Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluna : Maíra Nepomuceno Conde Corrêa
Matrícula:201402492898
Caso concreto 4 : 
Gabriela e Marcos exercem atividade econômica no ramo de Restaurante, na capital Paulista, e pretendem futuramente, dado o sucesso da empreitada, abrir filiais em Curitiba e Natal. Efetuaram o registro da sociedade, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, sob a forma de sociedade limitada. Neste caso analise se o registro e a forma societária estão de acordo com a legislação vigente. 
 R : O registro de empresas está a cargo das Juntas Comerciais, que estão subordinadas, tecnicamente, ao Departamento Nacional do Registro de Comércio – DNRC e, administrativamente, aos Estados. A norma que rege o registro empresarial é a Lei nº 8.934, de 18 de novembro de 1994.
 
As sociedades empresárias personalizadas devem ser registradas na Junta Comercial, ao passo que as sociedades simples, mesmo que sejam constituídas na forma de um dos tipos de sociedade empresária, deverá ser registrada no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (art. 1.150 do novo Código Civil).
 
Portanto, é errado afirmar que o Oficial de Registro Civil das Pessoas Jurídicas poderá acatar o registro de um contrato social que “destina-se à constituição de uma sociedade empresária, do tipo sociedade limitada”.[1]
 
É correto dizer que “A Junta Comercial é o único órgão do Registro Público de Empresas Mercantis autorizado a receber a inscrição dos empresários”
Questão objetiva: 
O registro do empresário na Junta Comercial: 
A) é condição para a caracterização do empresário. 
B) determina a regularidade do empresário.
 C) basta o exercício da atividade intelectual para a caracterização do empresário. 
D) o pequeno empresário é dispensado da formalidade de se registrar na junta comercial.
 E) o pecuarista, se quiser ser empresário rural, não precisa realizar o registro na junta comercial