Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Síntese da NBR° 14724
Heloisa Helena Leal Gonçalves
*
Introdução
 
 A NBR 14724 é um documento que normaliza Trabalho Acadêmico, mas conta com outras NBRs para referenciar-se, como a 6023 (Referências), a 6024 (Numeração Progressiva), a 6027 (Sumário), a 6028 (Resumo), dentre outras. 
*
TCC
 
 
Trabalho de Conclusão de Curso 
 É o Trabalho acadêmico resultante de estudo para conclusão de curso de graduação e pós-graduação (para nível de Especialização). 
 
 
*
Estrutura
 
 
A estrutura do TA normalizado pela NBR 14724 de 2005, é composta de três partes: Pré-textual, Textual e Pós-Textual. 
Em cada parte a NBR 14724 normaliza os elementos que ingressam no Trabalho, sob o caráter de obrigatoriedade ou opcional. 
 
 
*
*
Elementos Pré-textuais
Os elementos pré-textuais identificam e, ao mesmo tempo, sinalizam para as outras partes trabalho acadêmico. 
Os Elementos tanto Pré-Textuais como Pós-Textuais com Títulos, mas sem indicativo numérico, devem ser centralizados conforme a NBR 14724 (2005, p.6). Nas produções acadêmicas devem ser digitados (ou datilografados) em negrito e caixa alta. 
*
Elementos Pré-textuais:capa
A capa é um elemento identificador obrigatório em todo TA. Segundo a NBR 14724 (2005), nela deve constar as seguintes informações, indispensáveis à identificação do TA: nome da instituição, nome do autor, título e subtítulo (se houver), local ou cidade em que esta situada a Instituição e ano de entrega do trabalho. 
Todos os elementos são digitados em fontes Arial ou Times New Roman, forma de Negrito, tamanho 12 e em alinhamento centralizado tanto na vertical como na horizontal da folha (A/4 21x29,7). 
*
Ms 3cm
NOME DA INSTITUIÇÃO
NOME DO AUTOR
TÍTULO: SUBTÍTULO
LOCAL
ANO
 
Mi 2cm
Me 3cm
Md 2cm
*
Elementos Pré-textuais: lombada
 A lombada é um elemento pré-textual opcional, e mesmo dispensável em muitos trabalhos, como é o caso de TD, TM, dentre outros, cujo número de páginas impede a elaboração deste elemento. Sua apresentação é normalizada pela NBR 12225. 
 Entretanto, quando elaborada, como é o caso de TCC e Relatório Técnico-Científico, na Lombada deve constar os elementos: NOME DO AUTOR, TÍTULO DO TRABALHO, ELEM. ALFANUMÉRICO (v.2; ex.2) 
*
NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO ELEM. ALFANUMÉRICO (v.2; ex.2)
*
Elementos Pré-textuais: folha de rosto
 
A Folha de Rosto é um elemento obrigatório no TA. Nela são indicados os seguintes elementos: nome do autor, título e subtítulo (se houver), natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição, área de concentração, nome do orientador e co-orientador (se houver), local (cidade) e ano de entrega do Trabalho. 
*
NOME DO AUTOR
TÍTULO: SUBTÍTULO
 
 LOCAL
ANO
 
Trabalho... apresentado ao Curso de... da Universidade ............... ........... como requisito parcial de aprovação para....
Orientador (a): Pro 
*
Atenção!
 
O “Trabalho” pode ser de natureza Conclusiva, como é o caso do TCC, ou disciplinar, Trabalho de Disciplina. A “aprovação” pode se referir à Obtenção de Grau ou aprovação na Disciplina. 
*
Errata 
 
A errata é utilizada em TA quando este é impresso com erros. 
A folha de errata digitada em negrito, com a palavra de forma maiúscula e centralizada na página. 
Além disso, é encarta no trabalho após a impressão do trabalho, ou anexado em folha avulsa. 
*
Elementos Pré-textuais: folha de aprovação
 
Este elemento é obrigatório em TA que apresentado em Banca Examinadora. A Folha de Aprovação é dispensada em TD, TM ou outros. Ela é colocada logo após a folha de rosto e deve constar numa parte, de acordo com a ordem utilizada pela instituição, os seguintes elementos: nome do autor, título do trabalho, natureza, objetivo, nome da instituição, área de concentração, data de aprovação; noutra parte, de também constar o nome, titulação e assinatura dos componentes da banca - após a aprovação do trabalho seguida de data - e instituição a que estão vinculados. 
*
Elementos Pré-textuais: agradecimento
 
É um elemento opcional em TA como TCC, Dissertação e Tese, mas dispensado no modelo de TD. É colocada após a página da Dedicatória e segue as mesmas orientações para esta última.
*
Elementos Pré-textuais: epígrafe
 
Trata-se de uma citação com indicação de autoria. A citação deve ter uma relação com o tema do Trabalho Acadêmico. A Folha de Epígrafe é um elemento opcional, colocado após a folha de agradecimentos.
*
Elementos Pré-textuais: resumo
 
A NBR que normaliza Resumo é 6028 do ano de 2003; ele é definido como “apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento” e classificado em três categorias: Resumo Crítico, Resumo Indicativo e Resumo Informativo. 
*
Elementos Pré-textuais: resumo indicativo
 
O Resumo Indicativo apresenta os pontos essenciais do documento, mas não aborda dados qualitativos ou quantitativos. Sua leitura não dispensa a consulta ao original.
*
Elementos Pré-textuais: resumo informativo
 
O Resumo Informativo apresenta “finalidades, metodologia, resultados e conclusões” do documento, possibilitando até mesmo uma dispensa ao documento original.
*
Elementos Pré-textuais: resumo crítico
 
O Resumo Crítico, também chamado de Resenha, apresenta uma análise crítica de um ou mais documentos. Em vista desta natureza, os resumos críticos “não estão sujeitos a limite de palavras” (NBR 6028, 2003, p.2).
*
Elementos Pré-textuais: extensão dos resumos
 
a) para Trabalhos Acadêmicos como Dissertação, Tese, TCC, TD, TM, dentre outros, os resumos devem ter de 150 a 500 palavras;
b) para Artigos de Periódicos os resumos devem ter de 100 a 250 palavras;
c) para indicações breves sobre um documento o resumo deve ter de 50 a 100 palavras.
*
Elementos Pré-textuais: conteúdo dos resumos
 
Todos os resumos devem considerar ou ressaltar o “objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento” (NBR 6028, 2003, p.2). 
Contudo, o tratamento desses itens bem como a ordem e a extensão das palavras deve estar de acordo com a categoria do resumo. Por outro lado, os símbolos, fórmulas, equações, diagramas etc devem ser evitados nos resumos.
*
Elementos Pré-textuais: linguagem dos resumos
 
A linguagem dos resumos, segundo a NBR 6028 (2003, p.2), deve se pautar pelas seguintes orientações normativas: 
- as frases devem ser concisas e afirmativas, sem enumeração de tópicos;
- a primeira frase deve ser significativa acenando para o tema principal do resumo e, em seguida, informa-se o seu tratamento, como estudo de caso, memória, análise da situação, dentre outros;
- e o verbo é formulado na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
*
RESUMO
Este trabalho aborda o histórico .................................................... 
O tratamento do tema ocorreu a partir de documentos que revelassem a memória da instituição nos último 10 anos. O trabalho pretende se tornar um documento de consulta para a comunidade acadêmica..........A instituição marca a história do ensino superior na cidade de .............. e região. 
Palavras-chave: Cidade. História. Ensino. 
 
*** Abaixo do resumo devem ser apresentadas as palavras-chave: Iniciais maiúsculas e seguidas de ponto final.
*** Abstract: resumo em inglês e Key words: palavras-chave.
*
Elementos Pré-textuais: lista
 A lista é um elemento pré-textual e seu ingresso na TA é opcional. Quando produzida, a lista deve ser colocada após Resumo. Sua disposição na página segue a mesma do Sumário. Sua elaboração deve estar “de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da pagina.” (NBR 14724, 2002,
p. 4). 
*
Ilustrações
Segundo a NBR 14724 (2002, p.6) os tipos de ilustrações podem ser: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, e outros. A disposição na parte textual deve ser a seguinte:
a) Identificação na parte inferior, próxima ao trecho que se refere;
b) Palavra designativa seguida de seu número de ordem que aparece no texto (ex: Quadro 3, Gráfico 13 etc);
c) Título e/ou legenda explicativa. 
*
Tabelas
As Tabelas, por sua vez, ainda não encontram normalização elaborada pela ABNT. 
 Mas a NBR 14724 (2005) cita que “as tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE” – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
*
Elementos Pré-textuais: sumário
O Sumário é normalizado pela NBR 6027 do ano de 2003. Essa norma apresenta as definições de índice, lista e sumário que, por mais semelhante que possa parecer, convém fazer distinções. 
*
Elementos Pré-textuais: sumário
O Sumário, semelhante à Lista, é uma “enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.” (NBR 2003, p.2). 
O Sumário é o último elemento pré-textual de uma produção acadêmica, tal como um Trabalho Acadêmico ou um Artigo Científico. 
*
Elementos Pré-textuais: sumário
O Sumário deve ser apresentado da seguinte forma:
a) A palavra Sumário deve ser digitada (ou datilografada) de forma centralizada e com o mesmo tipo de fonte utilizado para as seções primárias;
b) Os itens do Sumário devem ser os mesmos utilizados no texto;
c) Todos os indicativos das seções devem ser alinhados à margem esquerda, conforme normaliza a NBR 6024 (2003, p.2);
d) “Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário”, de acordo com a NBR 6027 (2003, p.2). 
e) Em todas as seções devem conter um texto relacionado com elas. 
f) “não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título”, conforme a NBR 6024 (2003, p.2). 
*
Elementos Pré-textuais: índice e lista
Enquanto o Índice, normalizado pela NBR 6034 de 2004, trata-se de uma “lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto” (NBR 6027, 2003, p.2).
 
A Lista é uma “enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplos etc., na ordem de sua ocorrência.” (NBR 6027, 2003, p.2). 
*
Elementos Textuais
Os Elementos Textuais é a “parte do trabalho em que é exposta a matéria”, de acordo com a NBR 14724 (2005). É ali que deve constar delimitação do assunto, objetivos, organização do conteúdo, conclusões, dentre outros elementos que são abordados pelo autor do trabalho. 
Eles são constituídos de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. 
*
Elementos Textuais: orientações
a) As seções, as subseções e seus indicativos correspondentes - com seus títulos e subtítulos -, são digitados (ou datilografados) alinhados à margem esquerda (NBR 6024, 2003);
b) Os elementos do Desenvolvimento são apresentados ao longo do texto de acordo com a forma ou tipologia apresentada no Sumário (NBR 6027, 2003);
c) São dispensados “o ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção e de seu título” (NBR 6024, 2003);
*
Elementos Textuais: orientações
d) “Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária”. (NBR 6024, 2003);
e) O título é separado do indicativo por um espaço de caractere;
f) Os títulos quando de seções primárias devem iniciar em folha distinta (NBR 14724, 2005);
g)“Todas as seções devem conter um texto relacionado com elas.” (NBR 6024, 2003).
*
Elementos Textuais: formato
O formato do texto acadêmico trata do tipo de papel, cor da letra, tamanho da fonte e recuo para citações. 
A ABNT, através do seu comitê CB 14, não normatiza nenhuma NBR para o tipo de fonte para esse documento. Por isso estabelece os seguintes tipos de fonte para as produções acadêmicas escritas: Arial ou Times New Roman. 
*
Elementos Textuais: formato
O papel usado para digitar (ou datilografar) o texto acadêmico deve ser branco e de formato A4 (21cm x 29,7cm). 
A cor da letra para o texto acadêmico é preta, com exceção das ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) que fica sob responsabilidade do autor do trabalho, porém “sob coordenação de um orientador”, conforme prescrição da NBR 14724 (2005, p.3). 
*
Elementos Textuais: formato
A parte textual do trabalho acadêmico – Introdução, Desenvolvimento e Conclusão - deve ser digitada com fonte de tamanho doze (12), exceto nos casos de notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas e citações com mais de três linhas, que são apresentados em tamanho menor, conforme a NBR 10520 (2002, p.2). 
Como essa NBR não estabelece o tamanho da fonte nesses casos, orienta que seja tamanho 11, quando a fonte utilizada seja Times New Roman e 10 para Arial. 
*
Elementos Textuais: margem e espacejamento
Todas as folhas do TA devem apresentar as seguintes margens: margens superior e esquerda com 3cm; e margens inferior e direita com 2cm. 
O espacejamento, referente aos espaços entre linhas ou entre títulos de seções e subseções, deve ser espaço 1,5cm para todo texto do TA, conforme NBR 14724 (2005). 
*** Citações e notas – com tratamento diferenciado. 
*
Paginação
De acordo com a NBR 14724 (2005, p.6) “todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas”. A numeração, todavia, é colocada na primeira folha da parte textual, ou seja, na Introdução. 
*
Paginação
A disposição da apresentação deve ser conforme segue: 
a) Localização do número: canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior, com o último algarismo a 2cm da borda direita da folha.
b) Apêndice e Anexo: a numeração segue a orientação do texto principal;
c) Volumes: havendo mais de um volume, a numeração deve ser mantida em seqüência única do primeiro ao último volume.
*
Indicativos de seção e títulos
Os indicativos de seção são normalizados pela NBR 6024. 
O indicativo é o “número ou grupo numérico que antecede cada seção de documento”, conforme essa norma (2003, p.1). 
A seção, por sua vez, é a “parte em que se divide o texto de um documento, que contém as matérias consideradas afins na exposição ordenada do assunto”, de acordo com NBR 6024 (2003, p.1). 
*
Indicativos de seção e títulos
As prescrições normativas para apresentação devem ser:
 a) não é utilizado ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou título, conforme exemplo abaixo:
 1. INTRODUÇÃO - incorreto
 1 - INTRODUÇÃO - incorreto
 1 INTRODUÇÃO - correto
*
Indicativos de seção e títulos
b) a numeração de seção é limitada até a seção quinária. 
c) o indicativo de seção é alinhado à margem esquerda, precedendo seu título e dele separado por um espaço de caractere. 
*
Elementos Pós-textuais
A parte pós-textual do texto científico é formada pelos seguintes elementos: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 
Destes, as Referências e o Índice são normalizados com NBRs próprias, 6023 e 6034, respectivamente. 
Contudo, somente as Referências são obrigatórias. 
*
Elementos Pós-textuais
 Enquanto títulos sem indicativo numérico, os elementos pós-textuais devem ser digitados de forma centralizada, conforme a NBR 14724 (2005, p.6).
 Por isso, orienta-se que tais elementos sejam digitados em fonte Arial e Times New Roman, com letras maiúsculas e em negrito. 
*
Glossário 
 
É um elemento opcional no texto científico. Sua utilização se pauta pela necessidade de informar ao leitor algumas palavras ou expressões consideradas próprias
da esfera acadêmica em que foi produzido o texto. Elas são apresentadas com seus respectivos significados. 
Nesse sentido, o autor, sob coordenação de um orientador, apresenta o Glossário após as Referências, em ordem alfabética.
*
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando