Buscar

av2 sustentabilidade

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0360_AV2_201307085725 » SUSTENTABILIDADE      
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201307085725 - RAQUEL MARTINS DA SILVA
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 2     Data: 12/06/2015 08:57:59 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 231601)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A abertura epistemológica proporcionada pelo século XX recoloca grandes desafios para as Ciências e para o ser humano. Consequentemente, o desenvolvimento de conceitos, teorias e instrumentos mais apropriados para compreender a contemporaneidade e intervir sobre os processos cotidianos, dentre eles a sustentabilidade. Dessa forma, surgem vários movimentos sociais e ambientais no Brasil com o caráter defensivo da sociedade, do ambiente e da pessoa humana. Essas ações pretendem:
		
	
Resposta: são elas as ações ecológicas empresariais: que é harmonizar os elementos que constituem os ecossistemas e os resíduos emitidos pelas empresas durante o processamento de seus serviços e produtos. essas ações tambem pretendem : tratamento de enfluentes; reciclagem de resíduos sólidos; sistema de gestão ambiental. PACTO GLOBAL: proposto pela organização das Nações Unidas com diretrizes voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável e da cidadania, com medidas a serem adotadas pelos líderes empresariais de maneira voluntária. Essas ações pretendem diminuir o máximo o impacto ambiental que esta acontecendo sendo assim deve se começar com as grandes empresas e sendo levadas como exemplos para pequenas até chegar a população.
	
Gabarito: alcançar uma ordem igualitária socialmente, não excludente e a constituição de uma sociedade não fragmentada e individualista nas dimensões política, econômica, social e ambiental.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 240960)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O conceito de ecoeficiência para a sustentabilidade já vem sendo aplicado a alguns anos, em especial no ambiente industrial, dando oportunidade para a aplicação de indicadores de desempenho ambiental. Quais os indicadores de ecoeficiência mais aplicados na atualidade?
		
	
Resposta: são elas mais usadas no ambiente industrial: Empreendedorismo social; Responsabilidade socioambiental; Avaliação de programas e projetos sociais e formas de atuação e parcerias.
	
Gabarito: São aqueles que expressam estratégias de melhoria de processos, tais como reduzir intensidade de material; reduzir intensidade de energia; reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; ampliar a reciclabilidade; maximizar o uso de fontes renováveis; aumentar a durabilidade do produto; aumentar a intensidade dos serviços.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 625175)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desenvolvimento sustentável é simplesmente impossível se for permitido que a _________________ continue.
		
	
	Baixa produtividade
	 
	Degradação ambiental
	
	Ação sustentável
	
	Produção limpa
	
	Tecnologia limpa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 625501)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem ter de considerar algumas dimensões. A que visa medir a proteção, restauração, conservação, autorregulação, biodiversidade e emissões globais é:
		
	 
	Ambiental
	
	Social
	
	Religioso
	
	Econômico
	
	Político
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 103731)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	________________não é só uma força isolada. É também o motor propulsor da competição global. Qual alternativa abaixo completa a frase?
		
	
	A sociedade moderna
	
	As energias alternativas
	 
	A tecnologia
	
	O lucro
	
	A vida selvagem
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 101928)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O crescimento populacional ou demográfico vem sendo analisado por cientistas como razão de quê?
		
	
	do aumento na aquisição de conhecimento pela sociedade
	
	da baixa da bolsa de valores
	
	de falta de tecnologia para a população de baixa renda
	
	da facilidade de transporte entre cidades distantes
	 
	uso intensivo dos recursos naturais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 198770)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que representa o conceito apresentado abaixo:
 
Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais).
		
	
	Resiliência
	 
	Educação ambiental
	
	Ecoeficiência
	 
	Desenvolvimento sustentável
	
	Pegada ecológica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 624336)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação a GESTÃO AMBIENTAL, podemos AFIRMAR que:
		
	
	Gestão ambiental é um processo administrativo de responsabilidade do poder público, destinado a, exclusão social, capaz de formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir das decisões dos governantes.
	
	A gestão ambiental atua em sentido contrário aos princípios de desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
	 
	A gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc).
	
	O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão centralizadora entre os diferentes agentes envolvidos que estão desarticulados em seus diferentes papéis.
	
	O conceito de gestão visa excluir a gestão pública do meio ambiente, valorizando os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de degradação do meio ambiente.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 624324)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tentando solucionar os problemas, de certo modo acumulados e agravados ao longo do tempo, os países desenvolvidos encontram-se hoje numa terceira etapa da política ambiental e que, à falta de melhor nome, poderíamos chamar de política:
		
	
	força dupla
	 
	mista de comando e controle
	
	dupla de comando e controle
	
	aliança populista
	 
	tríplice comando
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 570719)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	             O homem assim como os demais habitantes do planeta, vive em constante adaptação sua inteligência lhe permitiu ocupar todo o planeta por mais adverso que o meio seja. Uma consequência lógica da utilização destes recursos, prevista pelo próprio homem. A população mundial cem crescendo assustadoramente, levando a um aumento da demanda no uso destes recursos de maneira incompatível com a capacidade do planeta e gerar novos recursos. Em São Paulo já podemos sentir a escassez de água potável se tornando uma realidade e o pior a população parece se recusar a aceitar.
Que medidas sustentáveis os cidadãos comprometidos com a sobrevivência do planeta e do meio em que vivemos, NÃO deverá fazer uso neste caso?
		
	
	Controlar o tempo em baixo do chuveiro
	 
	Varrer a calçada com jatos de água uma vez por semana
	
	Não jogar lixo nos rios e sua nascente
	
	Tratar e reutilizar a água
	
	Fechar a torneira enquanto escova os dentes

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes