Buscar

Tipos Abstratos de Dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos Abstratos de Dados(TAD)
Antes de um programa ser escrito, deveríamos ter uma ideia ótima de como realizar a tarefa que está sendo implementada por ele. Por isso, um delineamento (fazer o plano, esboçar, projetar) do programa contendo seus requisitos deveria proceder o processo de codificação.
Quanto maior e mais complexo o projeto, mais detalhada deveria ser a fase de delineamento. 
Os detalhes de implementação deveriam ser adiados para estágios posteriores do projeto. Em especial, os detalhes das estruturas de dados particulares a serem utilizadas na implementação não deveriam ser especificados no início.
Desde o início, é importante especificar cada tarefa de entrada em termos de entrada e de saída. Nos estágios iniciais, não deveríamos nos preocupar tanto em como o programa poderia ou deveria ser feito e sim focar nossa atenção no que ele deveria fazer. O comportamento do programa é mais importante do que as engrenagens de mecanismo que o executa. Por exemplo, se um item é necessário para realizar algumas tarefas, o item é especificado em termos das operações nele realizadas, em vez de em termos de sua estrutura interna.
Essas operações podem atuar sobre esse item, por exemplo, modificando-o ou nele procurando alguns detalhes ou armazenando algo. Depois que essas operações são especificadas precisamente, a implementação o programa pode começar.
A implementação decide que estrutura de dados deveria ser usada para tornar a execução mais eficiente em relação a tempo e espaço. Um item especificado em termos de operações é chamado de Tipo Abstrato de Dados(TAD).
Um TAD não é parte de um programa, já que um programa escrito em linguagem de programação exige a definição de uma estrutura de dados, não apenas das operações nessa estrutura.

Outros materiais