Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PRATICA GERENCIAL SAÚDE COLETIVA
DIMENSIONAMENTO - É a etapa inicial do provimento de pessoal que tem por finalidade a previsão da quantidade de funcionários por categoria, requerida para suprir as necessidades de assistência de enfermagem, direta ou indiretamente prestada a clientela. 
Dimensionamento em UBS 
· Intervenção direta - requer interação direta com o usuário/familiar/comunidade (consultas de enfermagem, vacinação, visita domiciliar)
· Intervenção indireta - não requerem interação direta com o usuário mas dão suporte para o cuidado. (educação permanente, reunião de equipe, documentação)
Calculo do dimensionamento 
· O calculo deve delimitar as categorias profissionais de enfermagem que pretende dimensionar o quadro, ( enfermeiro, tec, aux.)
· Calcular o tempo de trabalho disponível (TTD)
ECA - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
· Considera -se criança a pessoa com 12 anos incompletos
· Adolescente considera - se de 12 a 18 anos
· Esta lei se dispõe sobre a proteçao integral a criança e adolescente e adolescentes.
· É papel do conselho tutelar fiscalizar se a familia, comunidade, sociedade e poder publico estao assegurando os direitos das crianças e adolescentes
· Lei nº 15.240/2025: Sancionada em 28 de outubro de 2025.
· definindo o abandono afetivo como um ilícito civil sujeito à reparação por danos morais. A nova legislação enfatiza a responsabilidade parental, estabelecendo que os pais devem não apenas prover sustento, mas também assistência afetiva, assegurando um ambiente emocional saudável para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
· Lei 14.979/2024: Sancionada em 18 de setembro de 2024.
· Esta lei torna obrigatória a consulta a cadastros estaduais e nacionais de crianças eadolescentes em condições de serem adotados. Essa mudança visa garantir que o processo de adoção seja mais transparente e eficiente. 
· ECA Digital (Lei nº 15.211/2025): Sancionada em setembro de 2025, esta atualização legislativa amplia a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O ECA Digital estabelece regras específicas para redes sociais e plataformas online, exigindo mecanismos de verificação de idade e supervisão parental para contas de menores de 16 anos.
· O objetivo é proteger os direitos fundamentais das crianças e adolescentes no mundo virtual, prevenindo a adultização e a exploração infantil.
· Lei 14.811/2024: Esta lei, sancionada em 12 de janeiro de 2024, introduziu novas medidas de proteção contra bullying e cyberbullying, criando crimes específicos para essas práticas. A lei também prevê penas mais severas para crimes cometidos em instituições de ensino, refletindo uma resposta às crescentes preocupações sob
 Papel da enfermagem 
- Necessario que os profissionais estejam capacitados para identificar, diagnosticar e prestar assistência que seja equivalente a vitimas e notificar suspeitos ou confirmar os mesmos
Sintomas e síndromes para distinguir
· sindrome da orelha de lata- mal formação airicular
· Sindrome de munchausen -Transtorno psicologico em que a pessoa simula ou provoca sintomas de doenças para obter atenção
· Sindrome do bebe sacudido - Lesão cerebral grave causada por sacudir violentamente o bebe, podendo causar sequelas neurologicas, hemorragias e convulsões.
PNI – PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO 
· Na década de 60 foi erradicada a doença varíola em razão da imunização em massa, foi a partir deste momento que a vacinação foi incentivada
· Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975- “Dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, sobre o Programa Nacional de Imunizações, estabelece normas relativas à notificação compulsória de doenças, e dá outras providências”.
· Formalizou a pni 
· Em 1976 regulamentação da lei
· Estabelecimento de notificações compulsórias
· Em 1977 intitui- se primeiro calendário de vacinação para menores de um ano ( tuberculose, poliomielite, sarampo, difiteria, tétano e coqueluche) 
· Em 1986 o Brasil assinou com a ONU o compromisso de erradicar a poliomielite e foi criado o zé gotinha 
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina