Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Tendo como base a Lei 9394/96 julgue os itens de acordo com o dever do Estado com educação escolar pública.
Marque a única alternativa correta.
A) acesso público e gratuito a todas as etapas da educação básica para todos os que não os concluíram na idade própria.
B) oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
C) atendimento complementar gratuito aos educandos com deficiência.
D) atendimento ao educando e sua família por meio de programas suplementares de transporte, alimentação e assistência à saúde.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da educação marque a alternativa que cita uma incumbência dos docentes:
A) autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
B) elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação
C) colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
D) exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

A chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ou apenas Lei de Diretrizes e Bases, ou ainda Lei Darcy Ribeiro - possuidora de 92 artigos é uma das principais leis sobre a educação.
Julgue os itens abaixo e marque a única alternativa incorreta conforme o Capítulo III sobre a Educação Básica, conforme a LDB:
A) A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
B) No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua estrangeira, preferencialmente o inglês.
C) Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.
D) o controle de frequência fica a cargo da escola nos níveis fundamental e médio, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

Julgue as alternativas abaixo e marque a única incorreta conforme as informações da lei 9.394/96 acerca do Ensino Superior:
A) Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos.
B) Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
C) É obrigatória a frequência de alunos e professores, salvo nos programas de educação a distância.
D) A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

Tendo como base a Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional analise itens abaixo marcando a alternativa correta conforme as modalidades da educação:
A) A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
B) As instituições de educação profissional e tecnológica oferecem exclusivamente cursos abertos à comunidade.
C) Entende-se por educação especial a etapa de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
D) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início aos 3, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.

O sistema de ensino nacional é dividido entre níveis, etapas e modalidades conforme a Lei de Diretrizes e Bases, conforme tal lei marque a alternativa incorreta acerca do tema supracitado.
A) Na educação básica a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio.
B) A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e Educação de Jovens e Adultos àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
C) O Estado deve garantir atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
D) A educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade é organizada em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

Conforme as especificidades do currículo escolar, descrito na Lei nº 9394/1996 analise as alternativas e marque a única alternativa que não está de acordo com a lei.
A) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
B) Os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
C) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
D) Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.

No que se refere à educação superior, sem prejuízo de outras ações, o atendimento aos povos indígenas efetivar-se-á, nas universidades públicas e privadas, mediante a oferta de ensino e de assistência estudantil, assim como de estímulo à pesquisa e desenvolvimento de programas especiais.
Marque a alternativa que não condiz com essas incumbências conforme o artigo 9º da lei.
A) elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
B) organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;
C) prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;
D) assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

Acerca da avaliação escolar na educação infantil conforme a Lei de Diretrizes e Bases da educação analise as alternativas e marque a única correta.
A) deve ocorrer por meio de avaliações semestrais baseadas nos objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores.
B) não se aplica em razão da natureza do trabalho em que o foco são os cuidados com a criança e não a aprendizagem.
C) deve ocorrer por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção.
D) deve ser classificatória para fins de compensar carências sociais, afetivas e intelectuais, indicando os avanços obtidos.

Sobre a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 analise as alternativas e marque a que está em conformidade com a lei.
A) O acesso à educação básica obrigatória é direito público objetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída.
B) Esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias e a educação domiciliar que ocorre, predominantemente, em ambiente doméstico.
C) A importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação como forma de garantir o direito a toda população de ter acesso à educação privada qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
D) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Tendo como base a Lei 9394/96 julgue os itens de acordo com o dever do Estado com educação escolar pública.
Marque a única alternativa correta.
A) acesso público e gratuito a todas as etapas da educação básica para todos os que não os concluíram na idade própria.
B) oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
C) atendimento complementar gratuito aos educandos com deficiência.
D) atendimento ao educando e sua família por meio de programas suplementares de transporte, alimentação e assistência à saúde.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da educação marque a alternativa que cita uma incumbência dos docentes:
A) autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
B) elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação
C) colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
D) exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

A chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ou apenas Lei de Diretrizes e Bases, ou ainda Lei Darcy Ribeiro - possuidora de 92 artigos é uma das principais leis sobre a educação.
Julgue os itens abaixo e marque a única alternativa incorreta conforme o Capítulo III sobre a Educação Básica, conforme a LDB:
A) A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
B) No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua estrangeira, preferencialmente o inglês.
C) Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.
D) o controle de frequência fica a cargo da escola nos níveis fundamental e médio, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

Julgue as alternativas abaixo e marque a única incorreta conforme as informações da lei 9.394/96 acerca do Ensino Superior:
A) Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos.
B) Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
C) É obrigatória a frequência de alunos e professores, salvo nos programas de educação a distância.
D) A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

Tendo como base a Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional analise itens abaixo marcando a alternativa correta conforme as modalidades da educação:
A) A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
B) As instituições de educação profissional e tecnológica oferecem exclusivamente cursos abertos à comunidade.
C) Entende-se por educação especial a etapa de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
D) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início aos 3, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.

O sistema de ensino nacional é dividido entre níveis, etapas e modalidades conforme a Lei de Diretrizes e Bases, conforme tal lei marque a alternativa incorreta acerca do tema supracitado.
A) Na educação básica a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio.
B) A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e Educação de Jovens e Adultos àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
C) O Estado deve garantir atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
D) A educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade é organizada em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

Conforme as especificidades do currículo escolar, descrito na Lei nº 9394/1996 analise as alternativas e marque a única alternativa que não está de acordo com a lei.
A) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
B) Os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
C) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
D) Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.

No que se refere à educação superior, sem prejuízo de outras ações, o atendimento aos povos indígenas efetivar-se-á, nas universidades públicas e privadas, mediante a oferta de ensino e de assistência estudantil, assim como de estímulo à pesquisa e desenvolvimento de programas especiais.
Marque a alternativa que não condiz com essas incumbências conforme o artigo 9º da lei.
A) elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
B) organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;
C) prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;
D) assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

Acerca da avaliação escolar na educação infantil conforme a Lei de Diretrizes e Bases da educação analise as alternativas e marque a única correta.
A) deve ocorrer por meio de avaliações semestrais baseadas nos objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores.
B) não se aplica em razão da natureza do trabalho em que o foco são os cuidados com a criança e não a aprendizagem.
C) deve ocorrer por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção.
D) deve ser classificatória para fins de compensar carências sociais, afetivas e intelectuais, indicando os avanços obtidos.

Sobre a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 analise as alternativas e marque a que está em conformidade com a lei.
A) O acesso à educação básica obrigatória é direito público objetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída.
B) Esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias e a educação domiciliar que ocorre, predominantemente, em ambiente doméstico.
C) A importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação como forma de garantir o direito a toda população de ter acesso à educação privada qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
D) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Prévia do material em texto

ATUALIZAR ID
CAPA MIOLO FINAL
01. A Lei que estabelece as diretrizes e ba-
ses da educação nacional, conhecida po-
pularmente como Lei Darcy Ribeiro, em 
homenagem a um dos mais proeminentes 
educadores brasileiros, apresenta alguns 
princípios do ensino. Marque a alternativa 
que não é um dos princípios apresentados 
na LDB, em seu artigo 3º:
A) respeito à diversidade humana, linguísti-
ca, cultural e identitária das pessoas surdas, 
surdo-cegas e com deficiência auditiva.
B) garantia do direito à educação e à apren-
dizagem ao longo da vida.
C) gestão democrática do ensino regular.
D) gratuidade do ensino público em esta-
belecimentos oficiais;
02. Tendo como base a Lei 9394/96 julgue 
os itens de acordo com o dever do Estado 
com educação escolar pública e marque a 
única alternativa correta.
A) acesso público e gratuito a todas as eta-
pas da educação básica para todos os que 
não os concluíram na idade própria.
B) oferta de ensino noturno regular, ade-
quado às condições do educando.
C) atendimento complementar gratuito 
aos educandos com deficiência.
D) atendimento ao educando e sua família 
por meio de programas suplementares de 
transporte, alimentação e assistência à saú-
de.
03. Um dos princípios para o ensino explí-
citos na LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO 
DE 1996 é a coexistência de instituições pú-
blicas e privadas de ensino, contudo em seu 
artigo 7º a lei cita condições para o ensino à 
iniciativa privada. Marque a alternativa que 
não condiz como condição para as institui-
ções supracitadas. 
A) autorização de funcionamento e avalia-
ção de qualidade pelo Poder Público;
B) capacidade de autofinanciamento;
C) infraestrutura com espaço avaliado e au-
torizado pelo Poder Público;
D) autorização de funcionamento e avalia-
ção de qualidade pelo Poder Público;
04. De acordo com a Lei de Diretrizes e Ba-
ses da educação marque a alternativa que 
cita uma incumbência dos docentes:
A) autorizar, credenciar e supervisionar os 
estabelecimentos do seu sistema de ensino;
B) elaborar e executar políticas e planos 
educacionais, em consonância com as dire-
trizes e planos nacionais de educação
C) colaborar com as atividades de articula-
ção da escola com as famílias e a comuni-
dade.
D) exercer ação redistributiva em relação às 
suas escolas;
05. A chamada Lei de Diretrizes e Bases da 
Educação Nacional, ou apenas Lei de Dire-
trizes e Bases, ou ainda Lei Darcy Ribeiro - 
possuidora de 92 artigos é uma das princi-
pais leis sobre a educação. Julgue os itens 
abaixo e marque a única alternativa incorre-
ta conforme o Capítulo III sobre a Educação 
Básica, conforme a LDB:
A) A escola poderá reclassificar os alunos, 
inclusive quando se tratar de transferências 
entre estabelecimentos situados no País 
e no exterior, tendo como base as normas 
curriculares gerais.
B) No currículo do ensino fundamental, a 
partir do sexto ano, será ofertada a língua 
estrangeira, preferencialmente o inglês.
C) Será objetivo permanente das autorida-
des responsáveis alcançar relação adequa-
da entre o número de alunos e o professor, 
a carga horária e as condições materiais do 
estabelecimento.
D) o controle de frequência fica a cargo 
da escola nos níveis fundamental e médio, 
conforme o disposto no seu regimento e 
nas normas do respectivo sistema de ensi-
no, exigida a frequência mínima de setenta 
e cinco por cento do total de horas letivas 
para aprovação.
06. Julgue as alternativas abaixo e marque 
a única incorreta conforme as informações 
da lei 9.394/96 acerca do Ensino Superior:
A) Os alunos que tenham extraordinário 
aproveitamento nos estudos, demonstrado 
por meio de provas e outros instrumentos 
de avaliação específicos, aplicados por ban-
ca examinadora especial, poderão ter abre-
viada a duração dos seus cursos
B) Na educação superior, o ano letivo regu-
lar, independente do ano civil, tem, no mí-
nimo, duzentos dias de trabalho acadêmi-
co efetivo, incluindo o tempo reservado aos 
exames finais, quando houver.
C) É obrigatória a frequência de alunos e 
professores, salvo nos programas de educa-
ção a distância.
D) A educação superior será ministrada em 
instituições de ensino superior, públicas ou 
privadas, com variados graus de abrangên-
cia ou especialização
07. Tendo como base a Lei 9394/96 que es-
tabelece as diretrizes e bases da educação 
nacional analise itens abaixo marcando a 
alternativa correta conforme as modalida-
des da educação:
A) A educação de jovens e adultos será des-
tinada àqueles que não tiveram acesso ou 
continuidade de estudos nos ensinos fun-
damental e médio na idade própria e cons-
tituirá instrumento para a educação e a 
aprendizagem ao longo da vida. 
B) As instituições de educação profissio-
nal e tecnológica oferecem exclusivamente 
cursos abertos à comunidade.
C) Entende-se por educação especial a eta-
pa de educação escolar oferecida preferen-
cialmente na rede regular de ensino, para 
educandos com deficiência, transtornos 
globais do desenvolvimento e altas habili-
dades ou superdotação.
D) A oferta de educação bilíngue de surdos 
terá início aos 3, na educação infantil, e se 
estenderá ao longo da vida.
 ao zero ano, na educação infantil, e se es-
tenderá ao longo da vida.
08. O sistema de ensino nacional é dividido 
entre níveis, etapas e modalidades confor-
me a Lei de Diretrizes e Bases, conforme tal 
lei marque a alternativa incorreta acerca do 
tema supracitado. 
A) Na educação básica a carga horária mí-
nima anual será de oitocentas horas para o 
ensino fundamental e para o ensino médio.
B) A educação escolar compõe-se de edu-
cação básica, formada pela educação in-
fantil, ensino fundamental e ensino médio 
e Educação de Jovens e Adultos àqueles 
que não tiveram acesso ou continuidade de 
estudos nos ensinos fundamental e médio 
na idade própria e constituirá instrumento 
para a educação e a aprendizagem ao lon-
go da vida.
C) O Estado deve garantir atendimento edu-
cacional especializado gratuito aos educan-
dos com deficiência, transtornos globais 
do desenvolvimento e altas habilidades ou 
superdotação, transversal a todos os níveis, 
etapas e modalidades, preferencialmente 
na rede regular de ensino.
D) A educação básica obrigatória e gratuita 
dos 4 aos 17 anos de idade é organizada em 
pré-escola, ensino fundamental e ensino 
médio.
09. Conforme as especificidades do currícu-
lo escolar, descrito na Lei nº 9394/1996 anali-
se as alternativas e marque a única alterna-
tiva que não está de acordo com a lei.
A) Os currículos da educação infantil, do 
ensino fundamental e do ensino médio de-
vem ter base nacional comum, a ser com-
plementada, em cada sistema de ensino e 
em cada estabelecimento escolar, por uma 
parte diversificada, exigida pelas caracterís-
ticas regionais e locais da sociedade, da cul-
tura, da economia e dos educandos.
B) Os currículos devem abranger, obrigato-
riamente, o estudo da língua portuguesa e 
da matemática, o conhecimento do mundo 
físico e natural e da realidade social e políti-
ca, especialmente do Brasil.
C) Os conteúdos referentes à história e cul-
tura afro-brasileira e dos povos indígenas 
brasileiros serão ministrados no âmbito de 
todo o currículo escolar, em especial nas 
áreas de educação artística e de literatura e 
história brasileiras.
D) Os currículos do ensino fundamental e 
médio devem incluir os princípios da pro-
teção e defesa civil e a educação ambiental 
de forma integrada aos conteúdos obriga-
tórios.
10. A União apoiará técnica e financeira-
mente os sistemas de ensino no provimen-
to da educação intercultural às comunida-
des indígenas, desenvolvendo programas 
integrados de ensino e pesquisa. Conforme 
esses programas descritos na LDB, julgue 
os itens abaixo e marque a alternativa que 
condiz com o descrito na lei.
A) Os programas serão planejados com au-
diência das comunidades indígenas.
B) Têm como objetivo, entre outros, manter 
programas de formação de pessoal espe-
cializado, destinado à educação escolar nas 
comunidades indígenas;
C) No que se refere à educação superior,sem prejuízo de outras ações, o atendimen-
to aos povos indígenas efetivar-se-á, nas 
universidades públicas e privadas, median-
te a oferta de ensino e de assistência estu-
dantil, assim como de estímulo à pesquisa 
e desenvolvimento de programas especiais.
D) Todas as alternativas estão corretas.
11. Leia as afirmativas a seguir:
I – A educação, dever da família e do Estado, 
inspirada nos princípios de liberdade e nos 
ideais de solidariedade humana, tem por fi-
nalidade o pleno desenvolvimento do edu-
cando, seu preparo para o exercício da cida-
dania e sua qualificação para o trabalho.
II - A educação escolar deverá vincular-se 
ao mercado do trabalho e à prática social.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa
D) As duas afirmativas são falsas.
12. Conforme a LDB, a educação escolar 
compõe-se de:
A) Educação básica, Educação Fundamen-
tal e Ensino médio.
B) Educação Básica e Ensino Superior.
C) Ensino Fundamental, Médio e educação 
Superior.
D) Educação Infantil, Educação Fundamen-
tal e Ensino médio.
13. Um dos princípios da educação é a ges-
tão democrática, tendo como base a Lei 
nº 9.394/96 marque a alternativa incorreta 
conforme o tema.
A) As instituições públicas de educação su-
perior obedecerão ao princípio da gestão 
democrática, assegurada a existência de ór-
gãos colegiados deliberativos, de que parti-
ciparão os segmentos da comunidade insti-
tucional, local e regional.
B) Os sistemas de ensino definirão as nor-
mas da gestão democrática do ensino pú-
blico na educação básica, de acordo com as 
suas peculiaridades.
C) Os princípios da gestão democrática 
descritos na LDB são: I - participação dos 
profissionais da educação na elaboração do 
projeto pedagógico da escola; e II - partici-
pação das comunidades escolar e local em 
conselhos escolares ou equivalentes.
D) O ensino será ministrado com base no 
princípio gestão democrática do ensino na-
cional regular.
14. A Lei de Diretrizes e Bases da Educa-
ção Nacional (LDB) atribui incumbências à 
União. Marque a alternativa que não condiz 
com essas incumbências conforme o artigo 
9º da lei.
A) elaborar o Plano Nacional de Educação, 
em colaboração com os Estados, o Distrito 
Federal e os Municípios;
B) organizar, manter e desenvolver os ór-
gãos e instituições oficiais do sistema fede-
ral de ensino e o dos Territórios;
C) prestar assistência técnica e financeira 
aos Estados, ao Distrito Federal e aos Mu-
nicípios para o desenvolvimento de seus 
sistemas de ensino e o atendimento priori-
tário à escolaridade obrigatória, exercendo 
sua função redistributiva e supletiva;
D) assumir o transporte escolar dos alunos 
da rede estadual. 
15. Acerca da avaliação escolar na educação 
infantil conforme a Lei de Diretrizes e Bases 
da educação analise as alternativas e mar-
que a única correta.
A) deve ocorrer por meio de avaliações se-
mestrais baseadas nos objetivos cognitivos, 
afetivos e psicomotores.
B) não se aplica em razão da natureza do 
trabalho em que o foco são os cuidados 
com a criança e não a aprendizagem.
C) deve ocorrer por meio de acompanha-
mento e registro do desenvolvimento das 
crianças, sem o objetivo de promoção.
D) deve ser classificatória para fins de com-
pensar carências sociais, afetivas e intelec-
tuais, indicando os avanços obtidos.
16. Sobre a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEM-
BRO DE 1996 analise as alternativas e mar-
que a que está em conformidade com a lei. 
A) O acesso à educação básica obrigatória é 
direito público objetivo, podendo qualquer 
cidadão, grupo de cidadãos, associação co-
munitária, organização sindical, entidade 
de classe ou outra legalmente constituída. 
B) Esta lei disciplina a educação escolar, que 
se desenvolve, predominantemente, por 
meio do ensino, em instituições próprias e 
a educação domiciliar que ocorre, predomi-
nantemente, em ambiente doméstico.
C) A importância da Lei de Diretrizes e Ba-
ses da Educação como forma de garantir 
o direito a toda população de ter acesso à 
educação privada qualidade, para valorizar 
os profissionais da educação, estabelecer o 
dever da União, do Estado e dos Municípios 
com a educação pública.
D) A educação abrange os processos for-
mativos que se desenvolvem na vida fami-
liar, na convivência humana, no trabalho, 
nas instituições de ensino e pesquisa, nos 
movimentos sociais e organizações da so-
ciedade civil e nas manifestações culturais.
17. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
explicita algumas regras da educação in-
fantil, marque a alternativa incorreta con-
forme a lei acerca de tais regras.
A) atendimento à criança de, no mínimo, 4 
(quatro) horas diárias para o turno parcial e 
de 7 (sete) horas para a jornada integral;
B) controle de frequência pela instituição 
de educação pré-escolar, exigida a frequên-
cia mínima de 35% do total de horas; 
C) expedição de documentação que permi-
ta atestar os processos de desenvolvimento 
e aprendizagem da criança.
D) carga horária mínima anual de 800 (oi-
tocentas) horas, distribuída por um mínimo 
de 200 (duzentos) dias de trabalho educa-
cional.
18. Segundo a LDB, lei que estabelece as 
diretrizes e bases da educação nacional, a 
escola tem como função social, exceto:
A) Oferecer formação integral aos alunos 
e orientar as famílias como desenvolver a 
educação dos filhos, visando prepará-los 
para o convívio escolar. 
B) Garantir a aprendizagem de conheci-
mento, habilidades e valores necessários à 
socialização do indivíduo. 
C) Desenvolver o educando, assegurar-lhe 
a formação comum indispensável para o 
exercício da cidadania. 
D) Propiciar aos alunos o domínio dos con-
teúdos culturais básicos da leitura, da escri-
ta, da ciência das artes e das letras.
19. Leia as afirmativas a seguir:
I – O ensino fundamental será presencial, 
sendo o ensino a distância utilizado como 
complementação da aprendizagem ou em 
situações emergenciais.
II - O ensino religioso, de matrícula faculta-
tiva, é parte integrante da formação básica 
do cidadão e constitui disciplina dos horá-
rios normais das escolas públicas de ensino 
fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa
D) As duas afirmativas são falsas.
20. Conforme a LDB, a creche e a pré-escola 
compreendem:
A) Níveis da educação básica.
B) Etapa obrigatória e gratuita.
C) Etapas da educação infantil.
D) Modalidades da educação infantil.
QUESTÃO 01
Gabarito: C
Comentário:
Art. 3º O ensino será ministrado com base 
nos seguintes princípios: VIII - gestão de-
mocrática do ensino público.
QUESTÃO 02
Gabarito: C
Comentário:
Art. 4º O dever do Estado com educação es-
colar pública será efetivado mediante a ga-
rantia de:
III - atendimento educacional especializa-
do gratuito aos educandos com deficiência, 
transtornos globais do desenvolvimento e 
altas habilidades ou superdotação, trans-
versal a todos os níveis, etapas e modalida-
des, preferencialmente na rede regular de 
ensino;
IV - acesso público e gratuito aos ensinos 
fundamental e médio para todos os que 
não os concluíram na idade própria; 
VI - oferta de ensino noturno regular, ade-
quado às condições do educando;
VIII - atendimento ao educando, em todas 
as etapas da educação básica, por meio de 
programas suplementares de material di-
dático-escolar, transporte, alimentação e 
assistência à saúde;
QUESTÃO 03
Gabarito: C
Comentário:
Art. 7º O ensino é livre à iniciativa privada, 
atendidas as seguintes condições:
I - cumprimento das normas gerais da edu-
cação nacional e do respectivo sistema de 
ensino;
II - autorização de funcionamento e avalia-
ção de qualidade pelo Poder Público;
III - capacidade de autofinanciamento.
QUESTÃO 04
Gabarito: C
Comentário:
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pe-
GABARITO COMENTADO
dagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar ecumprir plano de trabalho, se-
gundo a proposta pedagógica do estabele-
cimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação 
para os alunos de menor rendimento;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula 
estabelecidos, além de participar integral-
mente dos períodos dedicados ao planeja-
mento, à avaliação e ao desenvolvimento 
profissional;
VI - colaborar com as atividades de articu-
lação da escola com as famílias e a comu-
nidade.
QUESTÃO 05
Gabarito: B
Comentário:
Ar. 26 § 5º No currículo do ensino funda-
mental, a partir do sexto ano, será ofertada 
a língua inglesa. 
Art. 35A - § 4º Os currículos do ensino mé-
dio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da 
língua inglesa e poderão ofertar outras lín-
guas estrangeiras, em caráter optativo, pre-
ferencialmente o espanhol, de acordo com 
a disponibilidade de oferta, locais e horários 
definidos pelos sistemas de ensino. 
QUESTÃO 06
Gabarito: B
Comentário:
Art. 47. Na educação superior, o ano letivo 
regular, independente do ano civil, tem, no 
mínimo, duzentos dias de trabalho acadê-
mico efetivo, excluído o tempo reservado 
aos exames finais, quando houver.
QUESTÃO 07
Gabarito: A
Comentário:
Art. 42. As instituições de educação profis-
sional e tecnológica, além dos seus cursos 
regulares, oferecerão cursos especiais, aber-
tos à comunidade, condicionada a matrícu-
la à capacidade de aproveitamento e não 
necessariamente ao nível de escolaridade. 
Art. 58. Entende-se por educação especial a 
modalidade de educação escolar oferecida 
preferencialmente na rede regular de ensi-
no, para educandos com deficiência, trans-
tornos globais do desenvolvimento e altas 
habilidades ou superdotação. 
Art. 60 A - § 2º A oferta de educação bilíngue 
de surdos terá início ao zero ano, na educa-
ção infantil, e se estenderá ao longo da vida.
QUESTÃO 08
Gabarito: B
Comentário:
A -> A educação básica, nos níveis funda-
mental e médio, será organizada de acordo 
com as seguintes regras comuns:
I - a carga horária mínima anual será de oi-
tocentas horas para o ensino fundamental 
e para o ensino médio, distribuídas por um 
mínimo de duzentos dias de efetivo traba-
lho escolar, excluído o tempo reservado aos 
exames finais, quando houver;
B -> Art. 21. A educação escolar compõe-se 
de:
I - educação básica, formada pela educação 
infantil, ensino fundamental e ensino mé-
dio;
II - educação superior.
C -> O dever do Estado com educação es-
colar pública será efetivado mediante a 
garantia de: III - atendimento educacional 
especializado gratuito aos educandos com 
deficiência, transtornos globais do desen-
volvimento e altas habilidades ou superdo-
tação, transversal a todos os níveis, etapas 
e modalidades, preferencialmente na rede 
regular de ensino;
D -> A educação básica obrigatória e gratui-
ta dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de 
idade, organizada da seguinte forma: 
a) pré-escola; 
b) ensino fundamental;
c) ensino médio;
QUESTÃO 09
Gabarito: D
Comentário:
Trata-se de um artigo revogado da LDB.
QUESTÃO 10
Gabarito: D
Comentário:
Art. 78. O Sistema de Ensino da União, com 
a colaboração das agências federais de fo-
mento à cultura e de assistência aos índios, 
desenvolverá programas integrados de en-
sino e pesquisa, para oferta de educação es-
colar bilingue e intercultural aos povos indí-
genas, com os seguintes objetivos:
I - proporcionar aos índios, suas comunida-
des e povos, a recuperação de suas memó-
rias históricas; a reafirmação de suas identi-
dades étnicas; a valorização de suas línguas 
e ciências;
II - garantir aos índios, suas comunidades 
e povos, o acesso às informações, conheci-
mentos técnicos e científicos da sociedade 
nacional e demais sociedades indígenas e 
não-índias.
QUESTÃO 11
Gabarito: B
Comentário:
A educação escolar deverá vincular-se ao 
mundo do trabalho e à prática social.
QUESTÃO 12
Gabarito: B
Comentário:
Art. 21. A educação escolar compõe-se de:
I - educação básica, formada pela educação 
infantil, ensino fundamental e ensino mé-
dio;
II - educação superior.
QUESTÃO 13
Gabarito: D
Comentário:
Art. 3º O ensino será ministrado com base 
nos seguintes princípios: VIII - gestão demo-
crática do ensino público, na forma desta 
Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
QUESTÃO 14
Gabarito: D
Comentário:
Assumir o transporte escolar dos alunos da 
rede estadual é incumbência dos Estados.
QUESTÃO 15
Gabarito: C
Comentário:
Art. 31. A educação infantil será organizada 
de acordo com as seguintes regras comuns: 
I - avaliação mediante acompanhamento e 
registro do desenvolvimento das crianças, 
sem o objetivo de promoção, mesmo para 
o acesso ao ensino fundamental; 
QUESTÃO 16
Gabarito: D
Comentário:
Art. 1º A educação abrange os processos 
formativos que se desenvolvem na vida fa-
miliar, na convivência humana, no trabalho, 
nas instituições de ensino e pesquisa, nos 
movimentos sociais e organizações da so-
ciedade civil e nas manifestações culturais.
QUESTÃO 17
Gabarito: B
Comentário:
Controle de frequência pela instituição de 
educação pré-escolar, exigida a frequência 
mínima de 60% (sessenta por cento) do to-
tal de horas; 
QUESTÃO 18
Gabarito: A
Comentário:
Visa oferecer a educação integral, contudo 
não se fala em orientar as famílias como 
desenvolver a educação dos filhos, visando 
prepará-los para o convívio escolar.
QUESTÃO 19
Gabarito: A
Comentário:
Art. 32. § 4º O ensino fundamental será pre-
sencial, sendo o ensino a distância utilizado 
como complementação da aprendizagem 
ou em situações emergenciais.
Art. 33. O ensino religioso, de matrícula fa-
cultativa, é parte integrante da formação 
básica do cidadão e constitui disciplina dos 
horários normais das escolas públicas de 
ensino fundamental, assegurado o respeito 
à diversidade cultural religiosa do Brasil, ve-
dadas quaisquer formas de proselitismo. 
QUESTÃO 20
Gabarito: C
Comentário:
Art. 30. A educação infantil será oferecida 
em:
I - creches, ou entidades equivalentes, para 
crianças de até três anos de idade;
II - pré-escolas, para as crianças de 4 (qua-
tro) a 5 (cinco) anos de idade.

Mais conteúdos dessa disciplina