Buscar

Mesorregiões de Pernambuco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O QUE É MESORREGIÃO?
Entende-se por Mesorregião, uma área individualizada em uma Unidade da Federação, que apresenta formas de organização do espaço geográfico definidas pelas seguintes dimensões: 1- O processo social, como determinante, 2- o quadro natural, como condicionante e, 3- a rede de comunicação e de lugares, como elemento da articulação espacial. Estas três dimensões possibilitam que o espaço delimitado como mesorregião tenha uma identidade regional. Esta identidade é uma realidade construída ao longo do tempo pela sociedade que ali se formou.
O QUE É MICRORREGIÃO?
É um agrupamento de municípios limítrofes. Sua finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. As microrregiões, são subdivisões das mesorregiões.
Mesorregiões 
APLICABILIDADE 
Elaboração de políticas públicas; subsidiar o sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias; subsidiar o planejamento, estudos e identificação das estruturas espaciais de regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais.
Estende-se por uma área de 2.785,4 Km²
Ocupa 2,8% do território pernambucano 
Limita-se ao Norte, Sul e Oeste com a Mesorregião da Mata Pernambucana, ao Leste com o Oceano Atlântico. 
Também conhecida como Grande Recife. 
É a maior aglomeração urbana do Norte-Nordeste, a sexta maior do Brasil.
Compreende 14 municípios: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Moreno, Itapissuma e Recife.
Economia: Destaca-se a prestação de serviço e as atividades industriais. 
Relevo: Planície Costeira, áreas de tabuleiros e colinas. 
Principal bacia é a do Capibaribe. 
MESORREGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
Microrregiões Geográficas:
Itamaracá, 
Recife, 
Suape 
Fernando de Noronha. 
MESORREGIÃO DA MATA PERNAMBUCANA
Estende-se por uma área de 8.738 km²
Ocupa 9,0% do território pernambucano. 
limitando-se ao norte com a Paraíba, ao sul com Alagoas, ao leste com a Região Metropolitana do Recife e ao oeste com o Agreste. Com uma população estimada em 1.193.661 habitantes.
Compreende 43 municípios 
O nome "Zona da Mata" refere-se ao que os portugueses viram desde o litoral, uma faixa de Mata Atlântica. O revelo é ondulado e argiloso, com alturas variando entre o litoral ao interior, aumentando a altura para o interior.
A mesorregião é cortada pelos rios mais importantes do estado, como o Rio Capibaribe, o Rio Ipojuca e o Rio Ipanema.
A vegetação é composta por Mata Atlântica
O índice pluviométrico e a umidade relativa do ar são elevados, com acumulados anuais que ultrapassam os 2.500 mm, e enquanto que a umidade ar varia entre 30% a 100%. 
O clima predominante é o clima tropical.
A economia da Zona da Mata é composta principalmente pela plantação de cana-de-açúcar, a região tem muitos engenhos e usinas. Ultimamente a região vem se destacando devido ao crescimento no número de indústrias alimentícias e automotiva que vêm chegando desde 2010. Os municípios de maior importância é Vitória de Santo Antão, Goiana, Palmares ,Rio Formoso, e Sirinhaém. Outras cidades da região crescem bastante, principalmente Goiana
Microrregiões Geográficas:
Mata Setentrional Pernambucana
Vitória de Santo Antão
Mata Meridional Pernabucana 
MESORREGIÃO AGRESTE PERNAMBUCANO
Estende-se por uma área de 23.972,8 Km².
Ocupa 24,7% do território pernambucano.
Limita-se ao Norte com o Estado da Paraíba, e a mesorregião do Sertão Pernambucano, ao Sul com o Estado de Alagoas, e a mesorregião da Mata Pernambucana, a Leste com a mesorregião da Mata Pernambucana e o Estado de Alagoas , ao Oeste com o Estado da Paraíba e a mesorregião do Sertão Pernambucano. 
É formada pela união de 71 municípios distribuídos em seis microrregiões e aprox. 25% da população. Está localizada entre a Zona da Mata e o Sertão.
Está situada sobre o Planalto da Borborema em uma altitude média entre 400 a 800 metros, sendo que em alguns pontos como nas microrregiões de Garanhuns e do Ipojuca, as altitudes podem chegar 1000 metros. A região está inserida na área de abrangência do Polígono das Secas, mas apresentando, um tempo de estiagem menor que a do sertão, devido a sua proximidade do litoral. A região está situada em parte no planalto da Borborema, o que confere à região um clima mais ameno em relação ao semiárido e com maior índice pluviométrico. A região apresenta estações do ano bem definidas, em comparação ao litoral e ao oeste pernambucano.
Os climas presentes na região são: clima semiárido e o clima tropical oceânico(litorâneo úmido). As temperaturas raramente ficam abaixo dos 8°C e dificilmente ultrapassam os 37°C.
Microrregiões Geográficas:
Vale do Ipanema 
Vale do Ipojuca,
Alto do Capibaribe
Médio Capibaribe
Garanhuns
Brejo Pernambucano
MESORREGIÃO DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Estende-se por uma área de 38.197,9 Km²
Ocupa 38,8% do território pernambucano.
Limita-se ao Norte como os Estados do Piauí, Ceará e Paraíba, ao Sul com a mesorregião do São Francisco Pernambucano, a Leste com o Estado de Paraíba e a mesorregião do Agreste Pernambucano e a Oeste com o Estado do Piaui. 
É formada pela união de 41 municípios, a vegetação é composta pela Caatinga, com árvores de médio porte, arbustos e estepe. O índice pluviométrico é baixo em relação a outras regiões do estado, as médias pluviométricas anuais variam entre 500 mm e 800mm. 
O relevo é composto por Depressão sertaneja, apresentando relevos residuais do tipo maciço residuais e inselbergues. 
É a mesorregião mais extensa e menos povoada. 
A economia se baseia na agropecuária. Mesmo com limitações destacam-se as culturas do milho, feijão, mandioca, cebola e cana de açúcar.
Microrregiões Geográficas:
Araripina 
Salgueiro
Pajeú
Sertão do Moxotó 
MESORREGIÃO DO SÃO FRANCISCO PERNAMBUCANO 
Ocupa a porção do território pernambucano banhada pelo Rio São Francisco.
Limita-se ao Norte com o Estado da Bahia e Alagoas, a Leste com a mesorregião do Sertão Pernambucano e o Estado de Alagoas e a Oeste com os Estados do Piauí e Bahia. 
Ocupa uma área de 24.531,5Km²
Estende-se por 24,9% do território pernambucano. 
Destaca-se nessa área o Lago de Itaparica, formado em 1989, ocupando uma área de 46 mil hectares.
A geração de energia elétrica garantiu o crescimento econômico da região, pois deu condição para a agricultura irrigada para, voltada para exportação. 
 
Microrregiões Geográficas:
Petrolina 
Itaparica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais