Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Fundamentação Histórica para os Direitos Humanos – Avaliação
1. Sobre a história dos Direitos Humanos, é possível afirmar que:
a. A discussão sobre Direitos Humanos vem desde a Antiguidade, quando os gregos se reunião nos templos religiosos para discutir os direitos dos cidadãos.
b. Pouco conhecemos sobre os antigos Direitos Humanos, pois as primeiras sociedades que discutiram o assunto não deixaram registros escritos sobre isso.
c. Não é possível falar sobre uma história dos Direitos Humanos, pois até a criação das Nações Unidas, não havia uma preocupação sobre o assunto.
O Iluminismo foi um movimento fundamental para iniciar a confecção das primeiras declarações, pois já defendiam conceitos como a liberdade e a igualdade.
e. Ele é uma invenção do pós-Guerra Mundial coo resultado das atrocidades nazista.
2. Sobre a Constituição vigente no Brasil e os Direitos Humanos, é correto afirmar que:
a. Nossa Constituição é mais antiga do que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e, por isso, não conseguimos garantir muitos direitos.
b. Escrevemos a atual Constituição ao final do Regime Militar, e por garantir uma série de direitos inéditos ao povo, ela é conhecida como Constituição Cidadã.
c. A Constituição atual foi escrita durante a Guerra Fria e, por isso, houve uma grande preocupação em garantir direitos liberais, esquecendo-se de garantir os Direitos Humanos.
d. A atual Constituição foi escrita durante o regime militar e não fala sobre Direitos Humanos, esses foram garantidos comente em 1990 com emendas parlamentares.
e. a Constituição de 1889 cria no Brasil o princípio de uma República respeitadora dos Direitos Humanos, desde o início da República.
3. Sobre a teoria escrita por Hannah Arendt de que os Direitos Humanos teriam sofrido uma ruptura e que precisavam ser reconstruídos, podemos afirmar que:
a. A ruptura aconteceu unicamente por conta das ações fascistas de alguns países europeus e, uma vez que esses regimes fossem derrubados, os Direitos Humanos estariam reconstruídos.
b. Os Direitos Humanos se romperam durante a Segunda Guerra Mundial, e a Guerra Fria decretou que a sociedade não seria capaz de reconstruí-los.
c. A ruptura dos Direitos Humanos aconteceu com as políticas imperialistas e fascistas da Europa, e a sua reconstrução precisa garantir que todos acessem seus direitos sem nenhuma restrição.
d. As políticas dos Estados europeus que expulsaram milhares de cidadãos dos seus territórios foram as responsáveis pela ruptura dos Direitos Humanos, e isso deve ser revertido com as políticas de imigração.
e. A autora judia foi panfletária no exercício de condenação do nazismo na Segunda Guerra Mundial.
4. No início, as Declarações de direitos Fundamentais concentravam-se principalmente na preservação da liberdade e da igualdade. Contudo, ao longo do século XX, emergiu outro princípio essencial: o respeito à dignidade humana. O artigo inaugural da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, adotada em 1948, problema; “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
Sobre a ideia da dignidade da pessoa humana, podemos afirmar que
a. não há um consenso sobre quais seriam as condições necessárias para se assegurar a dignidade da pessoa humana, cada sociedade possui suas necessidades que variam, inclusiva, com o tempo.
b. O conceito de dignidade da pessoa humana é uma série de necessidade debatidas e aprovadas por uma Corte Internacional das Nações Unidas e que se valida ao ser aceito por mais de 150 países do mundo.
c. a dignidade da pessoa humana é um termo extremamente contestado por antropólogos que apontam que determinar condições de dignidade inferioriza populações que vivem abaixo da linha da pobreza.
5. O Jusnaturalismo é uma corrente teórica filosófica que defende que o direito:
a. É inerente ao ser humano e que algumas regras sequer precisam ser transformadas em leis para valerem na sociedade.
b. Só é válido a partir do momento que a sociedade clama por ele, e ele se transforma em leis reconhecidas pelo Estado.
c. Não precisa ser discutido na sociedade, pois cada cultura possui suas próprias regras que serão naturalmente obedecidas.
d. É a ferramenta mais importante para se viver em sociedade, pois nenhum grupo é capaz de conviver apenas com regras não-ditas.
e. É uma corrente econômica que permite o controle da propriedade privada.
6. O século XX passou por duas guerras mundiais em um curto espeço de tempo que fizeram o mundo refletir sobre a necessidade de uma Declaração de Direitos que alcançasse todos os homens e e mulheres sem distinção. Nesta Declaração:
a. Foi criado o conceito de família humana, reforçando a igualdade entre todos e incentivando a empatia entre as pessoas.
b. Existem duras punições aos países que praticarem políticas discriminatórias que possam resultar em novos regimes totalitários.
c. Há a assinatura de todos os países do mundo, o que mostra um consenso sobre a ideia dos Direitos Humanos mesmo que nem sempre eles sejam respeitados.
d. Há a assinatura apenas dos países europeus, pois foram eles que iniciaram os dois conflitos e que precisavam reestruturar suas legislações.
O direito à guerra é retirado, as fronteiras passam a ser cristalizadas pela soberania nacional.
7. Sobre a teoria das gerações dos Direitos Humanos, é correto afirmar que:
a. A primeira geração corresponde ao momento em que os Direitos Humanos surgiram como um contraponto aos direitos naturais.
b. A segunda geração reafirmou as ideias da primeira geração e procurou construir a ideia de igualdade entre todos os seres humanos.
c. A terceira geração corresponde aos direitos sobre indivíduos e busca a garantia da propriedade privada e dos investimentos financeiros.
d. A quarta geração é a última e procura debater sobre direitos ambientais, que são, atualmente, a maior preocupação do mundo.
e. A primeira geração dos Direitos Humanos defendia o princípio religioso como fundamento da moral humana.
image2.wmf
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina