alteração de bem-estar, 
medida pela disposição a pagar ou a receber dos indivíduos. 
 
AE2-T3 - Avaliações e Perícias - Engenharia Agronômica - UniFatecie– P.Final:06/08/2.025. 
 (0,50/0,50) 
1)- Os bens tangíveis são aqueles que você pode tocar, são bens de ordem física. Já os bens intangíveis são os bens 
que possuem um valor, porém você não consegue tocá-los de forma física. Assim, observa-se que os bens tangíveis 
ocorrem a existência corpórea do objeto, já os bens intangíveis não possuem a existência corpórea. 
Assim, analise as seguintes opções e Assinale a única que representa um bem tangível: 
( )a) Patentes. ( )b) Software. ( )c) Licenças. (x)d) Veículo. ( )e) Direitos autorais. 
 
2)- Quando existe a necessidade de realizar um diagnóstico do bem que está sendo avaliado, é necessário aplicar uma 
metodologia. No caso dos bens imobiliários, a normativa recomenda que o avaliador observe alguns pontos de rele-
vância nesta avaliação. Um deles é a caracterização da região, bem como as características do terreno. Esses dados 
são de grande relevância, pois vão influenciar no valor global onde o imóvel está inserido. É necessário também avaliar 
a edificação em si e as benfeitorias realizadas no imóvel. Dentre as opções, marque uma metodologia indicada pela 
norma para realizar a avaliação: Assinale a Alternativa Correta: 
 ( )a) Metodologia ativa. ( )b) Método de cálculo direto. ( )c) Metodologia global. 
( )d) Metodologia de análise. (x)e) Método comparativo direto de dados de mercado. 
 
3)- De acordo com a norma, o profissional habilitado para desenvolver a atividade de avaliação precisa estar ciente de 
alguns pontos p/o trabalho ser realizado adequadamente. Sobre os procedimentos gerais que o profissional deve se a-
tentar é tratado na NBR 14653. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- O engenheiro sempre se mantenha atualizado e aceite somente os trabalhos para os quais esteja habilitado e 
capacitado; 
II- É importante destacar que o profissional que deseja trabalhar com as análises deve se manter sempre atualizado, 
para isso, precisa investir em cursos de capacitação, pós-graduação e estude o objeto que você estará avaliando. 
III- É importante que o profissional se mantenha discreto, e não divulgue as informações do levantamento e nem os 
resultados da avaliação, esses dados são confidenciais. 
IV- A norma em estudo também determina que o profissional deve estar atento ao plágio. 
( )a) Apenas II e III estão corretas. (x)b) I, II, III e IV estão corretas. ( )c) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas I está correta. 
 
4)- Para realizar a avaliação do custo de um bem, são utilizados dois tipos de métodos: o comparativo de mercado e a 
quantificação de custos. Esse processo também é importante para a tomada de decisão no momento da avaliação. O 
método que identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos, ou analíticos, levando em 
consideração as quantidades de serviços e seus respectivos custos diretos e indiretos, é chamado de: 
Assinale a Alternativa Correta: ( )a) Metodologia ativa. ( )b) Método comparativo direto de dados de mercado. 
 ( )c) Método comparativo direto de custo. ( )d) Método involutivo. (x)e) Método da quantificação de custo. 
 
5)- A avaliação de um bem é de grande relevância principalmente no momento da compra e venda de um imóvel. Mas 
ele vai além, porque a avaliação de bens também é realizada em casos de financiamento bancários, estabelecimentos 
de precificação de aluguéis, em casos de litígios judiciais como, por exemplo, na partilha de bens de herança, entre 
outras situações. Assim, para realizar uma avaliação é necessário observar fatores internos e externos. Analise as 
seguintes afirmativas e marque somente os fatores externos que necessitam ser avaliados: 
I- Comunicação. II- Níveis de poluição. III- Vias de acesso. IV- Estrutura do imóvel.Assinale a alternativa correta: (x)a) Apenas I, II e III estão corretas. ( )b) Apenas II e III estão corretas. 
 ( )c) Apenas I e II estão corretas. ( )d) Apenas I está correta. ( )e) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
6)- O conceito de imóvel rural é desmembrado em quatro elementos principais. Qual dos conceitos se refere, basica-
mente, ao solo não edificado, predominante, mas não exclusivo em áreas rurais; evoca também a prevalência de ele-
mentos naturais, como terra, água, plantações, criações de animais? Assinale a Alternativa Correta: 
( )a) Destinação. ( )b) Área contínua. ( )c) Irrelevância da localização. ( )d) Alocação. (x)e) Prédio rústico. 
 
7)- Em casos de litígio judicial, é comum que as partes questionem possíveis benfeitorias que foram realizadas. Um 
exemplo é quando ocorre o aluguel de um imóvel, sendo necessário observar quem inquilino ou proprietário tem o 
dever de pagar pela benfeitoria. Assim, o código civil classifica as benfeitorias em voluptuárias, úteis ou necessárias. 
Sobre essas definições, analise as seguintes afirmativas e Assinale a Alternativa Correta: 
I- São úteis as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais 
agradável ou sejam de elevado valor. 
II- São voluptuárias as que aumentam ou facilitam o uso do bem. 
III- São necessárias as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore. 
IV- Não se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acréscimos sobrevindos ao bem sem a intervenção 
do proprietário, possuidor ou detentor. 
(x)a) Apenas III e IV estão corretas. ( )b) Apenas II e III estão corretas. ( )c) Apenas I está correta. 
 ( )d) Apenas I e II estão corretas. ( )e) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
8)- Dentro desta discussão, um tema que deve ser levado em consideração e que causa bastante discussão 
principalmente nas relações de inquilinato é, sem dúvidas, as benfeitorias realizadas no imóvel. As benfeitorias 
realizadas no bem agregam valor ao bem, conversam e melhoram a propriedade e podem ser algo de vários litígios. 
Por isso, o profissional avaliador precisa estar atento a essa classificação. Sobre esse assunto, analise as seguintes 
afirmativas, marque V para Verdadeiro e F para Falso e Assinale a Alternativa Correta: 
(F) Benfeitorias úteis são aquelas realizadas por mero deleite, apenas para embelezar o bem, tornando-o mais agra-
dável. 
(F) Podem ser consideradas melhorias necessárias à construção de uma piscina, a troca de um piso por porcelanato, 
etc. 
(F) Benfeitorias necessárias são aquelas que tem a finalidade de aumentar ou facilitar o uso do bem, tornando-o assim 
mais útil e eficaz. 
(F) As benfeitorias voluptuárias são melhorias úteis, como a construção de uma garagem e a edificação de um muro 
para aumentar a segurança do imóvel e de seus residentes, etc. 
(F) São benfeitorias voluptuárias aquelas que tem a finalidade de conservar o bem, evitando assim que ele se dete-
riore. ( )a) V-F-F-V-V. ( )b) F-V-V-V-F. (x)c) F-F-F-F-F. ( )d) V-F-V-F-V. ( )e) V-V-F-V-V. 
 
9)- Independentemente do bem que está sendo avaliado, algumas atitudes e procedimentos são gerais para os diver-
sos casos que poderão surgir no exercício profissional. Para analisar quais os comportamentos gerais que os profis-
sionais avaliadores deverão adotar na execução dos seus trabalhos, para isso é importante analisar as normas regu-
lamentadoras. Assim, qual norma trata sobre os procedimentos gerais nas avaliações de bens? 
Assinale a Alternativa Correta: 
(x)a) NBR 14653. ( )b) NBR 14500. ( )c) NBR 12532. ( )d) NBR 13620. ( )e) NBR 10000. 
 
10)- “A NBR 14653-1 conceitua avaliação como análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações, para 
identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de 
sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data” (ABNT, 2001). Sobre este assunto, 
analise as afirmativas e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) e Assinale a Alternativa Correta: 
(V) A avaliação de bens deve ser realizada de forma técnica, ou seja, a avaliação deve ser realizada por meio da 
ciência, para isso é comum serem utilizadas metodologias validadas cientificamente p/ promover este trabalho. 
(V) A avaliação deve ser realizada por um engenheiro, ou podemos também, abranger o profissional habilitado, 
visto que outros profissionais dependendo da sua área de atuação também possuem competência técnica para 
realizar as avaliações, como é o caso do arquiteto e também do corretor de imóveis habilitado. 
(F) O avaliador é dispensado de ser registrado em conselho de classe, o que é exigido é diploma de ensino médio e 
curso profissionalizante na área de avaliações imobiliárias devidamente reconhecida pelo MEC. 
(V) A norma estabelece que o profissional deverá indicar o valor econômico para aquele bem, sempre por meio 
de métodos comprovados cientificamente. 
(V) A avaliação deve considerar a situação, todo o contexto em que o objeto de análise está inserido, como os 
aspectos sociais inerentes. 
( )a) F-F-F-F-F. ( )b) V-F-F-V-V. ( )c) F-V-V-V-F. ( )d) V-F-V-F-V. (x)e) V-V-F-V-V.

Mais conteúdos dessa disciplina