Logo Passei Direto
Buscar

MAPA - DIREITO DIGITAL - 54_2026

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

MAPA - DIREITO DIGITAL - 54_2026
Seu parceiro nos TRABALHOS ACADÊMICOS. Entre em contato com a nossa equipe.
E-mail: alfaassessoriaacademica10@gmail.com
Instagram:@Alfa_assessoriaacademica_
(15) 99706-0728
O Marco Civil da Internet (Lei n.º 12.965/2014) regula a responsabilidade dos provedores de aplicação por conteúdos gerados por terceiros, buscando equilibrar a liberdade de expressão, a proteção ao consumidor e os direitos de propriedade intelectual. 
Fontes: 
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília: Legislativo, 1998. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=9610&ano=1998&ato=02dMTRE1EeNpWT89a. Acesso em: 27 ago. 2025.
BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília: Legislativo, 2014. 
Você é o líder da equipe jurídica de um grande marketplace brasileiro, uma plataforma que conecta milhares de vendedores terceirizados a consumidores. Recentemente, a empresa se deparou com duas situações complexas:
Fraude ao Consumidor: Um grupo de consumidores registrou reclamações informando que um vendedor cadastrado na plataforma anunciou produtos eletrônicos com preços muito atrativos, recebeu os pagamentos por meio do sistema do marketplace, mas nunca enviou as mercadorias, desaparecendo em seguida. Os consumidores alegam que a plataforma tem responsabilidade pelo prejuízo.
Violação de Direitos Autorais: Uma fotógrafa profissional notificou extrajudicialmente o marketplace alegando que diversos vendedores estão utilizando suas fotografias, protegidas por direitos autorais, para anunciar produtos genéricos sem sua autorização, o que desvaloriza seu trabalho e infringe a Lei de Direitos Autorais (Lei n.º 9.610/1998).
Sua missão é elaborar um parecer técnico-jurídico e um plano de ação para lidar com essas questões, protegendo a empresa de riscos legais e reputacionais, ao mesmo tempo em que garante os direitos dos usuários e de terceiros.
O QUE FAZER:
A) Com base no Marco Civil da Internet, analise a responsabilidade civil do marketplace (provedor de aplicação) em quatro pontos, abordando tanto o caso da fraude ao consumidor quanto o da violação de dir
image1.jfif

Mais conteúdos dessa disciplina