Buscar

PLANO DE A AULA.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DOMARANHÃO
DISCENTE: FRANKLIM CARVALHO DA SILVA*
PLANO DE A AULA: DENSIDADE
OBJETIVO: 
Esta aula tem por objetivo fixar no aluno o conceito de Densidade e como calculá-la.
CONTEÚDO
MARCO HISTÓRICO
Um problema preocupava Hierão, tirano de Siracusa, no século III a.C.: havia encomendado uma coroa de ouro, para homenagear uma divindade, mas suspeitava que o ourives o enganasse, não utilizando ouro maciço em sua confecção. Como descobrir, sem danificar o objeto, se seu interior continha uma parte feita de prata? Só um homem talvez conseguisse resolver a questão: seu amigo Arquimedes, famoso matemático e inventor de vários engenhos mecânicos. Hierão mandou chamá-lo e pediu uma resposta que pusesse fim à sua dúvida. Arquimedes aceitou a incumbência e pôs-se a procurar a solução para o problema. Esta lhe ocorreu durante o banho. Observou que a quantidade de água que se elevava na banheira, ao submergir, era equivalente ao volume de seu próprio corpo. Ali estava a chave para resolver a questão proposta pelo tirano. No entusiasmo da descoberta, Arquimedes saiu nu pelas ruas, gritando: Eureka! (Achei!).
DESENVOLVIMENTO
A densidade é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume:
A densidade de sólidos e líquidos segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em Kg/m3. Entretanto, é mais comumente expressa em g/cm3 ou g/ml. A densidade é uma propriedade específica, ou seja, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade e a densidade de uma substância padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade da água, que é igual a 1,000 g cm-3 a 4,0 ºC.
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Como procedimento para calcular a Densidade de um elemento químico primeiramente pesa-se o elemento numa balança de três casas decimais, utilizando-se vidro de relógio e a resultante desse processo é sua massa diagnosticada em gramas. Com a obtenção da massa do elemento químico, por conseguinte, parte-se para a busca da medida de volume por meio de uma simples experiência: em uma proveta de capacidade volumétrica de 25ml, por exemplo, adiciona-se 20ml de água e então acrescenta-se o elemento químico; nesse ato observa-se um deslocamento de volume de água e anota-se esse volume deslocado. Com as anotações de obtenção de massa e volume finaliza-se o processo com o cálculo da densidade que consiste no seguinte:
 
RECURSOS QUE SERÃO UTILIZADOS
Para esta micro aula optou-se pela utilização de recursos simples e de fácil obtenção como pincéis e quadro de acrílico já disponível nas escolas de ensino médio do Estado do Maranhão, do município ou da rede privada.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Como metodologia de avaliação esta micro aula resolveu adotar a sistemática de resumo da matéria, que consiste em aplicar tarefa de resumir o que foi exposto na aula para os alunos. Os alunos estarão incumbidos de fazer um resumo de acordo com a norma 6023 da ABNT sobre o que foi explicado em sala de aula de.

Outros materiais