Buscar

FICHAMENTO DE CITAÇÕES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NILTON LINS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ESTUDO E DA PESQUISA
ALUNO(A): THAMISE KESSIA MATRÍCULA: 15001285
FICHAMENTO DE CITAÇÕES
O Novo Homem: Baseado Na Filosofia De Nietzsche
1. “A supervalorização do racional e a fragmentação da vida caracterizam dois aspectos importantes, apenas de um ângulo da maneira de olhar para o mundo. Essas características tornaram-se um estorvo para quem está lidando com a pós-modernidade.” (12)
Com o advento do racional a sociedade passou por uma mudança significativa no que se refere aos conceitos ideológicos da época, o que torna a sociedade mais individualiza e fechada para vários aspectos da vida cotidiana.
2. “Os problemas da vida não podem ser resolvidos como se fosse trocar uma peça quebrada, mas sim, requer uma visão mais completa e abrangente.” (13)
A sociedade em si é muito complexa e requer uma série de estudos e pesquisas para determinar qualquer tipo de problema e consequentemente uma solução para tal. Pois, há a possibilidade do Homem construir seu próprio conhecimento a partir do meio que está inserido. 
3. “A verdade como absoluta repercute na eliminação da primeira pessoa do singular e do plural, evidenciando apenas a terceira pessoa, na voz passiva” (16)
Para determinar uma verdade é necessária se abstrair de todos os conceitos individuais e evidenciar a generalidade em si, pois a terceira pessoa na voz passiva, o que se aponta é a exteriorização. 
4. “A distinção entre os paradigmas instituído e emergente, segundo Cachapuz (2005), deixa evidente que o paradigma instituído apresenta evidencias do hiato criado entre educação e vida cotidiana, como também preconiza uma visão descontextualizada, socialmente neutra e que esquece dimensões essenciais da vida social do ser humano, como os impactos desse ensino no meio natural”. (20)
O paradigma instituído causa na educação uma distância entre a educação e a vida cotidiana, o que muda diferentes contextos de conceitos da vida social de cada individuo. 
5. “A seleção dos conteúdos curriculares de nossa sociedade contemporânea está submetida aos valores mais tradicionais, em torno de algumas disciplinas valorizadas socialmente em detrimento de outras.” (24)
A assertiva diz que existe conteúdos curriculares que estabelecem a formação de cada individuo tanto homem quanto mulher, mas são valores tradicionais que muitas vezes não trazem um pensamento critico para eles. Portanto surgiu essa necessidade de formar indivíduos com pensamentos críticos. 
6. “Para Andrade (2006) o Pensamento Sistêmico apresenta características que visam ultrapassar a crise de percepção gerada pelo paradigma instituído, como também recontextualiza o paradigma instituído para que ele seja capaz de oferecer respostas adequadas para cada situação.” (28)
É visto que Pensamento Sistêmico é componente do paradigma emergente, desse modo ele opera como um novo contexto ao instituído que busca a criação de novos conceitos e parâmetros suficientes para o desenvolvimento humano.

Continue navegando