Buscar

Estrutura do DNA e do RNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esquematizar e descrever a estrutura do DNA e do RNA.
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A molécula de DNA é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais grupos fosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina, citosina, guanina e timina.A cadeia possui duas extremidades, denominadas extremidade 3’ e extremidade 5’. A extremidade 3’ possui um hidroxil e a extremidade 5’, um fosfato.
As bases nitrogenadas estão no interior da hélice, ligadas por pontes de hidrogênio. As bases nitrogenadas citosina e timina são chamadas de Pirimidinas, e as bases adenina e guanina, chamadas de Purinas.
RNA é a sigla para ácido ribonucléico (RNA), que é uma molécula também formada por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. O RNA é uma molécula intermediária na síntese de proteínas, pois o DNA não pode ser convertido diretamente em aminoácidos. Ele é formado por uma cadeia de ribonucleotídeos (lembrem-se que o DNA é uma dupla hélice), que, por sua vez, são formados por um grupo fosfato, um açúcar, e uma base nitrogenada, assim como a molécula de DNA. No entanto, o açúcar que constitui o RNA é chamado de RIBOSE. As bases nitrogenadas são as mesmas encontradas no DNA, com exceção da TIMINA, que, no RNA é substituída por URACILA.
Descrever as funções de cada um.
O DNA é o responsável pela transmissão das características genéticas (cor dos olhos, pele, cabelo, fisionomia, etc) entre os seres vivos. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, oRNA transportador e o RNA ribossômico.
O RNA mensageiro (RNAr) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido. Por exemplo, o códon UUA determina o aminoácido leucina, o códon AUG define o aminoácido metionina e assim por diante.
O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.
O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomial, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada.
Descrever 5 diferenças entre DNA e RNA.
Número de cadeias: o DNA possui cadeia dupla, o RNA possui cadeia simples.
Tipo de açúcar: no DNA é a desoxirribose, no RNA é a ribose.
Bases nitrogenadas: no DNA temos adenina, timina, citosina e guanina; no RNA temos adenina, uracila, citosina e guanina. Resumindo, timina só no DNA, uracila só no RNA.
Localização: o DNA está sempre no núcleo celular, o RNA pode ser encontrado dentro e fora do núcleo celular.
O DNA possui cadeias muito longas, com milhares de nucleotídeos. E o RNA possui cadeias curtas com algumas centenas de nucleotídeos.

Continue navegando

Outros materiais